Quanta gente não pode dizer isso...
Nas minhas surfadas na net, muitas vezes descubro verdadeiras jóias como este vídeo do Gabriel, o Pensador. Diga-se de passagem que não gosto de Rap, aquelas músicas que não são músicas com cantores que não cantam, só falam, mas Gabriel para mim sempre foi uma excessão, basta lembrar o simples e único refrão "Maresia". Porém, desta vez, ao descobrir este vídeo no blog do Marcelo Migliaccio, http://rioacima1.blogspot.com.au/2014/05/grandes-encontros-da-historia-lviii.html, eu tinha que fazer um post sobre o assunto a fim de, pelo menos, divulgá-lo também.
Gabriel o Pensador - Muito Orgulho, Meu Pai
Trata-se da relação pai-e-filho, mais um tributo de um filho agradecido que se tornou homem, algo que já devo ter citado aqui que mexe muito comigo e, acredito, com todo homem... homens, vocês sabem do que estou falando... é meu principal enfoque, mas vamos ser justos e sinceros, ambos os nossos pais dos dois sexos tem sua igual importância para o equilíbrio da personalidade dos filhos dos dois sexos também. Obviamente que a influência do pai é maior com relação ao filho do sexo masculino, positiva ou negativa. Nós, pais, temos muita responsabilidade.
Mas, se houvesse um curso de pais na universidade, eu não passaria. Fiz muita coisa ao contrário do que mandam os manuais.
Não vou falar aqui dos resultados. Basta saber que foram bons.
Principais legados do meu pai:
- Honestidade, sinceridade e decência
- Espiritualidade
- Determinação
Marginal de Nascença
Nas mesmas andanças pela internet maravilhosa, também achei este segundo vídeo. Quer chorar de novo?
Este vídeo, justamente, é o contrário do vídeo acima, sobre aquelas pessoas que não tiveram a sorte de terem pais eficientes. Trata das pessoas que foram presas por terem caído na marginalidade, com culpa ou não, adquirindo uma marca de preconceito social para sempre. E não é de se admirar, quando temos um amigo que nos apronta umas poucas e boas, dificilmente a amizade volta a ser o que era, mesmo com todas as desculpas do mundo. A confiança realmente foi perdida. Destruir uma reputação é só um passo, mas construí-la demora anos, décadas. Recuperar-se depois de uma passagem destas desse pessoal entrevistado é onde mora o valor da pessoa. Veja que pessoas lindas neste curta.
Curta Marginal de Nascença
Achei este tocante curta-metragem neste blog:
http://glaucocortez.com/2013/03/29/curta-metragem-como-reinserir-quem-nunca-foi-inserido-em-nada-na-sociedade/
Deste vídeo, extraí o seguinte, proferido por Maria de Fátima dos Santos, Psicóloga Forense:
"Não existe criminoso nato. Ninguém nasce criminoso, nem médico, nem psicólogo. Isso é uma construção que começa dentro de casa. A educação familiar é derminante na estrutura da personalidade de uma pessoa."
Quem É Ken?
Agora uma terceira curiosidade que achei na net. Novidade para mim, provavelmente não para vocês, mas o principal que extraí de bom aqui, escreverei depois de inserir este vídeo.
Trata-se do Ken brasileiro (ou um dos), clone real daquele boneco que fizeram para a Barbie não ficar sozinha em sua futilidade, a fim de repartir a futilidade com os homens, como se eles fossem assim. Pois bem, tem uns que são... Para mim, não é o caso deste cara. Ele fala muito bem, e tem uma postura masculina. Merece uma Barbie. O que talvez ele não mereça seja o que tem dentro destas Barbies da vida, mas isso ele deve descobrir por si mesmo, cedo ou tarde. Futilidade à parte, o fato é que sua nóia, hoje em dia, virou profissão. Cada doido com sua mania...
