sábado, 30 de agosto de 2014

Direita, Esquerda, Volver!

Não, não se trata de política nem de militarismo.

É, vai ver mesmo...
Trata-se do nosso cérebro.

Nas minhas surfadas na net deparei-me de novo com duas coisas extraordinárias. A net tem destas coisas, graças a Deus, porque há quem diga que só tem desgraceira.

A primeira foi a descoberta de uma banda de dois rapazes croatas que tocam... violoncelos.

A segunda foi o vídeo de uma neuroanatomista que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e conheceu o nirvana. Não aquela banda fatídica, mas o nirvana de verdade.


Vamos elaborar um pouco sobre isso.

Primeiro, dando crédito a quem merece. Achei estas duas coisas no mesmo lugar, o blog de De, chamado "Dançando com a De", escrito em Português mas com título em Inglês, "Dancing with De", porque seria? ("Dê" ou "Dé"?)

http://dancingwithde.com/2014/02/22/thunder-na-na-na-na-nanana-na/
http://dancingwithde.com/2013/12/04/a-poderosa-revelacao-pelo-derrame-de-jill-bolte-taylor/

Gostei tanto da banda 2Cellos que vi vários de seus vídeos no Youtube. Eles começaram justamente assim, publicando um vídeo lá. Dalí em diante o sucesso foi instantâneo, chegando a abrir os shows do Elton John no ano passado e já vão no segundo CD. O que me encantou mais (será que posso falar assim? Machos encantando um outro macho?) foi a risada dos rapazes nas entrevistas. Eles são incrivelmente expontâneos e extremamente sintonizados um com o outro, um exemplo de amizade.

Aqui está um dos vídeos deles, Luka Sulic e Stjepan Hauser. Eles fazem de tudo com violoncelos, mas o principal é que eles tocam rock sozinhos. Eles dois sozinhos valem por uma banda inteira.


Natureza Humana (Human Nature) de Michael Jackson

Com formação clássica num instrumento valorizado em sua terra natal, eles resolveram ousar e criar algo novo unindo as forças e esta união provou-se altamente criativa e energética. Para quem gosta de rock (como eu), pesquisem no Youtube suas versões de músicas de AC/DC e U2, inacreditáveis. 

Os rapazes tem o riso frouxo, se acabam de rir nas entrevistas com as asneiras que ambos costumam dizer sobre tudo o que está acontecendo com eles. Coisas do tipo "O que é que vocês vão tocar pra a gente aqui no programa?" "Violoncelos!" 

Thunderstruck (Atordoado) do AC/DC num concerto em teatro de ópera. A platéia está em choque.

Detalhe: ao se apresentarem nos shows de Elton John usaram camisas cor-de-rosa e meias laranja para entrar no tom... Surpresa: aparentemente, segundo seus depoimentos, Elton Jonh costuma ajudar a muita gente, muitos novos talentos.

Luka e Stjepan estão sempre dando risada...
Neuroanatomista

Já a neuroanatomista, por entender tudo o que estava se passando com ela, pode tirar o melhor partido de observar um acidente vascular de dentro pra fora, em si própria, uma experiência transcendental. 

Ela passou 8 anos pra recuperar-se completamente, mas o que falou de mais interessante foi sobre a divisão do nosso cérebro em duas partes. Sua descrição do lado esquerdo se fechando por causa do aneurisma é impagável.

Veja aqui o vídeo podecast com tradução para o Português:

http://video-subtitle.tedcdn.com/talk/podcast/2008/None/JillBolteTaylor_2008-480p-pt-br.mp4

Matt Damon e Wagner Moura no filme Elysium
Elysium

Ontem assisti ao filme Elysium com Matt Demon, Jodie Foster e Wagner Moura, do mesmo diretor de Distrito 9, Neill Blomkamp, aquele filme sobre camarões alienígenas que desceram na África do Sul. Fã do nosso primeiro herói nacional, o capitão Nascimento, personagem de Tropa de Elite, admirei seu papel neste filme, de primeira categoria. Meu estilo predileto de filme. O bom artista é assim, quase irreconhecível em cada papel. Ele se transforma. Não é como Tarcísio Meira que é sempre o mesmo...

Toda essa introdução foi apenas para lançar as minhas idéias abobrinhas sobre os tais lados esquerdo e direito do cérebro. Lembrem-se que, quem é canhoto, é ao contrário...


