quinta-feira, 2 de abril de 2015

Filmes Espíritas de Través

A tradução como Os Agentes do Destino é
mais religiosa do que desejada.
Ontem assisti na TV ao filme Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau - O Birô do Ajustamento) com Matt Demon, outro dos meus atores prediletos, dirigido e escrito por George Nolfi, com roteiro baseado no conto Adjustment Team (Equipe de Ajustes) de Philip K. Dick. 

Um aspirante a senador dos EUA (Matt Demon) vislumbra o futuro planejado para ele pelo poderoso Birô de Ajustamento e resolve lutar por seu próprio destino escolhendo estar com a única mulher que já veio a amar.

No dia anterior eu havia assistido na TV ao filme O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying - A Invenção da Mentira) dirigido por Matthew Robinson, escrito e estrelado por Ricky Gervais.

Mark Bellison (Ricky Gervais) é um escritor mal sucedido que vive no mundo onde falsidades são completamente desconhecidas. Quando Mark repentinamente desenvolve a capacidade de mentir, a noção de que "a honestidade é a melhor política" sai porta afora, e ele usa sua recém-descoberta habilidade para ganho próprio, diz a chamada para o filme na TV do site Guia da TV de Sydney, http://www.yourtv.com.au/guide.

Na verdade, ele não demonstra essa alegria
toda no filme...
Ambos os filmes acima são baseados no Espiritismo. 

Enquanto o primeiro é um filme mais sério, o segundo é mais uma zombaria. É assim que os cineastas dos países afluentes hoje em dia conseguem retratar os conhecimentos espiritualistas, repassando a mensagem de qualquer jeito, sob a mentalidade tacanha dos materialistas capitalistas incrédulos e deficientes na arte de valorizar a vida e adquirir bons princípios para ensinarem a seus filhos. De qualquer jeito, eles passam a mensagem. Cabe a cada um de nós interpretá-la positiva ou negativamente.

Para mim, acho válida a transmissão do conhecimento mesmo deste jeito, o que interpreto sempre positivamente, e cabe a cada um de nós se divertir com as tacanhices desse povo que lidera o planeta, ao mesmo tempo em que torcemos para que eles aprendam alguma coisa e de alguma forma acordem para os fatos e as provas que cada dia mais se tornam palpáveis com relação ao mundo espiritual, quer eles queiram que exista, quer não.

Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau)

Este filme é mais sério. Quando o aspirante a político, que tem um imenso potencial por sua autenticidade, começa a aparecer no cenário nacional norte-americano, logo surgem o que seriam os donos do mundo a tentar regular-lhe suas opções e posições para o bem do establishment. 

Caricatura de Matt Damon, o super-macho da série de
filmes Bourne
Mais adiante acabamos por identificar que não se trata dos poderosos na Terra, conforrme a atual piração das teorias da conspiração, mas dos poderosos divinos, "materializados" em embalagens humanos, exibindo os discursos normalmente atribuídos às elites poderosas, de que as pessoas normais não podem ser responsáveis pelo destino do planeta, só as tais elites intelectualizadas, o que não deixa de ser uma verdade... 

Aquele chefão seria Deus, e os anjos da guarda e os guias espirituais seriam agentes no estilo CIA, FBI ou Interpol. Estes passam a perseguir o candidato e encher-lhe a paciência com suas exigências e coerções, apresentando-lhe um mundo "paralelo" bem ao estilo da série de filmes "Matrix". Porém, estes conceitos não são claros assim, cabe a nós identificarmos onde é que eles foram buscar tal inspiração.

Com o andamento do filme fica provado que tais anjos da guarda têm falhas. O trabalho deles é zelar pelo grande plano divino, para que nada saia do plano. Realmente, existe um plano divino, segundo o Espiritismo, em que os zeladores realmente zelam por eles fazendo exatamente o que os impostores agentes da CIA também alegaram fazer no filme, como por exemplo, quando dizem que, quando a garota sofreu uma torção no pé, aquilo foi previsto pelo plano e provocado por eles.

Se Deus deu ao homem o livre-arbítrio, como é que tudo pode ser
parte de Seu plano? Se tudo é parte do plano de Deus, como é que
temos livre arbítrio? Resposta: porque as duas premissas são
verdadeiras e convivem em harmonia, como era de se esperar
de Deus, logicamente.
A trama do filme então passa a ser a luta do free-willing (livre arbítrio) do candidato contra o plano intransigentemente levado a cabo pelos anjos da guarda travestidos de agentes da CIA através de suas visões estreitas e burocráticas, só fazendo o trabalho deles, sem entrarem em considerações superiores. 

