domingo, 10 de maio de 2015

Mãe Nossa Que Estás no Céu

Minha mãe, minha amiga.

Minha mãe faleceu, então ela não é mais minha mãe, mas continua sendo minha amiga.

Quando penso nela, principalmente neste Dia das Mães, sinto que não tem muito sentido pois deveria pensar nela no dia do amigo.

Se ela continua para sempre minha mãe, e acreditando na reencarnação e nas muitas vidas que podemos ter, quantas mães teríamos cada um de nós?

E ainda por cima, acreditando que mães são amigas tão íntimas, tão próximas, que assumem a tarefa de cuidar de nós durante uma vida inteira, não considero saudável ou justo prolongar-lhes a tarefa pelo resto da eternidade exigindo-lhes que sempre exerçam aquele papel de mãe, como se nós jamais amadurecêssemos.

Por isso, neste dia das mães, eu penso sim na minha "última" mãe, para agradecer-lhe mais uma vez todo o seu esforço que sei, vieram acompanhados de erros e acertos, que deram certo. Porém os acertos foram maiores, a semente que eu precisava para germinar e tornar-me esta pessoa de princípios e moral, capaz de gerar filhos e prolongar a nossa geração indefinidamente, geração de amigos pela eternidade.

Ao fazer o papel de pai assim, tão bem sucedido, compreendi muito melhor todo o seu zelo e todas as suas preocupações, preocupações que eu dei por não ter assimilado completamente seus ensinamentos, talvez por culpa dela própria, de sua ingenuidade ou até imaturidade mesmo. As coisas foram difíceis, mas todos sobrevivemos, e de uma forma ou de outra, devo ter-lhe dado orgulho que é o que sempre cada um de nós neste planeta quer, no fundo, proporcionar a alguém.

A influência daquela grande amiga foi muito grande nesta minha vida, e talvez os percalços aos quais fui submetido serviram mais para o seu aprendizado do que para o meu próprio. Ter sobrevivido depois de ter escolhido ir de encontro a algumas de suas instruções, não foi fácil nem agradável, mas foi vital e gerou um resultado que nenhum de nós pode negar ter sido benéfico, a mistura de nós dois.

É incontestável que esta minha vida foi influenciada fundamentalmente por aquela amiga que foi minha mãe desta vez, e é inegável que, sem sua interferência tão radical, o menino aqui não teria se desenvolvido tanto e talvez nem sequer sobrevivido. Foram seus cuidados que me mantiveram nos trilhos, sem descarrilhar, foi a família que ela conseguiu constituir que provou que os inimigos podem conviver e mostrar seus lados bons, mesmo sendo antagonistas. E isso se chama amor.

Da minha mãe eu herdei a compaixão, o amor, a determinação e a coragem. Herdei o porte galhardo e uma visão da vida por cima, como se não fosse parte dela mas um guardião, zelando pelo bem estar de todos. Da minha mãe eu herdei uma preocupação perene com a educação, com o aprendizado, focalizado na ocupação e no senso do dever. A fidelidade e a constância, o estar sempre lá, também foram dela herdados.

Feliz Dia das Mães para a mulher que me alimentou quando
eu era um bebê e na maioria dos meus 20 anos.
O que sou hoje, não o seria sem aquela amiga que foi minha "última" mãe. Hoje sonho com ela frequentmente, como se ela estivesse ainda comigo, e porventura estará, em meio a suas novas tarefas espirituais. 

Ela na realidade esteve comigo durante todos estes anos depois de sua partida, em sonhos, e principalmente nos sonhos da minha esposa com quem mantinha uma relação de competição, contudo, se fazendo presente nas nossas vidas, até que da última vez que sonhei com ela, ela já não estava mais em seus "aposentos". Em tal sonho, pensei comigo mesmo "mas ainda posso telefonar-lhe". Isso quis dizer que ela recuperou-se totalmente desta vida, foi em frente e deixou de se preocupar tanto comigo, e por este motivo me sinto feliz e mais realizado. Suas asas cresceram de novo e ela partiu para cumprir suas novas funções, como ela merece.

E lá vai minha mãe voando para o seu destino, destino este que um dia me incluiu com tanta importância, inclusão esta que suspeito não foi apenas nesta vida material, mas desde outras e mais outras. Uma velha e querida amiga, ou talvez um amigo que encarnou como mulher. Sua fidelidade tem sido tanta que foi um pecado um dia eu ter me considerado solitário. Foi uma atitude passageira, diga-se de passagem, e puramente motivada pelos meus próprios demônios com quem lutei durante certo período desta vida. Ela com certeza se propôs a cuidar de mim enquanto eu lidava com eles, a fim de manter-me no caminho certo. E conseguiu.

