sábado, 4 de abril de 2015

Opinião

Agora Todo Mundo Tem Opinião:

http://www.cartacapital.com.br/cultura/agora-todo-mundo-tem-opiniao-7377.html

Estamos vivendo uma era revolucionária em que cada pessoa, sem ter que se submeter aos donos dos mercados nem pagar-lhes os olhos da cara e ser explorado pela eternidade das gerações de sua família, pode ter sua própria galeria de arte a qualquer momento e de graça, pode publicar seus livros, seus vídeos, suas músicas, suas poesias e sua... opinião. 

Mas, estamos preparados para tal revolução tão rápida que tem acontecido em nossas vidas?

Com certeza, algumas pessoas estão, outras estão aprendendo, mas a maioria não.

Banana madura e meio pra baixo...
Porém os jovens estão se esbaldando, pois adolescente sempre quiz que suas opiniões fossem levadas a sério como se fossem adultos, mas não são. Na internet, ninguém sabe a idade de quem opina, a princípio, e de repente as revoluções e protestos públicos podem estar sendo liderados por fedelhos...

O problema de todo mundo ter opinião na internet ou nas redes sociais é que nem todos estão preparados para separar o joio do trigo, então podem se enganar feio, e ainda contaminarem muita gente com suas "opiniões" copiadas de alguém a qual é distorcida, ou ser apenas a opinião de um adolescente sem pai nem mãe. Ora, já fui adolescente, e sei o quanto me irritava os adultos ignorarem a minha preciosa e inteligente opinião. Eu achava que já sabia de tudo aos 15 anos, mas a ficha só cai quando realmente amadurecemos, ou seja, aqueles de nós que consegue amadurecer, supondo-se que eu consegui... 

Que fique bem claro
Aqui no meu blog, por exemplo, tem muita opinião e pouca pesquisa científica. Que fique isso bem claro.

O que eu me gabo aqui é que sou capaz de plantar uma sementinha na mente das pessoas para que elas fiquem remoendo sem saber, e um belo dia elas se descobrem mais sabidas, espertas e inteligentes, sem saber que foi aqui que nasceu a semente da sabedoria sobre alguns assuntos cruciais. 

Tenho feito isso na vida real, através de simples palavras bem colocadas e na hora certa, e algumas vezes, elas tem se tornado revolucionárias e mudado a vida de algumas pessoas radicalmente, para muito melhor.

Até agora ninguém se tornou criminoso e veio dizer que a culpa foi minha...

Um outro motivo de eu propagar minha opinião aqui no meu blog, afora o fato de que trabalhando aqui na Austrália por tantos anos desenvolveu-se em mim uma velocidade incrível no jeito como digito no computador, quase na velocidade em que vou pensando as coisas (e despejando), é porque algumas pessoas acham que eu devia.

Desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e
designer gráfico brasileiro Carlos Scliar. Eu também estou biruta.
Elas acham que tenho muita coisa a ensinar a muita gente, pois então, vamos nos meter a falar baboseiras aproveitando o canal livre da internet. Digo logo assim, baboseiras, porque dessa forma ninguém se atreve a ficar ultrajado e me atacar, pois eu já sei que posso estar errado e que tenho a cabeça cheia de shit (m...).

Só que parece que não tenho estado tão cheio de shit assim, considerando-se o relativo sucesso que tive na vida, principalmente como pai. E foi justamente este assunto que mais fez as pessoas me encorajarem a propagar minhas idéias exdrúxulas, o resultado dos nossos filhos como eles se tornaram ao atingirem a maioridade... e amadurecerem.

Infelizmente, muito do "meu" sucesso não pode ser falado aqui... é uma vontade louca de falar, mas não posso.

Basta dar um exemplo muito simples: quando asseguramos aos amigos, eu e minha mulher, que nossos filhos não mentem para nós, eles riem e dizem que a gente é que não sabe, mas eles mentem, então pra que vamos insistir nisso? O motivo porque eles não acreditam em nós é porque os filhos deles mentem, então pra eles, todo mundo mente. Que podemos fazer? Como vamos convencê-los? Pois se não querem acreditar, problema deles, e já não está mais aqui quem falou.

