sexta-feira, 23 de maio de 2014

As Mães de Abreu e Lima

Abreu e Lima é uma cidade satélite de Recife, estado de Pernambuco.

O que tem as mães de Abreu e Lima de tão importante?

Elas são o retrato do verdadeiro Brasil. Elas foram capazes de fazerem seus filhos devolverem os produtos roubados das lojas da cidade no dia seguinte à greve dos policiais que levou as turbas às ruas a saquearam o comércio.

Avenida Brasil, Abreu e Lima
O retrato do Brasil atual não é as manifestações populares regadas a vandalismo. O retrato do Brasil são estas mães modernas de Abreu e Lima. Eu digo modernas porque no passado tais mães nem sempre foram assim tão determinadas, conscientes e inteligentes. Um belo dia elas se juntaram aos movimentos das mulheres a fim de apoiarem a derrubada do governo democrático e a instalação do golpe militar de 1964 (veja post Revolução Azeda IV).

As mães de meia-idade de Abreu e Lima são o mais novo orgulho nacional.

Entre suas declarações à TV no "dia seguinte", uma delas falou que trabalhava duro para manter a família, não queria nada roubado dentro de casa que em sua casa não tinha ladrão.

Senhora de meia-idade, Pirzan
Quem sentiu-se muito envergonhado deixou os produtos na calçada a fim de serem recolhidos pela polícia. As delegacias ficaram abarrotadas de produtos a serem devolvidos aos comerciantes.

O que tem os comerciantes a ver com o descontentamento popular? O que tem os proprietários de empresas de ônibus com os protestos populares, para terem seus ônibus ateados fogo, como se ônibus custasse 3 centavos e não empregasse motoristas e cobradores? Como se pode ser tão imbecil e irresponsável de fazer uma coisa desmiolada destas?

Em minhas buscas por artigos na net, deparei-me com os seguintes:

Centro comercial de Abreu e Lima é alvo de saques no dia do aniversário do município:
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2014/05/0244.html 

Arrependidos, moradores de Abreu e Lima começam a devolver eletrodomésticos (Três Lagoas - Mato Grosso do Sul):
http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=27352#.U3a5edKSx8E 

Polícia começa a devolver nesta segunda mercadoria saqueada em Abreu e Lima:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2014/05/19/policia-comeca-a-devolver-nesta-segunda-mercadoria-saqueada-em-abreu-e-lima-128389.php

Pessoas que invadiram lojas durante greve de policiais em Recife se arrependem de saques:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/pessoas-que-invadiram-lojas-durante-greve-de-policiais-em-recife-se-arrependem-de-saques/3369751/

Praça São José, em Abreu e Lima, monumento aos generais Abreu 
e Lima e Simon Bolívar, que lutaram pela independência de países 

da América do Sul, como a Venezuela.
Quando noticiaram os saques, os jornais nacionais abriram o bocão para dizerem que era em Recife, na região metropolitana de Recife. As pessoas se assustaram e foram mandadas embora do trabalho, como se estivéssemos sob o golpe militar. 

Quando eu era pequeno, nos mandaram embora da escola, e saimos pela rua assustados, sem saber o que estava acontecendo. Já estamos revivendo os momentos do golpe militar de 1964 versão 2014. Porém o mais interessante é que a popularidade da presidenta se senta sobre os 40%, mais do que o dôbro do segundo candidato à eleição presidencial este ano. Estas coisas não casam direito com o que se divulga e o que esta turminha de delinquentes faz...

Entrada da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco
Jamais pensei que um dia fosse me orgulhar tanto daquela cidadezinha da periferia de Recife. De repente de cidade feiinha ela passou a ser uma majestade orgulhosa a hastear a bandeira nacional numa época em que o Brasil tem tudo para aparecer no cenário mundial como a potência que é, apesar do seu povo, na tentativa de acabar com aquela pecha objeto da piada que diz que o Brasil seria um paraíso tropical, se não fosse pelas pessoas que Deus colocou lá... pessoas, vírgula, pois no meio destes gatos pingados com microfones incomodando todo mundo, tem muito mais gente de bem como provam seus atuais governantes e o povo deste tipo das mães de Abreu e Lima. 

Eu conheço este tipo de pensamento destas mães, fui criado no meio deles, sei que existe e ainda sobrevive, e sei da sua importância para as bases deste país. Elas só precisavam de respeito e dignidade para controlarem a situação com o que é o verdadeiro amor de mãe.

Senhora do filme Girimunho de Helvécio Marins e 
Clarissa Campolina, festival de Veneza
Estou há mais de uma década fora do Brasil, quando fui ver, Abreu e Lima hoje em dia está tão bonita quanto a maioria das cidades do Brasil, incluindo as do interior. Hoje a maioria das cidades do interior está colorida e pintadinha, com praças gramadas e orlas fluviais. Não estão mais decadentes quanto na década de 90 sob o tacão das direitas.

O que está por trás destes malditos saques? O povo brasileiro não é assim. Alguma droga alucinógina, algum controle remoto mental? O poder das redes sociais na mãos de gente esperta se utilizando de gente despreparada para tanto avanço tecnológico? Onde estão os limites morais destas pessoas? Bom senso então, é esperar demais. Só suas mães mesmo para dar-lhes jeito.

É interessante de se notar que todo mundo que conheço tem sido incapaz de assistir às reportagens cujos links coloquei aqui e notar que os pais que estão sendo entrevistados, apesar de simples e humildes, estão hoje em dia morando em casinhas arrumadinhas, pintadinhas e com tudo o que tem direito, como o cenário mostra. Não era assim no passado, nos lembramos bem.

Olha que lindo! Tudo comprado com o dinheirinho dela
Estas mesmas pessoas não prestam atenção à determinação e honestidade destas mães e dizem que as pessoas só devolveram porque foram "filmadas". Contanto que ninguém valha nada para elas.

Para nós, eu e minha mulher, esta foi a primeira coisa que notamos, e a mais importante, ver eles vivendo bem com seus salários, como um senhor mesmo falou, enquanto a outra mãe disse que tudo o que tinha em casa havia sido obtido pelo seu bolso. Para nós foi com um grande prazer que pudemos observar tal coisa por trás das reportagens, mas ninguém nem nota, e nem é capaz de sequer citar. 

Somos alienígenas? Ou o brasileiro está mesmo cego de ódio e ciúme destes governos de Lula e Dilma? Pra não dizer que é discriminação contra um ex-operário e uma ex-torturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.