Feliz Dia das Mães para a única pessoa que acredita que
eu poderia conseguir qualquer coisa apesar de todas as
evidências do contrário
E por isso tudo e muito mais que não posso enxergar daqui deste estado material, eu lhe agradeço, minha "última" mãe, de todo coração e você sabe que isso é verdade, a oportunidade de ter estado com você neste tipo de relação em que muitas vezes não consideramos que somos amigos mas apenas uma instituição terrena chamada "família" ao invés de uma reunião de amigos que se amam e cuidam-se uns dos outros com afeto e dedicação através dos tempos.

Muito obrigado por ter plantado a semente do amor no meu ser com a sua obstinação, a qual germinou e propagou-se de uma forma sublime, a qual me fez ter tomado esta iniciativa de escrever aqui com a intenção de, talvez, quem sabe, influenciar alguém a ser feliz também e esquecer suas desavenças que só trazem desgraças e amarguras. 

Ensinar-lhes a perdoar, pois o perdão não é uma atitude de submissão ou derrota, mas é o resultado da vitória do amor que completa as pessoas, promove a igualdade e o respeito, e lhes satisfaz na vida, nesta vida e em todas as outras, e ainda por cima, satisfaz aos outros.

Mãe, obrigado por não descontar em mim por ter vindo a esta
porcaria de mundo antes de mim.
Sempre é tempo de recuperar-se e a decisão de mudar é hoje, agora, neste minuto, para que todos atinjam o topo de suas vidas, ao abraçarem o conceito do amor, se permitirem envonver-se por ele, o que lhes trará o bem estar para si e principalmente para os outros, pois inimigos são apenas aqueles que não pararam pra pensar também e fundamentalmente não conhecem a pessoa brilhante que cada um de nós é.

Por trás de todas as atitudes de alguém, por pior que sejam, existem seus motivos e suas razões, por mais irracionais que elas possam parecer. Mais importante não é reagir negativamente às más atitudes de alguém, mas procurar entendê-las através da história de cada um, entender os ângulos de visão de cada um, e principalmente os guiar em direção aos bons princípios de amor e amizade, de laços de sinceridade e abertura, de limpeza da alma, afastando os demônios dos maus pensamentos, os dramas e tragédias, antes que eles cumpram sua função que é esta mesma, dobrar as pessoas intransigentes que não querem admitir de jeito nenhum que cada um de nós é extremamente vulnerável a simples atos de afeto, amor e compreensão. Dobrar-lhes pela força, pela desgraça que se pode evitar.

Mãe, obrigado por não ter me dado pra adoção, a menos que
você não seja minha mãe realmente.
Minha mãe nesta vida me legou este sentimento de apaziguação e tolerância. Com sua obstinação ela quebrou minhas barreiras arraigadas no ódio, na vingança, acumulados na minha alma desde outras migrações pela Terra. Sua constância me permitiu tempo pra pensar e resolver mudar de atitude, iniciando o caminho de volta da recuperação espiritual que permitiu-me crescer e espalhar nossa semente de decência e cumprimento do dever. Me permitiu evoluir, sair da jaula, voar. Tudo em meio a certo estágio cultural da humanidade onde fomos inseridos.

Este número de palavras não faz jus à vida que minha mãe viveu comigo em todas estas venturas, mas talvez elevar o pensamento nela e fazer-lhe este ínfimo tributo possa mostrar um pouco da minha gratidão de saber que todos os seus atos não foram em vão, e sua constância através das eras foram finalmente reconhecidas, pois muitas vezes nós, os filhos, não vemos nossos pais como bons orientadores e costumamos ignorar a quantidade de amor que vem carregados neles durante suas etapas de paternidade. Muitas vezes a tristeza deles não se sentirem reconhecidos é suplantada pelo amor que eles sentem e que foram as molas de suas dedicações. Por causa disso, ele são capazes de esperar o reconhecimento por longos períodos, e quando o reconhecimento vem, é a coroação de suas atitudes que eles sentem, seja onde estejam no universo.

Mãe, espero que um Dia das Mães medíocre consiga embaçar
364 dias de ingratidão deliberada
Este é um lado da coisa, o lado em que os filhos são amados mas não reconhecem porque não tiraram da frente ainda as negras nuvens que trouxeram de outras paragens, e cujos pais vieram com a função de tolerar enquanto os filhos passam pelas etapas do reconhecimento do que está acontecendo com eles, zelando por eles.

