sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Gnosticismo vs Espiritismo

Por incrível que pareça, através deste meu blog, estou crescendo. No meu post Prova dos 9, eu falo sobre a descoberta da diferença entre Gnosticismo e Espiritismo. Para mim foi uma grande novidade pois, vocês sabem, sou ignorante das brenhas do Brasil. Aparentemente tudo o que tenho lido aqui na Austrália em termos espirituais tem refletido a visão Gnóstica dos ingleses mas eu não sabia, então suponho que finalmente descobri a grande diferença entre as duas filosofias que têm muitíssimo em comum, exceto que as essências fundamentais parecem opostas.

Gnosticismo é complicado. O Gnosticismo é uma vertente espiritual
muito densa, rígida e complexa, que faz uso de uma cosmologia
diferente, podendo tornar-se confuso e até mesmo um “fardo” pra
todos que o buscam sem honestidade de intenções… diz este site
https://artemagnablog.wordpress.com/2015/03/21/o-que-e-
gnosticismo/
Na minha percepção de Espírita, eu sentia que faltava alguma coisa em tudo o que leio na Austrália, e olha que leio bastante. Os artigos chegavam perto do que nos ensina o Espiritismo, mas tinham uma visão um tanto árida e principalmente pessimista e até assustadora. Quando sugeri a algumas publicações para prestarem atenção no movimento Espírita brasileiro, eles fizeram ouvidos de mercador (bem típico dos anglos que costumam desprezar o que não é descoberto por eles próprios e rejeitar, principalmente por causa de sua rixa histórica com os franceses - de onde surgiu o Espiritismo). Uma única revista que me ouviu, fez uma reportagem sobre o Espiritismo, mas deu mais ênfase ao curandorismo de João de Deus do que ao próprio movimento, embora tenha predito que ele é talvez o único que possa "salvar" o mundo. E nunca mais voultou a tocar no assunto.

Minha conclusão agora é a de que o Espiritismo é humanista, mas o Gnosticismo é materialista. 

Esta é mais uma grande diferença entre nós, amantes latinos, e os utilitaristas anglos e europeus. Quando falo assim, soa como competição, e caso eles me ouçam, podem não dizer na minha frente por causa da intrínseca hipocrisia social, mas pelas minhas costas devem ironizar dizendo que tudo o que os latinos fazem é de segunda mão, enquanto quem domina o mundo são os anglos, e na rabeira, os europeus (anglos incluem Estados Unidos, claro), porque eles só se ligam no que consideram útil e provado materialmente, ou seja, cientificamente. 

A fé é estanque, a caridade é dinâmica. A "salvação" não vem pela
caridade, mas a caridade leva à "salvação". Que salvação? Alguém
está se afogando aí? A tendência humana é em direção a ajudar 

aos outros, abandonando o egoísmo. O adolescente é egoísta até 
se conscientizar de que cresceu e de que os outros preicsam dele. 
Os pais deixam de pensar em si para pensarem nos filhos, e depois
nos netos, sacrificando seus desejos para atenderem aos dos outros
com prazer. Todas as profissões trabalham para os outros, e essa é 

a tendência do ser humano no final das contas, tendência esta que
o satisfaz e o faz feliz, ao contrário do ser sozinho, isolado, arredio
e esquecido. Você está perdido e deprimido se não se dedica aos
outros, e é isso o que esta mensagem Espírita quer dizer, que é 

ajudanto aos outros que você ajuda-se a si mesmo e liberta-se da
escravidão materialista, gratificando-se espiritualmente. Dedicar-se 
aos outros é ajudar, doar, fazer caridade. Mas se quiser deturpar,
acredite neste même (crença) acima.
Vivendo na Austrália, agora sei o que significa capitalismo puro. Dinheiro na frente das pessoas. 

Por que os anglos são assim? Porque a propriedade tem mais valor do que os seres humanos, ou seja, capitalismo, materialismo extremista. Isso os leva a produzirem produtos de qualidade, mas com atendimento ao cliente muitas vezes acintoso e arrogante. O capitalismo latino é mais humano onde as pessoas têm mais valor do que as coisas, e até os inquilinos têm mais direitos do que os proprietários (algo que também é ao contrário nos países anglos).

O Bem e o Mal

O Espiritismo é livre, o Gnosticismo é secreto.

O Espiritismo parte do bem, o Gnosticismo parte do mal. 

Assim como para o Socialismo todo ser é bom a princípio, enquanto que para o Capitalismo todo ser é mal por definição.

Algo assim como a pressuposição de que o réu é inocente até ser provada a culpa, ao contrário do réu ser culpado até ser provada a inocência, atual filosofia policial e política dos Estados Unidos e seus adeptos em subversão aos direitos humanos inventados pelos judeus e hoje justificada pela guerra ao terrorismo como primorosa desculpa.

Assim como profissionais se unem, colaboram e partilham software público grátis para o bem do público e da humanidade enquanto as corporações competem, são proprietárias de software e processam para defenderem seus lucros e direitos de patentes, para o bem das elites bilionárias. 

