quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Sentido da Vida

Esta é a pergunta fundamental de todo homem quando ele começa a pensar muito. Grande parte dos adolescentes passa por isso. O contrário é, a vida não tem sentido.

O sentido da vida sempre preocupou a humanidade. Por que vivo? Qual a razão da vida? Qual o objetivo de viver? O filósofo grego Aristóteles já perguntava: "Por que estamos aqui?". Deus existe? Somos apenas molas espirais de DNAs auto-replicantes?

Qual é o sentido da vida? Não sei. Os computadores estão fora do ar.
Para mim a resposta a esta questão veio na forma do Espiritismo quando eu era pequenino, então quando jovem não tive nenhuma crise existencial por causa disso, já "sabia" tudo. Pensando bem, não foi bem assim, mas me ajudou a tomar sábias decisões.

O Espiritismo também é outro conceito bastante interessante. Ele divide as pessoas entre as que amam o conceito e as que tem preconceitos e o odeiam, muitas vezes sem nem saberem do que se trata.

Quero saber o sentido da vida. Já tentou o Google?
Não vou poder negar as influências desta "religião" na forma como vejo as coisas, entãé melhor escancarar logo pois, quem quiser dar o fora, a porta é ali, ó. 

Aliás, poucos brasileiros podem negar uma vez que esta "religião" é tão difundida no país que praticamente em toda novela da Globo tem espíritas, espiritualistas ou qualquer coisa relacionada a isso, e isso já faz bastante tempo. Muita gente mantém sua religião mas "namora" o Espiritismo de longe.
Professora: nascimento, o que tem no meio, e morte. Aluno: só isso?
O que eu mais gosto de fazer é desafiar os espíritas. Apesar de procurar viver de acordo com seus conceitos básicos, sempre tenho dúvidas e questionamentos. Já consegui que um site Espírita internacional não conseguisse me responder e me mandasse plantar batatas, de uma forma educada. Fiquei muito triste com a falta de alcance de um site que se diz "tira-teima". Mas é assim mesmo, ninguém é perfeito.

Fui procurar fotos na net para ilustrar este assunto e só achei cenas nefastas, assustadoras, tudo muito macabro. Desse jeito ninguém se aprochega. Para mim, Espiritismo é como foi representado no filme Ghost, cheio de amor e bom humor, como uma coisa natural.

Patrick Swayze antes de partir desta para melhor com 
Demi Moore que não é esta santinha não, no filme Ghost
Para mim os seres de luz são como aqueles do filme A.I. ("Artificial Inteligence", Inteligência Artificial) de Steven Spielberg. Só vou poder dizer se é verdade quando chegar lá, mas aí também não poderei dizer pra vocês. Por isso, tudo o que posso fazer é decidir no que acreditar, usando a lógica. Porém, uma lógica mais emocional do que científica, propriamente. É difícil você acreditar em si mesmo quando tudo diz ao contrário. É nessas horas que entram as... conspirações.

Diáfanos, elegantes, majestosos, os seres avançados do filme A.I
Para aqueles que não tem preconceito, saibam de algumas curiosidades relacionadas a este tema.

Começa que eu chamo de "religião" entre aspas porque realmente não é religião. Trata-se de grupos de estudos. Mas o povo tem mania de distorcer, porque todo mundo "precisa" de uma religião, uma obrigação. Se for só grupo de estudos, eles não dão valor.

Uma vez comecei a fazer parte de um grupo aqui neste país, bem longe do Brasil, mas parei de fazer por dois motivos. O primeiro foi quando as pessoas queriam introduzir músicas nas reuniões. Ora, o Espiritismo não supõe adorar imagens, possuir "templos" ou encorajar cantorias, coisas que divergem do objetivo fundamental, e música religiosa é um saco, cá pra nós. Se botassem música, eu não viria porque a gente não deve fazer as coisas quando não se sente bem. O segundo motivo foi que praticamente ninguém do grupo aplicava o que aprendia. Então era um tal de comprar carro novo, de esnobar, de criar briguinhas, competições e inveja.

Outra vez perguntei para uma colega excelente nas palestras, por que ela fazia tal coisa errada. Ela disse, pelo menos a gente tenta melhorar. Grande consolo. Tentar anos a fio sem conseguir não me parece muito produtivo. O que ela não disse foi que participar do grupo era só um passatempo curioso, mas que não servia pra nada no frigir dos ovos. Assim mesmo é muita gente que lê muitos livros mas na realidade não acredita no que lê. É só passatempo.