Porém, como o divino já sabe que isso pode acontecer, ele enviou um "agente especial" negro para cuidar da matéria, e este passa a ter um raport (interação) com o candidato, revelando coisas que ele teoricamente não deveria saber, dando-lhe poder e força para lutar pelo seu livre arbítrio que, afinal, é o que todo ser humano supostamente deveria exercitar para contrabalançar os desígnios de tais destinos.

A fim de cumprir os planos de Deus, quer dizer, do diretor do plano, o candidato não pode associar-se com a mulher amada, uma artista ativista transgressora. Mas o candidato quer porque quer permanecer com ela, e consegue suplantar todos os entraves colocados pelos tais guias espirituais ou anjos da guarda travestidos de agentes do FBI. 

A vida é como um jogo de cartas de cara... digo, de baralho: as
cartas que você tem à mão representam o determinismo ou o
destino; o jeito como você joga suas cartas é seu livre arbítrio.
O resultado do jogo... bem... aí "vareia"...
Isso os deixa com dores de cabeça, o que também vai preocupar o chefe da equipe de anjos da guarda, que acaba sendo colocado em seu lugar por um superior, o agente especial negro, que no final reconhece ser o livre-arbítrio capaz de causar as modificações nos planos divinos. O negro diz que ele não é Deus (o poderoso chefão), mas que manda nos outros. Provavelmente um "espírito mais evoluído, de casta superior".

O Espiritismo também nos lembra que tais espíritos nossos guias são pessoas como nós, e portanto passíveis de erros e acertos. Isso não quer dizer que nossos protetores possam nos proteger para todo o sempre, eles também podem errar. Ih, isso é ruim pra quem costuma se considerar "guiado por Deus" e protegido por "corpo fechado". Nada é definitivo, pelo que depreendo daqui. Tudo varia, tudo muda, vivemos ao sabor das ondas, da sorte... relaxe...

O filme mostra a interessante dicotomia entre o grande plano e o tal do livre-arbítrio, como se eles fossem incompatíveis na mentalidade das pessoas questionadoras, mostrando que na realidade eles convivem em conjunto, se adaptando conforme tomamos nossas decisões.

Então, ao que parece, somos a soma dos planos com nossas vontades, o que dá uma boa mistura de bolo bastante desafiadora e excitante, vocês não acham?

A lógica dos burros: "Como se atreve? Faça o que predeterminei
para você fazer". É mas fácil se pegar com o raciocínio simples e
criticar, do que entender as complexas combinações dos fatores
disconexos da vida.
Se o candidato se torna o tal presidente por vários mandatos conforme os planos divinos e a sua amada se torna a grande bailarina mundialmente reconhecida, o filme acaba antes disso e fica ao seu critério imaginar o que aconteceu dalí para diante. Conforme lhe havia sido dito e conforme os tais planos, o candidato não seria mais eleito nem ela seria mais famosa, caso eles continuassem juntos. Coube ao candidato finalmente revelar a verdade do que ele estava enfrentando com a tropa de elite planificadora para ela, que escolheu continuar com seu amalucado amado, ambos correndo o risco de serem pessoas normais em nome do amor, abrindo mão de seus destinos de celebridades.

O que você escolheria, o amor ou suas ambições de tornar-se celebridade justamente por falta de amor?

O filme é uma bela ode ao amor às travessas, e um belo enredo Espírita de través.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Agentes_do_Destino

Música Eden do Hooverphonic, um tributo à atriz Emily Blunt usando 
a poética footage do filme Os Agentes do Destino

O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying)

Este título é depreciativo e muito mal feito com tendências à manipulação dos espectadores, dando a entender que o primeiro mentiroso, como dizia o judeu, fuideuss... (desculpem os xiitas pela piadinha divina, mas esta não é pior do que a que os inglêses e francêses ateus adoram fazer), foi Deus ou Jesus Cristo. O título deveria ser como foi divulgado em Portugal, A Invenção da Mentira, o qual quer dizer mais ou menos a mesma coisa, sendo que a tal da invenção não fica clara se era de Deus, Jesus Cristo ou do protagonista da estória, o que é o caso. No fim, realmente, todo o enredo tenta provar que o que propagam as religiões é tudo mentira criada por um sujeito idiota qualquer sob determinada pressão na vida.

Quanto ao Espiritismo, para aqueles que acham que é religião, ele não foi inventado pelos humanos, ele foi ditado pelos espíritos... que tal? Não tem competição que ganhe esta...

