Horus |
Horus
Peter Joseph escreve que há 3.500 anos, num 25 de dezembro, nascia Horus, apelidado de “verdade da luz” ou “filho escolhido de Deus”, que tinha 12 discípulos, foi batizado por Anup e traído por Typhon, morreu na cruz e no terceiro dia ressuscitou.
Atis
Atis nasceu na Frígia, 3.200 anos atrás, de uma virgem, num 25 de dezembro. Uma estrela o anunciou. Ele realizou milagres, teve discípulos, foi crucificado e ressuscitou.
Mitra
Na Pérsia, Mitra nasceu de uma virgem em 25 de dezembro, teve 12 discípulos, produziu milagres, morreu e ressuscitou no terceiro dia, foi apelidado de “a verdade” ou “a luz” e, curiosamente, foi adorado no domingo.
Dionísio
Attis |
Os Três Reis
Todos eles, segundo Joseph e outros teóricos do Zeitgest são representações do sol. A sequência do nascimento de Jesus e outros personagens mitológicos é completamente astrológica e a estrela que os anuncia e aponta para onde o Sol nasce (o Oriente) é Sirius.
Em dezembro, Sirius se alinha com as três estrelas mais brilhantes do Cinturão de Órion, conhecidas como “Os Três Reis”. Assim, os três magos famosos podem ter sido três astrólogos ou, na sua falta, uma metáfora dessas três estrelas que seguem Sirius e que indicavam onde o Sol renasceria.
Saturnália
Mitra |
Nos tempos antigos, o solstício de inverno era celebrado (por estar no hemisfério norte) com um festival pagão em Roma chamado Saturnália. Os motivos da celebração eram principalmente dois:
- Em homenagem a Saturno, que era o Deus da agricultura na época
- Como uma festa de triunfo, depois do anoitecer (Sol Invictus)
Para eles, o Invictus Sun nascia em 25 de dezembro, coincidindo com o Solstício de Inverno.
Dionisio por Caravaggio |
A Saturnália era celebrada por sete longos dias e havia até trocas de presentes, sendo grandes celebrações acompanhadas de boas e abundantes festas.
Virgem
Virgem não faria alusão a Maria, mas ao signo de Virgem, que em latim significa intocado e que astrologicamente é representado por uma mulher com uma espiga de trigo na mão. O pão é feito com trigo e, não por acaso, Belém significa “Casa do Pão”.
Há também especulações de que Cristo nasceu em setembro, sob o signo de Virgem com Peixes ascendente, um sinal que dá nome à atual era astronômica, que começou com o cristianismo.
25 de Dezembro
Para os antigos, o solstício de inverno simbolizava o processo da morte: em 21 de dezembro, no hemisfério norte, o Sol chega ao sul no ponto mais baixo do horizonte, “freia” perto da constelação de Southern Cross e fica lá por três dias antes de mudar de rumo. É o fenômeno que na astronomia é conhecido como “ainda é sol”.
Em 25 de dezembro, o Sol retoma seu caminho ao contrário, ou seja, ao norte, na proporção de um grau por dia, anunciando cada vez mais dias luminosos no hemisfério norte.
Esta escultura A Saturnália está localizada no Jardim Botânico de Buenos Aires, no bairro de Palermo, e é uma cópia da original que está em Roma, criada pelo artista italiano Ernesto Biondi. |
A crença de que o filho de Deus morreu na cruz e no terceiro dia ressuscitou seria reduzida a um simbolismo astronômico: o Sol “morre” perto do Cruzeiro do Sul e depois de três dias “ressuscita”, ou seja, muda de rumo e traz mais e mais luz para o norte.
Isso explicaria por que Jesus, Hórus, Atis e todos os outros compartilham o processo da cruz e da ressurreição após três dias. Os 12 discípulos são as 12 constelações zodiacais, pelas quais o Sol viaja anualmente e a cruz cristã é a cruz do zodíaco, que divide o ano em quatro estações.
Natal
A partir do Renascimento, o homem se coloca como eixo de todo o universo. Isto explicaria essa atualização do Natal, que na antiguidade celebrava uma era de abundância agrícola, e nessa nossa modernidade celebra a nascimento do “filho do homem”. O Natal poderia ser considerado uma autoafirmação da nossa cultura eurocêntrica (a qual tem colonizado o mundo inteiro), que coloca o homem, uma páter familias (o nosso pai) no centro de todas as coisas. Vestígio do falocentrismo patriarcal que ainda sobrevive no nosso inconsciente coletivo e se reproduz através da prática dos nossos costumes, da nossa língua e, por fim, dos nossos atos conscientes que prevalecem dentro do imaginário é que fundamenta as bases da dominação de gênero na nossa cultura.
Eu? Negativo? Negativo és tu. |
Existe a possibilidade de perdão? Existe espaço para uma celebração do nascimento do homem em nome de quem se cometeram tantas atrocidades? Em nome de quem foi praticada tanta violência e tanta intolerância? Seria celebrado o Natal, essa data de amor puro, nessas terras, se ela não tivesse sido conquistada através da violência e do horror?
O Natal, celebrado em território que foi violentado de forma impiedosa para que assim pudesse acontecer essa data de confraternização humana, é uma mostra de quão pouco cientes somos da nossa história, do verdadeiro sentido do nosso presente. De quanto precisamos ainda nos envolver na batalha cultural para que assim a emancipação humana não caminhe em direção de uma utopia racionalizada e sim de um propósito cotidiano, amorfo e imprevisível de amor, tolerância e acolhimento ao próximo?
Publicado em 23/12/2019 por Juan Manuel P. Domínguez, militante, professor, roteirista, produtor e diretor de cinema. Fotógrafo especializado em fotografia de documentário para a defesa dos direitos humanos. Escritor e jornalista.
https://midianinja.org/juanmanuelpdominguez/breve-e-insuficiente-antropologia-do-natal/
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