Matt é transformado num cyborg pela gangue de Wagner
Esquerda

No caso do cérebro, a esquerda não é melhor do que a direita. Na realidade, em termos de cérebro, é a direita quem mais se assemelha à esquerda política. Pois é a esquerda política que se importa com o povo. O lado direito do cérebro é o que nos conecta com as outras pessoas em termos de participação, empatia, sentimento, assim o lado direito do cérebro é socialista e espiritualista.

Já deu pra sacar porque é que não existem disciplinas nas universidades ocidentais para desenvolver o lado direito do cérebro? Se você ainda não sacou, tem a ver com ca-pi-ta-lis... hã, hã?

Direita

Como este é o lado mais importante do nosso cérebro, o lado fundamental, então desisti da esquerda, e vou começar pela direita.
Clique aqui para aumentar e conseguir ler

Este é o lado responsável pela arte.

Bem, como quem imprime para ler não pode clicar na imagem, reproduzirei o texto aqui:
Lado Esquerdo do Cérebro
Eu sou o cérebro esquerdo.
Eu sou um cientista. Um matemático. Eu adoro padrões. Eu organizo. Sou prático. Linear. Acurado. Analítico. Estratégico. Sempre no controle. Mestre das palavras. Realista. Calculo equações e lido com números. Eu sou ordem. Sou lógica. Eu sei exatamente quem eu sou.

Lado Direito do Cérebro
Eu sou o cérebro direito. Eu sou a Criatividade. Um espírito livre. Sou a paixão. Sou o desejo. A sensualidade. Sou som de gargalhadas. Sou gosto. A sensação de areia sob pés descalços. Sou movimento. Cores vivas. Sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Sou imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu pressinto. Eu sinto. Sou tudo o que eu queria ser.
Agora minha versão nua e crua, direto ao ponto, ou o que não está escrito aí: 
Mauricinho
Eu sou o lado esquerdo do cérebro, não tenho sentimento e passo por cima de todo mundo para obter vantagens sobre os outros. Só ajudo aos outros se tiver lucro. Sou materialista e só entendo números, sou um robô, sou preconceituoso, odeio os diferentes e as mudanças que ameaçam meu status, sou ultra-conservador, tá tudo muito bom do jeito que está e tudo deve ser assim, preto-no-branco, nada de alternativas. Só acredito no que meus olhos vêem e o que a ciência prova, não existe Deus, mas com os diabos eu luto todos os dias. Vivo para o trabalho, e não perco tempo com coisas inúteis como cantar. Tempo é dinheiro. Sou Mauricinho.
Hippie... e haja estereótipos
Eu sou o lado direito do cérebro, eu sou gente decente, honesta, preocupada com o mundo e em tornar a vida de todos melhor, eu sei o que é amar, chorar, me empolgar, eu conheço a alegria, a diversão e a natureza, eu sou o infinito, o universo, eu vivo mais para os outros do que para mim mesmo, eu sinto a dor dos agonizantes e a alegria dos felizes, vivo o agora, não importa o passado, não importa o futuro a não ser que será sempre melhor, nem sei do que gosto mas sei o que cada um dos outros gostam e almejam, e me satisfaço ajudando-os a serem felizes. Adoro mudanças e amo a diversidade. Sou arte, sou beleza, sou imaginação, sou eu e a cigarra, não quero dinheiro, eu só quero amar, só quero amar, só quero amar. Sou hippie.
Pois bem, agora vou lançar aqui as minhas teorias estapafúrdias.

Nós Somos da Direita

Nós somos o lado direito do cérebro em paz com a natureza. O lado esquerdo serve para adaptar o lado direito a este mundo material artificial que foi criado pelo homem. Este mundo artificial neste planeta em que vivemos é o contrário de nós mesmos. É uma prisão. 

Como assim?

Carlos Pianowiski pula de skate a 15 metros de altura,
amarrado em camisa de força; não façam isso em casa...
Ora, se você não consegue se expressar a não ser por padrões aceitos por todo mundo, pela sociedade, então você não é livre coisa nenhuma. Se você dá uma de doido e sai pintando o sete por aí, livre, leve e solto, acaba numa camisa de força. (Lado direito)

Por outro lado, se você é o mestre da lábia e sabe usar seu verbo com maestria pra enganar todo mundo, você torna-se um sucesso neste nosso mundo artificial. (Lado esquerdo)

E então, quem está certo? O que devemos ser?