Sentido da vida: amor?
Ora, prefiro não participar de certos grupos e aplicar os conhecimentos na vida em geral, e é isso o que faço ou procuro fazer. Digo "procuro" porque provavelmente falta alguma coisa inconscientemente. Por exemplo, eu não ando de chinelos pelas esquinas nem me mudei para a Lagos, a maior favela do mundo, na Nigéria...

Lagos, Nigéria
Certa vez um amigo, que admirava muito meus filhos, me perguntou o que eu tinha feito para eles serem do jeito que são. Eu cansei de lhe dar razões como ter começado a vida deles montando Legos, estudando em escolas de didática avançada, ou sempre estando presente em todas as suas apresentações da escola ou resolvendo seus problemas com as diretorias das mesmas, mas ele mesmo assim não se convenceu, achava que tinha algo mais que eu não estava dizendo. Isso depois dele haver comparado com todos os jovens que ele conhecia em dois países, não era possível, eu tinha que ter algum segredo.

Lagos, projeto comunitário; tudo pode sempre melhorar
Não tinha nenhum segredo em especial, foi tudo produto de um conjunto de pensamentos e ações, porém, sem mais argumentos, eu falei que era porque eu os tinha criado sob os princípios morais do Espiritismo. Ateu convicto, ele se enfezou tanto com esta resposta que cortou a amizade. Ora, falei pra ele, foi você mesmo quem perguntou, como é que não aceita a resposta? Se você não acredita em Deus, problema seu, mas não é o problema dos outros. Acho que ele deve ter algum trauma...

O sentido da vida é dar-lhe sentido. Gostei dessa.
Me lembrei então da reclamação pública do piloto de fórmula 1 francês Alan Prost que andou zombando de seu maior rival, Ayrton Senna, dizendo que ele vencia as corridas porque o Deus dele o protegia, desdenhando-lhe porque ele não tinha isso ou o que Ayrton dizia não tinha o menor sentido, que Ayrton era um idiota. Isso porque, depois de todas as vitórias, Ayrton agradecia publicamente a Deus, coisa que as pessoas de primeiro mundo esnobam e dizem que não acreditam, mesmo que, diante do perigo iminente, eles não consigam conter o "ai meu Deus" ou "Deus me ajude".

Prova na lápide
Não acredita? Pois, se você sabe Inglês, leia aqui nesta reportagem do Sydney Morning Herald de sábado passado (21/03/2013) sobre o ex-criminoso e "pistoleiro" David "Hippie" Holmes: "Call it false bravado, or whatever, but the thought that was in my head was 'God hold me.' He laughs again. 'Just, God hold me now.' " (Me chame de falso corajoso ou algo assim mas o pensamento que estava na minha cabeça era 'Deus me guarde.' Ele ri novamente e repete: 'Só isso, que Deus me tenha agora') pouco antes de ser submetido à tortura de uma gangue cobrando dinheiro de drogas sob a qual ele achava que ia morrer e já tinha cova e tudo pronta. Este tremendo marginal depois de ter escapado dessa "encontrou Deus", se aquietou e virou surfista (http://www.smh.com.au/national/into-the-light-20140317-34waz.html#ixzz2xEt21vUM).

Cena com Prost e Sena
Uma coisa boa que o Espiritismo nos ensina é que não existem pessoas más. Existem pessoas com problemas, com histórias escabrosas, mas todo mundo sempre tem um motivo para ser como são. É melhor do que psicologia porque atravessa "vidas" e não se atém a uma só, coisa que a maioria dos asiáticos também acredita (karma).

Nunca me esqueço de uma entrevista da TV com meninos de rua que dormiam na calçada da igreja da Candelária no Rio de Janeiro. Eles eram mini-criminosos armados e perigosos, mas ao dizerem que o que mais sonhavam na vida era com uma cama quentinha e fofinha numa casa com papai e mamãe, chegavam a rolar lágrimas de seus olhinhos de viciados delinquentes juvenis. Ora, como é que se pode ser mau se emocionando com tal coisa? Só pode ser porque eles não tem, não tiveram, e não têm a menor possibilidade de terem mais na vida. Isso é uma judiação social e aconteceu há mais de 20 anos atrás.