Imagina se eu disser que casais de idosos podem ter vida sexual igual à dos jovens e ainda com a vantagem da experiência? Ninguém me acreditaria, então pra que vou perder tempo tentando convencê-los de que viagra é desnecessário? Se eu falar que homem pode ter múltiplos orgasmos e o ponto G da mulher sai andando então vão me internar.

Joio e trigo são diferentes, não são?
Enfim, já falei uma vez e falo de novo, a cada dia que se passa, as pessoas estão sendo obrigadas a exercitarem suas próprias capacidades de discernirem o que é certo do que é errado através de quaisquer meios que elas achem melhor, cada uma do seu jeito, no seu passo, porque do jeito que as coisas vão, está ficando cada dia mais complicado e difícil saber quem está certo, onde estão os limites e quais são os princípios que deviam nos governar como indivíduos.

As coisas, enfim, estão ficando cada dia mais de cabeça para baixo. Vai ver é por isso que tantos jovens estão sendo seduzidos pelos limites e promessas do Islã. Ou então se matando.

Aqui na Austrália, por exemplo, atualmente os policiais enfatizam em Kings Cross, o bairro boêmio de Sydney, que a cultura do alcoolismo, das drogas e dos fumantes deve ser desencorajada para evitar tantas mortes e tantos problemas de urgência hospitalar ocorridos na noite desta cidade, ao invés de inventarem meios de ensinar aos pais australianos como criarem seus filhos com responsabilidade. Tais opiniões são como chover no molhado. A nossa conclusão é que na Austrália está faltando religião, pois de que outro jeito é possível adquirir-se bons princípios e limites?

Então, cedo me ensinaram que, quando não estou satisfeito com uma explicação, é porque ela não é verdadeira, porque é uma mentira, ou porque faltam componentes primordiais que não foram esclarecidos, talvez de propósito pra você não aprender mesmo e fazer render os cursos pagos com muito dinheiro para quem se propõe a "ensinar" desse jeito.

Aluno revoltado senta-se no fundo da sala.
Começou na universidade. Na minha primeira semana de universidade, me sentei na frente, ansioso por começar com o pé direito, entendendo tudo na bucha, como eu fazia quando era do curso primário. Daí comecei a não entender, e logicamente comecei a fazer perguntas. Aquele professor de Física a várias décadas naquela função não estava acostumado com alunos bons e interessados, então ele, cujo costume era dispender 70% de suas aulas escrevendo garatujas no quadro-negro de 10 metros de largura por dois de altura, e o resto dos 30% "explicando" sonolentamente o que havia escrito, estranhou minhas perguntas e simplesmente não respondeu, ou seja, não me convenceu e me deixou na mão. Suas respostas não diziam coisa com coisa assim como o discurso de muitos políticos brasileiros que não são do PT nem do PDT. 

Duas semanas depois eu já estava sentando lá no fundo da sala, desinteressado. E passei o curso inteirinho de Engenharia, 5 anos, desse jeito, até o final, a fim de graduar-me e receber o diploma. Que belo curso que eu fiz! Sem falar que só passei no vestibular porque a mãe de um amigo meu vizinho resolveu fazer vestibular também para me estimular, e quando eu soube que havia passado, eu estava na casa deles quando saiu na televisão.

Uma vida de praia e Coca-Cola
Naturalmente que emprego não ia arrumar daquele jeito, então que aconteceu? Minha mulher, que na época era minha namorada, resolveu fazer um curso de Tecnologia da Informação, e me sugestionou a fazer o mesmo junto com ela, já que eu estava desempregado e vivendo na praia o dia inteiro enquanto ela trabalhava, já formada também.

Dito e feito, gostei do curso, entendi tudinho, os professores respondiam a minhas perguntas satisfatoriamente, eu interagia melhor com alunos que pareciam mais "cabeça" do que os tradicionalmente conservadores engenheiros leitores de Veja, ela abandonou o curso por não ser realmente sua vocação e me graduei, arrumei um bom emprego e aqui estou até hoje. Que me importa se perdi muitos anos da minha juventude em termos profissionais, se eu os ganhei em termos de diversão que me evitaram passar pela idade do lobo (aquela em que o homem aproveita os últimos anos em que ainda é sedutor para ir à forra por não ter vivido sua juventude plenamente por ter assumido responsabilidades muito cedo, começando por comprar um carro esporte). O que eu passei, meus filhos não precisaram passar, e isso é o que me importa.

