terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

In Natura

O supra sumo da poesia
Me deparei com poesias escritas por um amigo nordestino a quem muito aprecio, e pedi permissão para divulgá-las aqui. Elas podem ser econtradas em seu livro "Poesias in Natura" no site descrito lá embaixo. A primeira poesia trata do meu assunto predileto, paternidade, e a segunda, como não poderia deixar de ser para eu ser um pai justo, trata da maternidade.

Como não entendo nada de poesia a não ser que ela rima, achei por bem colocar aqui uma introdução para os ignorantes iguais a mim.

Existe poesia num poema, mas poema não é poesia pois esta existe em toda parte, e não só em versos escritos. "Vejo poesia no seu rosto". Quando os versos obedecem a quatro estrofes sendo as duas primeiras quartetos constituídos de quatro versos e as duas últimas tercetos, constituídos de três versos, e tendo todos os versos 10 sílabas poéticas, ou seja, decassílabos, então isso é um soneto. Isso quer dizer que soneto não é a mesma coisa que cochilo... essa foi péssima...

QUEM É PAI SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO

Quando as notoriedades da vida alcançam as variantes,
Nada de chamamentos, nada de aventuras ambulantes;
Assento-me à mesa, e nela um discurso já vou preparando;
Nem sempre temos filhos a orientar, mas,
Quem é pai sabe do que eu estou falando.

Um rosário de espinhos às vezes se encrava em nossos caminhos.
Uma aurora desperta, para mais um novo dia infindo;
Todos os dias da vida de todos vão se acumulando;
Nem sempre temos teses a defender, mas, nas que se vai propagando,
Quem é pai sabe do que eu estou falando.

A paciência e o amor incondicional, que para muitos, parece irracional,
Não passam de suportes à inexperiência dos que são seus.
Lutamos diariamente, com unhas e dentes,
Para ver contentes os nossos entes, e assim vai-se caminhando,
Quem é pai, claro, sabe do que eu estou falando.

A escolha de uma coadjutora para a vida toda
E, a partir dela, o pontapé para uma família edificada,
Não se deve a ela, nem ela a ele, pois partilham da mesma jornada,
E, com afinco, resolvo quando fico sério, ou quando brinco;
Fortalecendo a vida em grupo que vai se edificando,
Pois quem é pai, sabe do que eu estou falando.

O sustento da prole corre, de popa em vento.
Amontoam-se os problemas, mas não há qualquer lamento;
Entoam-se os hinos nas portas e janelas das igrejas,
A tranqüilidade não é servida em bandejas,
E assim, vai-se de tudo experimentando,
Quem é pai, óbvio, sabe do que eu estou falando.

Na augusta disparidade em que nos envolvemos,
Nem sempre propagamos aquilo que cremos.
Buscamos na hora certa o que queremos,
Sem dar conta do que ficou para trás;
E assim, seguimos pela vida comungando,
Pois quem é pai, sabe do que eu estou falando.

10/08/2012

DIA DAS MÃES

A mulher que planeja ser mãe não sabe o que lhe espera,
Mas a mulher que é mãe, não sabe o quanto comporta.
Ela ama incondicionalmente e nem se importa,
É uma mulher, mais forte que um homem,
Mais heroína do que todos os heróis da nossa infância.

Xeisplicar: Mãezinha, porque as pessoas são tão cruéis?
Paece que eles não se cenouram com nada, quer dizer, se
impotam com nada.
A que come por último, não se afoba, não tem ganância,
Antes de algo ser dela, já passou pela sua cria,
Antes de viver de fábulas, nos encanta com sua magia.
É mãe por derradeiro, é o esmero que o céu nos impôs,
É símbolo do amor primeiro, e quem vive o amor depois.

A peça mestra da engrenagem que mantém uma família,
A chave do molho, a árvore da floresta, e a loba da matilha.
Quem dá a vida por amor de um feto que chega,
A cor mais bonita, jamais vista numa vereda.
Mãe foi um mandamento que Deus instituiu,
O alívio na vida de muitos quando parece que a casa caiu.