Programa Agora é Tarde, Ken Humano Brasileiro, Celso Santebañes
Verdade que pode-se tornar uma profissão de algo que simplesmente herdamos de graça na vida. Nunca me esqueço de que, certa vez, fui convidado por uma porção de amigos para ir a um baile de debutantes no interior. Fui mais pela farra, mas quando cheguei lá, passei por uma sensação única, a de ser uma celebridade por uma noite. Durante aquela noite, nós, os rapazes da cidade, fomos a atração da festa. Todas as garotas deram mole para nós, e podíamos escolher com quem ficar. Na realidade não gostei daquela adoração matuta e fiquei com pena das meninas por valorizarem tanto simples rapazes que casualmente pareciam mais "apanhados" do que os rapazes locais. Aliás, eu nem vi se tinha algum lá, tal foi o assédio.
Você gostaria de olhar para o espelho e ver isso? Bruno Gagliasso |
O que achei interessante nesta entrevista foi o Celso Santebañes falar que, para sair da depressão, era só olhar no espelho.
Cada um de nós deve ter uma opinião sobre isso, principalmente negativa, mas a minha opinião é... a mesma dele, positiva. Ele não sabe explicar porque, mas eu sei.
Narcisismo
Quem disse que narcisismo é um sentimento ruim pra pessoa? Inveja é que é...
As pessoas adquirem o conceito de que narcisismo é relacionado a egocentrismo. Pode ter a ver, mas em compensação, quando o homem sabe o que é bonito, ele aprecia muito mais a beleza das outras pessoas.
O cúmulo do charme não só na aparência mas no bom gosto das músicas, sedutora cantora e compositora nigeriana, Sade Adu |
O detalhe é que, a figura para quem estamos olhando pode ser feia, mas para nós, ela é bonita, depende de que "olhos" nós usamos. Se esta pessoa, por acaso, também é bonita por fora, o ciclo se completa. É como olhar-se para a imagem do Cristo, aquela que todo mundo tem na cabeça, que pode não corresponder à verdade, mas que seria o que todo mundo gostaria que fosse, aquele sujeito de face perfeita, um exemplar máximo da raça humana... e para quem acha que estou sendo preconceituoso ou nazista que imagina um Cristo loiro de olhos azuis, caia do cavalo, existem pessoas belíssimas em todas as raças do planeta, sem excessão.
Ora, olhar para um cara destes no espelho é como "passar um bálsamo sobre as feridas". E porque eu digo isso? Porque esta pessoa aqui é suspeita... (o que é "bálsamo"? Unguento?)
Eu sou esse aqui... não adianta rir |
Porém o que lhe orgulha mais hoje em dia não é sua aparência, mas ter os filhos que tem... bobagem, todos os pais pensam a mesma coisa, deixa pra lá. Em seguida, a mulher, a família, os amigos. Seu carro? Deixa pra lá. Cadê a pessoa? Vem lá atrás destas coisas... uma das diferenças entre a adolescência e a maturidade é que seu centro se desloca de você mesmo para os outros. Mas o narcisismo não lhe abandona. Você gosta de conviver com aquele cara, ele faz tudo o que você quer. O cara do espelho...
Esta pessoa sempre foi assim desde menino, igual a este projeto de Ken. Não chegou ao cúmulo de tirar costelas ou fazer plásticas, o que ela já tinha era o bastante, só um cortezinho de cabelo estilizado aqui, uma camiseta básica ali, um tênis transado acolá bastavam. Deus não lhe puniu tanto quanto a tanta gente, sorte dela.
Mas veja do que é capaz alguém que não se conforma com sua aparência externa, mesmo sendo esta pessoa maravilhosa por dentro, Michael Jackson, capaz de cantar uma música com uma mensagem extraordinária como esta, O Homem no Espelho. Milhões de pessoas o amavam como ele era mesmo, sem tirar nem por.
Michael Jackson, Man In The Mirror (O Homem no Espelho - Legendado)
Porém, o que parece sorte para todo mundo, na realidade pode ser um fardo.
O Fardo do Sucesso
A aparência acabou transformando-se numa bagagem pesada para ser carregada durante a vida, até que a idade lhes vai igualando aos outros mortais.
Ser bonito nem sempre é tão bom como quem não o é costuma achar. Tudo tem seu preço. Verdade que a beleza abre as portas e faz nos sentirmos bem, confortáveis, mas para manter as portas abertas é preciso mais do que isso, simplesmente. Se você apenas é capaz de abrir portas, torna-se descartável.