Mas existe o outro lado da medalha, aquele em que os pais provocam o pior em suas crianças, cuja função é exatamente a de também fortalecer-lhes a capacidade de sobreviverem e reagirem corretamente ao que foram submetidos. Pais relapsos, drogados, delinquentes, criminosos, faltosos, abusivos, também fazem parte do plano de recuperação dos filhos, nem que estes sejam forçados a tentarem entender o que fez seus pais agirem daquele jeito através do sofrimento e da desgraça, e até mesmo quando eles se tornam iguais aos pais, pois saberão exatamente o que os faziam serem daquele jeito. E, através deste conhecimento e partilha dolorosos, é que acontece o entendimento e a recuperação, que se não é numa vida, ela acontece nas demais vidas, tantas quantas forem necessárias no caminho de volta das nossas próprias más escolhas.

Mãe, obrigado por ter sido uma mãe maravilhosa que sempre
me deu apoio em todas as decisões que você tomou por mim
Um plano cíclico maravilhoso este que Deus criou (ou seja lá que inteligência suprema tenha sido capaz de tal façanha), a fim de expurgar todas as más atitudes e devolver a paz e a harmonia balanceada a cada um de nós, bilhões de espíritos em evolução por toda a eternidade. 

Uma perspectiva tão grandiosa que, se nos convencemos de que ela pode ser real, também nos convencemos de que esta vida não é uma só e sem o menor sentido, e que não se trata da única oportunidade perdida, mas apenas mais um ano na escalada acadêmica do aprendizado transcendental e universal, um ano que podemos ter perdido, mas que temos a chance de repetir e fazer muito melhor, já sabendo de algo mais em nossa bagagem humana e espiritual. 

Bagagem esta que fica guardada lá nos cafundés de nosso subconsciente, só vindo à tona quando necessário, capaz de nos causar reações que não temos a menor noção de como aconteceram e só quando retornarmos à nossa vida real, a vida eterna nas outras paragens, é que entenderemos o que aconteceu naquele dia, quando "acordarmos" para a visão geral, a visão do todo, de todas as nossas vidas e de toda a nossa trajetória, junto com as de muita gente que estará lá conosco, eventualmente.

Mãe, meu presente de Dia das Mães é não deletar seus
comentários constrangedores que você fez no meu Facebook
Este é o legado da minha mãe, uma visão que extrapola tudo o que acreditamos ser limitado e compatimentalizado, uma visão de esperança diante da grandiosidade do plano divino em comparação com a pequenez daqueles que batalham com as picuinhas diárias do que acreditam ser suas únicas vidas, suas únicas chances, muitas vezes já consideradas perdidas.

Minha mãe, não é preciso dizer, você sabe tudo o que está se passando com este filho que você finalmente deixou aqui, partindo em paz, tanta paz que o sopro lhe levou dormindo, no que muita gente disse desejaria que acontecesse com ela também, ir-se em paz, sem sofrimento físico, pois você mereceu. Agradecer-lhe não tem sentido pois você não parou de existir nem abandonou suas tarefas de cuidado, e nem jamais abandonará, portanto o que desejo lhe transmitir é o meu compromentimento em responder-lhe com os mesmos cuidados, de propagar suas atitudes assumindo-as para com os outros, assim atingirei o seu estágio de evolução espiritual também. Pois que pais e mães, em geral, são guias, e como guias eles devem ser superiores a nós de algum jeito ou talvez em alguma instância.

Mãe, você é o chinelo que protegeu os meus passos
Hoje eu sei que ser pai é facílimo, parte do programa já vem instalado em nosso hardware humano, parte do DNA, automático, e a outra parte só requer o mínimo de dedicação e amor, e a sociedade promove enquanto os produtos saem bem elaborados.

Porém ser pai não significa terminar a tarefa quando o filho torna-se adulto e auto-suficiente. Ser pai não é apenas ter filhos. Os sacrifícios que os pais fazem não são sacrifícios, a menos que eles não os amem, pois o amor paga qualquer sacrifício.

