quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Índia Americana

Em termos de diferenças sociais, o Brasil é a Índia Americana. 

Mumbai, Bombaim, Índia
Nem bem falei como era sobreviver num Brasil no post anterior, e vou de cara com esta página da net falando a mesma coisa sob a perspectiva de um estrangeiro, desta vez um indiano. Mas o que é que um sujo tem a falar de um mal-lavado?

É que há uma grande diferença dos pobres de lá com relação aos pobres de cá. Era uma vez aquele país em que os pobres eram humildes e se conformavam com suas situações, lutando para se tornarem "gente fina". Hoje em dia eles não são mais assim, porém os pobres indianos continuam sendo.

O que explicaria isso? Pela descrição deste indiano, deveríamos nos perguntar porque é que a religião lá é mais forte do que entre nós, pois é acreditando no karma e na reencarnação que eles se mantém quietos e seguros. E quanto a nós? Onde foi que perdemos este bonde? Seria influência dos meios de comunicação em massa, tornando as pessoas egoístas e interesseiras ou teria sido a ascensão dos evangélicos que não acreditam nestas coisas? Afinal, não tem sido à toa que as novelas brasileiras que se infiltram em todos os lares têm divulgado um sistema de vida de elite recheado de muita traição, falcatrua e crueldade. O resultado de décadas deste tipo de educação está aí, diante da omissão dos governos até a era PT, quando tudo começou a reverter, mas já era tarde. Taí, os beneficiados do governo atual mordendo a mão de quem os alimentou, os ingratos, revoltados porque acatam a mídia e as redes sociais, redutos das elites irresponsáveis.

Rua típica de Mumbai
O artigo chama-se Why You Miss the Indian Poor in Brazil, uma vez que o Inglês é a língua oficial da Índia, embora praticamente todo mundo lá fale outras línguas locais. O título nos leva a crer que o artigo é sobre os índios brasileiros na selva amazônica, uma das manchetes da moda. Traduzido automaticamente pelo Google Translation, ele ficou assim, Por que Você Perca o Pobre Índio no Brasil, mas quer dizer Por que Você Sente Falta dos Pobres Indianos no Brasil.

Sub-título: Os ocidentais acham surpreendente que as localidades mais pobres na Índia são inimaginavelmente mais seguras em comparação com o lugar de onde eles vêm.

Escrito por Sachin Bhandary em 7 de outubro de 2015.

Mulheres bonitas, cerveja boa, praias melhores ainda e agitada música estilo soul music. Este lado do Brasil deve ajudá-lo a esquecer que as cidades brasileiras são bastante inseguras. Felizmente, os moradores não vão deixar você esquecer isso. Segurança aqui é uma preocupação real. Cada conversa se dirige para a segurança em questão de minutos, se não de segundos.

Passávamos neste viaduto torcendo para que o trânsito não parasse
pois podia haver arrastão de criminosos assaltando todos os carros
presos no tráfego sem terem como escapar. Contavam que já havia
acontecido, assim como em alguns túneis do Rio de Janeiro.
Quase todo o Brasil sofre uma epidemia de crime. Os relatórios sugerem que os índices de criminalidade médios foram caindo na última década. Ainda assim, seria justo dizer que estas são as cidades mais perigosas do mundo. [Minha experiência me lembra que a insegurança existe no Brasil desde a década de sessenta]

Quase todos os brasileiros - seja em São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador - considera a violência seu problema número um. Corrupção massiva vem um segundo lugar em sua lista de ódio. [Minha experiência me diz que a corrupção brasileira vem de antes da década de 60] Todo mundo tem sempre um incidente para narrar. Alguns anos atrás, uma amiga minha sempre sorridente foi sequestrada por algumas horas. Seu famoso sorriso desapareceu enquanto ela narrava isso.

