quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O Som ao Redor II

A propósito do post anterior sobre o filme O Som ao Redor de Kleber Mendonça Filho, encontrei outro filmezinho no Youtube que vem bem a propósito. Este filme é sobre a Arábia Saudita, sobre a qual poquíssimo sabemos no Brasil e no mundo. Este filme devia se chamar O Som ao Redor também, pois realmente mostra todos os sons do que é morar em Gidá (Jeddah), segunda cidade saudita. 

Eu esperaria estes tipos de sons também no filme de Kleber, daria muito mais vida. Suponho que ele achou tais sons muito comuns, mas não para quem não vive naquela cidade, nem naquele subúrbio. Este filme sobre Gidá é ótimo nesse sentido, só tem ruídos, e é muito bom pra quem se interessa por outras culturas bem diferentes.

Vida em Gidá, Arábia Saudita, em 5 minutos

Localizada no Mar Vermelho, e sendo o mais importante ponto de partida para o hajj (hadj, a peregrinação a Meca, que todo muçulmano adulto deve fazer pelo menos uma vez em sua vida: o quinto dos Pilares do Islã) ela tem uma atmosfera mais internacional do que Riade (Riyadh, capital da Arábia Saudita) e é, portanto, mais liberal. O vídeo mostra impressões da cidade. Quem filmou visitou Gidá durante uma viagem terrestre da Holanda para a África do Sul, mas sua esposa não foi admitida na Arábia Saudita. 10 Dicas para Viver na Arábia Saudita:

http://www.expatexchange.com/ctryguide/4133/97/Saudi-Arabia/Expat-Saudi-Arabia-10-Tips-for-Living-in-Saudi-Arabia

Riade no crepúsculo, no reino da Arábia Saudita, foto de Fbz.
Expatriados vivendo em Gidá, Arábia Saudita, não vivem muito diferente que em suas terras natais, pois vivem em complexos ou condomínios com todo o luxo necessário e as crianças podem estudar em escolas inglêsas ou americanas até o ensino médio, muçulmanas ou não, embora universidades só aceitem árabes.

Bebidas alcoólicas não existem e são proibidas interminantemente. Vestes são conservadoras. Salários e direitos são diferentes para saudidas, europeus e asiáticos, os 3 tipos de moradores.

É preciso sempre ter em mente a hora das orações, divulgada nos jornais, pois tudo pára e as lojas fecham. Os sauditas tem muito tempo para os estrangeiros, e as estrangeiras são tratadas como rainhas, com bastante respeito. Se você gosta de algo, eles dão pra você. A entrevistada ficou amiga do dono do condomínio e seus servos lhe traziam cada prato dos Ramadans para ela que não podia ir lá porque é uma festa só para homens. Não é difícil imaginar que eles sejam cordiais com mulheres que podem vê-las...

Gidá, a mais liberal das cidades sauditas, onde o estrangeiro pode
até ter TV a satélite
Não existem teatros e muito pouco entretenimento. Mulheres não podem assistir a jogos de futebol nem podem praticar esportes, então o divertimento das mulheres é irem pro shopping ou velejarem. Surpreendentemente, mulheres podem mergulhar. Outra diversão é acampar no deserto maravilha...

Homens e mulheres não podem se misturar, mas nem pense que é um paraíso para gays. Mulheres estrangeiras só podem viver em condomínios das empresas que as contrataram, ou seja, árabes, e por conta disso não desfrutam da liberdade normal em seus países. Homens estrangeiros podem morar em condomínios estilo ocidental que podem até comportar teatros e outras recreações típicas do ocidente.

O ambiente para mulheres é hostil, principalmente o social. Não podem dirigir, só podem andar de carro com um motorista profissional mas mesmo assim é arriscado e elas devem sentar-se atrás, sempre levando identidade. Não podem conhecer a cidade, bater pernas, porque têm que sair de um lugar e ir diretamente para o outro, sem sequer olhar de lado. Muitos condomínios tem ônibus para os shoppings e escolas.

