sábado, 21 de fevereiro de 2015

Vende-se Personalidade

Personalidade de Myer Briggs
O que é personalidade? 

É aquilo que todo mundo tem e não dá pra ninguém. 

Posso comprar uma melhor?

"Tem coisa que o dinheiro não pode comprar". Já me disseram que clichês são obra de pessoas burras, mas eu insisto em me fazer pequeno para ser compreendido até pelas crianças. Cedo minhas crianças aprenderam quando o pai delas estava ironizando ou dizendo a verdade, ainda quando eram "todlers" (3 a 4 anos de idade, gostaram da palavra especial para isso em Inglês?). Todlers gostam de Todinho...

Mas tem gente que até hoje entronxa a cara às minhas tiradas incompreensíveis e ridículas.

Muita personalidade
Contudo você pode melhorar sua própria personalidade única, embora seja sempre uma tarefa tão difícil quando deixar de fumar, beber, se drogar, ser promíscuo ou emagrecer. Porém eu diria que vale à pena, meu santo.

Afinal, se você não fizer isso vai ter que voltar aqui no planeta várias vezes até conseguir avançar nem que seja um pouquinho. Veja bem, estou tentando lhe dizer pra não perder tempo, e também que não adianta se matar, vai acontecer tudo de novo, e de novo, é você quem tem que se modificar, não tem pra onde correr, você vai se matar tentando se matar, desista de fugir agora mesmo. De quebra, você também pode mudar o mundo, mas isso é muito mais difícil e você não tem cacife, nem eu.

Augusto Cury

Recebi este vídeo do meu primo iluminado e vi grandes panos pra manga para mais um dos meus posts delirantes. Ex-ateu Augusto Cury, Fala como Virou Cristão, publicado em 3 de dezembro de 2014:


Augusto Jorge Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países, diz a Wiki. Pois é, rapaz, não li nenhum até agora, espero que sejam bons.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Cury

Ele é um dos grandes cientistas, psiquiatras, psicólogos do mundo, que estuda a formação de pensadores, diz a reportagem. 

Diferente personalidade
Um cientista ateu que virou cristão. Ah, isso eu quero ver.

Segundo ele, ateus foram Nietzsche que escreveu sobre a morte de Deus, Freud, Jean Paul Sartre, Diderot. 

Particularmente, Jean Paul Sartre foi meu ídolo por volta dos meus 16 anos, quando eu negava o Espiritismo e queria saber mais sobre a humanidade, partindo da humanidade, pra ver até que ponto eu havia sido "doutrinado", tido meu cérebro lavado quando criancinha. Cedo descobri o quanto ele era depressivo, e o quanto seus livros me deprimiam, juntamente com os de sua mulher, Simone de Beauvoir, que não era nenhuma Brigitte Bardot, motivos de seus casamentos "abertos". Não consegui passar as primeiras páginas de Nietzsche, e só agora sei porque, e nunca li nada de Diderot. Resultado de minha peregrinação subsequente pelo teor de todas as religiões, incluindo as asiáticas, totalmente fora do contexto brasileiro: é tudo a mesma coisa, todos os homens são iguais, têm os mesmos sentimentos, e todos buscam a mesma coisa, até ou principalmente os criminosos.

Olho no olho: Jones e Glover Teixeira, Meio Pesados
Augustinho dá a dica de que se tentarmos entender a personalidade de Jesus Cristo através de suas 4 biografias (quais são elas?) ou dos testamentos, haveremos de admirá-lo. Pelo jeito, por suas palavras e pensando bem, realmente utilizo muito do exemplo de Jesus Cristo em meus princípios de vida incorporados na infância por pais Espíritas, mesmo tendo passado a fase rebelde da adolescência e juventude tentando negar e ser diferente. Estou de volta, meu amor. Voltei em 2004, precisamente, depois de algumas tentativas frustradas. Mas ateu não deu pra eu ser, era burrice demais, que me perdoem os ateus.

Veja este exemplo: Sem palavras, "eu te compreendo", expresso apenas com olho no olho do mais forte dos discípulos quando eles negavam conhecê-lo. Assim agiu Jesus. Agirias tu?

Como ter uma reação destas, qual é o truque?

Augustão não soube explicar o pensamento de Jesus diante dos reveses, e partiu para a paródia poética de cultivar as flores, o que não tem muito sentido prático, convenhamos. Isso se chama, espanta curioso.