Ser pai nos liga aos nossos filhos como amigos eternos, mesmo que muitas vezes estes filhos se tornem inimigos, desprezem ou abandonem seus pais, como é o caso de tanta gente neste planeta em tantos diferentes estágios de evolução espiritual, tanta gente que sofre por traumas e danos, tanta gente precisando de amor. Ser pai significa uma tarefa especial para um amigo tão querido, dentre as tantas outras tarefas que todo amigo é responsável pelo outro, tarefas estas que se somam e perduram por toda a eternidade. Tarefas escolhidas e compelidas pelo amor, e por isso elas são recompensadas imediatamente. Dedicar-se a alguém dá prazer.

E um belo dia aquele filho que tornou-se inimigo retornará, nesta vida, em outras vidas, ou na vida real que é a eternidade. Ele sempre retornará.

Ser pai e mãe é apenas uma tarefa especial cumprida por grandes amigos que não nos deixam e que zelam por nós. Assim, para a minha "última" mãe, e todas as outras que porventura existiram e também todas as mães do planeta e da eternidade, adapto a seguinte prece masculinista:
Mãe nossa que estás no céu, santificado seja o teu nomeVenha a nós o vosso reinoSeja feita a vossa vontade, assim na terra como no céuO pão nosso que cada dia nos dai hojePerdoai as nossas dívidasAssim como nós perdoamos aos nossos devedoresNão nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal Porque vosso é o reino e a glória para sempreAssim seja
Mãe: obrigado mais uma vez.

Dia das Mães no Exterior

Segue-se algumas frases interessantes obtidas desta série de cartões eletrônicos cuja seleção publiquei aqui do site http://www.someecards.com/ecards/mothers-day/

Sumário da maioria das mães: Se mamãe não está feliz,
ninguém está feliz.
É claro que se trata de sátiras, mas estas frases exemplificam claramente como é a cultura do australiano e demonstram o pensamento das pessoas nativas do tal primeiro mundo do qual a Austrália faz parte, o que não me soa nada saudável. 

Como mais um sinal dos tempos, a Austrália acaba de ser aceita para participar no festival europeu Eurovision, mesmo não sendo localizada na Europa, depois de ter participado com uma apresentação hours concours no ano passado, para testar o seu ingresso no ano seguinte. 

Trata-se de mais uma forma de atrelá-la ao mundo ocidental em contraposição ao mundo asiático onde ela geograficamente está inserida, ou seja, mais uma forma de racismo inconfessado que tornam as pessoas desse jeito, desenganadas e querendo se matar sem saberem porque.

Censurado para crianças. Palavras fortes.
Vejam os exemplos a seguir que mostra os tipos comuns encontrados com frequência bastante nesta sociedade, caso contrário, não seria engraçado ou trágico para serem mencionados aqui. 

Proibido para Menores de 18 Anos

Dia das Mães do estrupador: Neste dia das mães, aceite minhas desculpas pela minha cabeça gigante ter arruinado sua vagina.

Dia das Mães do cabra-safado: Feliz Dia das Mães para todas as minhas cadelas.

Dia das Mães para a solteirona feminista convicta: Querida, sinto muito que seus gatos não saibam o que significa Dia das Mães.

Dia das Mães da solteirona feminista convicta: Obrigada por ter sido uma mãe para mim e uma avó para os meus gatos.

Dia das Mães das crianças negligenciadas: Feliz Dia das Mães para o iPad que está criando seus filhos.

Dia das Mães da mãe: Mãe, eu queria lhe desejar um especialmente feliz Dia das Mães agora que eu sei o que é ser mãe.

Dia das Mães dos displicentes: Mãe, não posso imaginar o quanto orgulhosa você deve estar por eu haver me lembrado de lhe enviar este cartão de Dias das Mães.

Dia das Mães do insatisfeito: Mãe, espero que seu Dia das Mães seja melhor do que seu parto.

Dia das Mães do pegador: Feliz Dia das Mães para aquela que eu adoraria engravidar irresponsavelmente neste fim de semana.

Dia das Mães do ingrato: Para aquela que toma conta de mim quando estou doente e me dá conforto quando estou triste, Feliz Dia das Mães, Netflix (empresa que lhe permite assistir a filmes pagando pouco).

Dia das Mães do decepcionado: Mãe, obrigado por sempre ter sido menos decepcionante que meu pai.

Dia das Mães dos filhos de pais separados: Você é uma das minhas melhores mães.

Dia das Mães do enfezado: Mãe, por todo amor que você tem me dado, um dia eu pagarei pelo seu sanatório.

Dia das Mães para a não-mãe: Feliz Dia das Mães para aquela que foi esperta o bastante para evitar a maternidade.

