sábado, 19 de abril de 2014

Conceitos Sem Preconceitos

Resolvi procurar no Google sobre "Conceitos e Preconceitos" e acabei descobrindo que meu querido título de blog é... religioso! Praticamente tudo o que se relaciona a isso tem um cunho religioso na internet. Com essa eu não contava.

Não sou exatamente uma pessoa que possa ser considerada religiosa, mas também não sou ateu. Entretanto, me considero bastante "cabeça-aberta" para aceitar todo tipo de coisa, não interessando de que fonte surgiu, então resolvi ver do que se tratava este vídeo aqui, "Conceitos e Preconceitos - Igreja Batista do Murumbi".

Isso aqui está muito judeu para o meu gosto, apesar dos meus dois amigos judeus, mas a marchinha de carnaval está muito gostosa pra ignorar e me remonta a um carnaval de antigamente quando eu nem era nascido mas meus pais eram. Por outro lado aprendi a gostar de certas músicas evangélicas por causa de um amigo que era cantor de coral, então hoje suporto escutar algumas músicas religiosas quando os cantores e/ou a instrumentação são bons. Nem por isso gostaria de vê-las dentro do Espiritismo. Não é coisa pra jovem, sai daqui, lek!


Já comecei entronxando a cara ao ver que era coisa de igreja batista, entretanto seu conteúdo me pareceu tão enobrecedor, promovendo a tolerância racial, que sou capaz de misturar os batistas com os espíritas aqui e criar uma bomba atômica, contanto que a mensagem seja repassada, não interessa daonde. 

Quero que isso mostre o meu "alto nível" de tolerância e compreensão da humanidade, he, he.

Esta minha postura foi altamente reforçada a 7 anos atrás, quando fiz amizade com mais dois evangélicos. Ora, para quem não sabe, evangélicos consideram espíritas como demônios, diabos, cramulhões, satanás. Mas que satanás legal que eu sou, hein! Consegui retê-los. 

Pois bem, estes dois amigos superaram as proibições de suas religiões para manterem amizade com este demônio daqui. Não que eu seja propriamente espírita também não, apenas defendo seus princípios, mas não sem questionamentos também não. Outros candidatos a amigos evangélicos não conseguiram passar nas provas.

Agora posso dizer que existem pessoas humanas acima de qualquer religião pois estas amizades estão durando bastante. Até então eu mesmo não suportava religiosos, com pouquíssimas excessões.

Isso depois de ter passado por algumas histórias interessantes como as que se seguem, com relação a religiões. Tem quem diga que religião e política não se discute. Ora, digo eu, quais são os outros assuntos mais importantes na vida de um cabra? Futebol e mulher? Okay, mas não vou escrever sobre as coisas que todo mundo escreve.

Ah, esqueci rock-and-roll e carros
Certa vez fui morar numa grande cidade brasileira onde existe o maior número de igrejas e templos do Brasil. São avenidas inteiras atulhadas de templos um atrás do outro, para todos os gostos possíveis e imagináveis. Parecia que todo mundo da cidade tinha que ter uma religião, pelo menos, e foi a primeira vez na vida que vi uma mesquita de verdade.

Naturalmente que meus colegas de trabalho, cada um pertencia a uma religião diferente. Então, alguns tentaram fazer amizade, mas para estes, nós tínhamos que abraçar a religião deles, caso contrário, nada feito. Então nos convidavam para seus cultos e, por educação, nós pagávamos pra ver pois não poderíamos nos juntar ou negar se não soubéssemos como era. Claro que tudo é sempre legal, sob certos pontos de vistas, mas realmente não faz nossa cabeça, então estes amigos se afastavam descaradamente. Oi, que espécie de sentimento religioso é esse que exclui seres humanos que pensam diferente? Esse pessoal não se toca...

O que será um cramulhão?
Tem que ser dentro de uma garrafa?
Em uma outra ocasião, certa vez descobri um amigo de infância pela internet com quem entrei em contato via email. Trocamos emails muito comoventes nos lembrando das coisas que curtíamos na escola primária até quando caí na besteira de fazer citações espiritualistas. Depois do cara ter me dito que a gente nunca mais deveria perder o contato, ele simplesmente sumiu bem à moda eletrônica. Ora, embatucado, resolvi pesquisar um pouco sobre ele pelo Google só para descobrir que ele havia se tornado um pastor batista. Algumas pessoas são absurdamente intolerantes, não tem amor que vença seus preconceitos, e isso porque vivem metidas no meio do "amor" religioso.



