terça-feira, 24 de maio de 2016

Desavergonhadamente

Antes do impeachment eu procurava reportagens estrangeiras sobre o Brasil e ficava entusiasmado quando conseguia elogios e justiça ao trabalho do PT. 

Ao se aproximar o impeachment me aborreci com a mídia estrangeira repetindo o que a mídia brasileira dizia, desavergonhadamente. 

Poderoso rato brasileiro
Depois do impeachment me surpreendi com o teor das reportagens estrangeiras que, de repente, passaram a entender tudo direitinho sobre o que ocorria no Brasil. 

Primeiro eles foram sinceros e falaram, mas o que diabos está acontecendo no Brasil? Em seguida eles conseguiram entender, principalmente depois que Gleen Greenwald publicou suas impressões seguras em seu web site The Interceptor.

Agora voltei a me orgulhar das notícias sobre o Brasil porque elas são inteligentes e retratam a vergonha nacional, desavergonhadamente, e exatamente como ela é, sem firulas. Até os repórters brasileiros contratados por eles agora falam a coisa certa. Devem ter levado umas chamadas, uns puxões de orelhas...

O mais importante é que agora os estrangeiros sabem exatamente não só o que está acontecendo no Brasil mas quem é quem, que partido é o quê, quem botou o Brasil pra frente, e quem arrasa com o país, desavergonhadamente. Veja que primor de reportagem do New York Times botando o PMDB do lugar dele, Entrusted to Save Brazil: The Party That Ruined Rio (Comprometido em Salvar o Brasil: O Partido que Arruinou o Rio):

http://www.nytimes.com/2016/05/23/world/americas/troubles-in-rio-for-a-party-promising-brazil-salvation.html

Esta outra reportagem do Reuters explica tudo numa frase só: An intellectual who works late into the night and often sleeps through midday, the blunt and abrasive Serra would appear to be the least diplomatic figure to run Brazil's foreign policy (Um intelectual que trabalha até tarde da noite e muitas vezes dorme até o meio-dia, a Serra sem corte nem abrasivos parece ser a figura menos diplomática possível para executar a política externa do Brasil), em Brazil's New Top Diplomat Shifts Focus from Ideology to Trade (Novo Top Diplomata do Brasil Muda o Foco da Ideologia para o Comércio):


Reportagem da Venezuela ninguém quer saber, mas ela é a mais ruidosa, mais seca, que vai direto na ferida e põe o dedo. É golpe sim senhor, Surprise, Surprise! Brazil Coup Govt to Impose Austerity (Ora, Ora! O Golpe Governamental do Brasil Impõe Austeridade):

http://www.telesurtv.net/english/news/Surprise-Surprise-Brazil-Coup-Govt-to-Impose-Austerity-20160521-0009.html

O Reuters de novo, mostra vídeo sobre protestos contra o presidente atual que ninguém votou, tomando medidas que ninguém quer, nada mais claro do que isso em 50 segundos, Protest in Brazil Against Acting President (Protestos no Brasil Contra o Atual Presidente):

http://www.reuters.com/video/2016/05/23/protest-in-brazil-against-acting-preside?videoId=368604433

O Financial Times enxerga o que nenhum brasileiro quer ver, que a bandeira do Brasil não é mais símbolo de união nacional. Ela agora é símbolo da divisão do país. A bandeira foi sequestrada pelos cachorros que agora a pendem nas janelas dos apartamentos chiques dos bairros de Pinheiros e Jardins, em São Paulo, associadas ao impeachment. Os estrangeiros não perdoam e condenam profundamente tal agressão, tal falta de senso crítico, tal acinte à democracia e ao povo brasileiro em geral, tal palhaçada, como nesta reportagem Letter from São Paulo: why Brazil’s flag symbolises disunity (Carta de São Paulo: Porque a Bandeira do Brasil Simboliza Desunião):

http://www.efinancialnews.com/story/2016-05-23/rousseff-impeachment-splits-brazil

A bandeira verdadeiramente brasileira agora é vermelha. 


Os estrangeiros agora conhecem muito bem até as nossas comidas tradicionais, como as nossas coxinhas, salgadinho de rico, e a mortadela, conteúdo de sanduíche de pobre, ambos associados com as classes médias e ricas, e com as classes pobres e operárias, respectivamente. Esta não é a melhor forma de divulgar a cultura brasileira, mas é como esta classe ora no poder o divulga, querendo ou não. Eles não podem fazer a cabeça dos estrangeiros como fazem a dos brasileiros acéfalos.

De novo a Venezuela vai fundo mostrando que os operários da Petrobras rejeitam o novo presidente, Brazil Oil Workers 'Strongly Reject' New Petrobras President (Operários do Petróleo no Brasil 'Rejeitam Profundamente' o Novo Presidente da Petrobras). A reportagem também ressalta um vídeo do WikiLeaks dizendo Brazil's New Foreign Minister Promised to Help Chevron (Novo Ministro do Exterior no Brasil Promete Abrir as Portas para a Chevron) presenteando com isso a companhia multinacional petrolífera norte-americana com as fatias da cobiçada mundialmente Petrobras, e outro vídeo mostrando Brazil Community Gathering with MST Denounces Coup (
Encontro Comunitário com o MST Denuncia Golpe):

http://www.telesurtv.net/english/news/Brazil-Oil-Workers-Strongly-Reject-New-Petrobras-President-20160521-0014.html


Chicotada da Chacota

O Brasil virou motivo de chacota internacional da noite para o dia neste ano de 2016.

E para finalizar este post, esta jóia que acaba de sair do forno, em Português mesmo, do The Interceptor, Novo Abalo Político no Brasil: É Hora da Mídia Começar a Dizer “Golpe”?:

https://theintercept.com/2016/05/23/novo-abalo-politico-no-brasil-e-hora-da-midia-comecar-a-dizer-golpe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.