sábado, 2 de janeiro de 2016

Firulas Vocais

Continuação do post anterior sobre música, porque sou metido a saber tudo. Vamos comigo.

Falsete

Head voice ou voz de cabeça, quando a voz não vem completamente do peito. É pequena, leve e bonita quando é forte, mas em geral é muito fraquinha.

Reis do falsete, difundiram esta modalidade de canto para homens
Falsete (do italiano falsetto = "tom falso") é o registro vocal por meio do qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos que os da sua faixa de freqüência acústica natural (tessitura). É assim chamado por depender diretamente do conjunto de músculos intrínsecos da laringe. É especialmente usado por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Dessa forma, é necessário um treinamento especial para que o uso de falsete não prejudique a execução da peça musical. Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional ao canto.

Artistas conhecidos por usarem essa técnica são o cantor pop Justin Timberlake, e o vocalista do Maroon 5, Adam Levine, o vocalista dos Bee Gees, Barry Gibb (cuja voz alcança o falsete na grande maioria das músicas do grupo), além de Morten Harket, ex-vocalista da banda A-Ha e Freddie Mercury, donos de grande técnica e extensão vocal. E Ney Matogrosso, apesar do sobrenome.

Firulas

Todo tipo de criatividade e malabarismo feito com a voz que encantam a audiência como uma virtuose divina.

Força da Voz

Conhecer a sua força de voz também ajuda a determinar o seu tipo de voz. Sopranos e tenores têm uma voz mais forte do que mezzos, falsetes e baixos. Da mesma forma, mezzos e baixos têm uma voz meio mais forte e incorporadas do que sopranos e tenores.

Certa vez conheci um cara cuja voz era tremendamente estrondosa e literalmente ribombava. Quando ele falava só faltava derrubar tudo na sala. Ele era baixinho, e apesar de bombado, não era corpulento como um Luciano Pavarotti e era bem jovem. Eu ficava impressionado com tanto poder de voz, como era que ele fazia aquilo, uma vez que ele não tinha absolutamente nada de "anormal" na aparência, como um pescoço grande, grosso, ou um pomo-de-adão avantajado.

Não se classifique muito rapidamente com base nos fatores anteriormente discutidos. Para efeitos gerais de canto, foque na construção de uma grande técnica para sentir como sua voz responde. Sua voz lhe diz de que tipo ela realmente é; você apenas tem que saber como e escutá-la.

David Miller, Sébastien Izambard, Urs Bühler e Carlos Marín formam
o grupo Il Divo, aqui em São Paulo, Brasil, em 2008
Full Voice

Voz cheia, característica do grupo Il Divo.

A poderosa presença do grupo Il Divo no palco é composta de quatro cantores, três dos quais são classicamente treinados, de quatro países diferentes: o barítono espanhol nascido na Alemanha Carlos Marín (nascido em 1968), dois tenores clássicamente treinados, o suíço Urs Bühler (nascido em 1971) e o americano David Miller, (nascidos em 1973), e o cantor pop e compositor francês Sébastien Izambard (nascido em 1973).

Urs é um Tenor, provavelmente um Heldentenor. Como o próprio nome indica, o compartimento vocal do Heldentenor apresenta-se no repertório operístico romântico alemão. O heldentenor é o equivalente alemão do tenor dramático, porém com uma qualidade mais baritonal. Portanto, a voz heldentenor pode ou não ter facilidade até a elevação B ou C. O repertório, no entanto, raramente solicita tais notas altas. Estas parecem ser evidentes no repertório de Il Divo: a extensão evidente de sua voz nas gravações do Il Divo mostra que ele pode cantar de G2 até C5.

Sébastien é um alto melodioso popular ou voix populi e por isso tem uma tessitura de tenor fônico. A tessitura deste tipo de voz é típica de um tenor comum, embora com um tom mais claro sem o treinamento operístico. A voz de Sébastien é distinguida pelo seu timbre claro e brilhante, pela ressonância peitoral e firmeza na projeção da voz. A extensão evidente da sua gama nas gravações do Il Divo mostra que ele pode cantar de G2 até B4.

Carlos é um barítono Verdi. Incorporando os tons profundos de um baixo, enquanto apresenta um intervalo superior que se aproxima de um tenor, o tipo de voz de Carlos é alto mesmo para um barítono normal. Um barítono Verdi refere-se a uma voz capaz de cantar de forma consistente e com facilidade na parte mais alta da faixa do barítono, até A4, às vezes mesmo até o B4♭. A extensão da sua gama evidente nas gravações do Il Divo mostra que ele pode cantar de G2♭ até B4♭. A partitura não-oficial do seu primeiro álbum afirma que ele canta baixo até D2, porém isso é atípico para um barítono. A maioria dos baixos não é obrigada a cantar essas notas.

