segunda-feira, 23 de março de 2015

Ópera Bufa I

​"Gente, recebi esses links de uma amiga e acho que realmente temos que assistir para vermos a que ponto chega a alienação política em nosso país.
"No primeiro vídeo, três adolescentes de 17 anos se dizem de esquerda e querem tirar Dilma do poder porque ela é de direita. Só quem pode colocar o Brasil no eixo é Aécio. Ah, tem também uns jovens recolhendo assinaturas para enviar para a Cúria Romana um documento que proíba a lei que legaliza a formação de famílias sem ser como Deus criou. 
​"No segundo, prestam homenagem a um ex-torturador do Doi-Cod que diz algo como ter se arrependido de não ter metralhado mais gente. Algo assim, não lembro bem. 
"Não sei o que andam ensinando nas escolas particulares, não acompanho o que se passa na TV, pois não assisto a nenhuma, mas tem alguma coisa errada no que esse povo está vendo e ouvindo porque os valores estão cada vez mais deturpados."
Assim uma amiga nos enviou um email preocupado para nós, partilhando os 3 vídeos sobre a passeata de protesto contra o governo em São Paulo no domingo 15 de março de 2015 que, para minha surpresa, os achei sensacionais.

Foto da Reuters
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/mais-de-1-milhao-de-pessoas-
protestam-contra-dilma-pelo-pais
Parabéns

Cara, tem muito jornalista, fotógrafo e cameraman profissional sério no Brasil, sinceramente. Todas as equipes dos 3 vídeos merecem parabéns por trabalho tão impecável, principalmente a turma da Folha. Olha eu aqui elogiando a Folha, minha gente. Dou a mão à palmatória, já é o terceiro trabalho da Folha que me deixa embasbacado. O que está acontecendo, sinceramente? A ficha caiu? 

Gostei tanto que resolvi fazer o transcript assim as pessoas podem saborear as cenas como quem vê um filme e adora ler o livro muito mais.

De acordo com sugestão desta nossa amiga, dividi os três vídeos em 3 posts. Para quem não saca de jeito nenhum, não se trata de gozação, trata-se de interpretar a coisa do jeito que ela é, e do jeito como ela está sendo manipulada por quem quer que seja que tenha interesses contrários ao atual governo do Brasil e aos atuais resultados que ele conseguiu para a maior parte da população brasileira e para a imagem do Brasil no exterior. Porém, só mesmo uma boa gozação de alto nível pra ver se pessoas inteligentes de verdade caem em si.

Primeiro Vídeo

O Impeachment de Dilma na Avenida Paulista

https://vimeo.com/122309721

Postado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha (site http://www.viomundo.com.br/).

O que uma gaita de foles escocêsa tem a ver com brasileiros? Ela estava produzindo a música de fundo da campanha do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira e sendo tocada ao vivo. O que se pode depreender daí? Que os caras não sabem de nada e misturam alhos com bugalhos. Realmente, não podem saber de nada para terem a coragem de sair fazendo nas ruas o que eles estavam fazendo, e ainda tem quem caia na onda deles.

Aqui em 2013
Que eu saiba, gaita de foles é o instrumento tradicional dos escoceses e irlandeses, justamente os "inglêses" injeitados que sempre lutaram por independência (sendo que a Irlanda do Sul conseguiu), descendentes dos celtas banidos de outros continentes, um povo relaxado que é mais a favor da alegria, da liberdade e das festas regadas a bebidas alcoólicas do que dos valores sagrados das famílias convencionais e burguesas patriarcais. O filme Coração Valente (Braveheart) de Mel Gibson mostra como as mulheres lutavam nas guerras ao lado dos maridos, sempre de bom humor, ou seja, nestes povos as mulheres tem valor e não são consideradas inferiores, só para dar um exemplo.

Se eles soubessem que a gaita de foles pode ter vindo ao Brasil por intermédio de descendentes de celtas que contruiam as caravelas na idade média, os quais eram a favor da liberdade e justiça, ao invés de carregarem o peso das tradições reais européias a muito deturpadas, haveriam de substituí-las por bandolins ou cavaquinhos. Mas, vocês sabem, né? Gaitas de foles soam como instrumentos aristocráticos britânicos, e é esse clima que aquele grupo quis dar à campanha deles, ou seja, nada brasileiro, nem sertanejo e muito menos nordestino, onde o real povo brasileiro se esconde.

