segunda-feira, 14 de julho de 2014

Despojos da Copa

O jogador alemão Lucas Podolski, que não esteve em campo, se manifestou em defesa da Seleção Brasileira no Instagram, antes da final da Copa do Mundo de 2014 e depois da derrota do Brasil para a Alemanha por 7 x 1, escrevendo o seguinte texto em Português, em 09/07/2014, vale à pena divulgar-se:
Lucas Podolski
"Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição, o mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol. 
A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados, todos nós crescemos vendo o Brasil jogar, nossos heróis que nos inspiraram são todos daqui.
Brigas de ruas, confusões, protestos não irão resolver ou mudar nada, quando a copa acabar e nós formos embora, tudo voltará ao normal então muita paz e amor para esse povo maravilhoso, um povo humilde, batalhador e honesto, um país que eu aprendi a amar."
Para quem gosta de Twitter, o alemão ainda abusou do reichstag, digo, das hashtags:

#ForçaBrasil
#LevanteACabeça
#BrasilÉTradição
#RespeiteASeleção
#JogaBonito
#Futebol
#BrasilTeAmo
#poldi
#aha
#LP10

Já o meia Mesut Özil, que esteve em campo, postou a seguinte mensagem em Inglês no Twitter, traduzida

"Vocês têm um país lindo, pessoas maravilhosas e jogadores impressionantes - este jogo não pode destruir o seu orgulho! #Brasil".

Jogador Alemão Posta Texto em Homenagem ao Brasil em Redes Sociais:

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/t/todos-os-videos/v/jogador-alemao-posta-texto-em-homenagem-ao-brasil-em-redes-sociais/3486533/

Respeite a Amarelinha, Posta Podolski em Rede Social em Português:

http://www.df.superesportes.com.br/app/19,614/2014/07/09/interna-noticia,56592/respeite-a-amarelinha-posta-podolski-em-rede-social-em-portugues.shtml

Conheça a Cidade que Encantou os Alemães.

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/conheca-a-cidade-que-encantou-os-alemaes/3491087/
A Arrogância dos Alemães

Uma das notícias exdrúxulas relacionadas à Copa Mundial de Futebol de 2014 no Brasil foi a decisão aparentemente arrogante e exclusivista da equipe da Alemanha de construir um hotel só para ela na praia paradisíaca da vila de Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, na extrema-unção, quer dizer, no extremo sul do estado da Bahia. 

Entretanto, depois de ter sido hospedada 35 dias desde 8 de junho, sido recebida com carinho pela população, incluindo indígenas, e conhecido o verdadeiro Brasil com todo o seu potencial de amenidades acolhedoras, a equipe presenteou a região com um campo de futebol construído especialmente para os moradores, os indígenas da comunidade Pataxó de Coroa Vermelha com 10 mil euros (cerca de R$ 30 mil reais) para comprarem ambulância, pediram apoio para demarcação de terras e redução dos impactos da urbanização, e ajudarão à Escola Municipal de Santo André com 3 anos de financiamento de materiais e móveis num projeto para que os alunos daquela escola pública almocem e passem o dia inteiro na escola até a próxima Copa. 

Georg Behlau, diretor administrativo da Federação alemã então declarou "ist ein Weg zu helfen, und lassen Sie eine Marke unserer Durchgang in der Region"...

Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde encara a Argentina na decisão da Copa, a última entrevista coletiva da seleção alemã na Bahia virou uma festa. Sentados ao lado de jornalistas do mundo inteiro, índios pataxós com lanças, cocares e rostos pintados acompanharam, com a ajuda de fones de tradução simultânea, as perguntas feitas a Müller, Lahm e o diretor técnico Bierhoff.

Pataxós em Brasília
Ah, a declaração do Georg Behlau quis dizer  "é uma forma de ajudarmos e deixarmos uma marca da nossa passagem na região"...

Bendita arrogância...

Fiquei pensando com meus botões porque seria que a escolha foi justamente o lugar onde o Brasil foi descoberto. Este presente é muito maior do que se imagina, colocar a cidadezinha junto com a tribo indígena no olho da humanidade planetária pelo país europeu mais forte da atualizade não é pouca coisa não, coisa que os tais "coxinhas" são incapazes de fazerem. Veja o que é "coxinha" mais adiante neste post.