David é um tenor lírico. O tenor lírico é uma voz cheia, graciosa e quente com um timbre brilhante, que é forte mas não pesada e pode ser ouvida acima da orquestra. Tenores líricos têm um alcance de aproximadamente um C a uma oitava abaixo do C médio (C3) até um D de uma oitava acima do C médio (D5). A extensão da sua gama evidente nas gravações do Il Divo mostra que ele pode cantar de C3 até E5. Um falseto F5 muito rápido pode ser ouvido em seu primeiro álbum na canção Hoy Que Ya No Estas Aqui.

Tendo gravado I Believe in You com Celine Dion, em seus shows, David cobre sua parte sem tirar nem por.

Para um homem como eu ser fã do Il Divo, tem que aguentar as músicas melosas que eles cantam para as senhoras sonhadoras, a maioria em espanhol.

Gravação

Para analisar melhor sua voz como um todo, grave você mesmo cantando e ouça depois com muita atenção. Procure encontrar erros de afinação, dinâmica, etc. Analise bem sua voz e tente corrigir os defeitos fazendo os exercícios sugeridos aqui. Depois grave novamente e veja se melhorou. Tente aumentar o nível de dificuldade das músicas gradativamente. Veja aqui, Aula de Canto, Como Cantar Bem:

http://www.descomplicandoamusica.com/aula-de-canto-como-cantar-bem/

Tocando harmônica ou gaita de boca
Harmônicas

Sobretons ou conjunto de notas que casam umas com as outras provocando efeitos generalizados que em geral são belos quando bem trabalhados. Muito usadas em corais ou orquestras.

Improvisação

Toda criatividade que muda a harmonia da música sem fugir do tema principal, mantendo-a ainda reconhecível.

Melisma

Sequência de várias notas como variação de uma harmonia, completamente inesperada e única, cada uma demonstrando a personalidade do cantor.

Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a uma única nota. A música das culturas antigas usava técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (mistérios eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer gênero, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel de Aretha Franklin e Mariah Carey são consideradas as melhores empregadoras modernas desta técnica.

Tarkan é um alemão oriental crescido na Turquia onde fez sucesso com música popular. Seu canto é floreado e melismas típicos da música muçulmana. De tanto assistir ao show Eurovision todo ano aqui na Austrália, aprendi a gostar da música oriental. Antes para mim eram todas iguais por causa desta tendência. Aqui ele canta Verme (que é Verme mesmo em português também), de 2001. Ele tem uma longa produção artística. Se você é homem, a beleza desse cara vai lhe incomodar, cara. Ouça aqui o meloso melisma melífluo de Tarkan:


A Turquia tem uma cultura machista que choca o brasileiro com suas saunas masculinas não gays, suas lutas de wrestling onde os lutadores são besuntados de óleo e para segurá-los é preciso meter as mãos dentro de suas calças de couro negro (!) e as famosas danças entre homens, o que deixa Tarkan bem à vontade neste vídeo. Aqui, Tarkan canta Kuzu Kuzu (Cordeiro, Cordeiro). Lembrem-se também que em muitas culturas orientais é comum homens andarem nas ruas de mãos dadas ou braços dados, além de se darem beijos. Isso é sinal de muita amizade. 


Melisma é um termo musical mais comumente utilizado para o canto (já vi ser utilizado por organistas também), e nada mais é do que a técnica de mudar a nota de uma silaba enquanto está sendo cantada, ou seja, enquanto você canta um “Laaaa” e muda a nota você já está fazendo melisma, não é necessário haver muitas notas para se caracterizar o melisma como muitos pensam, mas atenção, para que seja considerado como um melisma a nota deve variar enquanto você emite o som dessa sílaba, o que foge disso não é melisma.

http://cantarbem.com/melisma/ (Blog de Caio Sampaio)

Nota Musical

Musical note quer dizer "nota musical", e representa-se por:

C ou Dó
 C# ou Dó sustenido ou Ré bemol
D ou Ré
 D# ou Ré sustenido ou Mi bemol
E ou Mi
F ou Fá
 F# ou Fá sustenido ou Sol bemol
G ou Sol
 G# ou Sol sustenido ou Lá bemol
A ou Lá
 A# ou Lá sustenido ou Si bemol
B ou Si

No violão/guitarra, essas notas podem ser conferidas da seguinte maneira: 

e---------------------0--1--3--5--7--(8)--------------- Oitava acima (C4)
B-------------0--(1)--3-------------------------------- Dó central do piano (C3)
G----------0--2----------------------------------------
D--0--2--3---------------------------------------------
A-(3)-------------------------------------------------- Oitava abaixo (C2)
E------------------------------------------------------

Postura para cantar
Oitava

Sequência de 8 notas a partir do Dó maior.

