sexta-feira, 31 de outubro de 2014

De Cabo a Rabo

E aí, já resolveu orgulhar-se do Brasil? Ainda não? Quem sabe isso ajude... ou não...

Lógico que há críticas, mas é um começo
Eu estava vendo esta reportagem no trabalho quando meu chefe aproximou-se de sua mesa ao lado da minha todo interessado em decifrar o que era esta imagem tão impressionante, e acabou lendo a reportagem inteira comigo.

Resolvi traduzir o artigo aqui, que é em Inglês, tal é a importância do fundamento da coisa. Desculpem se os links também são em Inglês, mas servem pra dar "sustança" aos argumentos.

Brasil está mantendo sua promessa de evitar a Internet dos EUA

http://gizmodo.com/brazils-keeping-its-promise-to-disconnect-from-the-u-s-1652771021

Por Adam Clark Estes, em 30/10/2014 11:30

O Brasil não estava blefando no ano passado quando disse que queria se desconectar da internet controlada pelos Estados Unidos devido às táticas obscenas de vigilância invasiva da NSA . O país está prestes a estender um cabo do norte da cidade de Fortaleza por todo o caminho até Portugal, e prometeu não usar um único fornecedor dos EUA para fazer isso.

À primeira vista, o plano do Brasil para se desconectar da internet dos EUA parecia ridículo. O país não gostou nada quando surgiram as notícias de que os tentáculos da NSA conseguiram alcançar até o Brasil. E o país ficou particularmente aborrecido quando surgiram notícias de que a NSA tinha estado espionando os e-mails do governo brasileiro há anos. Mas, realmente, o que havia de se fazer?

Medindo a gravidade das promessas ousadas
O Brasil propagou um monte de promessas ousadas, que variavam em gravidade desde forçar empresas como Facebook e Google a mudarem seus servidores para dentro das fronteiras brasileiras, até a construção de um novo sistema de e-mails para todos os brasileiros, o que já foi feito. Mas a primeira possibilidade concreta que foi apresentada ao país foi este cabo transatlântico, que estava em obras desde 2012, mas que só agora está começando a ser construído. E com a notícia de que o planejamento do cabo não irá incluir nenhum fornecedor americano, parece que o Brasil está falando sério; ele está investindo $185 milhões dólares americanos no projeto do cabo sozinho. E nem um centavo desse montante irá para uma empresa americana sequer.

Brasil versus USA, Cláudia Leitte, à esquerda, e Jennifer Lopez,
pseudo-americana. E ainda dizem que o Brasil é mais "obsceno",
mas Cláudia não está mostrando o "cleavage" dela... esta palavra
significa isso mesmo que vocês estão vendo.
As implicações do Brasil distanciar-se da internet dos EUA são enormes. Não é necessariamente um grande negócio politicamente, mas as conseqüências econômicas poderão ser tremendamente destrutivas. O Brasil é a sétima maior economia do mundo, e continua a crescer. Então, quando o Brasil finalmente se divorcia do Tio Sam - assumindo-se que as coisas continuarão neste ritmo, um grande número de contratos entre empresas americanas e o Brasil irão simplesmente desaparecer. No geral, os pesquisadores estimam que os Estados Unidos poderão perder cerca de 35.000 milhões de dólares devido aos temores com a segurança. Isso é um monte de dinheiro.

Sabíamos que haveria resultados dos vazamentos de Snowden, mas não são apenas políticos; Edward Snowden custou aos Estados Unidos um monte de dinheiro, mesmo que isso não fosse seu plano. No entanto, aqui estamos, dando adeus às receitas de tecnologia da informação de um dos maiores países do mundo. Ainda assim, este é um preço pequeno a pagar ao saber quanta falta de privacidade nós temos tido o tempo inteiro. [Bloomberg]

Fim do artigo.

Veja menção a este artigo aqui, em Português:

http://www.adnews.com.br/tecnologia/cabo-ligando-brasil-a-europa-repercute-nos-eua

Note que nesta versão brasileira, não é mencionada a importância do Brasil para a economia norte-americana e nem as perdas que eles vão ter com o Brasil lhes dando as costas justamente por causa da imbecilidade deles em tentar controlar o mundo. 

Veja como os brasileiros tendem a ser ingênuos ou quem sabe maliciosos de propósito em não insuflar o orgulho nacional, o seu orgulho de seu país. É assim que vocês, brasileiros vivendo no Brasil, não conseguem enxergar o Brasil inserido no contexto mundial, porque suas notícias são filtradas e contaminadas pelo pessimismo intrínseco de todo brasileiro reclamão, que não faz questão de exaltar a importância de seu país, ao contrário, exaltando a importância dos outros, e quando são obrigados a darem uma notícia boa sobre o Brasil, o fazem faltanto informações importantes

Precisa eu dizer isso, ninguém consegue enxergar não?

Esbanjamento

Vocês acham que o Brasil está esbanjando dinheiro à toa? Pois então comparem com os seus queridos Estados Unidos idolatrados.

Qual é o lado americano? Errou.
Os Estados Unidos reservaram $49 bilhões, eu disse bilhões, de dólares só para construir e manter... o muro da vergonha que separa a fronteira USA com México durante 25 anos. 

Destes, $2,5 bilhões já foram dispendidos para construí-lo. O tal muro vai da costa da Califórnia até a costa do Texas, cortando tudo pelo meios, desde estradas até propriedades dos próprios norte-americanos que atravessavam as fronteiras. Eles agora tem que passar o cartão eletrônico para abrir os portões e atravessarem para as casa dos filhos.

Nem todo México é assim super-lotado
E que tal falar sobre corrupção? Para cumprir os prazos, os empreiteiros contratados só construíram o muro passando pelas propriedades que eles conseguiram desapropriar, ficando o muro cheio de "buracos" ou áreas sem muro! 

Talvez vocês também gostem de saber que o que mais se encontra ao redor do tal muro são cadáveres, descobertos pelos próprios fazendeiros que são patrulheiros voluntários. Outro dia os cachorros de uma fazendeira que mora ao longo do muro estavam fazendo uma baderna no jardim e quando ela foi ver onde eles haviam arrumado uma bola, descobriu que era uma cabeça. 

Ops, muro errado. Muitos muros da vergonha atualmente.
Esqueceram do muro de Berlim. Americano e israelense pode,
russo não pode?
Para quem não sabe, o muro é para conter a imigração ilegal, o que também pode incluir dificultar o tráfico de drogas. Não foi à toa que a construção do muro começou justamente depois de 9/11, o episódio que destruiu os dois, logo dois, prédios do World Trade Center em New York. Convenientemente, o terceiro motivo é para conter a entrada de terroristas também.

Agora compare não só as quantias, mas os objetivos, e decida-se por si próprio sobre o que é mais sensato.

Agora, se a direita tivesse se elegido, além deles ficarem orgulhosos de merecerem ser espionados, onde você pensa que iam enfiar este cabo?

Vidas no Limite

http://www.smh.com.au/good-weekend/usmexico-fence-is-a-borderline-solution-20141024-11anxg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.