segunda-feira, 19 de maio de 2014

Chorão

Estava procurando fotos na net sobre homens chorando quando dei de cara com uma porção de baboseiras escritas com relação ao fato de homem chorar ou não. Daí resolvi escrever este post.

Eu disse aqui que homem não chora. Tudo o que dissemos obviamente tem excessões. O homem chora sim, porém, não em público, não para ninguém, de preferência, porque isso demonstra fraqueza, e nenhum homem que se preze deseja mostrar fraqueza.

Nem te conto...
Porém, os detratores da masculinidade atualmente querem porque querem destruir o mito de ser homem. Chorar ou não chorar é o menor dos problemas que um homem possa ter. Está na cara que, quem enaltece o fato de que os homens deveriam chorar, não é homem ou não conhece e não respeita o fato de ser-se homem.

O homem não chora não é porque se proíba, não é porque alguém acha isso ou aquilo, ele não chora simplesmente porque chorar não casa com a atitude de enfrentar os medos e problemas. Se você pára pra chorar, você não consegue pensar, você se entrega à emoção passivamente, sem atitude, e permanece prostrado por um período que para um homem é precioso. Enquanto você chora, o outro te ataca ou vence. Só mulher pode se dar ao luxo disso.

É um período em que ele está perdendo tempo ao invés de bolar uma solução para o seu problema. Nós, homens, somos criados para resolver problemas. Nós assumimos esta atitude, ela não nos é imposta, ela é compreendida e aceita, ela é um prazer. Os detratores da masculinidade podem acreditar que todo o comportamento masculino é estereótipo incutido por lavagem cerebral, mas não é. É tudo assumido expontaneamente observando-se como nossos pais resolvem seus problemas e enfrentam suas cargas de trabalho. É um atitude assumida pelo amor e respeito que temos aos nossos pais.

Sai, sai, eu não te quero mais, sai...
Já viu aí onde mora o problema, não é? Pra quem não sacou o óbvio, nem todo mundo respeita seu pai, e vice e versa, pai não respeita filho.

Se um homem não chora, ou dificilmente é visto chorar, isso deve ser respeitado e não criticado. Ele está certo, ele está na dele. Desrespeitar isso é desrespeitar todos os seres do sexo masculino. Inevitavelmente ele chorará de emoção quando ganhar alguma partida, alguma medalha, ou até mesmo assistindo a um filme, mas deve-se respeitá-lo quando ele diz que "caiu alguma coisa no olho". Desrespeitá-lo é tentar desmontá-lo e enfraquecê-lo, coisa que nenhum filho decente deseja do seu pai, que o protegeu enquanto ele era criança. Seu pai é seu herói, o modelo do sexo masculino, o cara forte a quem ele irá imitar pelo resto de sua vida. E seu filho é o seu projeto de vida, seu espelho, tem que se sair o melhor possível, de preferência.

Quando o homem está sofrendo, ele não chora: ele quebra tudo. Saia da frente.

Este texto prova onde é que estão e como se classificam os detratores do comportamento clássico masculino. Apesar de tal comportamento clássico costumeiramente trazer atitudes colaterais erradas e exageradas como agressividade e violência contra seres indefesos como crianças e mulheres, isso sim é uma distorção de tal comportamento, pois acima de tudo um homem tem obrigação de ser honesto e justo, consciente e responsável. 

... e o culpado... sou eu!
Tal como o conceito de Deus, o homem perfeito.

Não se pode jogar todo mundo no mesmo balaio de gatos. O homem não se sente bem chorando em público e ponto final. Respeite esta atitude e engula seus preconceitos.

Como diz aquela música de Lucas Lucco, o homem também chora enchendo a cara de bebida.

