domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pai, Filho e Espírito Santo

Dois homens que se amam, só que um está pequeno e vulnerável.
Do meu novo colaborador, mais duas poesias suas que obtive permissão para divulgá-las aqui sobre meu tema preferido.

Pai
Orgulho do Pai e do Filho
Um me passa bons exemplos,
O outro, a promessa de acatar esta herança;
Um, está velho e cansado, precisa de uma ajuda,
O outro está novo e ingênuo,
Necessitando ainda proteção;
O primeiro me ajuda
Até quando está em dificuldades,
O outro me ajuda na inspiração...
Meu pai me passa a tranquilidade
Na hora da agonia,
Meu filho, a paz que eu nem sempre via;
Meu pai acerta na maioria do que opina,
Meu filho, quando apela pro sentimento,
Me faz feliz, que nem imagina;
A sabedoria veio com a idade,
Que repassou com hombridade,
Do garoto, e a pouca idade, a busca pelo saber;
Do pai, só coisas a agradecer...
E na real presença do filho, uma fonte de prazer;
Hoje, de voz cansada,
Tem conselhos que ainda emanam,
O outro, com a voz marcada,
Tem desejos e planos mirabolantes,
Nada de trelas ou cousas errantes,
Somente um futuro, que peço a Deus,
Lhe seja brilhante! 
Para o meu pai, e para o meu filho, pelo orgulho e o amor que sinto por ambos.
Dois homens que se adoram, e um protege o outro pra lhe ajudar a
crescer.
Filho
É o Meu Guri
Quando nasceu meu rebento,Hora bendita, certo o momento,Iluminou ainda mais a minha vida,Fez-me avistar, pontas do paraíso,Vindo pra me provocar um desafio.E, mesmo que tenha que penar, horas a fio,É fardo pesado, mas com certeza aguento,É mais que bem-vindo, a todo contento. O nosso tesouro é dádiva do céu;Mais que precioso, um presente maravilhoso,“Aquele a quem Deus escuta”, viva Gabriel!Fruto esperado, promessa divina cumprida;O Senhor nunca falha,Porque é Deus, é amor, é fiel. A nossa herança se deu nesta luzA nossa esperança, venceu a morte na cruz,Nosso destino, entrelaçado ao menino,Buscando um futuro, tranquilo e em paz,Crescendo na Graça do Divino,Um jeito de vida, que muito me apraz.
26/11/2003
Este poema foi escrito dois dias antes do nascimento do meu filho Gabriel, pegando ‘carona’ na letra da música de Chico Buarque (“É o Meu Guri”).

Deus (pai), Jesus (filho) e o espírito santo. Se você procurar no Google
pelo espírito santo, só vai achar pombas-rolas... isso não é pornográfico
não? Certamente que tem a ver com gerar e procriar... mas espírito
santo não existe. Existem milhões de espíritos que são santos... e eles
são criados como netos, bisnetos, num ciclo sem fim... é isso mesmo,
santa. E a espírita santa? Porque tem ficado de fora? Essa teoria

tem falhas.
Espírito Santo

Diálogo com um evangélico de mente aberta.

Para nós, Espíritas, Jesus não é Deus, mas para os evangélicos, eles são a mesma coisa. Isso não entra na minha cabeça, mas deixa pra lá que não tem importância. Para alguns evangélicos, Jesus é mais importante do que seus filhos. 

Obviamente que sem Jesus ou Deus nós não existiríamos, entretanto, na minha opinião temos que zelar pelos nossos porque os divinos estão lá e não precisam da gente, muito pelo contrário. 

Mas isso não é objeto do nosso debate. Também, com a influência dos gnósticos australianos, hoje em dia já acho que há milhares de Jesuses por ai, um para cada planeta, e existe algo ainda maior do que Deus, que é uma "inteligência superior" responsável por todo este esquema universal. Deus pode ser uma palavra pra nomeá-la, ou podem haver muitos deuses como existiam para os Gregos, então tudo fica muito elástico e todas as possibilidades são possíveis, estou aberto a tudo, sem prisões nem obrigações de acreditar no que as religiões dos homens querem. Afinal, é muita arrogância alguém se auto-intitular que sabe mais do que os outros, na minha opinião de pessoa simples.

