sábado, 2 de março de 2019

O Brasil de Quatro

Lula livre, finalmente... mesmo que por algumas horas...

Um dos policiais que escoltaram Lula no velório de seu neto usava o
símbolo da polícia dos EUA em seu uniforme; "Miami Police - S.W.A.T.",
dizia o escudo em seu peito; sem noção...
A parte boa do Brasil que está de joelhos ficou de quatro diante de tanta emoção, o que seria de se esperar, quando até líderes da oposição se uniram ao ex-presidente Lula em sua dor. 

Imediatamente repercutiu internacionalmente a liberação de Lula para velar seu neto falecido repentinamente, o candidato ao prêmio Nobel da paz sendo escoltado como criminoso de alta periculosidade. Como vai sua cabeça com isso? Vai bem?

Liberdade de Lula Faz Bem ao Brasil

Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, descreve com precisão aquele momento de paz e esperança de um povo decente, o povo brasileiro do jeito que ele é, humano e sem ódio. Liberdade de Lula Faz Bem ao Brasil:

https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/385607/Liberdade-de-Lula-faz-bem-ao-Brasil.htm

O que pode ser constatado no vídeo publicado no site A Apostagem de Fábio St RiosLula Deixa Cerimônia Após Cremação do Neto:

https://www.apostagem.com.br/2019/03/02/lula-deixa-cerimonia-apos-cremacao-do-neto/

Repercussão Internacional

Agora uma breve amostra do que já saiu na rede, tal é a importância do fato.

Los Angeles Times: Brazil’s ex-President Lula da Silva allowed to leave prison for grandson's funeral (O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, é autorizado a deixar a prisão para o funeral do neto):

https://www.latimes.com/world/la-fg-brazil-lula-da-silva-20190302-story.html 

The Guardian: Ex-Brazil president Lula leaves prison to attend grandson's funeral (Ex-presidente do Brasil, Lula deixa prisão para comparecer ao funeral do neto, exatamente as mesmas palavras do LA Times acima):

https://www.theguardian.com/world/2019/mar/02/ex-brazil-president-lula-leaves-prison-to-attend-grandsons-funeral 

BBC: Lula released from prison for grandson's funeral (Lula é libertado da prisão para o funeral do neto):

https://www.bbc.com/news/world-latin-america-47424066 

News 24, África do Sul: Brazil's jailed Lula authorised to attend grandson's funeral (
Lula, preso no Brasil, autorizado a comparecer ao funeral do neto):

https://www.news24.com/World/News/brazils-jailed-lula-authorised-to-attend-grandsons-funeral-20190302

Gulf News, Emirados Árabes: Brazil approves furlough for jailed ex-leader Lula to bury grandson (Brasil aprova licença para o ex-líder Lula enterrar neto, o melhor texto):

https://gulfnews.com/world/americas/brazil-approves-furlough-for-jailed-ex-leader-lula-to-bury-grandson-1.1551497150740 

Times Now News, Índia: Brazil's jailed ex-president Luiz Inacio Lula da Silva granted leave from prison to bury grandson (O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recedeu licença da prisão para enterrar o neto, exatamente as mesmas palavras do Gulf News acima):

https://www.timesnownews.com/international/article/brazils-jailed-ex-president-luiz-inacio-lula-da-silva-granted-leave-from-prison-to-bury-grandson/375241 

The Sun Daily, Malásia: Brazil approves furlough for jailed ex-leader Lula to bury grandson (Brasil aprova licença para o ex-líder Lula enterrar neto, exatamente as mesmas palavras do Gulf News e Times Now News acima):

https://www.thesundaily.my/world/brazil-approves-furlough-for-jailed-ex-leader-lula-to-bury-grandson-BC631276 

Oud, Holanda - President Lula mag gevangenis uit voor begrafenis kleinzoon (O ex-presidente Lula pode sair da prisão para ato fúnebre do neto):

https://nos.nl/artikel/2274092-oud-president-lula-mag-gevangenis-uit-voor-begrafenis-kleinzoon.html 

The Washington Post, América: Brazil’s ex-president Lula is temporarily released from prison to attend grandson’s funeral (O ex-presidente do Brasil, Lula, é temporariamente libertado da prisão para comparecer ao funeral do neto, melhor texto que o do Gulf News acima)

https://www.washingtonpost.com/world/2019/03/02/brazils-ex-president-lula-is-temporarily-released-prison-attend-grandsons-funeral/?noredirect=on&utm_term=.23d2b64d2957 

