quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cura Espiritual

Um parente iluminado da área da saúde envia link para vídeo sobre o Espiritismo adotado na cura de doenças e enfermidades no Brasil, algo semelhante ao que foi mostrado no filme Nosso Lar, sendo que na nossa realidade, aqui e agora, materialmente. Veja você mesmo neste vídeo aqui, que reenviamos pela rede e agradou a muita gente ávida por conhecimentos desse tipo que conhecemos, Em Busca da Cura, de maio de 2007:


O documentário da cineasta Júlia Machado mostra as atividades exercidas no Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL), em Florianópolis e São José. A produção apresenta ao público os diversos tratamentos desenvolvidos pelo núcleo, como a transferência energética, cromoterapia e massagem podal... Produção da TVI Televisão + Cinema, RBS TV SC, NENL.

Núcleo Espírita Nosso Lar
O interessante foi ouvir que universidades como a de Melbourne, Austrália, junto com Harvard e Stanford, dedicam disciplinas para estudar a espiritualidade aplicada à saúde, bem como a Universidade de Copenhagen e 11 universidades chinesas em Taipei, que são escolas médicas que deram abertura para o conhecimento da espiritualidade na prática médica. O NENL é gratuito e não lucrativo, para ajuda emocional e espiritual daqueles já diagnosticados pelos médicos. 

No vídeo, menciona-se que quando não nos adaptamos às nossas realidades, começamos a ter problemas na compreensão, no entendimento, no ato de viver. Daí começam a aparecer avarias emocionais, energéticas, espirituais como depressão, estado alterado de consciência, psicoses, comportamento alterado em crianças, jovens, adultos, doenças mentais de uma maneira geral, transtornos obsessivos, compulsivos, esquisofrênicos, enfermidades como Alzenheimer, Parkinson, e algumas efermidades físicas consideradas leves, não críticas. Tudo isso se constitui numa praga atual em países como a Austrália e no mundo. São mais de 650 voluntários trabalhando em terapias vibracionais como passes de câmara, cromoterapia, e massagem de toalhas. 

Terapia Reiki
Certa vez tive uma infecção muito séria e senti uma mão humana em meu peito quando estava em estado de vigília (deitado, meio dormindo, meio acordado, letárgico, sem coragem de mexer-me). Logo em seguida fui melhorando até sarar. Perguntei a todo mundo e ninguém tinha estado no meu quarto naquela hora. Até hoje acho que alguém mentiu para mim, porque a sensação foi muito "material" para acreditar em intervenção espiritual, embora deva ter sido isso mesmo, e eu devo ter merecido a cura. Muito depois disso achei de usar minhas mãos quando alguém estava sofrendo perto de mim, e, coincidência ou não, sugestão psicológica ou não, o fato é que as pessoas melhoraram. Talvez eu tenha algum poder ou mediunidade a desenvolver, e gostaria muito de ser útil para mais gente, mas até o momento esta oportunidade não apareceu. Esse lance de mediunidade é muito sutil, por isso tanta gente não acredita. Ah, isso não é nada, é só impressão...

Mas como se pode duvidar de um centro como este retratado neste vídeo? É o mesmo que acreditar que Lula é ladrão.

Um segundo vídeo de continuação chama-se Espiritismo, Curas Espirituais, publicado em novembro de 2014 aqui:


Vídeo institucional produzido pela TVI, dirigido pela cineasta Júlia Machado e exibido pela RBS TV mostrando as atividades exercidas no Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL), em Florianópolis e na cidade vizinha São José. A produção apresenta ao público os diversos tratamentos desenvolvidos pela entidade.

Produção em massa, como na Ford de 1924... porém, tudo de graça.
Só mesmo no Brasil... saúde de graça também só em Cuba
O Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL), constituído em 10 de Outubro de 1986, também designado pela sigla, é uma associação civil autônoma, sem fins econômicos, com personalidade jurídica de direito privado, sem distinção de sexo, crença, raça ou categoria social.