Seu Tempo Acabou

Você me disse que a gente ia sempre se amar
Você falou que a gente nunca ia se separar
Que todo tempo que a gente ia ser sempre um só
Mas quem diria hoje está fazendo um mês
Que a gente se beijou pela última vez
E agora estou aqui num bar bêbado só o pó

Eu tô bebendo pra ver se consigo te esquecer
Mas quanto mais eu bebo mais eu lembro de você
E só me ajude eu não sei mais o que vou fazer

E cada gole que eu bebo é um beijo seu
Cada garrafa que acaba é um sonho meu
Que você destruiu quando me disse adeus
Pelo amor de Deus
Quero você de volta
Devolva os sonhos meus
Eu sinto a sua falta
Pelo amor de Deus.

Sentado nessa mesa depois de tanto pensar
Descobri que o trouxa foi eu de acreditar
Em cada sonho em cada sorriso que me roubava

E na verdade hoje está fazendo um mês
Que eu respirei pela primeira vez
Tudo que vai um dia volta, eu não vou ter mais dó

Eu tô indo ser feliz eu vou aproveitar
E com certeza um dia ainda você vai pagar
Por cada sonho cada sorriso que me roubou

Eu vou deixar o tempo ainda vai te ensinar
Alguém ainda vai te fazer sofrer e chorar
E você vai aprender
A nunca mais enganar quem tanto te amou
Daí já vai ser tarde
Seu tempo acabou
Prefiro a liberdade
Seu tempo acabou

Johnny Bravo, quer dizer, Lucas Lucco
Lucas Lucco é talvez o único compositor e cantor brasileiro que faz músicas para homens (ou pelo menos que eu tenha notado). 

Não só fez uma música para o dia dos pais, dedicada a seu pai, uma coisa raríssima no cenário artístico de qualquer país (será? Vou ficar mais atento...), como fez outra em homenagem a seu amigo sertanejo Chorão quando este faleceu. 

No dia dos pais de 2013, tive uma surpresa ao descobrir seu vídeo na internet, dedicado ao seu pai. Me emocionei como se fosse meu filho. Veja o vídeo 11 Vidas no meu post "Letras de Músicas".

Ninguém Podia Prever (Homenagem Ao Chorão)

Eu tô atrás do certo, não quero nem saber
Se tanta coisa errada dá mais certo sem querer
Não vou perder a calma, pois sei que sua alma
Achou o melhor lugar, os anjos vão te receber
Continuo nesse mundo louco hoje só na brisa
Foi você quem me ensinou o jeito de levar a vida

Eu sou senhor do tempo,
Mas dessa vez eu não pude prever
Se vai chover, o que vai acontecer?
Aprendi com você que amanhã é outro dia
E o que fazemos de bom é o que vai sobreviver

Hoje eu gritei pro céu,
Só pra você saber que todo mundo estava com você
O dia foi tão cruel
O sol nasceu estranho, ninguém podia prever!

Hoje eu gritei pro céu,
Só pra você saber que todo mundo estava com você
O dia foi tão cruel
O sol nasceu estranho, ninguém podia prever!

O errado que deu certo nunca vai morrer
Me sinto muito triste, mas feliz por ter você
Imortal na nossa história e imortal no coração
No bum bye bye, vai irmão com Deus, Chorão
Os dias de luta, os dias de glória
Foram dias que você eternizou na sua história
E ele te levou, o motivo? vai saber!
Mas sei que Deus está muito feliz por receber você
Tic pó tik pray é Charlie Brown

Eu te vi no céu, dando um role de skate com os anjos
Bom, deu pra perceber
Felicidade exalando
Sorriso de malandro
Vai dar saudade de você

Hoje eu gritei pro céu,
Só pra você saber que todo mundo estava com você
O dia foi tão cruel
O sol nasceu estranho, ninguém podia prever!

Hoje eu gritei pro céu,
Só pra você saber que todo mundo estava com você
O dia foi tão cruel
O sol nasceu estranho, ninguém podia prever!

Ninguém podia prever!

Na mó moral, Lucas Lucco em homenagem à chorão.
Vai com deus irmão!