Ponte

É uma seção no meio de uma música que se diferencia do resto. Usualmente elas estão no côro, e algumas vezes em outras partes, geralmente se repetindo como marca registrada da música, uma forma de gravá-la na cabeça de quem houve, para ser sempre lembrada.

Portamento

Quando o cantor “arrasta” uma nota para cima ou para baixo, sendo comum usar vibrato nos finais de frases ao cantar blues.

Postura Física

Importante para obter-se a melhor voz sem cansar.

Postura para cantar hino nacional
Uma aula de canto também é uma aula de postura! Procure ficar ereto, de pé, com um pé um pouco mais a frente do outro, mas alinhado com seus ombros. Isso vai permitir uma respiração mais fácil. Se estiver sentado, a mesma regra se aplica a esse cenário. Mantenha os dois pés no chão, sem cruzar as pernas. O corpo alinhado permite maior controle e sustentação do canto sem tensão.

Pronúncia

Fôlego e controle da respiração que não pode falhar no meio de uma longa nota.

Importante para a letra da música ser totalmente compreendida.

Postura com relação à homofobia
Uma boa dicção é fundamental para um canto bonito. Pratique bastante as vogais sustentando também alguns trechos de músicas conhecidas com vogais abertas, por exemplo: “Am[êêêêêi]zing Gr[êêêêêêi]ce”. 

Lucas Lucco tem se aprimorado nos "erres" corretamente, o que soa meio pedante, mas está certo, e seu exemplo deve ser seguido e o Português deve ser respeitado. 

Com isso sua postura na novela Malhação foi facilmente garantida com sua dicção impecável e profissional.

Registro

Série de notas adjacentes que soam semelhantes, são produzidas de uma forma similar e possuem uma qualidade tonal também similar. As notas soam semelhantes porque os mesmos músculos as produzem e muitas vezes eles vibram em um local similar no corpo de um cantor. As transições entre os registros podem ajudar a determinar o seu tipo de voz.

Sobretom Cruise...
Sobretons (e Harmônicas)

A cor vocal tem realmente a ver com acústica uma vez que trata-se da adição de harmônicas e tons ao som básico. Alguma coisa é regida pelo que você está cantando - WWTLF (Who Wants To Live Forever - Quem Quer Viver para Sempre) tem um tom mais escuro para Adam Lambert, pois é uma canção triste / melancólica, e canções em chaves menores serão sempre mais escuras de som.

Ouça aqui o virtuoso Adam cantando esta música no Rock in Rio de Portugal com o Queen, em setembro de 2015, mas tem que aumentar o som para ouvir direito. Afinal, quem quer viver para sempre mesmo? Pelo menos não nesse planeta, não com este mesmo corpo e estas mesmas manias...


Quando você está fazendo uma perfórmance porém, você adiciona a cor usando as palavras. Bons cantores realmente ligam-se nas palavras que eles estão cantando, e é imediatamente perceptível quando alguém não faz isso - a música vai soar como "morta". Este é o lugar onde Adam tem uma enorme vantagem sobre um monte de outros cantores com a experiência musical de teatro, uma vez que ele irá, naturalmente, envolver-se com as palavras e utilizar a sua capacidade de atuar. Esta é uma das coisas que lhe torna um artista tão fascinante, e não é apenas um jeito de projetar as emoções para a multidão, trata-se de ser capaz de atrair as pessoas para você também. Nós nos acostumamos a ouvi-lo cantar Save Me em salas onde você poderia ouvir um alfinete cair, e isso é porque ele tenta fazer-se parecer vulnerável, o que atrai instantaneamente a audiência para si.

Aqui tem um monte de parágrafos que não são meus como o acima, mas eu endosso.

Técnicas vocais

Quanto mais variações, mais domínio da voz, que se obtém com técnica, exercícios e muita prática.

Tessitura artesanal em linho e algodão de Bleve Lucia, em Puglia,
Itália, http://www.tessiturablevelucia.com/
Tessitura

Todas as notas que o cantor consegue cantar bem; o cantor pode cantar notas fora de sua tessitura mas nunca fora de sua extensão.

O alcance da voz, onde um cantor sente-se mais confortável, é chamado tessitura. Se você ouve a palavra tessitura usada em uma discussão sobre uma canção, nesse caso, ela refere-se à área onde a maioria das notas encontram-se na música.