O NENL tem por finalidade: A assistência social e promoção humana, visando uma sociedade fundada nos valores morais que possibilitem a liberdade, a igualdade, participação e solidariedade. Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização do ser humano quanto ao seu papel na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Contribuir na medida de suas possibilidades para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer, bem como de doenças degenerativas. A intensificação e a preservação da unidade de seus participantes.

Aviso aos interessados: o Núcleo Espírita Nosso Lar não cobra coisa alguma pelos atendimentos que faz.

O site do vídeo no Youtube recomenda também:

Espiritismo - Curas Espirituais - João Berbel - Instituto de Medicina do Além - Vídeo Instituicional


Espiritualismo - Oprah Winfrey Show - Curas Espirituais - Médium João de Deus, com legendas em Português (partes I, II e III):




Isto É

Em 2008 a revista Isto É também publicou artigo relacionado ao tema, chamado Tratamentos para a Alma. Médicos e hospitais começam a adotar a espiritualidade e a esperança como recursos para o combate de doenças.

http://istoe
.com.br/9287_TRATAMENTOS+PARA+A+ALMA/

Por Adriana Prado e Greice Rodrigues, colaborou Cilene Pereira, 27/08/2008

Há uma revolução em curso na medicina que mudará para sempre a forma de tratar o paciente. Médicos e instituições hospitalares do mundo todo começam a incluir nas suas rotinas de maneira sistemática e definitiva a prática de estimular nos pacientes o fortalecimento da esperança, do otimismo, do bom humor e da espiritualidade. O objetivo é simples: despertar ou fortificar nos indivíduos condições emocionais positivas, já abalizadas pela ciência como recursos eficazes no combate a doenças. Esses elementos funcionariam, na verdade, como remédios para a alma – mas com repercussões benéficas para o corpo. No Brasil, a nova postura faz parte do cotidiano de instituições do porte do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, da Rede Sarah Kubitschek e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, três referências nacionais na área de reabilitação física. Nos Estados Unidos, o conceito integra a filosofia de trabalho, entre outros centros, do Instituto Nacional do Câncer, um dos mais importantes pólos de pesquisa sobre a enfermidade do planeta, e da renomada Clínica Mayo, conhecida por estudos de grande repercussão e tratamentos de primeira linha.

A adoção desta postura teve origem primeiro na constatação empírica de que atitudes mais positivas traziam benefício aos pacientes. Isso começou a ser observado principalmente em centros de tratamento de doenças graves como câncer e males que exigem do indivíduo uma força monumental. No dia-a-dia, os médicos percebiam que os doentes apoiados em algum tipo de fé e que mantinham a esperança na recuperação de fato apresentavam melhores prognósticos. A partir daí, pesquisadores ligados principalmente a essas instituições iniciaram estudos sobre o tema.

Hoje há dezenas deles. Um exemplo é um trabalho publicado na edição deste mês da revista científica BMC Câncer sugerindo que o otimismo é um fator de proteção contra o câncer de mama. “Verificamos que mulheres expostas a eventos negativos têm mais risco de contrair a doença do que aquelas que apresentam maiores sentimentos de felicidade e positivismo”, explicou Ronit Peled, da Universidade de Neguev, de Israel, autor da pesquisa. Na última edição do Annals of Family Medicine – publicação de várias sociedades científicas voltadas ao estudo de medicina da família – há outra mostra do que vem sendo obtido. Uma pesquisa divulgada na revista revelou que homens otimistas em relação à própria saúde de alguma forma ficaram mais protegidos de doenças cardiovasculares. Os cientistas acompanharam 2,8 mil voluntários durante 15 anos. Eles constataram que a incidência de morte por infarto ou acidente vascular cerebral foi três vezes menor entre aqueles que no início estavam mais confiantes em manter uma boa condição física. Provas dos efeitos da adoção da espiritualidade na melhora da saúde também começaram a surgir. Nos estudos sobre o tema, a prática aparece associada à redução da ansiedade, da depressão e à diminuição da dor, entre outras repercussões.