Resposta:

Acho que já te falei que no dogma dos Mórmons, a teoria é que se alguém se tornar evoluído o suficiente, pode alcançar o status de “deus” e sair para criar seus próprios mundos. Este mundo, pertence a um “deus”, intitulado “Deus” que está à frente da criação, porque um dia, ele já foi algum ser que evoluiu tanto que se tornou o deus deste universo. Mas para eles, há muitos outros deuses e seus próprios universos... 

Marvin, o robô depressivo do Mochileiro das Galáxias: nada de pânico!
Você tem cachorro? Que tal trocar por um robozinho destes?
Minha continuação:

Estou pasmo! A teoria dos Mórmons então é a que tenho lido em vários lugares e visto em vários filmes. Acho bem mais lógica, sinceramente. Por isso resolveram denominar o que chamamos de Deus como sendo "inteligência suprema", ou seja, acima dos deuses. Uma das cenas de filmes que mais me impressionaram foi a criação dos mundos no filme Guia do Mochileiro das Galáxias (Hitchhiker's Guide to the Galaxy). Meu fiho adora este filme e me recomendou, com aquele robô depressivo. É bem típico do humor britânico e a cena da criação dos mundos é antológica.

Gosto de dar uma de sabido e proferir muita filosofia inteligente, mas através de amigos que me aceitam, fico sabendo que a reação de outras pessoas é invariavelmente aquela que pergunta "quem ele pensa que é pra se meter a dar conselho ou pitaco na minha vida? Ele não é psicólogo".

Com permisso! De colocar uma mulher aqui?
Não, a chefa não tinha esse quilate. Essa nem
loura é, olha o pé do cabelo, diria minha
mulher. Mas o interessante aqui são as
meias...
Sim, tem gente assim, que pensa "quem é você pra se meter a me ensinar alguma coisa?". Primeiro a posição.

Eu não penso assim. Primeiro investigo a informação, depois vou ver quem é a pessoa. Primeiro a lógica.

Tive uma cena no trabalho a muitos anos atrás, mal começando na empresa, quando descobri um erro de uma chefa arrogante. Prestou não, ela se arregimentou com a minha chefa, amiguinhas de viagem ao exterior, e ambas vieram com paus e pedras me enfrentarem. Me levantei "arretado", estufei o peito pra elas e apontei no computador onde estava o erro, para seus espantos e indignações. Elas tiveram que engolir e voltar pra seus lugares. Minha chefa sempre se desculpou e tem se saído muito bem como mulher australiana (filha de pais europeus ocidentais), muito diplomática, caso contrário eu não aguentaria a arrogância das mulheres daqui, mas a outra continuou arrogante e levando constantes foras meus. Enquanto que todo mundo a evitava, eu fazia por onde cutucar o cão com vara curta. Acho que não tenho porque citar que ela era loura.

Os anglos são especialistas em pisar nos outros. E ficam possessos quando a gente esfrega na cara deles os seus erros. A única coisa boa é que geralmente eles corrigem imediatamente o erro, pois afinal, trata-se de suas reputações e eles podem perder o emprego. Negócios e dinheiro acima de tudo, proteção para que o capitalismo dê certo.

Favelado sobre um dos muros de contenção da favela. Reclamam
que tais muros foram feitos para segregar as comunidades e separá-
las dos ricos, mas claramente elas apenas evitam as pessoas
ocuparem mais matas e destruí-las. O problema é ecológico.
Mas o mais interessante desta foto são as meias...
Agora imagine o que você acha que os australianos pensam de mim quando eu descasco todos os erros da sociedade deles? Nas minhas costas devem dizer, "quem é aquele favelado que veio do país mais corrupto do mundo, querendo nos ensinar a agir?" Como se na Austrália não tivesse corrupção. 

Aliás, precisamente neste momento (14/02/2015) o primeiro ministro Tony Abbott está sendo encurralado do mesmo jeitinho que Dilma, depois de ter passado por sessão de votação pelo "impeachment" de seu próprio partido, o qual foi derrotado e ele continuou. 