Sapo ou Che?

Há quem diga que, em terra de sapo, de cócoras com ele. Mas também há quem diga “sonhas e serás livre de espírito... lutas e serás livre na vida (Che).” 


Che
Tudo o que eu sei é sobre mim, a pessoa a quem conheço melhor. Eu era de direita e acabei passando pra esquerda. Bem, por coincidência, isso também aconteceu na política. Porém, se nas questões do cérebro eu deveria mais era ter permanecido na direita, nas questões políticas meu movimento para a esquerda foi correto, de acordo com a evolução natural das coisas. 

Pois veja este exemplo: nós somos egocêntricos quando somos capitalistas adolescentes na moda, mas quando nos tornamos pais, passamos a ser socialistas e a pensar mais nos outros que precisam de nossa ajuda, os nossos filhos, do quem em nós mesmos. É assim a nossa natureza, porém há pais que não amadurecem, é claro, todo mundo conhece uma pá deles, e isso é contra a natureza.

Nota: Não sou tão esquerda assim, nem me persigam, perdem seu tempo...

Daí veio a estória de Adão e Eva. Eles viviam no paraíso, de acordo com a natureza, e a cobra meteu-se no meio, tentou, e eles caíram na esparela de aceitarem viver contra a natureza. Deu pra entender agora aquela estória tão absurda? A mensagem é válida, mas entendê-la é quase impossível...

Eu era artista (direita, Adão antes da cobra), e tornei-me um engenheiro (esquerda, Adão depois de conhecer a cobra). Meus colegas costumam me perguntar o que é que eu estou fazendo nesta profissão de robôs quando por acaso eles vem a apreciar meus trabalhos artísticos.


Pato louco, de Stebowski
Deus providenciou para que nesta minha vida eu fosse conhecer o outro lado do cérebro. Nesta vida eu não podia ser artista, naquela área eu já estava bom demais, então todas as portas foram bloqueadas, e as que ficaram abertas foram para me converter para o universo do diabo. Costumo dizer que eu era músico e cantava tanto que os vizinhos ouviam e vinham elogiar em nossa casa. 

Mas minha voz foi embora na adolescência e tudo o que eu conseguia fazer dali em diante era grasnar como um pato louco. 

Esta foi uma das portas fechadas pela providência divina que me programou geneticamente direitinho. Além disso eu era artista visual, do desenho e da pintura. Sem apoio da família, o ambiente artístico não era para mim.

Raciocínio lógico proveniente da massa cinzenta (lado esquerdo,
quando visto de dentro pra fora)
Forcei a minha natureza por causa das portas fechadas, e ao desenvolver meu raciocínio lógico nas escolas, acabei arruinando meu raciocínio criativo e artístico. Os dois lados do cérebro eram incompatíveis, eu tinha que optar por um. Hoje ainda sei criar trabalhos artísticos, mas perdi meu tempo e não desenvolvi ainda mais o que já era desenvolvido, aquele "dom" tão falado que trouxe do berço. 

Certamente este é apenas um dos aspectos das lições que eu deveria aprender desta vez.

Ao contrário, desenvolvi uma área que para mim era antipática, uma área seca, sem sentimentos, a área científica, matemática, das ciências exatas. Não deixa de ser interessante, mas é fria. Também sou bom nisso, mas sinto que seria muito melhor se esta realmente fosse a minha aspiração de vida. Tem sido bem mais difícil me adaptar à prisão e aos limites do lado esquerdo do cérebro. Será que isso era preciso mesmo? E agora? Tanta gente se mata porque não consegue se adaptar de jeito nenhum e não sabe nem a que é que tem que se adaptar, mas sobrevivi.

Sistema educacional: você tem que aprender
Pelo que me parece, o lado direito do cérebro da gente é o que realmente somos como espíritos, intemporal. 

É o lado esquerdo que nos controla, nos barra, nos limita, nos regula e nos situa na prisão do tempo e do espaço. 

Mas eu não sabia disso quando era jovem, nem meus pais também não. Aliás, quem sabe aí na platéia?


Filme The Matrix (A Matriz)
Segundo o podcast desta neuroanatomista chamada Jill Bolte Taylor, não existe a menor comparação entre o lado direito e o lado esquerdo. É justamente o que diz a teoria ou doutrina espírita quando explica que somos imortais e muito mais inteligentes do que podemos expressar em vida material neste planeta. Nós somos o lado direito, mas não podemos expressar nossa plenitude porque o lado esquerdo bloqueia. Tem alguém controlando isso na Matrix aí?