Por incrível que pareça, consegui fazer amizade com outro evangélico quando morava no Brasil. Esse cara é tolerante, junto com sua esposa, e sua religião é evangélica também, mas não consigo gravar a diferença entre as dezenas delas. Hoje ele é pastor desta igreja. Através deles éramos convidados aos cultos de sua igreja, onde fizemos até outras bonitas amizades sem termos que nos converter. Nesse caso nos sentíamos bem de sermos sempre os convidados especiais de suas festas com muita comida gostosa e chegamos até a presentear a banda deles com instrumentos musicais. Mas não nos convertemos. Me orgulho muito destes amigos intra-religiões. Aliás, destes, que foram os primeiros, eu já me orgulhava fazia tempo. 

Liberté, Égalité, Fraternité


Partidário da liberdade, igualdade e fraternidade dos homens, lema da Revolução Francesa, recomendo a todos nós assistirmos aos filmes em que o protagonista é personificado pelo ator Brad Pitt, como por exemplo, o curta metragem "Contato" de 1992 onde um soldado americano e um soldado árabe se confrontam durante uma guerra no deserto, cada um querendo matar o outro, mas, de modo a sobreviverem, eles tem que cooperar e guardar as armas, tornando-se amigos. Este curta-metragem foi nominado para o prêmio "Best Live Action Short Film in 1993", dirigido por Jonathan Darby. Para mim é uma vitória do ser humano sobre quaisquer outros interesses alheios às suas naturezas espirituais. Difícil, meu velho, vai ser você achar este filme.

Excelente curta metragem para TV a cabo com Brad Pitt e Elias Koteas

Do mesmo jeito é o filme Enemy Mine ("Inimigo Meu") com Dennis Quaid e Louis Gossett Júnior, do diretor Wolfgang Petersen, 1985, onde outra amizade impossível acontece entre dois homens inimigos, um humano e um alienígena. Se bem que o alienígena é hermafrodita mas o filme foi discreto neste sentido...

Mencionei Brad Pitt porque ele trabalhou nos seguintes filmes que estão entre os meus favoritos, um cara que carreia forte masculinidade natural em sua personalidade, bem como o Dennis Quaid e Mat Damon também. 

Brad Pitt
  • Fight Club (Clube de Luta, 1999)
  • Troy (Tróia, 2004)
  • The Curious Case of Bejamin Button (O Estranho Caso de Benjamin Button, 2008)
  • Inglorious Basterds (Bastardos Inglórios, 2009)
  • Thelma & Louise (1991)
  • Legends of the Fall (Lendas da Paixão, 1994)
  • Burn After Reading (Queime Depois de Ler, 2008)
  • Meet Joe Black (Encontro Marcado, 1998)
  • Babel (2006)
  • The Departed (Os Infiltrados, 2006, produtor)
Dennis Quaid (pensei que tinha mais...)
  • The Day After Tomorrow (O Dia Depois de Amanhã, 2004)
  • Frequency (Alta Frequência, 1996)
  • Enemy Mine (Inimigo Meu, 1985)
Mat Damon
  • Good Will Hunting (Gênio Indomável, 1997)
  • Elysium (2013)
  • The Bourne Series (Identity, A Identidade Bourne 2002, Supremacy, A Supremacia Bourne 2004, Ultimatum, O Ultimato Bourne 2007)
  • The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas, 2014)
  • Ocean's Eleven (Onze homens e um segredo, 2001, Twelve, Doze Homens e Outro Segredo, 2004, Thirteen, Treze Homens e um Novo Segredo, 2007)
  • Saving Private Ryan (1998)
  • The Departed (Os Infiltrados, 2006)
  • Unbelievable (Inacreditáveis, 2009)
  • Green Zone (Zona Verde, 2010)
  • The Adjustment Bureau (Os Agentes do Destino, 2011)
  • The Rainmaker (O Homem que Fazia Chover, 1997)
  • Hereafter (Além da Vida, 2010)
  • Stuck on You (Ligado em Você, 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.