Igreja da Candelária, Rio de Janeiro
O surfista protagonista da história citada acima foi criado com uma mulher batendo tanto nele diariamente que ele se acostumou com a violência e por isso aguentou todas as torturas sem gritar nem pedir clamor, e muito menos denunciou quem quer que fosse para seus algozes. Mas não deixou de ter medo e entregar tudo a Deus na hora crucial de sua vida. O mais bonito da estória é ele haver perdoado os torturadores e ter até conseguido retirar o principal da solitária. E ainda, parte da gangue que foi presa não foi por causa de denúncia dele. Irmãozinhos, todos sofridos, unidos na desgraça.

Todo mundo tem uma história. Para ter uma idéia, meu camarada, assista ao excelente filme Carandiru de Hector Babenco aqui: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-carandiru-nacional-online.html


A estas alturas do campeonato e depois de ter criados filhos, além de ter conseguido viver com a mesma mulher por algumas décadas, o que muitos consideram uma proeza ou então impossível, eu acho que deveria ter cursado psicologia ao invés de ter feito curso na área das ciências exatas. 

Tenho um primo que me envia muitos textos extraordinários sobre este assunto em que ele é mestre. Os textos são tão bons que sinto necessidade de divulgá-los mesmo que isso vá fechar as portas do meu blog para mais da metade dos 4,5 leitores que ainda não sairam por aquela porta, ó.

Para quem ficou, veja que pérolas da fantasia!

O espírito do Rolls Royce
"O Espiritismo nos ensina que todos os planetas possuem seres humanos a habitá-los e cada qual  em sua própria dimensão. Os mundos, segundo sua evolução, são divididos em mundos inferiores, intermediários e superiores. Os inferiores são classificados em mundos primitivos e mundos de expiação e provação. Os intermediários são mundos de regeneração e os superiores são os mundos ditosos e celestiais. Nestes últimos, os corpos físicos são de essência semi-material, invisíveis para nós, leves e que não sofrem as vicissitudes da matéria como ocorre com nossos corpos."

"A Terra é um planeta de expiação e provação. Mas, estamos num período de transição para a regeneração. Estas mudanças que estão ocorrendo e que tão bem você citou (eu havia falado pra ele sobre estes fenomenos climáticos aumentando em violência e frequência no mundo), fazem parte deste processo."

"A nível espiritual já se iniciou a separação do joio do trigo. Os espíritos recalcitrantes (vocês sabem o que é "recalcitrante"? Nãé calcinha com hidratante) no mal já estão sendo separados e enviados a mundos primitivos. A vinda do planeta X ou Absinto na terminologia Espírita (Nibiru na terminologia da pseudo-científica, meu comentário), acelerará o processo ao provocar imensas catástrofes com grandes desencarnações coletivas. Nesta hora todos seremos chamados ao testemunho da fraternidade."

Órbita do planeta "X" em vermelho
"Há cerca de 12 mil anos, já passamos por um processo similar, quando o planeta Axtlán que orbita a estrela Capela, na constelação do Colcheiro, passou pelo mesmo processo de ascenção a mundo de regeneração e nós fomos expulsos para a Terra. Aqui chegamos quando haviam os Neanderthalenses e demos origem ao homem atual."

O substituto de Plutão
"Portanto aqui na Terra só permanecerão os mais adiantados."

"Nesta etapa de transição, até o ano 2000, vieram levas de espíritos índigos provenientes do sistema de Alcíone. Mas, desde então estão reencarnando por aqui milhões de espíritos ainda mais evoluídos que são os cristais, com a missão de prepararem a Terra para a Nova Era."


"A trilogia que referí em outro e-mail, dá uma visão bem completa do ponto de vista espiritual, dos momentos que estamos vivenciando. (Que trilogia? Meu comentário, foi mal, perdi essa)."


Em outro email ele me manda:

"Nenhum planeta é desabitado e algumas luas também. No sol habitam os seres mais evoluídos. Claro que estamos falando em dimensões diferentes da nossa e invisíveis para nós. A física quântica, inclusive, vem em apoio a todas estas afirmações do Espiritismo. Só teríamos condições de visualizar vida em planetas inferiores iguais ao nosso ou um nível acima, como nos de regeneração."

Como representar as dimensões? Escapa da nossa capacidade
"Segundo também nos informam os espíritos, o Brasil foi eleito a terra do evangelho. Desde o princípio Deus vem preparando nosso país para o papel de Coração do Mundo e Pátria do Evangelho (veja o livro com este título)."