A tessitura de uma música de Stevie Wonder é bastante elevada, porque ele sente-se confortável cantando uma grande variedade de notas altas. A tessitura de "God Bless America" e da maioria das canções populares é menor. Saber onde sua voz sente-se mais confortável, bem como onde sente-se desconfortável, é um fator determinante quando se trata de expressar seu tipo de voz.

Timbre @ The Arts House, 1 Old Parliament Lane, também é uma
casa noturna de shows acústicos de Jazz em Singapura
Timbre

Variação das vozes de cada um de nós, grossa, aguda, esganiçada, maviosa, aveludada, 
rouca, gutural, cristalina, fraca, poderosa, estridente, áspera, tensa, clara, escura, lírica, dramática, etc.

Timbre depende do volume da voz e pode ser colorido, cristalino, rouco, 

O brasileiro adora o timbre rouco feminino e a maioria das cantoras o exibem Elza Soares, Marisa Monte, e entre os homens, Luis Melodia, Tim Maia, entre os estrangeiros, Seal, Elvis, Adele mas os estrangeiros ocidentais preferem o timbre agudo como Celine Dion e Withney Houston, esta talvez a maior virtuose do mundo, prima de Dionne Warwick.

Porém há sempre lugar para vozes de timbre cristalino como Wilson Simonal, sacundim, sacundá.

Timbre é uma característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes. Força ou intensidade pulmonar e altura pela qualidade das vibrações das cordas vocais além da ressonância das cavidades físicas da traquéia, garganta e face, definem o timbre.

Tom Cruise como Stacee Jaxx em Rock of Ages: o Filme
Tipos de Voz

A mesma pessoa pode produzir voz de peito, voz de cabeça (falsete) e voz mista (ambos).

Voz de tamanho médio e tonalidade quente, que permite cantar-se confortavelmente por muito tempo, até mesmo utilizando frases. A voz lírica é apropriada para um personagem romântico.

Tom de Voz (Pitch)

Cada voz tem uma qualidade ou cor tonal específica. Cor também é chamada de timbre. As palavras que descrevem tom estridente incluem, escuro, brilhante, metálico, zumbido, e estridente. Ao determinar um tipo de voz, o tom de voz ajuda a determinar ainda mais a sua categoria. O tom de voz de um tenor é frequentemente muito mais brilhante do que o tom de voz de um baixo.

Esta é a convidada Clare Torry cantando Great Gig In The Sky (O Grande Veículo Espacial) no álbum Dark Side Of The Moon (O Lado Escuro da Lua) da banda de rock Pink Floyd, uma música sem letra onde ela só profere sons utilizando muitas das técnicas descritas aqui, capazes de lhe levarem às lágrimas por sua interpretação e dramatização do desespero e calma, sem palavras, sem imagem.


A seguir, uma grande surpresa, o tom de voz de Tom Cruise. Proibido para menores de 15 anos por causa da sugestão sexual deste vídeo, pela primeira vez vejo o ator dando uma de comediante e descubro sua voz que espero não tenha sido trabalhada eletronicamente. Se for natural, é uma grande surpresa e soma mais pontos para a reputação desse artista impecável cuja religião cientóloga o obrigou a largar a incomparável atriz australiana Nicole Kidman. Tom Cruise em Rock of Ages: o Filme, cantando uma das canções que acho das mais belas do mundo até pelo seu próprio tema, I Want to Know What Love Is (Quero Saber o que É Amor Afinal), criada por Mick Jones da banda Foreinger e originalmente lançada por eles em 1984:


Velocidade

Agilidade em retomar-se várias notas em sequência sem titubear ou errar o tom.

Faça exercícios de vocalize praticando também a agilidade com que você consegue ir de uma nota para outra com precisão. Comece lentamente, indo e voltando e aumente gradativamente a velocidade. Isso vai dar mais flexibilidade para sua voz.

Vibratto

Efeito musical que consiste em uma mudança regular e pulsante de campo; ele é usado para adicionar expressão à música vocal e instrumental; o vibrato é tipicamente caracterizado em termos de dois fatores: a quantidade de variação do pitch ("extensão do vibrato") e a velocidade com que o campo é variado ("taxa de vibrato"; os cantores francêses como Edit Piaf e Charles Aznavour e portuguêses de Portugal como Amália Rodrigues, tendem a manterem um vibrato curto, enquanto na época disco desenvolveu-se um vibrado bastante vagaroso, como em How Can You Mend a Broken Heart, do Bee Gees. 

Cantar sem vibrato parece escolar, infantil, sem treino nem seriedade, embora talvez algumas pessoas simplesmente não consigam produzir vibrato por uma questão fisiológica.