Feia é a adorável preguiça Sid do filme A Idade do Gelo (Ice Age) |
Não é que esta pessoa fosse bonita, vamos falar a verdade. Esse é um assunto pra lá de polêmico e controvertido. Tudo é relativo. Aqui na Austrália, por exemplo, suponho que ela não faria o mesmo sucesso pela aparência, talvez fizesse pela nacionalidade latina fogosa e pelo tamanho do seu...
Mas ela não pode negar o fato de que a aparência afetou muito sua vida. Não afetou sua personalidade, mas lhe fez passar por experiências aparentemente desnecessárias que uma pessoa feia não passaria. Feliz dos pobres, feios e humildes, que deles é o reino dos céus. Quando essa pessoa pensa num cara feio, lhe vem à mente o Woody Allen. Cara feio tem que ser inteligente (e vice-e-versa para a mulher) para conseguir abrir portas. Mas o diabo é quem aguenta Woody Allen... só mesmo uma noiva neurótica.
Garotão... |
Algumas das agruras de ser-se um pouco acima da média, pode-se dizer aqui:
- Sua vida pode ser a dar fora nas pessoas porque você não quer nada com elas, devido ao nível excessivo de assédio
- Sua vida pode ter sido a procurar a mulher perfeita, alguém bonita, gostosa, decente e honesta (sem condescendência), que não estivesse interessada em você pela aparência ou nível social
- Acabaria com complexo narcisista, daqueles pra quem não pode faltar um espelho
- Acabaria com complexo de que tinha que roubar a cena em qualquer ambiente em que entrasse, devido ao costume desde criança, caso contrário sentir-se-ia mal, o que seria raro, mas aconteceria
- Mamãe passou açúcar ni mim, diria sua pessoa, que também dizia que já na maternidade ela ganhava todo mundo com seu sorriso de récem-nascida
- Ser convidado por certos amigos só para atrair mulheres para eles, porém sem você desconfiar disso
- Ser olhado enviesado por recusar cair nas armadilhas de qualquer uma
- Atrair muita inveja e com isso também o bullying
- Acreditar que tem um amigo só para, com o tempo, descobrir suas reais intenções
- Ser muito assediado por gays de todas as idades e formatos
- Ser antipatizado por outros para não ofuscá-los ou ganhar suas mulheres
- Ter que ser inteligente para evitar ser drogado e, por conseguinte, abusado
- Atrair gato e cachorro, garotas, as mães delas, as tias e as avós delas também
- Não poder passar despercebido sem se disfarçar
- Ouvir com frequência de seus amigos que, se um dos dois fosse mulher, casaria com você (difícil saber se isso é um elogio ou uma ofensa)
- Virar um pedaço de carne pendurada num açougue...
- Ser notado e escolhido imediatamente quando se deseja
- Ganhar alguém na primeira, sem o mínimo esforço
- Atrair atenção das pessoas quando elas estão falando para o público
- Roubar a cena caso se apresente numa peça teatral e não poder errar por causa da evidência
- Ser convidado para tudo
- Ter uma fila de gente pra escolher, o que não é vantagem pois quem vale à pena não vai estar na fila
- Qualquer roupa cai bem
- Ser alvo das amigas das irmãs e da mãe
- Sempre provocar um sorriso nas pessoas e obter favores até não requisitados
- Não ter problema em trocar de roupa em público ou ir à praia pois quem está olhando, não está criticando, está admirando
- Ser obrigado a perder a vergonha senão não vive nem pode ir a lugar nenhum
- Quando você amadurece, não precisa passar mais pela idade do lobo, pois já fez tudo o que tinha direito...
Agora imagine tudo isso numa mulher. Vira profissão com facilidade. Pois é, ainda tem quem jure que é só por causa do dinheiro...