Reprodução por Excelência

Num dia em que "não dá vontade de escrever nada" e que até "as palavras perdem o sentido", como brilhantemente escreveu Ricardo Kotscho, e diante de tanta gente que sabe escrever, que escreve bem, nem tenho mais vontade de me expressar, então reproduzo aqui dois textos que aprovei, um do jornalista Ricardo Miranda publicado no blog Gilberto Pão Docee o outro do Fernando Brito do blog Tijolaço, que era como chamavam as bombas detonadas por Leonel Brizola, como se fossem tijolaços na cara dos corruptos de verdade. Tem muita gente precisando de um tijolaço na cara...

Os astros da tarde...
Volta, Lula, Volta, por Ricardo Miranda no blog Gilberto Pão Doce:

“Arthur, você sofreu muito bullying na escola, por ser neto do Lula. Tenho um compromisso com você: vou provar a minha inocência e vou mostrar quem é ladrão e quem não é neste país. As pessoas que me condenaram eu duvido que possam olhar para os netos como eu olhava para você…”

Fiquei muito tempo engasgado. Entalado mesmo. Ainda estou. A garganta arde. Abro a porta pro amor, abro a porta pra dor, deixo a raiva entrar, nenhum se decide em ficar. Os dedos param sobre o teclado, as ideias fogem, me vem um tremendo desalento. Dou uma volta. Leio. Me emociono. Me revolto. Penso em meus filhos. Penso na dor sem fim da perda de alguém que é um pedaço insubstituível de nós. Penso em você, agora, Lula, de volta ao cárcere, sozinho, terno desfeito, a cabeça flutuando muito além do cubículo onde está enjaulado injustamente, depois de ser “liberado” por um tempo cronometrado para o velório e cremação de seu neto, Arthur Lula da Silva, de 7 anos. Sobe no helicóptero, espera no hangar, sobe no avião, dá adeus a Arthur, entra no helicóptero, tranca a cela. Lula, que deveria ser o presidente. Lula, que devolveu o orgulho nacional, como os ecoados por gritos de “Lula livre” e “Lula guerreiro do povo brasileiro”. Alimentando seus tímpanos. A primeira troca de olhares de Lula com o povo em 11 meses. Era ele, Lula. A barba branca, o olhar opaco de dor. Mas altivo. Espinha ereta. Um colosso. O impulso de subir por instantes na lateral para acenar antes de voltar ao carro – uma das cenas mais marcantes. O aparato policial digno de um criminoso com alto poder de reação, policiais federais e estaduais fortemente armados com fuzis, PMs espalhados por todos os cantos, o tratamento dado a bandidos perigosos. O que não desgrudava de Lula tinha no peito o símbolo da polícia dos EUA: “Miami Police – S.W.A.T.” Seis PMs armados não saíram da capela onde o corpo do menino foi velado. O caixão branco sob o qual foram postos um par de chuteiras e uma bola de futebol. O cárcere, o cemitério Jardim da Colina, novamente o cárcere. Sem liberdade, agora sem Arthur. Dou um parágrafo? Encerro o texto? Me vem de novo Lula sozinho na cela. A noite que não terá fim. As paredes se fechando. A cela virando uma trincheira. Comoção no país real, coração rasgado. Nas redes sociais, o esgoto desumano onde vive parte do país soltando fogos, sambando na dor alheia. “O larápio posando de coitado”, não era pose, Eduardo, era a dor lancinante que só entende quem tem coração. “Lula está preso, babacas”, lembrei de Ciro Gomes, ele nunca esteve tão livre Ciro. Você mandou suas condolências? Quem sabe uma coroa de flores do PDT? Bolsonaro se pronunciou? Como dormirá hoje Cármen Lúcia? Moro? Carolina Lebbos? Temer? FHC? Em suas camas confortáveis. Mas deixem estar. O móvel preferido do diabo é o banco comprido. Lula sozinho na cela. Não, sozinho não, a cela está superlotada. Estamos todos lá. Arthur não volta mais. Mas Lula, volta – ainda mais depois de prometer a Arthur. Volta, Lula, volta. Estamos só te esperando.

https://gilbertopaodoce.com/2019/03/02/volta-lula-volta/

Por Fernando Brito, do Tijolaço - Os Grandes e os Pequenos:

Terminadas as cerimônias fúnebres do neto de Lula – o menino Arthur, de apenas sete anos – fica a essência do que foi este episódio doloroso.

