sábado, 19 de dezembro de 2015

Triste Natal

Mensagem de Natal

Nenhuma.

Não estamos a fim de Natal este ano.

Natal era o aniversário de uma pessoa muito querida, e agora se tornou uma época de tristeza e saudade, algo a não ser lembrado, que no entanto não pode ser deixado de ser lembrado por causa justamente desta festa cristã que todo ano nos coloria a todos com um significado a mais e especial. 

Agora somos obrigados a ficar tristes por anos vindouros a fio só porque todo mundo aparenta estar alegre e em todos os lugares somos obrigados a ser caçoados pela falsa alegria dos outros neste mundo consumista, que é isso para que o Natal serve hoje em dia e no final das contas.

Minha esposa retorna da ginástica triste porque escutou uma música que foi lançada justamente na época do falecimento. No super-mercado somos obrigados a escutar músicas natalinas que se configuram numa tortura para nossos ouvidos cujo som não podemos desligar.

Não foi um falecimento comum nem esperado. Ele veio regado à traição de alguns componentes da família, o que triplicou o sentimento de revolta e inaceitação. Desgosto enfraquece e mata. Os acontecimentos dividiram uma família que antes era unida e parecia que nada jamais seria capaz de dividí-la. E o que é pior, ela envolveu pessoas consideradas, criadas até com maiores regalias e tidas como da família, sem serem. Por cima disso tudo, as vítimas têm sido justamente as mais honestas, decentes e com maior moral, justamente como Cristo foi traído e crucificado pelo seu próprio povo, sem o poder diante dos algozes, e como o governo atual do Brasil está sendo crucificado pelos seus próprios eleitores.

Mas em que família ou comunidade estas coisas não acontecem? Tem gente ruim em todas as áreas, todos os países. Assim como tem gente boa, independente de quaisquer atributos.

Todos os meus amigos estão mortos...
Consolo Desconsolado

Cada mensagem, cada telefonema de condolências se constituía numa tortura, aumentando a tristeza, e apesar das pessoas desejarem nos levantar, elas causavam o contrário. Assim mesmo será no Natal, cada mensagem e cada telefonema haverá de ser mais um espinho na testa, mais um prego nas mãos, mais uma chicotada nas costas quando se quer esquecer e acalmar estes sentimentos tristes e arrebatadores. 

Por isso ainda não visitei um amigo que perdeu sua esposa recentemente. Através de outras pessoas, sabemos que ele se encontra num estado deplorável apesar dos meses passados, e com certeza a minha presença o faria chorar como quando nos encontramos por acaso poucos dias depois do falecimento. Ele se sentiu tão mal por sermos tão amigos de sua esposa também, que procuramos evitar aparecer para fazê-lo sofrer ainda mais. Eu, principalmente, como homem que não chora, dói ainda mais fazer nosso amigo chorar. Esperamos que ele próprio reaja e seja resgatado por pessoas mais próximas e mais íntimas, para depois podermos lembrar de sua esposa com alegria e sem choros nem velas.

O Natal acintoso para os não cristãos se parece com isso...
Por esses motivos, o Natal deveria ser mais um período de reflexão sobre o que a humanidade tem feito de errado, do que um período de celebração de um nascimento que deu em morte injusta. Aqueles mesmos que celebram o nascimento de Cristo no Natal, se esquecem de como o trairam e o traem todos os dias, além de o tendo assassinado e continuarem assassinando ao levarem suas vidas irresponsáveis e cheias de "pecados". 

Estes pensamentos contrários ao clima comercial do Natal só ocorrem em pessoas que sofrem, que não estão a fim de festas, e elas também têm o direito.

No trabalho desapareço de tudo quanto é comemoração de jantares e atividades comunitárias porque não estou a fim de celebrar coisa nenhuma. Como se não bastasse, a corporação global também não tem sido justa em suas avaliações manipuladas, pois nem tudo é justiça fora do Brasil.

Papel do Espírita

E vocês perguntam, mas sendo Espírita, você não deve ficar triste com a partida dos queridos pois você sabe que eles estão até melhor lá onde estão do que estavam aqui. 

Justamente, eu sei, e não fico triste nem deixo de celebrar a alegria de viver em qualquer dimensão, mas como incutir isso na cabeça das outras pessoas que nos rodeiam, as quais sentem saudades, ficam tristes e por mais fé religiosa que apresentem, no fundo de seus corações elas não acreditam na alma imortal? 

Assim como elas dizem que não acreditam em Deus mas na hora da catástrofe Lhe fazem uma oração desesperada e expontânea, do jeito que elas dizem que acreditam em Sua justiça e Lhe têm fé, imediatamente elas esquecem quando se trata de tragédias que as envolvam. Mas que Deus é esse? Eu não mereço, Ele é mau, vingativo e não tem piedade de mim.