Dia das Mães do malcriado: Mãe, obrigado por sempre pensar em mim antes de pensar na sua própria saúde mental.

Dia das Mães do relapso: Mãe, eu só queria dizer que você se esqueceu de me lembrar que domingo é Dia das Mães.

Dia das Mães do bêbado perdedor: Mãe, nenhuma ressaca é tão ruim ao ponto de me evitar de estar com você no seu Dia das Mães.

Dia das Mães do filho da puta: Mãe, que neste Dia das Mães a única pessoa a lhe dar uns amassos seja uma massagista profissional.

Dia das Mães do filho de bêbada: Mãe, você sempre foi uma grande mãe por cusa de sua paciência, seu censo de humor e seu vício de beber durante o dia.

Dia das Mães do solitário: Feliz Dia das Mães, mesmo qeu eu tenha sido criado por mim mesmo.

Dia das Mães do ocupado: Mãe, tem sido tão bom como nos tornamos tão unidos depois que você começou a me enviar textos ao invés de me ligar.

Dia das Mães do filho de criminoso: Feliz Dia das Mães para a única pessoa que se colocou entre mim e uma vida de crimes.

Dia das Mães dos enteados: Feliz estranho Dia das Mães para todas as madrastas do mundo.

Dia das Mães da consciente: Vamos dispender o Dia das Mães juntas numa manicure que não seja culpada de terríveis violações dos direitos humanos.

Dia das Mães do macho alfa: Não existe ninguém no mundo com quem eu desejaria mais ter um filho acidentalmente do que com você.

Dia das Mães para as bêbadas: O Dia das Mães é um lembrete sóbrio de que eu tenho filhos.

Dia das Mães do dependente: Feliz Dia das Mães para aquela de quem dependo hoje ainda mais do que quando estava em seu útero.

Dia das Mães do cansado: Feliz Dia das Mães para aquela que espero seja minha última madastra.

Dia das Mães para a derrotada: De todos os meios que você tem tentado, ser mãe foi o meio mais bem sucedido que você conseguiu para arruinar sua própria vida.

Dia das Mães das lésbicas: Você é uma mãe para mim, o que significa que provavelmente nossa relação é disfuncional.

Dia das Mães dos gays: Feliz Dia das Mães para alguém que não se importa se eu case com um homem ou uma mulher, contanto que eu lhe dê netos antes que morra.

Dia das Mães do derrotado: Mãe, obrigado por sempre colocar seus sonhos irrealísticos na frente dos meus próprios sonhos.

Dia das Mães do atarefado: Mãe, obrigado por ter me levado a milhares de práticas esportivas, lições de música e outras atividades que não tenho a menor intenção de seguí-las.

Dia das Mães da realista: Mãe, vamos celebrar a comercialização de nosso amor nuns comes-e-bebes caríssimos de um café.

Dia das Mães do macanbúzio: Mãe, obrigado por ter me ajudado a resolver os problemas de infância que você mesma causou.

Dia das Mães da mãe solteira: Feliz Dia das Mães Acidentais.

Dia das Mães para a mãe determinada: Feliz Dia das Mães para aquela que deixa perfeitamente claro que cartões eletrônicos não substituem uma visita em seu dia de jeito nenhum.

Dia das Mães do assassino: Mãe, o Dia das Mães jamais será uma obrigação para mim porque eu sei que um dia você vai morrer.

Dia das Mães para filhos de lésbicas: Sinto muito, mas ter mães lésbicas significa que você tem que comprar dois presentes para Dia das Mães.

Dia das Mães do pai exibicionista: Feliz Dia das Mães para o segundo genitor menos constrangedor no Facebook.

Vale presente do universitário: Vale uma visita à mãe sem levar roupa suja pra lavar.

Vale presente do desapontado: Vale tantos drinks quantos necessários para esquecer o quando você, mãe, me desapontou na vida.

Dia das Mães do revoltado: Não preciso de um dia devotado às mães que dispendem o fim de semana numa espiral de culpa e vergonha.

Dia das Mães para a mãe negligente: Feliz Dia das Mães para alguém que será uma grande mãe para seu segundo filho.

Vale presente do ingrato: Vale um almoço em que escutarei calado a todos os seus conselhos românticos que não foram solicitados.

Dia das Mães das crianças felizes: Mãe, obrigado por não ter se divorciado.

Dia das Mães das crianças infelizes: Mãe, você me lembra minha mãe de verdade.

Dia das Mães do impaciente: Mãe, tá na hora de você arrumar alguém e assumir sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.