Ouça a música aqui:


Mais propaganda pra o cara... nem por isso eu ia querer ele perto
da minha filha
Música Sertaneja

Não gosto de música sertaneja, me perdôem. Lucas Lucco é uma excessão. Eu estava procurando coisas novas na net em termos de música brasileira e dei de cara com este sujeito. Ouvi e gostei. Depois vim a descobrir que era um tal de sertanejo universitário, deve ser invenção pra dar status de rico à este estilo extremamente popular de música brasileira. Para mim parecia mais um forró sofisticado, veja só que forró classudo, e perdoe a irreverência do rapaz, Nem Te Conto (Sogrão) - Ao Vivo no Caldas Country:


Esta música foi pra esnobar ser pegador, ou foi mais uma homenagem a outro homem, o sogrão? No meu caso eu casei...

Intrigado, comecei a me perguntar porque eu gostava do cara ao ponto de perdoar esse tipo de coisa aí em cima. Não era pela aparência, com certeza, pela voz podia ser, pois afinal ele canta como homem... perdôem de novo. Passei a prestar atenção nas letras de suas músicas e descobri que ele era o próprio compositor da maioria de suas músicas. Ponto pra ele. Achei as músicas muito singelas e por isso atraentes. Elas não são safadas, e nem abusam do sexo, não passam do limite quando ousam (quase), e ousam pra vender, convenhamos, que é isso o que o público basbaque gosta. Mas esse cara promete, tem imenso potencial e pode vir a se tornar um astro de primeira grandeza nacional. Não só pela aparência...

Lucas Lucco, quer dizer, Johnny Bravo
Assisti a algumas entrevistas do cara na internet, e gostei de seu jeito simples e profissional... apesar da aparência. Saquei que Lucas Corrêa de Oliveira (Patrocínio, Minas, 4 de abril de 1991) é filho de Paulo Roberto de Oliveira, radialista, e que faz questão de citar o pai na primeira oportunidade, outra coisa rara. 

Comecei a achar que era por aí que eu tinha dado valor a ele, eu o havia descoberto. Um homem que respeita os outros, que escreve música para os outros. Tentei dizer pra ele que, entre as fãs dele, ele possuia um cara que tem idade de ser pai dele, e que tem um filho parecido com ele... na aparência apenas, mas não achei como. Seria preciso me cadastrar no Twitter ou no Facebook ou sei mais lá o que, sinto muito, tôu fora. Ele que desça do seu pedestal e permita-se ao velho e útil email.

Ops, desculpem, foi mal. Malditos "selfies"...
não, eu prefiro outra coisa...
Posso estar totalmente errado, de repente ele pode dar uma de Justin Biba, mas enquanto ele estiver no meu imaginário do filho exemplar para aquele pai meio sem graça que mereceu aquela música e ainda posou no seu clip, o que me emociona sempre que assisto de novo, ele será um cara puro para mim. Mesmo com estes "selfies"...

Mas confesso que o que mais me agradou no trabalho do Lucas, não foram seus bíceps, mas foi... sua banda que toca um forró nordestino com uma perfeição exemplar, contagiante, e de arrepiar. A banda é mesmo sensacional e uma história à parte. 

As letras de suas músicas em sua maioria representam o dia-a-dia do universo masculino em luta com o universo feminino, exatamente como os caras se sentem, sem tirar nem por, mostrando o lado emocional do homem, aquele que assume que tem medo de perder, aquele que admite "tudo bem eu caí-iiíê, mas sou mais forte agora". Como declarou, e eu acreditei, ele não bebe mas uma de suas letras representa o cara que se afoga na bebida. A música foi pra esse tipo de cara.

Você quer se emocionar, cara? Assista ao vídeo da música Só Pra Ti Fazer Lembrar:


Pode chorar, ninguém tá vendo...

Passei muito tempo sem ver o Lucas. Quando fui pesquisar na internet para este post, descobri que ele... precisa parar urgente de fazer exercícios para os bíceps. Já chega. Daqui a pouco ele vai se proclamar também...

... porque dura não vai ser para sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.