A profissão mais fácil do mundo, antes do vírus |
Quando
você encontra o amor, a guerra muda de figura mas continua. Agora você
tem que vencer o assédio daquelas que querem lhe tomar do seu amor. E
prepare-se para ouvir a palavra "viado" durante sua vida inteira, ao
negar fogo pra tanta gente ávida. Você pode não ouvir, mas pensaram, e falaram nas suas costas. Atenda a toda esta gente e logo você
se transforma num caco ou fica viciado em sexo distorcido como Christian
Grey do livro 50 Tons de Cinza.
Por
incrível que pareça, estar com alguém atiça ainda mais certas mulheres
que provavelmente pressupõem que alí está um homem ativo, principalmente
se você está muito bem acompanhado de outra beldade. Solteiro, elas não
devem ter tanta certeza assim. Você atrai mais quando está acompanhado.
Você
só obtém paz quando os anos vão chegando. Mesmo assim ainda pode
tornar-se um Richard Gere ou o Silver Fox George
Clooney (tem quem ache ele bonito). E, por favor, não tenha dinheiro ou
não ostente, senão aí é que você não tem paz.
Raposas prateadas George Clooney e Richard Gere no auge |
Estas
coisas então atrapalharam muito esta pessoa, principalmente porque ela
não se deixou corromper por elas, não fez uso da "capacidade" grátis, e
insistiu em seguir pelos caminhos corretos da vida, tornando-o muito
mais difícil do que devia ser. Nossa aparência pode ser um fardo.
Cheguou a um ponto de futucar suas espinhas para ver se conseguia ter
marcas na pele e enfeiar um pouco...
Certa
vez bateu um papo com um cara louro que parecia um monumento masculino
(pra quem gosta). Ao falar sobre amizade e amor, ele zombou e disse que
isso não existia. Não conseguiu lhe convencer, e ele acabou se
aborrecendo com o que considerou ser sua ingenuidade perante a realidade
da vida. Posteriormente descobriu que a profissão dele era "escort" e
que ele era sustentado por um certo senhor da sociedade. Aquilo lhe deu
calafrios. Aquele poderia ter sido o seu futuro fácil, enquanto, ao
contrário, se estressava na universidade como um mortal comum...
Chegou a um ponto em que essa pessoa
desistiu de ter amigos "iguais a ela" e passou a andar com caras feios,
só para variar. Andando com os caras feios, tornou-se um rei. Isso não
era o que ela queria, e por isso não deu certo. Caras feios andavam
com mulheres feias, e aí é que elas lhe perseguiam desarvoradas. Não
adianta você forçar sua natureza. Acabou retornando para o ambiente dos
caras bonitos, pois existe uma incrível e indescritível atração
implícita que une estes caras quando eles são "normais", a atração dos
semelhantes. Porém, no meio dos caras bonitos também existem muito mais
caras que tem outros interesses em você, incluindo alguns muito, muito
complicados. Garotos de programa, passatempo temporário |
Você não acha que esta vida é um inferno? Pois esta pessoa achava. Todo esse assédio de pessoas vazias e interesseiras chegou a lhe perturbar gravemente na sua juventude.
Mudando de País
Quanta gente bela... todo mundo é bonito, mas algumas pessoas não sabem disso e perdem tempo com complexos e preconceitos. A atriz Whoopi Goldberg é a própria luz negra do sol. |
E porque atrapalhou? Porque, muitas vezes, oportunidades que ela tinha na vida não eram porque ela era habilidosa, mas apenas porque havia alguém interessado em tirar partido da sua aparência física. Como ela não "viveu" para tirar partido da aparência, aparentemente perdeu muitas oportunidades bastante interessantes de se dar bem na vida. Quando as pessoas sentiam que dali não saia nada, se enfezavam. E ela achando que era amizade, perdia tempo se decepcionando... gente bonita com sentimento é muito inconveniente.
Seu conceito de "se dar bem na vida" passava bem longe do que a maioria das pessoas acredita. Nesse ponto, sempre foi muito "essência", sabia o que realmente tinha valor, e começava pelo lado espiritual, legado de seu pai, para quem a verdade e a decência estavam acima de tudo. Deu certo, mas foi difícil pra car... ela veio nesta vida para não "cair na tentação"...