"No futuro teremos papel importante na construção da fraternidade universal e no apoio ao surgimento da Nova Era (veja o livro Evangelho Segundo o Espiritismo, nesta parte)."


"Como preparação para esta missão, o espiritismo aqui foi implantado e será o futuro das religiões."


"Quanto aos livros virtuais você encontra no site Biblioteca Espírita Virtual, inclusive com ótimos filmes espíritas e espiritualistas: www.bvespirita.com"

Pelo menos estes livros não podem ser queimados. Mas diga se tudo isso nãé inspirador? Finja que é tudo fantasia e fica tudo bem. Não custa sonhar e faz um bem!

Queima de livros
"Sobre o sol: se fosse uma existência na dimensão nossa, certamente queimaria tudo. Mas, no caso que estamos a falar, se trata de dimensões diferentes da nossa. Da mesma maneira, não poderia existir vida em Marte, Vênus, etc... como a nossa, na dimensão nossa."

"Na realidade existem milhões de universos paralelos, cada um em dimensão diferente. Nós existimos fisicamente em uma dimensão e nosso corpo espiritual em outra. Assim, somos seres bidimensionais com dois corpos existindo em planos ou dimensões diferentes. O nosso duplo ou cópia é o que chamamos perispírito que, por existir em outra dimensão, não é visível. Durante o sono, saímos do corpo físico, como a borboleta sai do casulo, e adentramos o mundo espiritual com o outro corpo próprio daquela dimensão, o perispírito. Isso que o Espiritismo já ensina há 160 anos, hoje é bem estudado na física quântica."


Veio um terceiro email, aí danou-se:

"A física quântica abriu uma porta para desvendar o mundo espiritual, mas ainda faz confusão com algumas coisas que serão esclarecidas com o progredir desta ciência."

O cântico do universo quântico
"Como lhe falei anteriormente, nosso espírito quando encarnado, transita entre duas dimensões, uma física e outra espiritual. Ao mesmo tempo, o transcorrer da nossa existência vai deixando gravado no espaço-tempo tudo o que ocorre, até os nossos pensamentos, como se estivéssemos gravando um filme, sendo cada quadro do filme um instante de nossas vidas. Se a um dado momento pedéssemos voltar a fita, veríamos de forma real e viva, tudo o que já vivenciamos. É como se hoje tivéssemos um telescópio que olhasse para um mundo habitado que tem uma distância de cinco anos-luz de nós e veríamos seus habitantes vivenciando o que lhes ocorreu há cinco anos atrás."

Somos da esquerda presos pela direita e de centro em sonhos
"Assim sendo, ao mesmo tempo só existimos em duas dimensões, porém como o tempo-espaço é relativo ao nosso mundo, no mundo espiritual ele não existe, daí se segue que existem virtualmente bilhões de nós, bilhões de quadros de nós gravados eternamente."

"É comum relatos em livros espíritas em que colocam uma tela em determinado lugar no mundo espiritual onde se projeta a mente de um determinado espírito e transcorrem as cenas vívidas, tridimensional e de um realidade vívida. Ex.: livro Legião da trilogia que lhe enviei o e- book. Isto não quer dizer que existem bilhões de nós. Nós espíritos somos únicos, estes outros "nós" são virtuais , aparentemente tão vivos quanto nós, mas vivenciando o que fomos e fizemos em dimensões fora da nossa, onde só existe a eternidade."

Aí já não entendi mais nada e só me veio a cabeça o tal do arquivo do filme "Todo Poderoso" com Jim Carrey.

Veja a série científica dos Universos Paralelos, dublada em Português, parte 1 a 5:


Desculpem, os vídeos acima foram removidos e não achei nenhum para substituí-los no momento, em revisão de 05/06/2016.

Dá pra acreditar nisso? Eu "prefiro" acreditar por uma questão de lógica, caso contrário, nosso "sentido da vida" não tem lógica nenhuma.

E quem disse que Deus é lógico?

Bem, suponho que, para existir justiça, é preciso lógica. E quem disse que o mundo é justo? Bem, ele não é justo se considerarmos apenas uma vida. Porém, se extendermos este conceito de vida a muitas vidas, ou à eternidade ou ao infinito, então é muito mais possível que exista mais lógica e justiça. O que nasceu primeiro, o ôvo ou a galinha?

Quem és tu?
Ei, tem alguém aí ainda? Tudo isso são histórias da Carochinha, podem voltar, acredita quem quer. Será que exagerei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.