Aqui, a diva Tina Turner mostra seu vibrato através de seu corpo inteiro, a partir das cordas vocais, passando pela garganta, palato, boca e expressão, tudo vibra. Não só também é uma das minhas músicas prediletas como está intimamente ligada a meus filmes prediletos também, a série australiana Mad Max (qualidade ruim deste vídeo, infelizmente), We Don't Need Another Hero:


Apenas um toque rápido sobre isso. Interessante que havia alguns críticos durante o show American Idol que achavam o vibrato de Adam Lambert intrusivo, pois esta é uma parte natural da voz que é criada pela ação da respiração. Se você ouvir uma voz que é completamente sem vibrato, ela é bastante desagradável. Você precisa de pelo menos um pouco de vibrato para fazer o som da voz parecer-se como uma coisa viva. No entanto, você tem que tomar cuidado se percebe vibrato em partes específicas da voz, pois pode significar que você está exercendo muita pressão sobre a garganta, ou empurrando a sua voz para o lugar errado.

Tipos de vibrato: normal, trêmulo e curto, e oscilação modulada longa
Se ouve muito o ícone John Farnham na Austrália, e como cantor ele é parecido com Adam Lambert de algumas maneiras (vocal e personalidade). Ele também é um grande exemplo de cantor com um tenor tipo rocha controlada... como Adam. Quando ele canta, muitas vezes soa selvagem e perigoso, mas se ele não estivesse fazendo corretamente, teria se queimado a muitos anos atrás, mas ao invés disso, sua voz ainda é tão forte hoje como na década de 70.

Vibrato é um rico elemento estilístico na voz de canto e tem atraído a atenção de pesquisadores acústicos sobre voz nos últimos anos. É caracterizado por uma série de características acústicas e fisiológicas que podem variar de acordo com a tradição cultural e o contexto musical.

Acusticamente, o vibrato corresponde a uma modulação sinusóide periódica da frequência fundamental produzida pelas cordas vocais e é percebido como uma oscilação regular no campo de uma emissão sustentada.

Voz de peito. Um jeito de soltar a voz de peito é começar também
soltando o arrôto com toda sua força, estrondando
...
Em um interpretação vibrante, que sai do âmago de seu ser, o ex-Menudo Angelo Garcia aparece em um vídeo na internet que já tem mais de 29 mil visualizações. Cantando um hit da Madonna de 1986, Angelo interpreta  “Live to Tell”. Sem camisa, bombado, cheio 

Este vibrato a seguir é proibido para menores de 15 anos por suas sugestões vibratórias sensuais além da conta. Trata-se do incrívelmente poderoso Angelo Garcia, mais um ex-Menudo a declarar-se gay (refiro-me ao extraordinário pai de gêmeos Rick Martin). Para assistir a este vídeo, é preciso você se despir de todos os seus mais íntimos preconceitos e vê-lo como uma obra de arte sublime. O Angelo realmente tem uma voz muito poderosa e este parece ser seu único (ou primeiro) sucesso atual. Apesar dele ser capaz de cantar de tudo, seus vídeos caseiros no Youtube têm qualidade bastante sofrível. Pode ser que sua nova imagem atual encaixe no "mainstream" moderno e liberal, mas ainda é considerado extremamente sexualizado. Eu, por exemplo, não o vejo como gay aqui, vejo-o como um homem "liberado". Estão avisados e não me culpem, Delusions of Grandeur:


O vibrato pode ser medido em termos do número de ciclos de modulação por segundo, que é a taxa de vibrato (Hertz). Os valores médios da taxa de vibrato geralmente variam de 4 a 7 Hz. A extensão do vibrato é definida como a amplitude média de variação da frequência nos ciclos (Hertz). As variações na intensidade (decibéis ou dB) também podem ser usadas ​​como uma característica estilística interessante.

O início vibrato é conhecido como o delay (atraso, ms) a partir do início de fonação do primeiro ciclo vibrato e é extremamente importante para alguns estilos de canto, como numa interpretação de uma ária barroca.

Coral Jovem Adventista de Brasília
O vibrato tem sido considerado como um sinal notável de boa qualidade vocal, muito útil para cantores destacarem suas vozes de seu fundo musical. Certas características do vibrato, tais como estabilidade em periodicidade, são sinais de boa qualidade vocal e permitem ao ouvinte não treinado identificar perceptualmente a diferença entre profissionais e amadores não treinados ou jovens cantores de cantores senis.