Só é preciso você baixar a guarda por um momento. Às vezes, nem isso. Em minhas três semanas em Salvador (considerada a cidade grande mais violenta do Brasil nos dias de hoje), acabei levando as sugestões muito a sério. Minhas roupas mais antigas e mais baratas foram as únicas que usei. No trajeto de ônibus, não dei conversa a estranhos [Minha experiência diz que também não é assim, o lance esperto é identificar quando a conversa está tomando o rumo da desconfiança]. Minha câmera permaneceu em casa, a menos que fosse absolutamente necessária.

Só uma vez eu relaxei e quase paguei caro por isso. Era hora do almoço e decidi comer no restaurante da família de um amigo. Só desta vez eu casualmente pendurei minha câmera em volta do ombro. Depois do que foi uma grande refeição, comecei a caminhar de volta para casa (e lembre-se, isso foi ao meio-dia).

Havia apenas 40 passos entre o restaurante e meu apartamento. Daí então, pelo canto do olho notei um jovem correndo na minha direção. Ele estava, provavelmente, a 200 metros de distância. Instintivamente, eu sabia que estava atrás da minha câmera. Tive que correr para o portão do meu apartamento. Somente quando o portão estava a cinco passos de distância, este homem desistiu da perseguição. Ele percebeu que seria inútil àquelas alturas. Naquela tarde, dei um suspiro de alívio e prometi manter minha estupidez sob controle.

Exibição de riqueza para além das paredes de segurança da alta sociedade é considerada estupidez no Brasil. E cada lugar relacionado com os pobres é considerado inseguro. Favelas, transportes públicos, calçadas e restaurantes baratos são destinados a serem evitados por razões de segurança. Esta consideração, embora às vezes exagerada, tem lá seu mérito.

"Do jeito que você tem um trabalho, este é o meu trabalho" é o que o seqüestrador da minha amiga lhe disse quando ela tentou argumentar com ele. Se você é pobre, o crime é quase considerado um direito. [Na minha experiência, o criminoso raciocina assim por causa das décadas de exploração da classe política corrupta, algo que não foi atualizado com relação ao governo do PT atual] Estatísticas comparativas entre a Índia e o Brasil têm uma história interessante para contar. Quase todo mundo sabe que a Índia, assim como o Brasil, sofre com a enorme desigualdade de renda. Na verdade, com relação a quase todos os índices ligados à renda e à pobreza, o Brasil se sai melhor do que a Índia.

Quase 30 por cento dos indianos vive abaixo da linha de pobreza, em oposição a 21 por cento dos brasileiros; 5,5 por cento dos brasileiros estão desempregados, enquanto que 8,5 por cento indianos se encontram em uma situação similar. Agora, em termos de números absolutos, isso faz uma diferença muito maior. A população do Brasil está perto de 200 milhões, enquanto a Índia é o lar de uma população absurda de um bilhão de pessoas ou mais.

Por que é a Índia é mais segura apesar de ser mais pobre? A taxa de homicídios (número de homicídios por 100.000 pessoas em um ano) é de 3,5, enquanto a do Brasil é tão chocante quanto 25.2. Na minha opinião, a resposta não tem nada a ver com o governo ou a sua eficácia. Isso provavelmente tem a ver com a cultura.

Indianos em dia de festa
A filosofia do karma e da reencarnação é profundamente enraizada na maioria dos indianos. Claro, muitos argumentam o contrário. Os pobres de nosso país aceitam a sua situação como destino ou como um pagamento de uma vida passada. Seus colegas brasileiros são raivosos e consideram correto tomar dos outros que são privilegiados. Por isso, os ocidentais acham surpreendente que as localidades mais pobres na Índia são inimaginavelmente mais seguras em comparação com os lugares de onde eles vêm.

Com certeza, você vai ver muitos indianos vivendo modestamente em sua vida cotidiana. Quando você os observa, percebe que são gente muito digna. A maioria deles opta por trabalhar duro ao invés de recorrer ao crime violento. Você tem mais é que agradecer-lhes por isso. Porque se eles decidissem se tornar violentos, nossa vida se tornaria um inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.