De um lado, dezenas (centenas?) de policiais dedicados a isolar um homem velho, de 73 anos, naturalmente incapaz de um arroubo físico que o justificasse.

Uma juíza que determina que ele possa ficar apenas uma hora e meia no cemitério e que por isso o força a permanecer sentado, só, num hangar, esperando até que o relógio o autorize a abraçar o filho e a nora que perderam seu filhote. A dor da senhora Carolina Lebbos é cronometrada e mesquinha.

Fanáticos que, diante da dor de um avô pela morte súbita de seu neto, não conseguem conter seu ódio e vociferam nas redes a sua podridão de sentimentos.

De outro, uma pessoa que, depois de décadas aprendendo a construir a tolerância, amarga quase um ano de cárcere solitário, injusto e artificialmente fabricado, sem por isso desenvolver sentimentos de vingança.

Andou, digno e impávido, entre as fileiras de policiais e de ociosos fuzis que não se voltam para bandidos, mas para gente do povo, que ama seu país.

Nenhum incidente, nenhuma provocação, só muita dor e indignação.

Lula mostra, dia após dia, que não tem ódios (ainda que dele tenham), que não transgride a lei (ainda que a usem para injustiçá-lo), que não agride (ainda que mesmo nesta hora de dor seja agredido).

Lula tornou ridículos diante dos olhos de todos – exceto daqueles que os têm injetados de fúria insana – as restrições e o aparato bélico que se monta para conter um homem livre de alma.

Mais que isso. Sem dizer, faz evidente o medo que se tem dele, mesmo só, silencioso e massacrado pela dor da morte.

Sabem que, mesmo que o façam morrer na prisão, Lula está fadado a viver na História, enquanto eles, nos seus podres e miseráveis poderes, são lixo para ela.

Cenas como a de hoje, porém, trazem a história para os fatos, apresentam como ratos os que são ratos e mostram que quem é grande jamais será vencido por quem é minúsculo.

Lula está preso, babacas, mas vocês estão muito mais presos do que ele, porque estão agrilhoados à sua insignificância de degradação humana.

http://www.tijolaco.net/blog/o-grande-e-os-pequenos/

Os Robôs de Bem

A seguir, uma série de vídeos de robôs do bem, do Canal Jaguar, repleto de fofocas de novelas também, que achei por acaso na net. O Youtuber escreve, por sinal não muito corretamente, adiciona fotos deslizantes e uma voz feminina robotizada lê e fala, e quando tem erros, ela os repete, denunciando-se!

Todos surpresos após o padre Fábio de Melo comentar sobre o neto de Lula, 2.51 Min:

https://www.youtube.com/watch?v=Krc9HMheNHs  https://youtu.be/Krc9HMheNHs

Lula chega ao velório do neto e é aplaudido por militantes, 2.42 Min:

https://www.youtube.com/watch?v=g0dQLrPRkqw https://youtu.be/g0dQLrPRkqw

Lula: Não entra mais ninguém, diz Polícia Federal, 52 Seg:

https://www.youtube.com/watch?v=E54doThIgn4 https://youtu.be/E54doThIgn4

Lula explodiu em lágrimas depois de chegar ao velório de seu neto. As pessoas o apóiam com 'Lula Livre' e 'Lula Lá', 2.34 Min:

https://www.youtube.com/watch?v=u5W6JUEsO8I https://youtu.be/u5W6JUEsO8I 

Tocante! 'Vá ver vovó Marisa'; e Lula começa a chorar no velório de seu neto, 2.46 Min:

https://www.youtube.com/watch?v=skOS_kQnhIc https://youtu.be/skOS_kQnhIc

PF criticou ex-presidente por fazer discurso sobre política no velório de seu neto, 2.38 Min: 

https://www.youtube.com/watch?v=lLKQ91-qyOg https://youtu.be/lLKQ91-qyOg

Internautas furiosas com o posto do padre Fábio de Melo sobre o neto de Lula, 2.56 Min:

https://www.youtube.com/watch?v=N8LVNtou2K4 https://youtu.be/N8LVNtou2K4

Cantinho do Ódio

Havia vídeos com as críticas da oposição laranja também, mas aqui não tem lugar para críticas de ódio. Se está interessado, vá pastar em outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.