É através do lado direito que simpatizamos com alguém à primeira vista e nos entregamos a esta pessoa numa grande amizade ou algo mais. 


Amor à direita
Porém é o lado esquerdo quem nos refreia e diz, esta pessoa é rica? Merece sua amizade? Tem educação, cultura, refinamento? Você não vai ter vergonha de desfilar com ela por aí? O que os outros vão pensar?

Você agora finalmente está chegando à conclusão do porque que você não acerta uma na vida na área sentimental, não é? Vivendo num mundo tão contraditório desse jeito, não se poderia esperar coisa melhor...

É com o lado direito do nosso cérebro que captamos o universo à nossa volta, através de todos os sentidos, incluindo os sentidos extras que os materialistas teimam em negar que existem e os chamam de ilusões. 

Amor à esquerda (perdão pelo palavrão)
Num lapso de segundo eu sei se você, a quem acabei de encontrar, é decente ou não. Do mesmo jeito não gosto de você logo de cara, porque algo me diz que você tem coisa escondida, que você não é flor que se cheire... que você é um(a) oportunista. Costumamos chamar a isso de "bom senso". Por onde tem andado o bom senso do brasileiro?...


Daí entra o meu lado esquerdo e diz, mas você é tão jovial, bem vestido, cordial, sabe conversar, é engraçado, espirituoso, não pode ser uma má pessoa, e então sua má impressão em mim é enterrada. Em menos de 6 meses você torna minha vida um inferno. E eu penso comigo mesmo(a), bem que eu tive uma "premonição", mas não levei a sério, então mereço isso, bem feito. Da próxima vez, aprenda. Na próxima vez, acontece tudo de novo, ou não há próxima vez porque eu me matei...

Isso quer dizer que, encorajar o desenvolvimento do lado esquerdo em detrimento do lado direito do cérebro significa aprisionar as pessoas. Pois é exatamente isso o que o nosso sistema político e econômico tem feito desde o advento da Bíblia lá pelos anos 400 da era cristã. Sim, para quem não sabe, a Bíblia foi montada 400 anos depois que Cristo foi crucificado. Ah, você não quer saber? Tá bom, desculpe...


Explicadinho, personagem do comediante Rony Rios
Obviamente que não estou falando do nosso sistema político exclusivamente brasileiro e muito menos do PT, tem gente pra quem a gente precisa ser bem clara e falar tudo nos mínimos detalhes, como dizia o personagem Explicadinho do humorista Rony Rios no programa de TV A Praça É Nossa, que já foi A Praça da Alegria, o qual também fazia a impertinente Velha Surda.

A Mercadoria Amor

Hoje o amor é um sonho impossível que todo mundo procura e ninguém acha. Virou a mercadoria mais vendida no mundo através de Holywood. Estuda-se tudo menos disciplinas relevantes para desenvolver-se a capacidade extra-sensorial humana a fim de entender e conseguir o amor. O paradigma da ciência praticamente obriga todo mundo a jamais prestar atenção a instintos, percepções extra-sensoriais e qualquer coisa que não seja lógica, taxando todos aqueles que dispendem tempo com estas baboseiras de imbecis beócios de dar risada.

Sorte no jogo (da vida), azar no amor
Nestes 2000 anos o homem só fez regredir em sua evolução espiritual, mas na área material ele conseguiu quase que a plenitude da perfeição. Você tem tudo mas não é feliz, simplesmente. Tem coisa errada, não tem não?

Diz-se que os atlantes, que moravam naquele continente que afundou entre o Brasil e a África, a Atlântida, eram mais desenvolvidos espiritualmente do que os homens atuais. Houve um retrocesso fenomenal na humanidade nestes dois milênios. Tudo o que poderia fazer você desenvolver-se espiritualmente foi abolido, foi queimado, destruído, principalmente a história daquele povo. Quem destruiu? Eu, você? 

Mas a humanidade ainda possui o lado direito do cérebro. Dentro do cérebro existe uma conexão com algo mais que não é material, é o nosso ser planetário, universal, nosso corpo fluídico, que ainda não conseguiram clonar. Pode-se fazer tudo com nosso corpo, mas não se pode fazer nada com a nossa alma ou espírito, a não ser aprisioná-lo. Bem bolado, né? É mentira, Terta?