Caricatura de Ricky Gervais por Paul Moyse.
O escritor no filme vive uma vida de perdedor até que sua mãe encontra-se na cama de um hospital a caminho da morte. Para consolar o seu desespero por não saber para onde vai nem o que vai acontecer e por temer ir embora para viver uma eternidade de nada, ele "inventa" que para onde ela vai, todo mundo tem uma mansão, e que ela encontrará todas as pessoas que amou, e que ela não terá mais as dores que está tendo, e sua mãe então morre feliz e com um sorriso nos lábios. Ela até pergunta, se todo mundo tem uma mansão, então todo mundo vive sozinho, ao que ele responde que as pessoas vão dormir umas nas casas das outras e suas casas voltam ao mercado, humor bem britânico...

Acontece que, por trás dele, funcionários do hospital escutam, passam adiante, e fazem o maior alarde da informação, como se jamais tivessem ouvido falar em tal coisa que está escrita em praticamente todos os livros Espíritas durante mais de um século, coisa que permeia quase todas as religiões do mundo por trás dos bastidores nem sempre reconhecidos corretamente.

Daí em diante o escritor fica conhecido por suas idéias revolucionárias sobre a vida após a morte, passa a ser perseguido por entrevistadores que lhe exigem mais informação, o que ele acaba se recolhendo para escrever em duas táboas da lei, ou seja, em caixas de pizza... mas ele faz tudo isso seriamente, então você, espectador, não é levado a enxergar a zombaria assim, prontamente, e parar de assistir ao filme indignado por isso.

Não deixa de ser interessante que este apregoado ateu chamado
Ricky Gervais and participando de filmes com mensagens religiosas
e espirituais. Aqui ele cita: "É quase como se a Bíblia tivesse sido
escrita por racistas, sexistas, homofóbicos, homens violentos e
sexualmente frustrados, ao invés de ter sido um Deus cheio de amor.
Esquisito..." Quem pode dizer que ele não tem razão? No fundo,
todos nós falamos as mesmas ooisas, de formas diferentes.
Saindo na rua, ele lê alto o que escreveu nas táboas de pizza, e o povo passa a reverenciá-lo até o dia em que resolve confessar que inventara aquela grande mentira. 

Interessante aspecto colateral do filme é sua garota não querer casar com ele para não ter filhos gordinhos de nariz de batata como ele. Para ter filhos afilados, ela escolhe um colega de trabalho sem amor, mas acaba entendendo sobre justiça ao colocar-se ao lado de um menino gordinho e batatudo quando o vê sofrer bullying, defendendo-o e consolando-o. Assim ela aceita ter filhos batatudos por entender que pode amá-los assim mesmo, e que o amor é mais importante. 

De quebra, uma mensagem contra o racismo, mas sempre a mensagem do amor na grande maoria das obras de arte para a vida dos espectadores que vivem e morrem muitas vezes sem saberem o que isso significa na realidade.

O site da Wiki fala, em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de enganação, um homem que está prestes a perder tudo inventa uma mentira e não muda só a natureza das coisas, mas cria a base da religião.

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Invention_of_Lying

Quem pode dizer que Ricky Gervais está errado de novo aqui? 
Veja tradução no texto. O que ele critica acidamente em nome do 
ateísmo na realidade é a forma pouco inteligente como os religiosos 
tentam impor suas mensagens ilógicas.
Tradução do texto da ilustração ao lado:

"Desde o começo da história conhecida, a qual tem sido defnida pela invenção da esrita pelos Sumérios por volta de 6.000 anos atrás, os historiadores tem catalogado mais de 3.700 entes sobrenaturais, dos quais 2.870 podem ser considerados deuses. Dessa forma, da próxima vez que alguém me disser que não acredita em Deus, eu lhe perguntarei "oh, em qual deles? Zeus? Hades? Júpiter? Marte? Odin? Thor? Krishna? Vishnu? Rá?..." Se eles responderem "apenas Deus. Eu acredito num só Deus," então eu lhes esclarecerei que eles são quase tão ateus quanto eu. Eu não acredito em 2.870 deuses, e eles não acreditam em 2.869 deuses."

Lista de divindades: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_divindades

Pessoas como ele precisam desenvolver a capacidade além de suas limitações racionais para abraçarem o imponderável, ou seja, as coisas que não entendemos por nossas próprias limitações, o que não quer dizer que elas não existam por causa disso. É preciso "ver além" das nossas limitações, e reconhecer que existem as coisas que não podemos explicar. É tudo muito simples assim, basta nos colocarmos em nossos lugares de seres ignorantes diante do universo ou basta lembrarmos que não conhecemos nem mesmo o planeta em que vivemos, ao invés de optarmos por posições arrogantes de donos do mundo em que tudo tem que se adequar ao nosso ponto de vista beócio.