Ciclone Márcia, http://www.independent.co.uk/news/world/australasia/
cyclone-marcia-thousands-evacuated-in-queensland-as-category-5-
storm-rips-off-roofs-uproots-trees-and-damages-power-lines-
10058725.html
Eu diria que Jesus olhava as tempestades de cima, e enxergava todo o contexto, entendendo todas as razões para o que estava acontecendo, e o entendimento inteligente lhe trazia sabedoria, paz e tolerância. 

Hoje podemos ver as tempestades e os ciclones de cima, através de satélites, e avaliar a grandeza deles, a destruição a se seguir com antecedência bastante para evacuar as populações e abrigá-as em lugares seguros. Gostaram da metonímia? Pois é assim mesmo. Brasileiro não está preocupado com ciclones, mas aqui na Austrália tem ciclone a torto e a direito. Ontem mesmo teve dois, um de magnitude 5 chamado Márcia e o outro chamado Lam, a maioria sempre lá no norte e nordeste do país. "Nordestinos" do hemisfério sul são sempre os sacrificados... 

Dica de como Augusto se tornou ex-: analisou a personalidade de Jesus Cristo (e aprendeu com ela).

Coleção de "lumberjacks" (estilo barbudo dos
lenhadores), os 12 apóstolos, discípulos de Jesus.
É uma boa idéia. Então, prometo recapitular o que devo ter aprendido na mais tenra infância que construiu este homem aqui que já tem fez algum bem pra uns gatos pingados, sem reconhecimento, pois afinal, basta ser reconhecido por Deus, se é que ele existe, ou por mim mesmo, através da minha paz.

"Amigo, pra que viestes", para Judas Escariotes no momento da traição. Ele nada temia a não ser perder o amigo.

Pode-se colocar estas palavras na minha boca. Por um amigo eu faço tudo... mas não me explore.

Mensagem

Sob os aspectos psiquiátrico, psicológico, sociológico, o grande educador é aquele que tem coragem para se fazer pequeno para tornar os pequenos grandes.

Este sou eu no trabalho e na vida profissional.

Segundo Augusto, em seu livro "Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas", não é possível ter uma mente brilhante se nós não treinarmos: 
  • a nossa criatividade, 
  • as habilidades da nossa psiquê como 
  • a solidariedade, 
  • a capacidade de se colocar no lugar dos outros, 
  • a capacidade de investir naqueles que nos frustram, 
  • a capacidade de transformar as perdas numa oportunidade excelente para os melhores ganhos e 
  • usar as nossas lágrimas para desenvolver sabedoria. 
Os capítulos mais importantes da sua história podem ser escritos quando o mundo desaba sobre si.

Quase tudo aí em cima foi extraído do vídeo.

Dica de Qualidade 

Colocar-se no lugar dos outros é a infalível estratégia de produzir produtos de sucesso e qualidade. Mas isso não significa você colocar-se na pele do outros literalmente, tentando imitar seus defeitos. Isso significa imaginar-se você próprio como no lugar do outro, sem ser ele. Se você considerar os defeitos dos outros, sua simulação não vai funcionar direito porque você jamais vai poder sentí-la de coração e em toda a plenitude como estando você mesmo lá naquela posição. Considerar defeitos é produzir produtos para gente defeituosa, e gente defeituosa é sempre transitória, uma vez que todos evoluem o tempo inteiro. Bem, se extendermos esse conceito e você é um viciado em sado-masoquismo, ao colocar-se na pele de um cliente de um produto como TV a cabo, haverá de ficar insatisfeito com a programação... bem, vocês sabem o que eu quero dizer e onde estão os limites.

Mais um pouquinho de personalidade
Merde!

Livros de Augusto Cury:

  • Nunca Desista de Seus Sonhos
  • Análise da Inteligência de Cristo
  • Os Segredos do Pai-Nosso
  • Treinando a emoção para ser feliz
  • O Código da Inteligência
  • O Vendedor de Sonhos: O Chamado
  • O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos

Então, vamos aprender com Jesus? Isso soa meio patético, mas sinceramente, vale à pena dar crédito a longo prazo. Você simplesmente não consegue nenhum modelo melhor.

Página no Facebook de quem publicou o vídeo: https://www.facebook.com/franciscowallasdasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.