O dote mais perfeito que um humano pode usufruir,
O refrigério de muitos quando o mundo parece ruir.
Deus seja louvado pelas vidas de nossas mães,
E numa oração, pedimos força, saúde e vigor,
Para esse lago de bondade, para esse oceano de amor.

13/05/2012

Veja outra poesia chamada "Cobra, o ‘Cobra’ Cordelista", em homenagem ao falecimento do poeta pernambucano Cobra Cordelista, em meio a citações de Cecília Meireles, Edir Peres, Mário Quintana e Pablo Neruda num único balaio de gatos.
http://www.domingocompoesia.com.br/2012/08/um-domingo-de-poesia-aos-pais.html 

Poema elogiando o prefeito de Jaboatão e ex-chefe do executivo do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, comparando-o a um profeta e declarando-o enviado divino, publicado no site Gazeta Nossa, em 09/05/2012. Obviamente que houveram críticas...

http://www.cabovivo.com.br/2012/05/prefeito/ 

Livro Poesias in Natura
Poesias in Natura de Telmo Domingues, 88 páginas. Trata-se de uma coletânea de poesias escritas até então. Uma ode à natureza, ao amor e à vida. 

Algumas dessas poesias foram dedicadas a pessoas ou lugares, devidamente identificadas no fim das mesmas. 

Também publicado pela PerSe foi seu primeiro livro, "Diário de Bordo da Aviação". 

Se quiser publicar seu próprio livro, dê uma sacada aqui:

Nota

Agora sei que minha mulher é minha coadjutora que levou um pontapé.

O "Retard"

Um jovem de 24 anos, olhando pela janela de um trem, gritou: “Pai, olhe as árvores andando para trás!”

O pai sorriu e um casal que estava sentado próximo a eles olhou para o comportamento infantil do rapaz de 24 anos com piedade.

De repente, o rapaz novamente exclamou: “Pai, veja as nuvens correndo com a gente!”

O casal não resistiu. Eles pensaram que o rapaz era mentalmente deficiente e disseram para o velho: “Por que você não o leva a um bom médico?”

O velho sorriu e disse… Eu fiz isto e acabamos de sair do hospital. Meu filho era cego de nascença e acabou de ganhar estes olhos hoje…”

Moral

Cada pessoa no planeta tem uma história. Não julgue as pessoas antes de realmente conhecê-las. A verdade pode te surpreender.

https://abocalivre.wordpress.com/

Clementine, que não é de Jesus
Clementine

Cantora de uma banda soul alernativa indie pop em que um dos músicos é amigo dos amigos da minha filha, a qual toca em pubs e barzinhos de Sydney. Escutei, gostei, e faz parte da minha discoteca para ouvir no carro. Banda extremamente refinada e de muito bom gosto. Ela lancou dois CDs, Sweet or Bitter (Doce ou Mais Amargo) e The Curve (A Guinada) e vende online pelo preco que o comprador determina, aparentemente.

http://clementineband.bandcamp.com/

Para você sossegar da barulheira brasileira e ter uns momentos de refinamento.

Formada em 2012, lançada em 2013, e constantemente se reformando a eles próprios, Clementine é um grupo eclético de "Sydneysiders" (nativos de Sydney) unidos pelo amor ao vinho e à composição de músicas. Suas músicas são caracterizadas por "groove" (alma musical), rimas cativantes, arranjos da bateria perfeitos e forte liderança feminina.

Para os amantes de uma cervejinha antes dos shows, dança interpretativa, pegadinhas maluquinhas, matress forts (fazer da cama um forte cercado e protegido dos olhares, coisa de estudante que vive em república), citando letras de Frank Ocean (cantor, compositor e rapper norte-americano). 

Ou para velhos pais de família que adoram suas filhas.

Componentes:

Abigail - voz
Troy - guitarra
James - teclado
Tranter - baixo
Nick - bateria

Influências: Frank Ocean, Destiny's Child, James Blake, Kimbra, The National.

https://twitter.com/clementineau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.