O Espelho
Existe um outro mundo que está deixando de ser "outro" para ser o nosso, nesta maravilhosa fase que estamos passando neste planeta atualmente |
Voltando a este aspecto polêmico do Ken brasileiro, é um fato que, olhando-se no espelho é o bastante para nos fazer felizes de novo.
O belo não existe só para os olhos do outros, existe pra nós também, e fundamentalmente, o que vemos no espelho não é a nossa aparência externa, mas a interna, porém a aparência externa ajuda e também reflete o nosso interior. Recomendo todo mundo fazer alguma coisa pra gostar de espelho e fotografia. Faz um bem danado.
Não vou dizer de jeito nenhum que uma pessoa feia vai se sentir mal ao olhar-se no espelho, porque isso não é verdade. Uma das coisas mais belas que aconteceram no Brasil nas últimas décadas foram as mulheres descobrirem que seus cabelos encaracolados ficavam lindos quando mantidos ao natural e descendo em cascatas pelas costas, perfumados. Elas aposentaram os alisadores (mas agora voltou à moda...). Outra grande descoberta das pessoas com cabelos rebeldes foi os estilos black-power e rasta-fari, enquanto os negros descobriram as contas no cabelo.
Extraordinário ícone brasileiro, Milton Nascimento |
Ex-militar AlexMinsky que perdeu a perna no Afeganistão, para tornar-se modelo, foto de Eric Schwabel Studio, passou por fase de depressão profunda |
Quanto mais músculos ela conseguia na academia de ginástica, mais prazer tinha de exibir e carregá-los por aí, de sentí-los o tempo inteiro nas camisas básicas apertadas, nas calças de caimento justo, porque a gente sente o volume deles sempre nos lembrando que estão ali.
Estas pequenas coisas contribuem para levar-nos à plenitude em vida. A plenitude física nos leva à plenitude mental, e vice-e-versa, tudo se complementa. Ter orgulho de nós mesmos é fundamental para satisfazermos a quem elegemos satisfazer. Mas tudo sem exagero, pois todo exagero é doença mental.
Sul-africano Oscar Pistorius, famoso pela fatalidade de ter morto sua namorada modelo Reeva Steenkam por engano. Estes homens e suas pernas maravilhosas que a gente não pode ter. |
Os outros tornam-se bonitos não com operações plásticas, mas com satisfação interior. Satisfação interior vem de várias formas, não só na forma de aparência.
Todo mundo há de amar alguém que não é nenhum símbolo de perfeição física. Quem não ama, me desculpe, mas aceite meus pêsames e espero que um dia venha a amar. Se for por minha causa, leia meu bloguinho que há de se sentir um pouco melhor e mais feliz. Esta é a minha intenção fundamental.
Como narcisista assumido, uma coisa eu lhe garanto: não pensem que a gente se ama mais do que a vocês, nossas mulheres, não senhor, de jeito nenhum. Nos nos amamos para nos oferecermos a vocês... portanto, façam por onde merecerem.
Se você se ama mais do que a sua mulher, tem coisa errada...
A Outra Beleza
Agora vamos sonhar. Imagine que não existe ninguém feio, existem apenas pessoas que "estão" feias durante determinado período de tempo que pode ser toda a sua vida. Esta vida. E as outras?
Não existem outras vidas, meu senhor.
Eu disse, vamos sonhar. Nas outras vidas ela tem outras aparências. Numa pode ser homem, noutra pode ser mulher, noutra não deu tempo de se definir...
Imagine que ser bonito pode ser um fardo muito pesado. Do mesmo jeito ser feio ou deficiente físico, ou doente crônico, também é outro tipo de fardo. Que tal negro, gay, deficiente, orfão e pobre?
Imagine que estas "qualidades" podem ser aplicadas como "punição". Ah, você tá se comportando muito mal, "plim-plim", virou um sapo. Cara de sapo, pernas de sapo, feio como um sapo. E agora, você vai aprender alguma coisa com isso? Com certeza, vai aprender muitas coisas. Vai no mínimo aprender a viver como um sapo...