Será que eu devia cantar de alegria na presença de uma pessoa que está amargurando uma tristeza e que não sabe quando vai sair do período de luto ou quando vai deixar de ter saudades? Minha obrigação de Espírita é ser compassivo, compreensivo e ter empatia com elas, com seus silêncios, sendo tolerante com o passo de cada um em sua evolução espiritual.

Não tenho este direito de zombar de ninguém, não tenho o direito de me divertir estando com uma pessoa querida que perdeu outra pessoa querida, só porque minha crendice me diz que a tal pessoa está viva em outro lugar, se eu não consigo convencê-la. Muitas pessoas entendem o racional mas não controlam o emocional.

Natal Multi-Cultural

Agora, extrapolando este sentimento para a outra metade do mundo que não é cristã, como é que estas pessoas se sentem no Natal cristão que praticamente solapa o Ocidente quando elas vivem em outra cultura? 

Países praticamente ateus como a Austrália, a cada ano aumenta mais sua identificação com o cristianismo através da mídia, a fim de polarizar o mundo contra o islamismo, o inimigo eleito para justificar as próximas guerras imperialistas, e com isso aumentando as tensões entre as imensas hordas de imigrantes com outras crenças e outras culturas, promovendo e exacerbando o racismo, o ufanismo e a intolerância no meio destas sociedades medíocres.

Pois bem, este ano procurei saber de uma filha de imigrantes budistas, o que ela achava. Ela disse que comemora Natal porque nasceu na Austrália, mas o "Natal" e ano novo dos budistas é em maio. E quanto à outra metade da população australiana que é chinesa? O ano deles é mais diferente ainda, e eles têm suas próprias festas públicas regadas a dragões em várias partes do país. Mas mesmo assim a gente dá Feliz Natal pra eles, totalmente ignorantes de seus sentimentos, esperando que eles nos aceitem e sejam condescendentes conosco, o que realmente eles fazem num respeito meio sem graça. Uma população que merece o respeito comercial de suas posses financeiras, onde prédios de apartamentos no centro de Sydney chegam a não ter andares terminados em 4 porque para eles são associados a morte na cultura chinesa, não merece o mesmo respeito condescendente no Natal. Sim, inacreditavelmente os andares pulam de 3 para 5, 13 para 15, 23 para 25 e assim por diante, como no novo arranha-céu onde reside uma amiga cristã. Pasmem.

Hoje em dia pergunto a cada pessoa se ela comemora Natal, antes de desejar-lhe qualquer coisa. Feliz Natal só se você for cristão, senão, me desculpe a ofensa de ter ousado lhe desejar boas festas.

Imagino que para estas pessoas também, toda essa enorme população chinesa vivendo na Austrália, bem como a imensa população imigrante do oriente médio, as comemorações de Natal e Ano Novo, com todo o alarde internacional e queima ostensiva de fogos de artifício por horas e horas lhes sejam uma tortura anual que não tem nada a ver com seus sistemas de vida ou seus credos.

Xô Natal

Agora nos sentimos assim também, nada de Natal, e teremos que engolir o barulho dos fogos de Sydney que ouvimos mesmo sem querer, como os muçulmanos são obrigados a escutar seus alto-falantes nas ruas. Adeus às nossas grandes árvores de Natal de quando as crianças eram pequenas, as quais cresceram, e às trocas de presentes. Tivemos nosso peru fora de época este ano para não o associarmos ao Natal, e não sei o que me aguarda. Talvez o dia inteiro de Natal na cama prostrado e sem peru?

Bem, eu sei onde vou estar: teclando aqui no meu blog. Mas como a mensagem de Natal deve ser publicada antes dele, a estou escrevendo agora.

Mensagem Assim Mesmo

Então minha mensagem este ano é para os tristes, aqueles que não comemoram Natal por várias razões, aqueles que não podem se sentir felizes nesta época só porque todo mundo forçosamente deve se sentir. Para eles, minha mensagem de paz é que Deus lhes dê uma tolerância desmedida para com aqueles que querem nos impor suas "felicidades" como regra, sem se importarem com o que realmente vai por dentro de cada um de nós.

E por conta disso, meu Natal vai ser silencioso e sem decoração. Um Natal de protesto. Jesus entende.

