domingo, 14 de setembro de 2014

Matemática para Todos

Membros da Igreja Universal na Fundação Casa, FEBEM,
no bairro de Vila Maria, cidade de São Paulo 
O projeto é um sonho, não só os brasileiros da Fundação Casa SP como também o dos criadores do curso online utilizado pelos garotos ex-delinquentes juvenis. 

Vamos começar pela divulgação da Globo na página que você pode acessar pelo link a seguir, Bom Dia Brasil, internos da Fundação Casa (SP) se classificam para etapa final da Olimpíada de Matemática, reportagem de Neide Duarte:

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/internos-da-fundacao-casa-sp-se-classificam-para-etapa-final-da-olimpiada-de-matematica/3624972/ 

Internos queimam roupas e colchões em rebelião na unidade da
Febem de Vila Maria, 
em 2006, seguindo os atos coordenados pelo 
PCC (Primeiro Comando da Capital, a maior organização criminosa
do Brasil, criada em 1993 e em vias de extin
ção no governo atual)
Meninos infratores recuperados, um belo exemplo de educação e esforço: 3 internos da Fundação Casa, em São Paulo, se classificaram para a etapa final da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Eles concorreram com 18 milhões de alunos, e conseguiram as vagas estudando pela internet.

A página da internet está fazendo sucesso pelo mundo e mostra que a matemática pode ser simples e interessante. Essa tecnologia, a atenção e o cuidado podem transformar vidas, a sua vida, inclusive. A página é gratuita e pode ser utilizada por qualquer pessoa no planeta que deseje aprender alguma coisa a mais na vida, uma verdadeira revolução educacional. 

O curso é da Academia Khan. Acesse sua página aqui:

Página da Academina Khan na internet
https://pt.khanacademy.org/ 

Lá você lê: "Você pode aprender qualquer coisa. Gratuitamente. Para todos. Sempre. Sem anúncios, sem assinaturas. Não visamos ao lucro, porque acreditamos em uma educação de alta qualidade e gratuita para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Bem-vindo! As traduções estão em andamento, sendo a Matemática nossa maior prioridade. Se você encontrar conteúdo em inglês, não se preocupe, estamos trabalhando nisso. © 2014 Khan Academy"

Você pode trabalhar pra eles, se tiver nível bastante e satisfazer aos requerimentos de suas vagas aqui:

https://www.khanacademy.org/careers

É tudo muito bem traduzido para o Português. Dá até certificado e medalhas. Veja a descrição de como funciona aqui: 

https://pt.khanacademy.org/about

Veja as pessoas envolvidas no link a seguir. Coloque o cursor do mouse sobre a foto pra ver quem é. Veja a função do cachorro no final, imperdível!

https://pt.khanacademy.org/about/the-team

Fundação Bill e Melinda Gates em Seattle, estado de Washington
Eles pagam bem seus profissionais porque recebem doações destes maiores patrocinadores:
  • Bill and Melinda Gates Foundation
  • Google Inc.
  • O'Sullivan Foundation
  • Reed Hastings
  • Valhalla Charitable Foundation
  • Ann and John Doerr
  • Satter Foundation
  • McCall McBain Foundation
  • Wasserman Foundation
  • Hopper-Dean Foundation
  • Safi Qureshey Family
Esmola grande, cego desconfia.

Mas como isso é possível? Desde quando anda-se dando coisas de graça por aí? O que existe por trás disso?

Bastidores

Quem não gosta de conspirações, termine por aqui mesmo.

Diante destes dois maiores doadores acima, dá pra sacar que tem coisa por trás. As teorias conspiratórias dizem que a Google está desenvolvendo o maior banco de inteligência artificial do planeta baseado em tudo o que eles recolhem pela internet sobre todas as pessoas. 

Segundo algumas revistas e sites na internet, o projeto é criar robôs ou humanóides trans-humanos, mistura de gente com robô (veja nosso post Trans-humanismo e os Óculos Google) para dominar o futuro por serem superiores aos humanos. Se conseguirem sucesso em alguns projetos, não se morrerá mais e não se sairá mais do planeta, nem se evoluirá mais, pois esse é o plano dos materialistas que não acreditam em outras vidas, ou acreditam mas não querem que o povo especialista que trabalha para eles morra.

Suponho que para aqueles que não desejam viver tanto, vão ter que se suicidar enquanto isso não é proibido...

Governo Camuflado, Trocando a Sua
Liberdade pela Nossa Seguran
ça
Isso não quer dizer que os prognósticos futuros sejam negros. Afinal, se dependermos das atuais elites dominantes do ocidente, há uma chance de que o mundo realmente melhore para quem se adapta direitinho, não interessa se a riqueza de tais elites se torne eterna. Uma dica de que tais elites podem não ser tão apocalípticas como se divulga por aí, são as permissões de suas estações de TV como BBC divulgarem tanta coisa boa e de alto nível. Porém, não se sabe o que pode acontecer se tal domínio global cair nas mãos de um, um... será que vocês têm uma idéia?

Ontem assisti de novo ao filme Presságio (Knowing) que fala de crianças que ouviam vozes e no fim do filme elas são escolhidas pelas naves espaciais dos seres superiores para povoarem outro planeta novinho, os novos Adões e Evas (paródia minha), porque a terra seria totalmente destruída por uma explosão solar. Afinal, de que outro jeito se poderia parar um projeto como este, caso ele caia nas mãos erradas, subvertendo possíveis fins altruísticos?

