O Brasil não é para amadores. Sua cultura é absolutamente complexa. Começa com este texto que navega pela cultura negra brasileira, que apesar dos esforços dos militantes raciais ao longo de décadas, a começar pelos artistas negros, ainda não consegue dominar o país como cultura principal dado o percentual altíssimo de negros na população do Brasil.
A cultura do Brasil, infelizmente, possui muitos vícios terríveis ao ponto de desgraçarem o país, como está acontecendo agora. Não interessa a classe social do brasileiro, não interessa onde está morando, se dentro do país ou no exterior, não interessa o nível educacional, se superior, PHD ou analfabeto, todos, absolutamente todos, compartilham destes mesmos vícios horripilantes que chocam certos estrangeiros mais eruditos.
Este vídeo do canal Meteoro, com 3:45 minutos, explica mais ou menos o que significa o complexo de vira-latas que todo brasileiro carrega durante sua vida.
Trata-se de um país transbordante de tradições culturais e riquíssimo em todas as áreas que você nomear, tão rico que esta mentalidade de destruição ainda não conseguiu sequer riscá-la, quanto mais ameaçá-la, e por isso os competidores internacionais vivem de olho neste país e se apavoram com sua possível ascensão mundial, como estava acontecendo nos anos em que o partido dos trabalhadores, o PT, esteve no poder por quatro mandatos populares consecutivos, em liderança na América Latina para a qual serviu de exemplo, e agora acontece ao contrário, a América Latina dá lições muito sérias ao Brasil. Não se trata do ciclo político que se reveza entre a esquerda e a direita, trata-se de imbecilidade mesmo, de suas classes dominantes, principalmente.
Eu não recomendo que você venha aqui, querido estrangeiro, a não ser que você esteja odiando seu país de origem e queira ver como seria de outro jeito, pra voltar correndo para lá, porque o Brasil não é para amadores. São muitos os lances, as excessões, as culturas entranhadas, que não dá para dominar com facilidade sem ter-se nascido no seio desta população calejada de tanta indignidade, perseguição e desprezo.
Mas no Brasil tem coisas boas, e pessoas boas, e uma delas é o ex-presidente Lula, hoje praticamente um herói mundial, que recentemente recebeu seus direitos políticos depois de libertado de uma prisão política que durou 580 dias por crimes que não existiram, e provas que não apareceram, por um sistema judiciário dos mais corruptos do mundo, que agora tenta se re-erguer das cinzas e devastação que provocou os vazamentos de conversas por um simples hacker que também foi preso por um período.
Mas vamos ao texto cultural mais leve que dá um panorama do que é parte da cultura brasileira, mas que às vezes parece uma cultura alienígena não-branca e descendente de européia, como tantos se jactam de se orgulhar. Este texto é inspirado no impacto mundial do discurso que o ex-presidente Lula proferiu no dia seguinte em que seus processos foram anulados pelo Ministro Juiz Edson Fachin do STF - Supremo Tribunal Federal - no dia da Mulher, 08/03/2021. Ao invés de exilar-se, Lula permitiu-se ser preso porque queria provar que era inocente e ver toda a artimanha da corrupção exposta, o que incluiu a imprensa livre hegemônica, e para isso nomeou um livro lançado a seu respeito como "Lula: A Verdade Vencerá". No momento Lula está em vias de conseguir esse reconhecimento nacional e internacional.
Lula, o Encantado
O Lula deve ser alguma espécie de entidade, um Exu!
Um encantado como dizia Jorge Amado. Um Exu daqueles danado e desconcertante de pé, na encruzilhada da história. Carrega com ele a própria dualidade, ou se ama ou se odeia!
Ao mesmo tempo que consegue sentar ao lado de intelectuais e debater os problemas da sociedade, daqui a pouco está varando os sertões nordestinos feito um Corisco. No palanque transforma-se num Uirapuru, todos fazem silêncio para ouví-lo! Feito as flexas de Oxóssi, suas palavras são certeiras e ferem a hipocrisia, por isso é odiado.
Mas esse Lula também tem Oxum, consegue embalar os sonhos de muita gente na beira do Rio São Francisco. Sonhos sonhados desde o império! Trás ouro em forma de programas sociais que transformam uma lamparina em algo incandescente que ilumina os quintais, trás luz para todos. Trás de volta um João Cândido altivo, que reivindica mais uma vez as águas de Iemanjá.
