terça-feira, 29 de março de 2016

Botim dos 4 Cantos

Eu começo a digitar o post, paro, entro com outro, daí a pouco e segundo sai primeiro e o terceiro também, quebrando a sequência. Se você não é disléxico, agora vai aprender a ser, se continuar tentando ler este blog na sequência correta. Mas vamos lá. Era sábado depois que Lula foi preso, quer dizer, esquartejado, quer dizer, escoltado... desculpem minha mente senil.

Juízes acham "legal" copiarem Julian Assange e Edward Snowden causando vazamento de conversas íntimas das autoridades à imprensa. E pra variar, eles são craques nas desculpas como os filhos deles. O brasileiro é hábil e veloz em copiar o exterior, porém da pior forma possível, irresponsavelmente, de modo contrário aos originais, mas conforme lhe convêm às vantagens objetivadas. E agora zombando do Estado de Direito que a presidenta seriamente menciona mas eles fazem que desconhecem. E com o discurso legalista que engana todo mundo que conheço porque as pessoas em geral são muito ingênuas, que é uma boa palavra para classificá-las.

Artista italiano Davide Dormino participa de sua instalação "Alguma 
coisa a dizer?", uma escultura em bronze representando os 
denunciantes Edward Snowden, Julian Assange e Manning Chelsea
 na Place des Nations na frente da sede européia das Nações Unidas
 em Genebra, Suíça, 14 de setembro de 2015. Foto: Reuters
Imitando as leis contra terrorismo impostas nos Estados Unidos junto com seus países subordinados, juízes promovem invasão, apropriação e prisão arbitrária sem provas baseadas apenas em fofocas tratadas como "denúncias", uma casa de Noca, utilizando uma ameaça real que é a corrupção que sempre esteve presente no seio da sociedade brasileira e praticamente envolve toda a elite com raras excessões, assim como as leis norte-americanas dão direito ao governo de promoverem a mesma coisa em nome da invenção do terrorismo, criação das elites deles também.

O Brasil, sempre moderninho, atual, distorce tudo para tirar suas vantagens, distorção promovida pelas elites mais cruéis do planeta, vide viverem num país recordista mundial em diferenças sociais, ao ponto de influenciarem suas classes subalternas, as classes médias as quais almejam um dia tirarem o pé da lama e fazerem parte daquelas elites diferenciadas que tanto cultuam pela mídia e através das revistas de luxo.

A Volta

E minha mulher quer voltar para o Brasil. 

E nossos amigos, não volte não, você é doida?

Futuramente planejamos voltar, mas infelizmente e ao que parece, voltaremos para o mesmo país que deixamos, chafurdando na lama da indignidade. A chance do país liderar o mundo pré-apocalíptico há 3 anos se esvai a cada momento por conta do "povinho que Deus jogou neste país", conforme aquela famosa piada.

A agência de notícias Al Jazeera, que pertence à família real do Qatar, na cidade de Doha, prova o que estive dizendo neste blog. 

O Retorno do filho Pródigo, 1773, por Pompeo Batoni, atualmente
no Kunsthistorisches Museum, em Viena.
"A few years ago, Brazil enjoyed VIP treatment in news narratives: it was the rising star on the global stage, the B in BRICS, and the world's new economic powerhouse.

Há alguns anos, o Brasil desfrutava tratamento VIP nas narrativas de notícias: era a estrela em ascensão no cenário global, o B do BRICS, e a nova potência econômica do mundo. 

E eu acrescento, mas os próprios brasileiros se suicidaram porque são estúpidos e sem educação moral nem formal e estão botando tudo a perder. Em Inglês, Escândalo da Petrobras no Brasil: O Watergate de Dilma?

http://www.aljazeera.com/programmes/listeningpost/2016/03/brazil-politics-protests-petrobras-scandal-160319092343730.html

Vou morrer lá no Brasil, pois afinal é o meu lugar de onde nunca deveria ter saído, como costumam dizer os nativos dos países afluentes como a Austrália, quando entram em confrontos com os imigrantes estrangeiros. Foi aqui na Austrália que finalmente me convenci de que sou brasileiro de corpo-inteiro e mente sã. Mas que brasileiro sou eu, que me comporto diferente dos 80 por cento da população dos meus iguais? Tem lugar pra mim no mundo? De vez em quando desconfio de que fui jogado aqui por engano, e gostaria de parar o trem para descer. Onde estão os meus iguais, cadê minha turma? Tou procurando faz tempo...