Eu era de direita e provavelmente teria morrido por excesso de sexo, drogas e rock-and-roll. Como passei pra esquerda, criei família convencional e construí uma carreira profissional. Será que eu seria mais feliz se tivesse continuado hippie? O jeito foi conviver com os dois lados numa boa, fazendo o que o lado esquerdo exige, mas dando asas à imaginação para manter o lado direito vivo. Deu certo. Costumo seguir minhas "intuições" e não me tornei um sacana cafajeste. 

Porém, atingir este equilíbrio, convenhamos, não é fácil...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brincando com o Inglês

Chat    

Chato é o cara que chateia muito, fala muito no nosso pé do ouvido, de coisas inconvenientes que nos aborrecem. Ora, mas não é coincidência que esta palavra em Português se assemelhe muito à palavra "chat" em Inglês, que também significa conversar potoca? Até que ponto nossa língua Portuguesa tem sido infiltrada por palavras da maior nação imperialista do globo terrestre, perdendo suas características próprias ainda mantidas com mais dignidade pelos nossos "irmãos" portugueses de Portugal? Nós, brasileiros, somos mesmos uns vendidos...

Mas em Inglês não aplicamos "chat" como em "mas que mosca chata"... capiche?

Layman 

Uma pessoa do trabalho me mandou uma mensagem para usar o nome "layman" do servidor no lugar do nome conhecido pelo systema operacional UNIX. Entendi o recado, mas não entendi a palavra "layman". Esta é uma daquelas palavras que você ouve quando é criança, depois outra vez quando é adolescente, e depois fica ouvindo a cada 10 anos ou mais, difícil de entrar no vocabulário da cachola de um adolescente na língua.

Todo blog de homem tem muita mulher. Eu já tenho a
minha e em respeito a ela, reduzo ao máximo esta
super-exposição sexista (!) que pode ser encontrada em
todo lugar. Esta "Lay Down Sally" (Sally Deitada) não é
real, é uma criação do artista Lardmeister, gordinha
demais para o gosto do brasileiro... minha mulher me
ensinou a criticar mulher, sabe?
Fui no dicionário online e achei. "Layman" significa "leigo". Ora mas que coincidência de novo? É quase a mesma palavra em Português. 

Eu pensava que tratava-se de um pedreiro, aquele que "deita" tijolos mas na realidade trata-se de um membro de uma igreja que não foi ordenado. Pelo jeito os membros da igreja "deitam" mais do que os pedreiros hoje em dia...

Então, colocar algum assunto em termos de "layman" significa usar uma linguagem simples ao alcance de qualquer pessoa leiga, assim ela pode entender sem ser preciso ser especializada ou técnica. Gostou? 

Porém, se você for mais longe, e procurar o significado do verbo "lay", vai descobrir que "lay" quer dizer "deitar-se", "permanecer em certo estado" ou "ser admitido, aceito" e pode acabar dando em pornografia. 

Pois "Lay" também significa "colocar (alguma coisa) gentilmente ou cuidadosamente", "colocar na posição de uso", "podar ou dar um trato na aparência", "seguir algo ou alguém", "ou ter uma relação sexual". Ai, danou-se. Esta pessoa não é leiga coisa nenhuma. 

Isso quer dizer que o "homem que se deita" (layman) muito é um ignorante?

Detentos numa imensa cela brasileira...
tem gente que acharia isso um paraíso...
Como substantivo, "lay" significa a "aparência de uma paisagem", "um verso", "um ato sexual" ou "botar um ovo". 

Portanto, cuidado quando usar a palavra "lay" senão você pode se dar muito mal, acabar sentindo a força da "lei" e indo "lay" na cama de uma cela da cadeia cheia de presidiários doidos pra "lay" com carne nova...

Reckless, Wreckage

Poeticamente, estas duas palavras são coligadas no sentido, significando "relaxamento" que leva à "destruição". A palavra "Wreckage" em geral é aplicada para significar restos de navio naufragado, algo totalmente destruído e danificado como os resultados de um incêndio, enquanto "reckless" significa "iminência de perigo" ou as "consequências das ações de alguém impetuoso ou inconsequente". Este costuma ser exatamente o comportamento considerado masculino na Austrália, causa das agressões físicas em violência doméstica e das constantes separações de casais.