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro
No Brasil, a inclusão da ferramenta na prática médica está mudando a rotina dos hospitais. No Instituto de Ortopedia, no Rio de Janeiro, por exemplo, o trabalho médico é acompanhado pelo suporte psicológico, dedicado especialmente a fortalecer uma atitude mais positiva. O trabalho, claro, não é simples. Os pacientes costumam ser vítimas de traumas medulares ocorridos em situações como acidentes ou quedas. De uma hora para outra, têm a vida totalmente limitada. “Por isso, precisamos ajudá-los a enfrentar a nova situação. Eles têm de passar por uma reabilitação física e emocional”, explica a psicóloga Fátima Alves, responsável pelo grupo. E quem faz isso usando o otimismo e a esperança como armas sai ganhando. “Mostramos principalmente aos mais descrentes que a postura positiva no enfrentamento da doença é um remédio”, afirma Tito Rocha, coordenador da unidade hospitalar do instituto. Em breve, eles abrirão um grupo para incentivar o cultivo da espiritualidade pelos doentes.

Hospital de Neuro Reabilitação Sarah Kubitschek em Fortaleza
Na Rede Sarah, os pacientes são estimulados a participar de atividades que melhorem o humor e a disposição. Entre eles, estão o remo, a dança e os jogos. “No processo de reabilitação, esses recursos são fundamentais”, afirma Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah e considerada uma das melhores neurocientistas do País. “A doença deixa de ser o foco. Quando isso acontece, a recuperação é acelerada. O paciente fica menos tempo internado e retorna às suas atividades mais rapidamente”, afirma. Constatações semelhantes são obtidas no InCor, em São Paulo. Lá, quem está internado recebe suporte psicológico para não entrar em depressão – já considerada fator de risco para doenças cardíacas – e manter o otimismo. “É preciso dar força para o espírito para que o corpo se recupere”, afirma o cardiologista Carlos Pastore, diretor de serviços médicos da instituição.

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP
Talvez o símbolo mais emblemático do fim do preconceito da medicina ocidental contra questões relativas à emoções e espiritualidade seja o que está acontecendo na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a mais tradicional do País. Em novembro, a instituição sediará um evento para mostrar aos profissionais de saúde a importância de recursos como a espiritualidade e o bom humor na recuperação de pacientes. O curso será ministrado pelo geriatra Franklin dos Santos, professor de pós-graduação da disciplina de emergências médicas da universidade. No programa, há um bom espaço para ensinar os médicos e enfermeiros a usarem essas ferramentas. “Discutimos como isso deve ser aplicado na prática”, diz o médico, que tem dado palestras pelas escolas de medicina do País inteiro.

Campus de Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer em Rockville,
Maryland, Estados Unidos
Nos Estados Unidos, também há um esforço para treinar os profissionais de saúde. Só para se ter uma idéia, o Instituto Nacional de Câncer americano criou uma espécie de guia para orientar médicos, enfermeiros e psicólogos sobre como usar a espiritualidade do paciente a seu favor. Todo esse interesse é o sinal mais patente de que a revolução vai durar. Por isso, ninguém deve se surpreender se quando chegar ao consultório médico for indagado sobre suas condições de saúde, obviamente, mas também sobre sua relação com a espiritualidade ou disposição de esperança. “Questões como essas devem começar a ser cada vez mais levantadas”, defende Brick Johnstone, professor de psicologia médica da Universidade Missouri-Columbia, nos EUA.

Mais matéria relacionada: Em Português de Portugal, janeiro de 2012, Programa da TVI portuguesa em que o tema, "Espiritismo, Antídoto para o Suicídio" é debatido entre três espiritas portugueses, Jose Lucas, Amélia Reis e o Dr. Paulo Mourinha, (partes I, II e III):




Isto É II

E mais, reportagem João de Deus, o Médium Popstar, 16/10/2016, quentinha na hora. Em nova biografia, a historiadora Maria Helena Machado analisa a vida, as curas e a imagem do guia espiritual que atrai seguidores de todo o mundo:

http://istoe.com.br/joao-de-deus-o-medium-popstar/

Click para aumentar trechos da biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.