A Rede Globo tem excelência global, um orgulho nacional, só
precisava ser imparcial mas prefere fazer o jogo da manipulação.
Vou me preparar para voltar a ir para às festas para as quais sou convidado pelos amigos que hoje protestam nas passeatas de rua segurando um bonequinho inflável e pintado com faixas pretas horizontais. Com que cara? 

Eu já dizia a um amigo faz tempo que não era porque o PT estava no poder que a corrupção deixava de existir, em resposta às suas reclamações de que, depois que o PT assumiu, havia aumentado muito mais a corrupção dentro da empresa pública em que ele então ainda trabalhava, e que estava de um jeito mais descarado do que nunca. Enquanto ele achava que era por causa do PT, eu achava que era a vingança das direitas se aproveitando para jogar a culpa no PT. Não me enganavam, mas enganavam ele, meu ingênuo grande amigo.

Minha alegria de participar de um Brasil grande, meu orgulho do que estava sendo divulgado no exterior sobre o Brasil a mais de 10 anos, se esvaiu em pouco menos de 3 anos. A não ser que haja uma reviravolta, mas isso é sonhar muito alto.

Estou a assistir agora à decadência e a destruição de tudo provocadas pelas pessoas que conheço, inclusive. Como será que devo me sentir? Até quem mora no exterior protesta em praça pública pelo motivo errado, como se tivesse direito de causar distúrbios no país que os abriga como hóspedes por um assunto que não lhes diz respeito. Eles em geral são ricos, e quando não são, são ignorantes, ou as duas coisas, portanto eles protestam pelo que as elites lhes impõem, e ignoram tudo de extraordinário que foi projetado no exterior durante a última década de ouro, uma das imagens que mais supreenderam o mundo. Como é que pode isso? Onde está a inteligência destas pessoas? Boa reputação não é fácil de construir, mas destruir é de uma hora para a outra. Eles não têm estado atentos ao que é divulgado sobre o Brasil no exterior como nós? Estão vivendo numa ostra? Por quê, nós somos diferentes, mais inteligentes ou alienígenas alienados? Que espécie de patriotismo tem sido este? Como o brasileiro pode ser tão estúpido? Como é que nós poderíamos fazer parte de grupos de brasileiros no exterior que se comportam desse jeito?

Bota no Face...
Só se fôssemos iguais a eles, certo? Acho que devíamos ser. Ganharíamos muito mais, principalmente se ignorássemos a traição e a inveja deles. Nossos poucos amigos que entendem a situação estão revoltados, amargos, decepcionados, pessimistas. Estes também têm se retraído e se comunicado pouco. Dentre os blogueiros, não temos sequer mais vontade de escrever coisa alguma.

Isso está acontecendo comigo. Escrever pra que? Aposto que a maioria dos leitores acha que escrevo mentiras inventadas como os políticos e jurístas brasileiros do mesmo jeito que eles ficaram silenciosos quando nossa filha botou no Facebook que havia conhecido uma celebridade no escritório e que ela gostou de seus trabalhos. Eles com certeza pensaram que era uma mentira, um absurdo impossível, uma piada que não entenderam fora do contexto cultural australiano, principalmente por sua frase ter sido minimalista em Inglês pra dizer isso, mas seus amigos australianos todos entenderam e a parabenizaram. 

Tivemos que lhe explicar as diferenças culturais para ela, de modo a ela não se sentir decepcionada com a falta de reconhecimento dos brasileiros com a ocasião que a orgulhou tanto em sua vida profissional. E para quem ligou para perguntar como quem não quer nada que raios de frase foi aquela, tivemos que explicar e dizer para não espalharem.

Simplesmente os brasileiros não entendem e não acham possível tal coisa, acham que é grande demais e portanto é mentira, então preferem ignorar e se absterem de falarem qualquer coisa. Mas se tivesse saído na Globo ou na Veja... Ela ontem não lavou sequer a mão porque havia apertado a mão da tal celebridade, reação óbvia e natural mesmo para quem não cultua a idolatria e em geral despreza celebridades, e só por farra. Hoje ela disse que era a segunda celebridade da sua carreira...