O movimento do software livre (FSM - free software movement), por exemplo, ou movimento do software livre de código aberto (FOSSM - free and open-source software movement) é um movimento social com o objetivo da obtenção e garantia de algumas liberdades para usuários de software tais como executá-lo, estudá-lo e usá-lo como intercâmbio, e para redistribuir suas cópias com ou sem alterações livremente. Embora baseado nas tradições e filosofias dos membros e da cultura acadêmica dos hacker dos anos 70, Richard Stallman fundou formalmente o movimento em 1983 com o lançamento do Projeto GNU. GNU é um acrônimo recursivo para "GNU não é Unix", escolhido porque o projeto Linux do GNU grátis é baseado no sistema operacional Unix mas não é Unix, a fim diferenciá-lo por ser um software livre e grátis, não contendo código Unix. Gnu também significa antílope. Totalmente contrário à Apple.

Reencarnação
Reencarnação Espírita

A visão do Espiritismo é a de que as encarnações, por exemplo, servem para evoluirmos. 

Funciona assim como uma sala de aulas, cada encarnação seria um ano de escola, ou mesmo um período do tipo, pre-escolar, ensino básico, ensino médio, universidade e pós-graduação, dependendo da velocidade com que cada um evolui. 

Enquanto estamos "presos" no corpo material, levamos uma vida de aprendizado sem que o passado (de nossas vidas eternas) nos atrapalhe, pois se um dia fomos um assassino ou uma vítima de uma grande crueldade sem justificativa, não lembramos disso enquanto estamos "encarnados". 

Em cada vida nascemos ingênuos e puros, sem saber de nada, prontos para aprendermos e absorvermos tudo de novo, do zero, e só mais tarde é que nossa alma real vai se mostrando e se mesclando com o que aprendemos de novo, e se um dia éramos delinquentes, temos tendência a sermos de novo, mas podemos não ser nesta "encarnação" porque fomos guiados por pais diligentes que nos ensinaram novas coisas boas, as quais não sabíamos antes, nas encarnações anteriores, e por isso podemos tomar outra atitude, sempre crescendo, evoluindo e saindo daquele ciclo vicioso. Temos nossa chance.

Filme Nosso Lar, em Inglês, que ilustra os princípios do Espiritismo
com perfeição
Nenhuma pessoa é má porque quer. Ela apenas reage ao que aconteceu com ela, e por isso há sempre quem a ame. E uma destas pessoas que a ama pode resolver nascer apenas para ser pai ou mãe desta pessoa, assim ela tem a chance de talvez ensiná-la a sair de seu caminho destruidor. Isso também é bem ilustrado no filme Nosso Lar.

Reencarnação Gnóstica

Mas na visão Gnóstica materialista, a vida é uma punição. Para eles, estar preso num corpo material é uma armadilha da qual não conseguimos nos libertar, e quando morremos, reencarnamos de novo para sofrermos como escravos de espíritos maus que dominam a terra. Não existe conexão evolucionista com as encarnações, como se todo mundo fosse igual e estanque, sem caminho nenhum a seguir, apenas viver e reviver. Apesar disso, a filosofia está ligada ao aprimoramento do ser humano independente das encarnações, pelo menos.

Enquanto para o Espiritismo, o governador da Terra é Jesus, um ser bom, evoluído e de luz, para os Gnósticos o Jesus deles pode ser o Demiurgo, como chamam por aqui, ou o Demônio, ou Mefistófeles, qualquer ser do mal que tem os mesmos poderes de um Jesus, porém do lado errado. Trata-se de um arcanjo do mal, segundo o que tenho lido.

Para Jesus, nós estamos aqui para evoluirmos espiritualmente. Pra o Demiurgo, estamos aqui para sofrermos e trabalharmos para ele como escravos de suas famílias abastadas que dominam a Terra. Nada mais típico dos materialistas, principalmente os poderosos, pensar desse jeito e distorcer a teoria espiritual conforme seus interesses. Segundo a trilogia O Reino das Sombras de Robson Pinheiro que li ultimamente, eles também têm razão, pois aquelas pessoas que fazem "pacto como diabo", realmente entregam suas almas a fim de obter ganhos materiais, e nisso elas usam e são usadas, perpetuando um ciclo na vida delas em que não conseguem evoluir como deviam, por causa do materialismo, do amor ao dinheiro, ao luxo e às mulheres (ou ao sexo em geral). 

Isso implica em que podemos fazer um pacto com Jesus ou com o Demiurgo, à nossa escolha, pois que ambos existiriam.

Conclusão

Para mim, o Espiritismo vai mais além do que o Gnosticismo que parece ter uma lógica bem materialista, porque ele alça ao meio espiritual, eterno e sem fim, para além das limitações materialistas da Terra. 

Então, daqui pra frente, vou olhar estas duas filosofias sob este ângulo para identificar mais diferenças e razões.

Usando-se a lógica, é muito mais lógico que tudo transcenda a simplesmente esta pequena prisão astral chamada planeta Terra, quando olhamos mais além do que para os nossos próprios umbigos, mas cabe a cada um ater-se às suas limitações até que a luz os invada... ou o diabo que lhe carregue (isso é piadinha, tá?)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.