Exatamente o que não é uma "wreckage", Ford Thunderbird 1964,
uma das maravilhas do mundo automobilístico clássico
Este vídeo da banda Australian Crawl é sobre a música "Reckless" (Inconsequente), um reconhecimento do próprio homem que causou a separação, sobre sua solidão causada pelo seu próprio comportamento inconsequente.

Este vídeo inclui uma das coisas que mais admiro na vida: um automóvel Ford Thunderbird 1964 norte-americano. 

Melhor clássico americano do que esse só seu concorrente Chevrolet Corvette Stingray 1968.

Chevrolet Corvette 1957 no seriado de TV Rota 66
com os dois personagens amigos Tod e Buz...
http://moreseriesinweb.blogspot.com.au/2014/07/
rota-66.html
http://www.anosdourados.blog.br/2010/11/
fatos-programa-de-tv-rota-66.html
Esta banda australiana fundada em 1978 leva o nome de um estilo de nado australiano chamado "Australian Crawl" (crawl australiano). Sempre gostei desta música sem saber que tinha a ver com o país onde eu iria morar por um período na segunda metade da minha vida no qual iria formar meus filhos. Cá pra nós, se não fôssemos brasileiros e intransigentes, eles hoje teriam esta educação sofrível e inconsequente australiana. A mistura das culturas, no entanto, produziu um resultado surpreendente... exatamente o que eu gostaria de ver espalhado pelo Brasil, no meio da nossa população e, quem sabe um dia, talvez venha a ver mesmo, se Deus é realmente brasileiro.

Esta música me acompanha desde os anos 80 quando eu ainda demonstrava um comportamento de rebeldia contra a sociedade (o que não mudou muito...). Agora é a minha vez de prestar-lhe um tributo no meu bloguinho para que meus 2,5 leitores conheçam. Não se queixem da qualidade do vídeo, nem tudo é perfeito, é um vídeo histórico.

Observe que o verso "she don't like" dá uma dica da ingorância do cara que mal sabe ler e escrever, produto da escola pública australiana que, se os pais não ligam e nem os professores também, qualquer criança passa de ano e se forma em curso secundário, pois se não passar, os pais reclamam dos professores, e não de seus filhos... o problema de denunciar-se as coisas assim, de tão alto nível, que é tão típico da cultura inglesa, é que a mensagem não é absorvida justamente por quem mais deveria. "Throw dow your guns" poderia ser substituido por "Lay down your guns" (abaixe suas armas), que neste caso tem duas conotações, como quem diz, "eu não estou interessada só no seu tesão"...

Música "Reckless" da banda Australian Crawl

Reckless
Inconsequente

Manly beach (praia Viril), do outro lado do rio Parramata e do porto
de Sydney (Sydney Harbour), de frente para o oceano Pacífico,
vendo-se o centro de Sydney no horizonte
Meet me down by the jetty landing
Where the the pontoons bump and sway
I see the others reading, standing
As the Manly Ferry cuts its way to Circular Quay
Hear the Captain blow his whistle
So long she's been away
I miss our early morning wrestle
Not a very Happy way to start the day
She don't like
That kind of behaviour
She don't like
That kind of behaviour

Teminal de ferryboats em Sydney, chamado baía Circular
(Circular Quay)
Me encontre no cais de desembarque
Onde as bóias oscilam e batem umas nas outras
Observo as pessoas de pé, lendo
Enquanto o "ferryboat" de "Manly" manobra no cais "Circular"
Ouço o Capitão tocar o apito
Ela tem estado longe por tanto tempo
Sinto falta das nossas discussões matinais
Maneira não muito boa de começar o dia
Ela não gostava
Daquele tipo de comportamento
Ela não gostava
Daquele tipo de comportamento

Ferryboad que vai para a praia Viril (Manly Beach) nas docas da
baía Circular (Circular Quay), em Sydney
So, throw down your guns
Don't be so reckless
Throw down your guns
Don't be so

Ela tentava, jogue fora suas armas
Não seja tão inconsequente
Largue suas armas
Não seja tão, tão...