Matt Demon
Matt Demon

Este ator tem trabalhado em alguns filmes que valorizam o homem e a espiritualidade.

Um dos meus filmes prediletos é Ligado em Você (Stuck on You), um filme dirigido pelos irmãos Farrelly, e estrelado por Matt Damon e Greg Kinnear, sobre dois irmãos siameses (Matt Damon e Greg Kinnear, outro dos meus atores prediletos) de uma cidadezinha que, na idade adulta, resolvem fazer a operação para se separarem, mas não conseguem mais devido ao costume de viverem extremamente ligados um ao outro por tanto tempo. O desequilíbrio físico deles é hilário quando são desatados...

O filme trata mais da grande amizade ou amor incondicional entre os dois homens que se traduz não apenas no fato de terem nascido irmãos, mas ligados fisicamente. É fato que a maioria dos gêmeos possuem ligações emocionais maiores do que as pessoas comuns, mas o enredo deste filme exalta estes ligações a um ponto em que um não pode viver sem o outro, apesar das personalidades e gostos opostos, o que faz com que eles no final acabem abrindo mão de suas individualidades para continuarem a viver no amor e na ligação que existia entre os dois. No final do filme eles acabam os dois usando uma mesma camisa a fim de conseguirem trabalhar juntos como se não tivessem sido separados.

Matt Damon e Greg Kinnear no filme Ligado em Você, irmãos
siameses ligados pelo fígado o que não os impede de serem
normais.
Greg Kinnear

Greg Kinnear também tem trabalhado em filmes de mesmo teor nobre, como As Good as It Gets (com Jack Nicholson) e Ghost Town, também com o Ricky Gervais.

Um de seus mais novos filmes é O Céu Existe Mesmo (Heavens Is for Real) onde ele é um empreságio, pastor e bombeiro voluntário de uma pequena cidade, Todd Burpo (Greg Kinnear ) e sua esposa, Sonja (Kelly Reilly), os quais estão lutando para sobreviver durante um ano difícil. Após o seu jovem filho, Colton (Connor Corum), passa por uma cirurgia de emergência, Todd e Sonja estão muito felizes com a recuperação milagrosa da criança. No entanto, os Burpos não estão preparados para o que acontece a seguir - Colton diz que havia ido para o céu e voltado, e passa a dizer a seus pais coisas que ele não poderia saber.

Se você olhar para alguém por bastante tempo, você descobre sua
humanidade (Greg Kinnear) a propósito do filme Melhor É Impossível
Parece que a onda de filmes espirituais anda crescendo muito, o que é bom pra ver se esse povo acorda e se desenvolve um pouco mais a caminho de suas evoluções espirituais, antes que a terceira guerra mundial acabe com tudo o que há nesse planeta, até o que estiver protegido nos abrigos subterrâneos luxuosos...

Estive preparando um post sobre os filmes espirituais já a algum tempo, mas ele ficou tão imenso que não consegui terminar ainda... aguardem...

Melhor É Impossível (As Good as It Gets)

Estranhíssima e reconfortante estória de amor envolvendo um escritor com TOC, um gay e uma garçonete, mostrando que o amor não tem fronteiras e é capaz de recuperar todas as almas à beira do abismo.

Melvin Udall (Nicholson), é um escritor com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), chato, arrogante. Ele almoça todos os dias no restaurante, onde Carol (Hunt) é garçonete. Ela tem um filho com asma, e se desdobra para cuidar dele. Simon Bishop (Kinnear), é um artista homosexual, vizinho de Melvin que tem um cachorrinho, o pequeno Verderll. Estes 3 estranhos, vão ficar mais amigos do que imaginam. Simon, tem o seu apartamento assaltado, e o cachorrinho fica uns dias com Melvin, que começa a mudar o seu comportamento ao passar a cuidar do vizinho após ele sofrer um ataque físico homofóbico. Por outro lado a garçonete acaba guiando o transtornado, recuperando-lhe a confiança em si mesmo. Excelente filme de James L. Brooks, vencedor de 2 oscar (melhor ator e atriz a Jack Nicholson e Helen Hunt), e indicado aos Oscar de Melhor ator coadjuvante (Greg Kinnear) Melhor filme, Melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor edição.

Trailer legendado do filme Melhor É Impossível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.