Esse Exu Lula é danado de mais! Ao invés de whisky prefere marafo! Ao invés de valsa prefere ouvir as músicas de seu conterrâneo lá de Exu de Pernambuco! Mas esse Lula, também como Ogum e Yansan, gosta de combate, foi assim nas greves do ABC, está sendo assim encarcerado. Ele também tem um jeito de Oxalá velho, anda devagar e tranquilo, ciente da sua própria história, não precisa impor a sua antiguidade.
É respeitado pelo mundo inteiro. Esse Lula tem um pouco de Xangô, fez justiça para a própria justiça! Mas a balança da justiça, como sabemos, às vezes pende para o lado errado. Mas o Lula é um Exu, ele é o próprio movimento e atemporal! Ele está encarcerado e ao mesmo tempo não está! Está nos muros, nos cartazes e na boca do povo que acende uma fogueira num acampamento.
Como um ebó, está assentado num tijolo das muitas universidades que mandou construir ou num caderno de uma criança que mandou para escola. Esse Exu barbudo que é o Lula está esperando baixar nesse imenso terreiro vermelho que vai se transformando o Brasil. Talvez por isso alguns estão amarelos de medo, medo da entidade Lula, medo do Exu Lula. Saravá velho caboclo, saravá Lula.
TEXTO DO OGAN FLÁVIO DE IYÉMÓNJÁ
Observação: Quando este texto foi escrito, Lula ainda estava preso politicamente na Polícia Federal de Curitiba, mas o texto não perdeu a essência e merece ser compartilhado. Lula continua mostrando, dia após dia, quem ele é, uma entidade, um Exu guerreiro, um encantado, um pássaro que todos se calam para ouví-lo e vê-lo voar, uma luz que enche a vida do povo de esperança.
https://jornalggn.com.br/cronica/lula-o-encantado-por-ogan-flavio-de-iyemonja/
Agora vejam até que ponto chega a imbecilidade das vulgo mais inteligentes cabeças do Brasil enfronhadas no sistema mais importante que um país pode ter, o sistema jurídico, zelador da moral e que julga os crimes para erradicá-los. Em tempo, é bom lembrar que "Lava Jato" é o nome de uma operação da Polícia Federal inventada para erradicar a corrupção no meio político brasileiro, e que hoje se mostra como sendo o pior caso de corrupção do planeta, fonte de estudos internacionais por muitas décadas no porvir.
Lava Jato Investiga Se Lula Roubou Cristo, vídeo de 11:08 minutos do canal Meteoro:
https://www.youtube.com/watch?v=KMFQKYhUZhI
Discurso antológico de Lula após poder tornar-se candidato de novo à presidência da república, se não forem inventadas outras estratégias políticas para tentar-se detê-lo como se tem conseguido com apoio de corruptores internacionais,
Veja os melhores momentos do discurso do ex-presidente Lula em vídeo com 20:24 minutos pelo Brasil de Fato:
https://www.youtube.com/watch?v=JcLFNYO_kQ4
Ou veja o discurso de Lula completo em vídeo de 2:40:48 horas:
https://www.youtube.com/watch?v=S7mBgWMdBI0
O que o mundo está falando:
https://www.brasil247.com/midia/guardian-new-york-times-financial-times-imprensa-internacional-repercute-anulacao-dos-processos-contra-lula Guardian, New York Times, Financial Times, imprensa internacional repercute anulação dos processos contra Lula
https://www.brasil247.com/midia/the-economist-destaca-lula-pode-concorrer-novamente-em-2022-rhtbkky8 The Economist destaca Lula pode concorrer novamente em 2022
https://www.brasil247.com/tanostrends/personalidades-reagem-a-entrevista-de-lula-faz-discurso-de-estadista-e-de-candidato-que-vai-dar-trabalho Personalidades reagem a entrevista de Lula que faz discurso de estadista e de candidato que vai dar trabalho
https://www.theguardian.com/world/2021/mar/08/lula-convictions-annulled-by-brazil-judge-bolsonaro-election-2022 Brasil: Lula tem condenações anuladas, o que o deixa livre para desafiar Bolsonaro
https://www.nytimes.com/2021/03/08/world/americas/brazil-lula-supreme-court.html O ex-presidente Lula do Brasil pode concorrer a um cargo novamente uma vez que seus processos judiciais são arquivados
https://www.ft.com/content/84648ae0-9e19-442d-9c61-1a40f5067670 Lula da Silva’s return poses challenge to Bolsonaro in Brazil