Feel like Scott of the Antarctic
Base camp too far away
A Russian sun beneath the Arctic
Burke and Wills and camels
Initials in the tree
She don't like
That kind of behaviour
She don't like
That kind of behaviour

Expedição de Burke e Wills, Leste da
Austrália, aproximadamente a distância
entre Fortaleza e São Paulo
http://en.wikipedia.org/wiki/
Burke_and_Wills_expedition
Me sinto como Scott da Antártida (explorador inglês Robert Falcon Scott na expedição a Terra Nova, pólo Sul, com 5 homens que acabaram não sendo os primeiros a chegarem lá e todos morreram na volta, em 1912, "dando com os burros n'água" ou "morrendo na praia")
Estabelecendo um acampamento bem longe
Como um sol russo embaixo do Ártico (quase inexistente no verão e totalmente inexistente no inverno da Sibéria)
Como Burke, Wills e seus camelos (líderes da expedição onde 19 homens partiram de Melbourne para o golfo da Carpentaria a 3250 quilômetros de distância em camelos e só 1 conseguiu retornar em 1861)
Nossas iniciais na árvore
Ela não gostava
Daquele tipo de comportamento
Ela não gostava
Daquele tipo de comportamento

So, throw down your guns
Don't be so reckless
Throw down your guns
Don't be so

Ela tentava, jogue fora suas armas
Não seja tão ignorante
Largue suas armas
Não seja tão, tão...

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os 5 Anões

O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, juntou-se à presidenta Dilma para fazer côro divulgando que as disputas internacionais devem ser resolvidas pela lei e não pela força, enquanto assinavam pactos de cooperação nos negócios na sexta-feira dia 1 de agosto de 2014 em Brasília. Junto com o Brasil outras 4 nações latino americanas o apoiaram.

Japão
Enquanto isso, 5.000 pessoas saíram em passeata em Sydney protestando contra os ataques judeus aos palestinos na faixa de Gaza. No entanto, como existem judeus em toda parte e em grandes quantidades, 10.000 pessoas saíram em passeata a favor de Israel, em Sydney, no mesmo dia, mas os grupos não se encontraram. Judeus na praia "chique" (tem quem considere a praia de Bondi chique) e palestinos no city hall (na frente do prédio da prefeitura, centro de Sydney).

Pelo que vemos, Brasil não é tão anão diplomático assim como Israel insinuou, do alto de sua arrogância bem típica de povo "escolhido", que eles acreditam mesmo. Dilma merecia o pedido de desculpas do novo presidente israelense, Reuven Rivlin, que ele não é besta.

Novo muro da vergonha, desta vez em Israel para isolar-se dos
palestinos. Ops, o outro muro tinha sido erigido pelos russos...
Enquanto o Brasil nunca parou de crescer durante estes 12 anos de governo do PT, o Japão só recomeçou a crescer agora depois de 15 anos de deflação. E agora, ao substituir os países arrogantes que estão boicotando a Rússia, vai recuperar os índices deste ano, prejudicados até pela queda das vendas de carros à falida Argentina.

O líder japonês fez tournée pela América Latina e Caribe, México, Trinidade e Tobago, Colômbia, Chile e Brasil. Ele visitou países que recentemente se juntaram para discutir o estabelecimento de um "FMI" sul-americano, a fim de livrar a dependência do continente das garras norte-americanas, um banco para ajudar a países como a Argentina, cuja recessão tem feito decaírem as vendas de automóveis brasileiros exportados para o exterior fragorosamente, enquanto o povo pensa que a diminuição das vendas é coisa do mercado interno. A Argentina está tão ruim das pernas que muitos argentinos que foram para a copa não querem mais voltar e resolveram ficar pelo Brasil mesmo, vivendo de vender colares hippies no Rio de Janeiro. 

Assim é melhor, graffiti de Banksy's, mas não resolve
Os argentinos não são como os africanos de Gana no Rio Grande do Sul, que também querem ficar mas, como tiveram que obter visto nos passaportes, são facilmente controlados, ao contrário dos argentinos a quem não são exigidos passaportes então não se sabe quantos não retornaram para seu país de origem. Os ganaenses conseguiram um ano de estadia, enquanto outros imigrantes estão recebendo suas carteiras de trabalho. 

Na Austrália, as carradas de imigrantes ilegais são desviados para as prisões nas ilhas, fora do continente. Olha quanta diferença. O paraíso é no Brasil ou na Austrália?

Oficialmente a Austrália não é muito boa nestas coisas...
Enquanto os brasileiros esnobam seu país, não falta quem queira tomar conta dele como os argentinos. Deixa estar... enquanto os brasileiros esculhambam com o governo dizendo que está destruindo o país, os japoneses tratam de fazer negócios para manter o espaço no Brasil antes que a China tome conta de tudo.

Será possível que o brasileiro é tão cego assim? Pior que é.