A variabilidade nos parâmetros acústicos do vibrato ainda é uma questão de controvérsia na literatura e tem que ser investigado em termos de altura e intensidade, duração das emissões sustentadas, estilo musical, técnica vocal e senilidade.

Detalhe: dificilmente o vibratto funciona em corais. As vibrações tendem a entrarem umas por dentro das outras, anulando-as, confundindo e atrapalhando-se.

Coma-Doof Warrior do filme feminista Mad Max IV, 2015. O guerreido
Coma-Doof (também conhecido como o guerreiro Doof) é um
guitarrista cego que fez parte da milícia de Immortan Joe, o lorde
da Citadel (cidadela), maior inimigo de Mad Max, tocando em cima
do caminhão trio-elétrico Doof Wagon. Interpretado pelo músico
australiano iOTA, aparece em Mad Max: Fury Road (O Louco Max:
A Fúria da Estrada) e seu nome deriva da gíria australiana para
festas rave techno, apelidadas de "festas doof" (pateta em alemão)
por causa das suas repetitivas batidas 4/4. Mais informação em
Inglês: http://madmax.wikia.com/wiki/Immortan_Joe
Vocalizes

Sequências de notas como apogiatura, quando muda-se de nota usando-se outra no meio, mais alta ou mais baixa, ou melisma quando implica em várias notas no meio de duas principais da harmonia musical.

Fazer vocalizes é cantar diversas notas em sequência (dó, ré, mi – por exemplo) utilizando algum fonema específico, como: má, mú, pá, pó, lá, ou simplesmente alguma vogal aberta como a, e, i, etc. Você escolhe o fonema e fica cantando as notas junto com algum instrumento. Isso é ótimo para treinar a precisão vocal. Faça isso utilizando escalas musicais, como escala maior, escala pentatônica, etc. Isso também vai ajudar você futuramente na improvisação.

Rosanah Fiengo é um exemplo brasileiro de total domínio de todas as técnicas acima, representadas nesta simples música do início de sua carreira, em 1979, Fique um Pouco Mais:


Este site seguinte analisa Rosanah neste contexto desta música assim, com extensão Vocal de 2,6 oitavas (A3-F♯6).

"Essa música do início da carreira de Rosanah é uma das mais sensacionais dela, em termos de agudos. Não por apresentar algo supersônico ou uma extensão monstruosa, mas sim, pela sustentação seguida de mega agudos que culminam num F♯6 em voz de cabeça, que apesar de não ser o mais alto dela, é muito potente e nem cantoras como Mariah Carey emitem-no sem utilizar o whistle register (Além disso, naquela época os recursos para edição de voz eram escassos). As acrobacias vocais de Rosanah em seus agudos nos mostram que ela merece ser sempre lembrada como uma das maiores cantoras do Brasil, principalmente em termos de potência e alcance vocais."

http://extensaovocalvr.blogspot.com.au/2011/09/musica-do-dia_08.html

Chest and Head voices: quer dizer voz baixa pulmonar que vem do peito, e voz sumítica que preenche a cabeça, conhecida como falsete ou falsetto.

Adam Lambert é um dos raríssimos cantores masculinos que possuem uma "big and nice blended voice instead of a chest voice that cracks into a head voice" (poderosa e bela voz mista ao invés de ter voz normal que se quebra num falsete), ele consegue cantar todas as escalas com voz de pulmão, de peito, sem falsete. Aqui no vídeo Whataya Want from Me (O que Você Quer de Mim?):


Voz

Sem voz não há salvacão...

Whistle Register

Whistle register (registrador de assobios) ou registo de apito (também chamado de flageolet ou flauta registo ou tom de apito) é o mais alto registro da voz humana, que encontra-se acima do registro modal e do registro de falsete.

Youdel

O que mais tem me impressionado tem sido a invasão do "yodel" no cenário musical mundial de uns anos para cá. Praticamente todo mundo passou a utilizá-lo. O que antes era evitado como a morte, como uma falha, um deslize, hoje é o charme de cada cantor ou cantora que utilizam este recurso. Shakira é sua maior representante que trouxe este recurso não da Bavária, mas da Colômbia onde ela nasceu. O canto latino americano dos Andes é todo floreado de "yodels".

Yodelling é praticamente uma forma de canto ou chamado marcada pela alternância rápida entre a voz normal e o falsete, exemplo, "eles tinham aprendido a cair no lago, yodelling como Tarzan".