Acontece que a tal celebridade tem sido um ícone para o pai dela, e tem estado presente em nossas vidas através de suas obras e até nas paredes, então logicamente que trabalhar para ela tinha que ser considerado como uma excepcional oportunidade, e ainda por cima vir a ser apresentada e ainda receber elogios é algo sobrenatural. Sem selfies, o que muitos acham imperdoável, mas ela não teve cara de pedir. Fica pra próxima vez, quando a celebridade quiser tirar um selfie com ela, já então celebridade também...

Todos nascemos ignorantes "this way", mas para manter-se
estúpido é preciso trabalhar duro. Bejamin Franklin.
Trata-se de uma brasileira no exterior, a mesma que tem se orgulhado do Brasil e da escalada das informações divulgadas aqui sobre ele, junto conosco. A extraordinária universitária brasileira na Austrália já é reconhecida em sua área de trabalho como excelente profissional do mercado. Uma brasileira que não merece agora ter nascido num país que atravessa esse tipo de turbulência causada pelos piores tipos de carácteres que possam existir, e que estão ganhando a guerra contra as conquistas dos pobres ao invés de se orgulharem do exemplo que deram ao mundo. Para todos nós, perseguidores da justiça, esse é um período negro de dor e devastação psicológica nacional.

Suponho que ao invés de esbravejar aqui, estou apelando para seus sentimentos mais puros e sofridos, para a união pela oração e pedido às forças superiores que consigam manter o país como estava e sempre evoluindo, porque o ataque do golpe já está muito avançado para regredir ou ser neutralizado, o mal aparentemente está ganhando a parada, não só no Brasil, mas no mundo inteiro do qual o Brasil é apenas um apêndice. As forças do mal, arregimentadas, parecem estar com mais poder do que as forças do bem neste exato momento. O planeta vai evoluir ou vai sucumbir? Para onde irá cada um de nós? Vamos rezar...

E a reza trás a reação. As pessoas estão acordando e se mexendo.

Resposta de Pedrão Paulda a comentário de Yuri Franzoni neste site, Estudante Agredida por Vândalos na Paulista Conta sua História:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/estudante-agredida-por-vandalos-na-paulista-conta-sua-historia/

Bloco carnavalesco Pitombeiras dos Quatro Cantos nos quatro
cantos de Olinda
... mas creio que todos concordam que acontecem coisas maravilhosas neste país, como 4 milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida entregues, FIES, ENADE, filho de empregada doméstica passando em 1º lugar na Federal de medicina, pessoas simples comendo carne todos os dias, Petrobrás sendo premiada internacionalmente pela tecnologia inovadora do pré-sal e produzindo 2,5 milhões de barris de petróleo por dia, assumindo o 1º lugar no mundo, e eu poderia escrever laudas de todas as conquistas sociais, obras de infraestrutura espalhadas pelos 4 cantos desse imenso país, portos, barragens, usinas eólicas e fotovoltáicas, mas resigno-me a dizer a todos: "Os brasileiros nunca saberão das notícias boas assistindo às grandes redes de TV e aos grandes grupos de mídia, porque eles querem apenas destruir o Brasil e depois dividir o botim com os salvadores da pátria". (O que seria um "botim"?)

Do Yuri Franzoni, lembremos do Brizola: para saber o que é bom para o Brasil, observe a posição da Rede Globo e opte pelo oposto.

Lá pra mais tarde, quando minha mulher acordou neste (naquele) sábado, meu humor mudou de rumo. Ela me mostrou um áudio de Gabriela, professora de direito, recebido via WhatsApp, já publicado aqui, me ensinando o que significa a expressão Estado de Excessão, que significa legitimar o que é ilegítimo, exatamente o discurso dos juristas brasileiros neste instante. "Não, não é golpe nenhum, é impeachment dentro da lei sim, podes crer, vá por mim...". Depois seu WhatsApp começou a ser inundado de links dos quatro cantos para reportagens sobre a maior passeata já realizada em Recife, em apoio a Lula e Dilma. Fiquei emocionado e me segurando para não soluçar. E as pessoas começam a se moverem nos quatro cantos do mundo. Ontem recebemos um link de um amigo nórdico na Itália para um artigo oportuno do Glenn Greenwald sobre o Brasil, de alcance internacional, acabado de ser publicado aqui.

Finalmente, uma reação, a reação que eu esperava. Os anjos do bem começaram a se mexer ou a mostrar serviço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.