Santa Cruz Cabrália, BA:

http://www.noticiasdacidade.org/noticias/santa-cruz-cabralia-BA#sthash.sW1QPcnR.dpuf

Ao Deixar Cabrália, Alemanha Faz Doação de 30 Mil Reais para os Índios: 

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/ao-deixar-cabralia-alemanha-faz-doacao-de-r-30-mil-para-os-indios/?cHash=5e1be6b9c92c418659fd0e72e9c49468

Despedida da Alemanha Vira Festa com Índios na Bahia: 

http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1483280&tit=Despedida-da-Alemanha-vira-festa-com-indios-na-Bahia

Antes de Adeus, Alemanha Doa 10 Mil Euros a Comunidade Indígena: 

http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Bahia-Alemanha-euros-comunidade-indigena_0_1172882727.html

Seleção Alemã se Despede dos Baianos e Diz que Bahia Foi a Melhor Escolha: 

http://www.secom.ba.gov.br/2014/07/119956/Selecao-alema-se-despede-dos-baianos-e-diz-que-Bahia-foi-a-melhor-escolha.html

A Vergonha Nacional

Já o site brasileiro "Muda Mais" presenteou Dilma com um pedido de desculpas no Youtube em nome dos "outros" brasileiros que enxergam as mudanças nacionais, mesmo tendo sido desvirtuado por um site internacional de Nova Iorque chamado "Vocative" (Vocativo), de forma debochada e maliciosa. O site pertence ao israelense guru em sistemas de segurança, Mati Kochavi. Preciso falar mais? 

Mati Conchavo, quer dizer, Kochavi, Fundador e Diretor Chefe Executivo da AGT International:

http://www.agtinternational.com/leadership/mati-kochavi/ 

Vocativa Traz às Manchetes as Ferramentos de Espionagem Mundial:

http://www.forbes.com/sites/jeffbercovici/2013/10/31/vocativ-brings-the-tools-of-the-spy-world-into-the-newsroom/ 

Presidenta do Brasil, Vencedora da Maior Copa de Todos os Tempos:

http://www.vocativ.com/world/brazil-world/brazils-president-biggest-world-cup-winner/#

Porém o vídeo merece ser divulgado para quem não viu a vaia que Dilma absolutamente não mereceu, até pelo simples fato de ser uma presidenta, o que demonstra a total falta de respeito que certos brasileiros têm pelos seus representantes eleitos democraticamente.

Mesmo fazendo a Copa das Copas, reconhecida internacionalmente já no meio do evento, tem gente que ainda insiste em criticar a presidenta espalhando mentiras, velha prática da oposição. O vídeo tem narração de Zé de Abreu, para dar voz aos milhares de brasileiros que apoiam Dilma e não concordam com as vaias dirigidas à nossa presidenta no Itaquerão. 

Desculpe, Dilma

Novos Termos

Meu Deus, como estou atrasado! Até ontem eu não sabia o que era coxinha outra que não a de se comer. Preciso me atualizar urgente.

Coxinhajuventude fascista que odeia pobres, tem ojeriza ao trabalho e diviniza ricos e famosos, além de odiar o próprio país e suas instituições, formados pela penetração das mídias menores comandadas por subcelebridades, artistas decadentes, humoristas sem graça e sem audiência, comunicadores sociais de baixo nível, programas de TV e rádio de estímulo à exploração da desgraça alheia, reis do fascismo e outros que ajudam nesse trabalho de demolição de imagem do Brasil e do governo brasileiro legítimo, todos fazendo uso de seus novos espaços globais na internet. São os cães-de guarda, o fosso de jacarés, a barreira entre o povo e a grande mídia.

Mídia Bandida, Tiro no Galinheiro da "Verdade Única" Apavora Mídia Sem-Noção:

http://blogdobranquinho.blogspot.com.au/2014/06/midia-bandida-0062-tiro-no-galinheiro.html

Um Dia na Vida de um Cozinha:

http://omeninoquenaomachuca.wordpress.com/2014/04/04/um-dia-na-vida-de-um-coxinha/

Para quem vive no exterior e não tem tempo para pendurar-se em Twitters ou Facebooks, vai se tornando difícil acompanhar a velocidade dos desdobramentos da cultura brasileira, por exemplo. 

É assim que este termo, "coxinha", agora com 4 anos de idade se usado neste contexto, foi descoberto por ocasião das minhas pesquisas para este post. 

Coitadas das coxinhas...
Nunca esqueço do dia em que fui assistir a uma peça de teatro com Marco Nanini e, enquanto todo mundo ria ao nosso redor na platéia, nós olhávamos um para a cara do outro nos perguntando, mas o que raios é tão engraçado que não faz o menor sentido? Só depois de termos jogado nosso dinheiro e tempo fora foi que descobrimos que a maioria das piadas da comédia eram baseadas em novelas da TV. Obviamente que não assistíamos novelas naquela época e a peça não servia para nós, mas não havia nada escrito nos anúncios com relação a isso. Tomamos gato por lebre.

O mesmo está acontecendo agora quando recebo emails de certos jovens no trabalho mencionando frases ou cenas dos Simpsons como se eles fossem monopólio nacional na Austrália, apenas porque particularmente asiáticos parecem adorá-los como ídolos: não sei sobre o que eles estão falando e respondo ao email perguntando do que se trata, quando eles me esclarecem tratar-se dos Simpsons, para eu ignorar que é besteira. Pois então sugeri que, ao mencionarem situações simpsonianas, que eles coloquem embaixo "citação dos Simpsons" porque afinal estamos num ambiente profissional de trabalho lidando com coisas sérias e pessoas ocupadas não tem tempo nem interesse de acompanharem seriados de animações que criticam a sociedade e desconstróem mais do que constróem.