A estranha arte de emparedar carros na Arábia Saudita
http://p3.publico.pt/vicios/em-transito/3024/vamos-arabia-saudita-
emparedar-o-nosso-carro
Nas lojas não tem tudo o que as mulheres costumam usar, ou elas trazem do exterior, ou vivem do jeito que podem. A entrevistada diz que devia ter trazido Rexona porque mulher não pode usar perfume enquanto homem não pode usar ouro. Não pode, não pode, não pode...

Se for morar perto de uma mesquita, visite o local na hora das orações pra ver se vai aguentar o barulho. Veja também se vai aguentar o tráfego nas sexta-feiras pela manhã. Esteja ciente que crianças podem brincar fazendo barulho às 3 da manhã, supervisionadas ou não, porque é seguro para elas. Elas são livres para fazerem o que quiserem. Veja se os vizinhos fazem festas que acabam com a polícia na frente, o que significa mais problemas do que na Austrália. Contudo, policiais em Gidá tendem a fechar o olho para muitas atividades e festas entre os ocidentais.

Homens de branco, mulheres de preto. Ao contrário dos escoceses,
que não usam nada embaixo das saias, os árabes estão sempre
prevenidos por baixo de seus thobes brancos. Lá é tudo preto no
branco e a cabeça vermelha com keffiyeh não tem nenhuma 
conotação degenerada...
Ao sairem, as mulheres sempre devem levar o chale ou encharpe que não precisa ser preta, mas seria melhor se fosse. Sua saia deve ser bem comprida para cobrir o tornozelo porque esta é uma parte do corpo considerada sexy fulminante. Se mostrar pode ser estrupada. Por baixo, as mulheres usam calças ou leggings, nada de vento à favor. Bolsas são chiques por óbvias razões (é só o que podem mostrar, além das unhas e muito mal os olhos cheios de maquiagem pesada). 

Quando é que o homem descobre o que é uma mulher, me pergunto? Diante disso, é óbvio que dá pra entender que as mulheres árabes acham-se protegidas e respeitadas embaixo de suas vestes.

Recentemente 3 visitantes dos Emirados Árabes foram mandados embora pelo governo saudita porque eram "bonitos demais". Eles poderiam seduzir uma artista do evento para o qual haviam sido convidados. Mulheres não podem dirigir por causa disso. Descontroladas, elas podem ter vontade de fazer sexo fora do casamento e destruir o país. 

Tudo o que se refere ao controle de seus movimentos é por esta mesma causa. Pelo jeito, para eles, as mulheres só não são p... se forem prisioneiras, controladas e cobertas dos pés à cabeça. Vocês têm alguma coisa a acrescentar? Arábia Saudita Expulsa Homens por Serem Demasiadamente Bonitos:

http://www.elpopular.pe/espectaculos/2013-04-18-arabia-saudita-expulsa-hombres-por-ser-demasiado-guapos

Uma namoradinha brasileira de sírio, especialista em homens árabes, fala que os muçulmanos são em geral virgens e nunca beijaram mulheres, mas beijam e abraçam à vontade seus bromances. Eles se depilam e querem mulheres depiladas também. Não usam papel higiênico, usam ducha. Adoram olhar pras outras mulheres mas não deixam a mulher deles olhar pra ninguém. Para mim parecem mais uma mistura de gay com machista, andar de mãos dadas com o bro não tem problem, mas onde já se viu homem se depilar e usar duchinha logo alí... pedradas ni mim...

http://conexaoarabe.blogspot.com.au/

O Som ao Redor de Chico Buarque

Os brasileiros vivem no paraíso e querem deixar a ignorância elíptica das elites enrolá-lo e estragá-lo. Está na hora de desemperrar e erradicar o ranço impregnado da cultura escravocrata colonial e modernizar o país em direção ao futuro. Vejam a prova disso aqui, Bronca com Ap de Chico Buarque em Paris Expõe Intolerância e Ressentimento

http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2015/12/23/bronca-com-ape-de-chico-buarque-em-paris-expoe-intolerancia-e-ressentimento/

Em Vídeo, Chico Buarque Bate Boca Defendendo o PT no Meio da Rua no Leblon:

http://glamurama.uol.com.br/em-video-chico-buarque-bate-boca-defendendo-o-pt-no-meio-da-rua-no-leblon/

Um Feliz Natal pros brasileiros mesmo assim. Que Deus os perdoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.