"The Lonely Goatherd" (O Pastor Solitário) é um show de música popular, a partir do musical de Rodgers e Hammerstein, The Sound of Music (A Noviça Rebelde), de 1959, que faz uso de yodeling. A música é bem conhecida por seus exemplos de yodeling (canto tirolês), uma particularidade da música tradicional dos Alpes austríacos, onde o musical está inserido. Reviva aqui a cena de O Pastor Solitário com Julie Andrews:


Aqui uma orgia de yodeling, para quem realmente gosta, o canto tirolês da Bavária, Franzl Lang - Einen Jodler hör i gern:


E mais, haja fôlego para Yodelling - Franzl Lang:


https://en.wikipedia.org/wiki/Yodeling

Na internet acha-se de tudo para todos os níveis. 2011, Tutorial sobre "cómo cantar tirolés. Seguir todos los pasos y ante todo tener paciencia. El secreto de la vida está en dominar los pequeños detalles; si los dominamos, haremos grandes cosas".


Shakira

Shakira é uma cantora colombiana nascida Shakira Isabel Mebarak Ripoll em Barranquila em 1977 (http://www.shakira.com/home). Ela tem um rebolado famoso que parece bem brasileiro e utilizou tambores brasileiros em seu primeiro single "Whenever, Wherever" (em qualquer tempo, em qualquer lugar), além das flautas andinas. Gostaria muito de ver um brasileiro ou brasileira fazer isso um dia, divulgar nossa cultura com orgulho e profissionalismo. Shakira é a personificação da América Latina e faz questão de imprimir nossa cultura em seu trabalho, tornando-o conhecido mundialmente, fiel às suas raízes.

Whenever, Wherever

Neste vídeo, o melhor de Shakira, mas tentem ouví-la e esquecerem seus requebros sensuais que ela é casada, hein?...


"Whenever, Wherever" foi o primeiro single em inglês da cantora Shakira e o carro-chefe de Laundry Service (2001), seu álbum de estreia em inglês. Foi uma das músicas mais executadas no planeta no ano de 2002. Mundialmente vendeu mais de 9 milhões de cópias.

Shakira é uma palavra árabe e significa "grata". Seu pai era libanês
e sua mãe tinha uma ascendência espanhola e italiana. Do oriente
médio ela herdou a dança do ventre e de seu pai o respeito pelos
órfãos que ele levou-a para conhecer quando era bem pequena.
Composta por Shakira em parceria com Gloria Estefan e Tim Mitchell, a música surgiu com a tarefa de criar uma canção em inglês que conseguisse manter a identidade musical de Shakira, conhecida especialmente por fazer com que diferentes estilos musicais coexistam em harmonia. Tendo ainda, que preparar uma canção que fosse comercial o suficiente para ser um single, Shakira optou por mesclar rock a um pop dançante, flautas andinas e tambores brasileiros. "Whenever, Wherever" surgiu inicialmente em espanhol, como "Suerte". Dado ao resultado do trabalho e devido à inexperiência de Shakira em compor em inglês, Gloria Estefan a ajudou na composição desta versão.

Estima-se que o videoclipe da canção, dirigido por Francis Lawrence, tenha sido orçado em cerca de um milhão de dólares. Foi o maior single de Shakira até "Hips Don't Lie" (2006), conseguindo alcançar a sexta posição na Billboard e alavancando as vendas de Laundry Service, que vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo todo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Whenever,_Wherever

Belo vídeo La La La de Shakira para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014 com Carlinhos Brown, patrocinado por Activia, em apoio ao WFP World Food Programme (Programa para Erradicação da Fome no Mundo) e o Programa de Merenda Escolar para promover um melhor futuro das crianças na escola, com participação de Carlinhos Brown e vários jogadores.


Análise Vocal de Shakira

Pulsos Vocais: estilo vocal original e versátil, que incorpora o yodelling como técnica, de influências árabes. Sua voz tem um peso que permeia o todo, embora, surpreendentemente, pareça ser mais prevalecente no meio-termo de gama mais baixa. Este peso pode ser removido, revelando um nítido contraste de timbre mais leve com sonoridade mais jovem. Sua voz de cabeça é forte e brilhante, tornando-se mais perfurante quanto mais elevada se torna, mas não é frequentemente utilizada. Ela é capaz de fazer um meslisma complexo, geralmente construído em uma escala musical estilo Oriente Médio, bem como é capaz de segurar notas sustentadas com ou sem vibrato. Seu próprio vibrato é rápido, mas controlado.

Shakira é casada com Gerard Piqué, de Barcelona e do Barcelona,
com dois filhos dos próprio casal
Negativos Vocais: Sua voz soa como ganhando artificialmente seu peso através de sua laringe sendo forçada para baixo, uma vez que falando, sua voz é leve. Seu estilo vocal e entonação também podem tornar a compreensão de suas letras mais difícil.