Simpsons, episódio Copa do Mundo
"Você Não tem que Gostar do Juiz"
Segundo esta página do site Delas, Você Sabe o que É um Coxinha? (http://delas.ig.com.br/comportamento/2013-10-14/voce-sabe-o-que-e-um-coxinha.html), ninguém sabe ao certo de onde a expressão “coxinha” nasceu, nesse contexto. Há quem diga que o apelido foi inspirado nas coxas brancas dos homens arrumadinhos que usam bermuda ao tomar sol. O time do Coritiba, por exemplo, ganhou o codinome ‘Coxa’ por causa da torcida que era composta de descendentes de alemães em sua maioria os quais tinham coxas brancas por esse motivo.

Outra hipótese menciona que o nome veio de uma gíria usada no meio policial corrupto onde encarregados de fazerem a ronda se alimentam de coxinha em bares e lanchonetes em troca de segurança. 

Maurício Coxinha
Misturando-se os dois conceitos, temos coxas brancas corruptas. O "coxinha" é conhecido por hábitos específicos e padronizados, tipo paulista engomadinho, com camisa polo e vontade de vencer na vida, personagem que tornou-se conteúdo de sucesso nas redes sociais.

“Coxinha” se tornou um dos adjetivos mais escutados nos últimos quatro ou cinco anos. 

Não quer dizer exatamente o famoso frango desfiado, macio e gostoso, de capuz que todo mundo come em qualquer esquina, mas um fenômeno social que tem chamado a atenção principalmente em São Paulo, descrevendo os novos “mauricinhos” ou “engomadinhos” que se destacam por seu estilo de vida peculiar, acompanhados de gírias e modo de vestir específicos.

Na internet eles tornaram-se as celebridades que tanto desejavam ser. 

O Twitter @tiposdecoxinha brinca com os hábitos mencionando “coxinha que posta foto da garrafa de whisky e escreve 'dando início aos trabalhos'” ou “coxinha que vai viajar e traz umas coisas pra vender porque lá fora é bem mais barato”, enquanto no Tumblr, o “Troféu Coxinha de Ouro” exibe lugares, prédios corporativos, celebridades e revistas que merecem receber o título, de 2010 para cá.

Pois bem, são estes tais "coxinhas" que têm fomentado os incendiários a destruírem ônibus e a saírem nas ruas queimando bandeiras brasileiras. Faz sentido?

Trollar (com dois "eles"): e essa agora? Tá todo mundo louco, é o samba do crioulo doido. A blogsfera está falando mal de uma tal de subcelebridade (e hajam novas expressões, daqui a pouco não sei mais escrever) que andou desejando para o Neymar que ele quebrasse o fêmur. Será que estou vendo aqui alguma analogia com uma expressão muito conhecida do Inglês, mas que nem por isso deixa de ser chocante para nós, desacostumados com o histriônico senso de humor britânico com um pesado toque de humor negro, em que eles falam assim, "break a leg" (quebre uma perna) quando querem dizer "boa sorte"? Será que trata-se de mais um caso de brasileiro equivocado com a língua que acham mais bonita do que a Portuguesa? O cara deve ter pensado que mandar quebrar a perna era coisa ruim! Porque "trollar" também está perto disso em termos de palavra desconhecida, parece mais com "trôlha", seja lá o que for isso. E o que seria "trollar" em Português? Google nela: "trollar" é "aprontar com alguém"... é que o Português não tem expressão pra significar isso, sacou? Pior que quem está falando palavras como estas não são os "coxinhas", mas seus detratores.

Defamação e Falta de Noção

Só um lembrete para quem não conhece a Constituição Brasileira e acha que pode fazer o que quer com a intimidade alheia (eu mesmo não conhecia), cabe informar que a endemia de falta de noção que assola o país pode lhe trazer problemas sérios:

Constituição Federal 1988

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Caso esteja interessado, veja mais coisas interessantes aqui:

Blog do Branquinho:

http://blogdobranquinho.blogspot.com.au/

O complexo de vira-lata do brasileiro vem de longe:

http://blogdobranquinho.blogspot.com.au/2014/07/brasil-vira-latas-0029-derrota-para.html

Blog Dilma, Muda Mais: 

http://mudamais.com/

Assessoria de imprensa de Neymar nega texto do atleta contra Dilma

http://mudamais.com/node/1842

Tem Coxinha na Austrália?

Mas porque é que estou escrevendo sobre o Brasil, e espalhando notícias que todo mundo sabe de cor e salteado? Justamente por isso, as pessoas não sabem de cor e salteado, elas nem sequer ouviram falar, e se ouviram, não deram o devido valor que um brasileiro vivendo no exterior é capaz de reconhecer melhor pois não está intoxicado com as coxinhas venenosas brasileiras.

Compramos coxinha brasileira no bairro de Petersham em Sydney, nos frigoríficos portuguêses ou restaurantes brasileiros, mas estas não são venenosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.