Suponho que mudar de curso ou profissão é semelhante a casar, separar, e casar de novo...

Os apócrifos são cartas, coletâneas de frases, narrativas da criação e
profecias apocalípticas. Além dos que abordam a vida de Jesus ou
de seus seguidores, cerca de 50 outros contêm narrativas ligadas
ao Antigo Testamento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos
O artigo mencionado acima deste post, da revista Carta Capital, por Menalton Braff e publicado em 3 de março de 2015, ressalta que o problema da internet hoje em dia é a imensa quantidade de textos apócrifos, muitas vezes até opostos ao pensamento do presumido autor, falsamente presumido. 

Apócrifo: palavra bonita para duvidoso, falso. Você é um aborto apócrifo...

Extraído do artigo:
"O fato, em si, não tem importância alguma. O problema é que muita gente lê a enxurrada de bobagens que aparecem na internet não como opinião, mas como conhecimento. O Platão, por exemplo, afirmava que opinião (doxa) era o falso conhecimento. O conhecimento verdadeiro (episteme) depende de estudo profundo, comprovação metódica, teste de validade. Essas coisas de que se vale em geral a ciência. 
"O mal que há nessa “democratização” dos veículos é que se formam crenças sem fundamento, mudam-se as opiniões das pessoas, afirmam-se absurdos em que muita pessoa ingênua acaba acreditando. Sim, porque estudar, comprovar metodicamente, testar a validade, tudo isso dá muito trabalho."
Naturalmente que Platão naquela época ainda não considerava nossa capacidade extra-sensorial ou paranormal de perceber além dos sentidos tidos como normais.

'O extraordinário só pode ser percebido quando se voa além do
convencional', diz Mauricio A Costa, em seu projeto O Mentor Virtual
http://www.projetomentorvirtual.com/
http://marcasfortes.blogspot.com.au/
O autor obviamente está se referindo ao fato dessa gente ficar repetindo a ladainha das direitas ignóbeis propagadas por seus filhos adolescentes, sem saber o que estão falando, apenas porque viram no Facebook, e o que não vêem no Facebook (e poderiam ver aqui no meu blog ou nas fontes mencionadas aqui), para eles não interessa e não tem valor. 

São pessoas despreparadas para a revolução da era da informação, a maior de todas as revoluções da humanidade, a revolução final, ou seja, a do conhecimento, da verdade, e como a verdade salva, estamos prestes a mudar desta para melhor como humanidade, ou seja, darmos um pulo evolutivo, sairmos desta dimensão para a próxima.

A fim de navegar nesta era e ser bem sucedido, é preciso primeiro desenvolver o próprio nariz. Nariz para nortear-se (através do faro?), usando-se a própria sensibilidade, os instintos extras que todos possuímos mas apenas umas poucas pessoas conhecem e ainda menos utilizam, o extra-sensorial. O tal do olho de vendedor, aquele que acerta na personalidade do comprador e vende qualquer coisa imediatamente. Trata-se de um instinto que ele desenvolve com a prática. Este instinto todos temos, mas poucos de nós o desenvolve.

Nariz desenvolvido
O extra-sensorial não tem nada de sobrenatural, todo mundo sente quando um ente querido está precisando de nossa intervenção, pressente quando alguém quer se comunicar e realmente o faz em questão de minutos, horas ou dias, pressente quando algo está errado e evita fazer qualquer coisa por causa do "mau" pressentimento, ou tem boas vibrações ao engraçar-se de uma propriedade que queira comprar, etc.

Curso de Nariz

Pois bem, temos que fazer um curso de nariz, a fim de nos preparamos para entrarmos na era da informação, senão corremos o risco de sermos manipulados por quem já fez o curso, que é exatamente o que está acontecendo. O povo brasileiro anda fazendo coisas sem saber porque estão fazendo, e ainda fica enfezado quando tentamos abrir o olho dele.