Que a paz do silêncio e o andamento do tempo possa curar suas feridas abertas pelos seus queridos doentes, hospitalizados, ou falecidos recentemente, seus pais ou filhos ingratos, intolerantes ou inconscientes, seus amantes incompreensivos, violentos ou traidores, ou pelos resultados amargos de suas más atitudes equivocadas e impensadas, e lhe permita raciocinar melhor sobre seu futuro, da sua família, sua comunidade, sua cidade, seu estado, seu país, seu planeta, depois deste momento de paz e silêncio, que a vida não pára mesmo quando você próprio vem a perder sua vida material.

E acima de tudo, que você seja capaz de perdoar e livrar-se do sentimento amargo do ódio e da vingança que lhe consomem e são os geradores dos grandes males do mundo. 

Liberte-se para livrar os outros e todos sermos amigos e irmãos, independentes de crenças, religiões, partidos, raças, culturas ou situações financeiras. Todos iguais e filhos do universo, seja em qual deus você acredita ou deixa de acreditar. 

Perdão e Pedestal

Que me perdoem os que acham-se desiguais por mérito, eu os perdôo porque sei de suas angústias e ansiedades.

Para você, viciado em poder, tente perdoar e sinta como este sentimento lhe dá ainda mais poder, lhe dá a sensação de ser superior a todo mundo, uma sensação que o eleva, que o coloca no pedestal em que você sempre almejou estar e ser mantido lá. Perdoar é um ato superior.

Depois que escrevi este texto, fui sondar a internet e encontrei textos similares como este, relacionado ao calvinismo, ou seja, aos presbiterianosNão Sou Totalmente Contra o Natal:

http://tempora-mores.blogspot.com.br/2013/12/nao-sou-totalmente-contra-o-natal.html#sthash.IfRcfgZk.dpuf

O calvo ator Jude Law, com suas entradas na testa, da fotógrafa
Sam Taylor-Wood para sua exposição Homens Chorando (Crying
Men), 2002-2004, uma série de retratos fotográficos de atores de
cinema famosos que explora a relação entre a percepção da
sociedade sobre o que é masculino ou não.
O texto é tão bom que acaba nos fazendo odiar o Natal, principalmente quando diz que o que comemoramos nesta época não é o nascimento de Cristo, mas o aniversário do imperador Constantino. Para quem nunca ouviu falar constantemente em Constantino, não se suicidem quando descobrirem, por favor.

Como eu não sabia o que era um calvinista (que não seria porcerto aqueles que tornam os outros homens calvos ou são partidários do calvário - hum, talvez...) descobri que eles são exatamente como os Espíritas, ou seja, o calvinista (protestante da reforma cirstã) é no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. 

Feliz amargo Natal na Macedônia...
Isso é exatamente o que os Espíritas supostamente deveriam fazer (se bem que eles o fazem com relação ao Novo Testamento - desculpem, não sou versado em Bíblia). Estou errado? 

Por que as pessoas fazem questão de serem tão diferentes quando na realidade elas todas são tão iguais? Só queria entender... 

Cabeças de prego, é o que temos...

Olha aqui, na Macedônia, enquanto isso. Usar farda lhe dá o direito de ser inumano, humilhando os outros e os obrigando a implorarem de joelhos? Ser militar, soldado ou policial lhe exime de ter sentimentos e se juntarem a uma causa de justiça? Deixa-se de ser indivíduo com os próprios pensamentos e moral para ser escravo pau-mandado de governos imorais? 

Sim, nestas profissões você não pode questionar, não pode discutir política, tem que obedecer seja que partido estiver no poder, e se assim não o fizer, é desonrado. É a profissão adequada para você? Que tal ter um alto status de piloto de caça como o tenente coronel russo Oleg Peshkov depois de anos de treinamento e alguns bombardeamentos de populações civis, incluindo crianças e mães, para ser bombardeado, feito prisioneiro ou morrer nas mãos de um acampamento radical rebelde na Turquia? Lhe parece muito inteligente e diferente de ser um homem-bomba? A diferença está na tecnologia.

Desculpem, são pensamentos recorrentes de alguém em agonia ao ver o Brasil e o mundo degenerar-se sem poder ajudar muito a não ser tentando manter o pensamento elevado em sintonia com a corrente mundial do bem. Desculpe principalmente aqueles soldados, policiais ou militares que seguiram as nobres e corajosas carreiras dos pais e avós a fim de resgatarem as pessoas nas catástrofes e conterem os distúrbios e ameaças que sacrificariam o resto da sociedade, caso contrário. 

Este texto a seguir também é esclarecedor sobre o Natal no momento atual, A Quem Interessa a Guerra Contra o Natal:

http://www.familiacampobelo.org.br/palavra/devocionais/item/72-a-quem-interessa-a-guerra-contra-o-natal-

Tudo tem seu lado positivo e negativo, e por conta disso, Feliz Natal assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.