Porque aqui é assim, mijou fora do tacho é botado pra fora imediatamente, e no outro dia já tem novo primeiro ministro quando acordamos de manhã. Acho que todo mundo sabe que aqui não tem presidente, só primeiro ministro, porque tudo pertence à rainha da Inglaterra. Ah, e deixa lembrar que funcionário público pode ser demitido sumariamente também. Quer trocar de país?

Bem, continuando o assunto de que Gabriel é seu amigo de muitas encarnações, que você reclamou porque parei de falar, digo que parei porque isso é teoria Espírita e sei que Espírita e Evangélico são bicudos que não se beijam. 

Encarnações
Mas já que você se interessou, trata-se de uma longa teoria. Basicamente nós não somos isso que nos apresentamos na Terra, somos muito mais. A vida real está "lá em cima", e não aqui. Lá nós temos noção de todas as nossas encarnações e toda a nossa evolução, aqui é apenas amostra-grátis, e tudo passa logo. Por isso temos amigos de várias encarnações, vários milênios. Temos dezenas de filhos, centenas de pais, milhares de amigos que nem no divino Facebook.

Alguns destes amigos são muito íntimos, então podemos nascer com a missão de cuidar deles, a fim de que eles possam ultrapassar alguma fase da evolução com a nossa ajuda essencial. 

O filme "Nosso Lar" mostra um pouco disso no final. Para mim tem uma lógica tremenda, nenhuma outra teoria tem mais poder do que essa em termos de sanidade. Gabriel pode ter sido seu irmão, seu pai, sua filha que agora é filho, seu companheiro de guerra, todos nós podemos ter tido vários tipos de "roupa" em cada encarnação diferente. Tem gente que trás com uma marca ou sinal de nascença. Muitas vezes é uma marca de um grande ferimento que o matou. E a teoria tem muitas ramificações, tantas que não acabam mais... melhor do que filme. Como adora dizer o australiano, é "exciting" (excitante).

E a imaginação vai longe. Podemos até ter sido amantes deles, ou éramos mulher, ou éramos o macho e ela resolveu agora aprender a ser homem, e nós topamos ajudar. Ou vice-e-versa.

Não é preciso tudo isso. Em qualquer lugar, qualquer posição,
de qualquer jeito, basta desaparecer do ar por um instante sem
se mexer, para concentrar-se e falar com o além. Daqui a pouco
você se esqueceu o que estava fazendo. São os espíritos
zombeteiros lhe fazendo perder o fio da meada. Insista, volte,
prossiga até o fim. Um simples Pai Nosso é o bastante. Várias
vezes, se possível, se não achar eficaz, ou se achar curto. O
importante não é a forma, mas a intenção. Qualquer palavra ou
frase servem, não é preciso falar, só pensar. Ou mesmo sem
palavras... orar é fácil e ninguém precisa ficar sabendo.
Oração

E agora, vou rezar pra quem?

Com tanta confusão, é melhor eleger alguém para orar. Então posso orar pra Jesus, o governador da Terra. Ele há de ouvir porque é todo ouvidos. Basta o pensamento se elevar, segundo dizem, e ele costuma atender pelo simples fato de que você pediu. Mas como pode estar ocupado, então seus anjos da guarda podem fazer o serviço. Anjos da guarda ou amigos espirituais, guardiães, aqueles que tem a incubência de cuidar de você, assim como você mesmo se elegerá um dia para cuidar de alguém que você ama, mas que está na terra enquanto você está no céu. No céu é maneira de falar, pra simplificar. Então, Deus, Jesus, amigos espirituais e céu é tudo para simplificar. 

De qualquer jeito que a gente fizer uma oração, nossos amigos espirituais ouvem. Eles captam por blue-tooth e wireless, seja onde eles ou você estiverem. Antenas sempre ligadas. Se a ajuda demorar, é porque você não mereceu. Tem que insistir, não esmorecer. E, principalmente, fazer algo e não ficar esperando. Você nem vai saber como foi ajudado, vai ser preciso investigar e pensar sobre o que aconteceu, para concluir por si mesmo que certa intervenção foi a tal ajuda. Depois, não se esqueça de agradecer por tudo e qualquer coisa. Quando você estiver na pele deles, haverá de ficar feliz com o agradecimento. Não há de que, meu filho, estou aqui para isso mesmo, seu cervo. Eu mesmo escolhi este emprego.

Mas não me explore...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.