Eles afirmam que tem óoooooooooooooooodio!!! É uma mistura de ressentimento emocional por tudo o que vai mal em suas vidas em ressonância com outras tantas pessoas insatisfeitas e mal amadas, que andam à beira do colapso, à beira do desespero, sem nem mesmo saberem porque. Então elas reagem assim, com óooooooooooooooodio!!! Paranóia coletiva muito bem utilizada pelos manipuladores das redes sociais...

Eu já odiaaaaaaaaaaava o Facebook antes que odiar o Facebook
se tornasse moda.
Portanto, o lance é o seguinte. Você deve aprender a confiar no seu nariz. Quando seu faro desconfiar que tem algo errado, tem mesmo. Quando você acreditar que tá certo, tá certo mesmo. Difícil vai ser você saber quando aquele sentimento ou percepção vieram de dentro de você mesmo ou foi implantado na sua mente por influências exteriores. Pela sua mãe, pelo seu vizinho, seu chefe, a mulher do padre, o cachorro...

Dessa forma, o que você ler aqui, poderá "sentir" que é verdade, e passará a pesquisar daqui em diante, e amanhã você virá me ensinar o que não aprendi, o que passei por cima, ou o que falei de errado. Virá brigar e discutir comigo, e conseguir derrubar meus argumentos. Então você se transformará num herói pois até agora ainda não nasceu esse capaz de derrubar meus argumentos, e por isso é que muita gente fica com óoooooooooooooodio de mim! Bem, isso é o que dizem...

Não ligo, sinceramente, porque do ódio para o amor é só um passo, são os dois lados de uma mesma medalha, e só quem tem ódio é quem valoriza o objeto odiado, mas se acha de alguma forma desprezado, esquecido ou diminuído. É tudo mentira, nós, os amadores, amamos todo mundo... vá dizer que Deus não é um amador...

Last but not least (em tempo, tradução "por último, mas não irrelevante"), fui procurar ilustrações para "opinião" e achei centenas de grosserias sobre "sua opinião não me interessa". Ora, convenhamos, as pessoas dão patadas desse jeito, mas no fim engolem tudo... se tiver vindo via Facebook! Não é preciso eu dizer aqui o que é que elas são, começa com "i"...

Verdade ou Mentira

Para os detratores da internet se deliciarem, este artigo de janeiro de 2013 é um prato cheio.

http://youpix.virgula.uol.com.br/viral-2/a-prisao-da-irma-zuleide-o-publico-e-o-privado/
Ontem, 29 de janeiro de 2013, no começo da tarde, uma notícia abalou as estruturas da internet: o DJ Álvaro Rodrigues foi detido pela polícia por fazer uso da foto de uma professora em seus perfis fakes no Twitter (com mais de 400 mil seguidores) e no Facebook (com mais de 2 milhões de fãs). No ar desde 2011, os perfis postavam conteúdo ironizando a vida e a obra dos evangélicos e seus fanatismos. 
A irmã Zuleide...
A pessoa do avatar, uma professora de educação infantil de Campinhas e evangélica, foi identificada por amigos e conhecidos, começou a sofrer bullying e desde 2011 tenta a remoção das fotos da internet, sem sucesso. Quando soube que o autor da página faria um show em uma boate de Santos, se mandou com seu advogado pra praia e enquadrou o meliante.
Álvaro foi detido, assinou um termo circunstanciado (seja lá o que isso quer dizer) e foi liberado na sequência, mas ainda assim responderá por constrangimento, injúria e difamação. A foto do avatar já foi trocada por uma nova (abaixo), tuites e posts ironizando o fato já foram feitos e Álvaro já tem um advogado pra defendê-lo. 
Isso é tudo meio confuso e esquisito. 
Mas esse é o ponto… estamos no meio da revolução! Os paradigmas sobre o significado do “Público & Privado” estão sendo reconfigurados enquanto você lê esse texto, em tempo real! E são, essencialmente, pautados e marcados pelo oversharing (super-partilha) e a overexposition (super-exposição), comportamentos normais nos dias de hoje.
Em 3 de dezembro de 2012, a presidenta Dilma havia sancionado as leis 12735 e 12737, que tipificam os crimes eletrônicos no País, definindo os cibercrimes.

http://blogs.estadao.com.br/link/dilma-aprova-leis-de-cibercrimes/

Mais debates aqui:

http://youpix.virgula.uol.com.br/tag/internet-livre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.