Tipo Vocal: Coloratura contralto
Alcance Vocal: 3 Oitavas, notas E3-D6 

Shakira joga com quebras vocais em misto de voz de peito. Sua voz de cabeça aparenta uma sensualidade e fragilidade feminina extrema. E já nas harmonizações que faz em voz de fundo, no mesmo registro, ganha um aspecto mais texano, valorizando essa característica exótica que ela própria tem na voz, esses agudos cavernosos, como os da falecida Yma Sumac, ela faz essa escala, depois das quebras vocais, onde canta: "We are alive" sem parar. Então temos uma improvisação, na sua voz de cabeça exótica na música Empire. Ela usa melisma ao cantar uma sílaba de texto enquanto move a voz numa sucessão de várias notas diferentes. Aqui com a música Empire:


Da Wiki (https://pt.wikipedia.org/wiki/Shakira) obtemos:

Trabalho Social

Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). 

Dilma Rousseff recebendo um violão de Shakira para leilão
beneficente
Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. 

A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.

Atualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.

Shakira é fluente em espanhol, inglês e português.

Conclusão

Suponho que descobri que o segredo da virtuose de um cantor ou cantora reside nestes termos, melisma apogiatura. Ainda adicionaria o vibratto

Alcance ou extensão da voz não é importante, desde que se saiba usá-los muito bem, e sempre tem-se o recurso do falsete que aplia muito mais a gama de faixas. Músicas podem ser compostas envolvendo poucas oitavas, senão uma só oitava, como as da Bossa Nova. A cultuada Nara Leão é um exemplo de voz curta que parece mais floreada de falsetes. Às vezes fico pensando que muitos artistas brasileiros não vencem por meritocracia mas por aristocracia, alçados ao estrelato através de QI alto (quem indicou), reflexo de uma sociedade corrupta, o que não quer dizer que cada um não tenha o seu talendo e o próprio valor.

Ricardo Raposo cantando Amigo Eu Vou Orar - Grupo Interface. 
Infelizmente é música religiosa. O problema não é ser religiosa, 
mas é que, se fosse popular, não faria sucesso no Brasil, o que 
é uma vergonha e nos obriga a pelo menos encararmos a religião 
forçosamente, restringindo o acesso a esta bela obra aos círculos
religiosos apenas

Timbre também não é importante porque tem cantores muito bons e bem sucedidos, de vozes roucas como Kim Carnes e Rod Stewart, vozes grossas como Barry White ou esganiçadas como Dolly Parton.

O cantor treinado tende a fazer uso de vocalises como recursos a mais para empolgarem seus ouvintes e a si próprio através da sua criatividade. A criatividade que estes recursos permitem é como extender a capacidade do artista aos píncaros das fronteiras do possível. É como cantar a mesma música de várias formas diferentes e muitas vezes de forma irreconhecível, como uma novidade a cada dia. Tal capacidade pode representar a personalidade do cantor através de seu próprio virtuosismo, do colorido de sua voz, de sua identificação, que no fim é o que destaca o artista da multidão, o tal do fator "X".

Em minhas longas viagens frequentes de carro, existe um programa da rádio FMI de Sydney que toca muita música house, ou seja, longas sequências de batidas com pouca variação harmônica, como nas festas rave australianas que, no meu caso, me permite exercitar bastante a criação de minha própria sequência infindável de sons dentro daquela harmonia hipnotizante, e me surpreendo com a quantidade de sons que sou capaz de criar no meu amadorismo primário, os quais dificilmente se repetem ao mesmo tempo em que se encaixam perfeitamente nas lentas modificações de fundo.

James Blunt (You're Beautiful), por exemplo, é o tipo do cantor por quem alguém não daria nada, mas caiu no gosto do povo, enquanto alguns comediantes, dubladores, ou até cantores podem assumir diferentes vozes dinamicamente, mais suaves, mais fortes ou até simuladas, aumentando seu colorido.

Quando o cantor já se exercitou muito, tal como o instrumentista, e conhece a fundo os seus limites e recursos, ele está pronto para o improviso e passa a poder cantar com qualquer um, acompanhar qualquer um, florear e criar sobre-tons formando acordes harmoniosos e atraentes que fazem o furor emocional das platéias, sem sequer ser preciso ensaio. A improvisação sai na hora, e dificilmente poderia ser replicada se não fosse gravada. É também nesse ponto em que torna-se fácil a composição de novas músicas, novos sons, novas batidas, quando já se imitou muito e já se partiu para criar-se alguma coisa original para variar. Tudo resultado de muito trabalho diário daqueles que realmente amam o que fazem e não têm hora para parar, respirando trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.