Armadura de sapo |
Pois assim seria a espiritualidade, assim é a verdadeira vida e não apenas esta que estamos passando aqui e agora, mas uma vida com muitas "vidas". Cada uma destas nossas vidas é uma universidade onde estamos fazendo um curso diferente neste hospital chamado planeta Terra. Aqui não tem ninguém sadio, tá todo mundo doente e se tratando. Quem não é doente e não devia estar mais aqui, pode estar só pra fazer nosso planeta evoluir, pessoas com uma missão na vida como Joana D'Arc, Mendela, Ghandi, Luther King, Obama... gente se imolando pelas pessoas, tal como o Cristo...
Preciso aprender a ser humilde: tome feiura pra você lidar. Preciso aprender a ser decente, tome beleza pra tentar lhe corromper. Preciso aprender a ser bom, tome dinheiro pra ver até onde você é capaz de continuar sendo bom. Preciso aprender a dar valor aos outros, tome pobreza pra lhe obrigar a precisar dos outros e se humilhar.
Você já nasce com as "qualidades" necessárias às lições que precisa aprender. Você nasce na família perfeita... para as lições que tem que aprender desta vez. Tendência a se revoltar? Nasce numa família de santos. Precisa provar que é bom mesmo, nasce numa família de drogados que vai lhe abusar sexualmente. Precisa ver até que ponto é forte? É abandonado na infância e cresce num reformatório. Não tem quem me dê um corretivo? Sofre um acidente fatal mas nem tanto, continua vivo. Precisa recuperar-se da ruindade? Nasce numa família maravilhosa que lhe ensina o que é o amor e a tolerância até que você cresce e retoma a vida do jeito que acha que ela deve ser, muitas vezes mordendo a mão da família, outras vezes recuperado.
Tudo é tão lógico... faz muito mais sentido do que termos nascido por acaso, evoluído de uma ameba, sermos macacos amestrados, e quando morremos, tudo se perde e não tem o menor sentido.
Esta seria a nossa escola, a escola do espírito, através da qual nosso espírito evolui, o qual somos nós, e não este corpo que estamos vestindo agora.
Agora imagine que vivemos apenas num minúsculo planetinha de nada, diante da imensidão do universo. Pra que diabos existe este universo tão imenso? Como é que posso achar que nós, homens, somos os donos do universo, e que não existe nada sequer parecido conosco em nenhuma outra parte desta imensidão? Parece um Inglês falando, com um rei na barriga, ou melhor, com uma rainha pra ser mais preciso, "achando-se". Ah, Deus não existe, espiritualidade é ridícula, o que existe é este beliscão que você sente aqui, tome. Tem pensamento mais rasteiro do que esse? E é esse povo que domina o planeta...
A forma humana |
Meu Nome É Lincoln, música do filme Pressário (Knowing), 2009, de Steve Jablonsky
Esta cena deste filme representa os escolhidos, as crianças do sol, recolhidas do planeta terra antes da destruição iminente por um raio de sol tórrido, levadas por seres superiores alienígenas para serems os Adãos e Evas de um novo planeta em outras paragens.
... e porque será que as bruxas más de Disney são excessivamente maquiadas? Disney não era acionista das fábricas de cosméticos?
Pois bem, esta é a essência do Espiritismo, pra quem nunca ouviu falar.
As Aventuras de Pi
Pra quem não assistiu a este filme e pretende assistir, pule para o post seguinte.
Foi quando resolvi assistir ao filme As Aventuras de Pi. Recomendo, mas você tem que gostar de água. Muita água... Basicamente a história é contada de dois jeitos. Um jeito fantasioso, maravilhoso, encantador, que nos deixa perplexo de tanta beleza de imagens, e um jeito cru, realista, apenas com palavras, nos 10% finais do filme. Ah, desculpem, entreguei o ouro... mas também, quem mandou continuar lendo...
Uma das cenas maravilhosas do filme As Aventuras de Pi |
Mas esta não é então a estória de Cristo? Ele era bom e tal, mas as pessoas não eram. Então a vida sob o ponto de vista dele era maravilhosa, mas o que aconteceu com ele foi a realidade nua e crua, traiçoeira e cruel. Será que devemos esquecer o lado bom da vida só porque existe o lado ruim?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.