Indústria farmacológica
Infelizmente o que parece ser uma iniciativa extremamente altruística e maravilhosa pode ter um monstro escondido por trás. O jornal Los Angeles Times critica a fundação de William Henry Gates III, o Bill Gates, por, ao invés de dar dinheiro para uma África se acabando de ebola da vida, investir em descobertas de vacinas contra malária, ou seja, contribuindo com as multinacionais da indústria farmacológica, atualmente a maior vilã do capitalismo, as quais criam doenças e torna as pessoas dependentes de seus produtos pro resto da vida e em escala global. São remédios maravilhosos a custo relativamente baixo para doenças que você não devia ter.

Projeto Matemática para Todos na Fundação Casa
Quem vê um projeto maravilhoso como esse dos cursos grátis, ignora totalmente o que vai por trás, e para essa gente, é melhor nem saber mesmo. Seja o que Deus quiser, não é? Por enquanto, ajuda-se a muita gente. A utilização deste site pelos brasileiros nesta fundação em São Paulo é simplesmente uma coisa extraordinária.

Infelizmente não se faz nada de graça neste nosso sistema político econômico. Os meninos provavelmente são fontes preciosas do estudo do processo de aprendizado e do aproveitamento humano, a fim de ser utilizado para ensinar aos robôs do futuro. 

Máscara do anônimo. Ignorem a palavra "Death"
(morte), apesar de que ninguém morre, mas pode
 sofrer. Sou contra qualquer tipo de violência, o que
não quer dizer que seja contra boas palmadas no
bumbum, um santo remédio que acaba com
qualquer síndrome de Tourette...
Tentei em todas as páginas do site achar onde é que fica esta academia, sem sucesso. Não dizem de jeito nenhum, não tem como descobrir. Alguma sede tem que existir. Só suspeito que é nos Estados Unidos porque, ao oferecerem emprego, oferecem visto 401(k) que é norte-americano e talvez pelo quilate dos patrocinadores. O nome da academia mais se parece chinês do que norte-americano, quem sabe para distrair. 

Depois não gostam quando a gente quer permanecer anônimo!

Um outro ganho é a perfeição das traduções, outra linha de pesquisa. Tenho presenciado a evolução das traduções automáticas do Google e eles tem consertado muitos erros ao longo do tempo. Em outro filme de ontem passando na TV, japonesas conversavam com uma norte-americana usando um tradutor no celular para quem elas falavam, e ele traduzia em voz sintética alta para o interlocutor. Todas tecnologias que geram muito dinheiro para quem as comercializa.

Escreva "tradução" no Google e você tem acesso a uma página de tradução. Coloque dois ou três parágrafos de texto em Inglês lá e veja o Português canhestro que é reproduzido como tradução. Do mesmo jeito digite "translate" que o quadro de tradução aparece imediatamente no Google. Ainda têm um longo caminho para a perfeição, talvez conseguida no ano que vem...

O minimalista Hal 9000, computador do filme 2001, Uma Odisséia
no Espaco, de Stanley Kubrick, criado em 1968
O site da Khan também acrescenta: "Você vai se juntar a milhões de estudantes da Academia Khan em todo o mundo que aprendem em seu próprio ritmo a cada dia. Sinta-se livre para ler algumas das histórias inspiradoras compartilhadas por nossa comunidade global, e nós adoraríamos se você compartilhasse também."

Google está ficando tão perfeito que também dá a temperatura imediata em Sydney, Austrália, no seu celular - não se vive mais sem Google... nem smartphone. Em alguns anos Google será o Hal 9000, aquele computador do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, um dos filmes de ficção mais belos da história do cinema, que falava com os astronautas e acabou dando uma de psicótico. Google será como pasta de dente e sabonete. Tem produtos mais perfeitos do que estes? Você usa a vida inteira desde que nasce, e todo mundo usa no mundo inteiro também.

Além do Infinito, segmento psicodélico do filme 2001
Mas você não liga pra nada disso, não é?

Uma coisa interessante: Assisti a 2001 quando era jovem num telão de cinema em que eu estava nas poltronas da frente. Nunca tomei drogas, mas imagino que fiz uma viagem de LSD nas cenas de jogos de luz em velocidade... alucinantes. Eram extraordinários elementos pseudo-hippies, psycho-hardcore e psicodélicos que lembram um clip de Pink Floyd, produzidos em 1968 pelo diretor emo-indie Stephen Kubert num filme de roteiro intrincado e extremamente inteligente (só para nerds), segundo os sites Desciclopédia, 2001: Uma Odisséia no Espaço e Cinema e Debate, 2001: Uma Odisséia no Espaço. Neste último site, Luciano Silveira comenta inteligentemente que "aquela 'viagem psicodélica' na verdade representaria a morte de Dave, o astronauta principal do segmento Além do Infinito após Viagem a Júpiter, seus últimos momentos. Percebam que na primeira cena em que o portal é “aberto” à sua frente, apesar da profusão de luzes e efeitos, nada aparece refletido em seu visor, nada. Uma prova, pelo menos pra mim, que aquilo de fato não acontecia. Somente Dave estava vivendo aquela experiência. Não creio que Kubrick quisesse dar uma conotação “divina” ou “mística” à sua obra, isso não é característico de sua obra."

Mas deu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.