Eles estavam coletando assinaturas para um abaixo-assinado a favor da família como Deus fez, ou seja, contra famílias montadas por amor como as famílias gays, a fim de enviar para Roma! 

Chegaram até a colocar um homem fantasiado de Talibã com um cartaz dizendo "MST is a terrorist group" (MST é um grupo terrorista) em Inglês! Eles nem de longe sonham o quanto isso é perigoso sob a mira dos canhões norte-americanos, seria o cúmulo da gozação se não fosse tão tragicômico ao mesmo tempo.

Outro grupo colocou uma mulher praticamente de top less na frente de um cartaz enquanto uma pilha de homens tirava fotos em seus celulares sorrindo, para sua glória. A mulher objeto era exatamente o contrário da presidenta.

Cena de ricos tomando refrescos nas sacadas dos prédios da Avenida Paulista, só olhando o movimento de cima, no bem-bom, pausa no trabalho, é claro. 

3 rapazinhos moreninhos parecendo gays, talvez por serem apenas garotos, sendo entrevistados, dizendo-se de esquerda, querendo tirar Dilma do governo, fantasiados de brasileiros. Eles achavam que Aécio é quem tinha a capacidade de juntar as duas classes, proletariado e burguesia, numa só. Até ingenuidade tem limites.

"A intervenção militar 'talvez' seja a forma de conquistar uma reforma política", pelo que entende um gerente comercial entrevistado, "é tirar Dilma que se mostrou tão corrupta quanto os outros governos, e nega ter sabido do que ocorria na Petrobras, o que é considerado uma piada, como se ela estivesse rindo da cara do povo".

Sobre este aspecto, escrevi para um cunhado perguntando se ele seria capaz de escolher dezenas de pessoas para lhe ajudar na presidência e ter certeza de que todas elas eram honestas como ele esperaria, e que todas elas lhe avisariam quando começassem a roubar ou deixassem isso às claras para ele saber.

Claro que não.

Uma patricinha de unha azul fala que "está de olho", e abre bem o olho com a mão, "reinvidicando uma reforma política severa". O que é reforma política ninguém sabe especificar, mas no fundo significa tirar Dilma do poder, não interessando quem virá depois, como disse um motoboy, 38 anos, que trouxe mulher e amigos pra portar faixa pedindo impeachment. O vídeo tenta mostrar os proletários no meio dos burgueses da passeata, então escolhe a dedo alguns com cara de pobres, que são os ainda mais ignorantes e aquilo já era judiação.

Muito bonito de se ver tanta gente fantasiada de brasileiros, parece até que amam o país de verdade.

Um cara de 28 anos, gerente comercial, tirava "selfies" com os policiais encabulados mas com risinho no rosto, cumprimentando-os enquanto os policiais lhe desejavam boa sorte sem obviamente entenderem o propósito da jogada, ao mesmo tempo em que elogiava os policiais que estavam lá só garantindo ao segurança sem nenhuma agressividade ou violência. Esse era o tal que "admitia" a volta do militarismo.

Ele afirmou que a polícia apoiava o movimento e estava participando, como se ela estivesse ali por opção, o que era um absurdo. Os policiais estavam trabalhando e garantindo que os manifestantes é que não praticassem atos violentos. O sujeito se aproveitou para dizer um absurdo desses querendo que saísse na imprensa que a polícia apoiava o impeachment, o que é uma bastante irresponsável tentativa de manipulação da opinião alheia.

Posando com os militares ou, como usá-los para a sua causa
Garota de 17 anos dizia que era o futuro do país e por isso tinha que lutar porque ela precisava de um país melhor. "Você é a favor do impeachment de Dilma?" "Com certeza, sem dúvidas". "Por quê?" "Porque o país está ruim com ela e a gente precisa de um país melhor, e é por isso que eu preciso reinvidicar isso, porque eu sou o futuro do país". "E quem você acha que faria melhor do que ela?" "Ah, não sei porque nunca votei, e não conheço de política, só sei que o país está ruim assim". Era o primeiro protesto da garota. "Você se considera de direita ou esquerda?" "Direita". "Por quê?" "Ah... é difícil. Peraí, mãe, vem cá, hi, hi. De direita porquêee eu soooou cooontra o goveeêrno, né, mãe? [Repita comigo] A mãe: "O atual é de esquerda, não é? Então..." Menina, virando-se para as câmeras, "exatamente" [então logicamente sou de direita...]

Movimento organizado, com dinheiro, é claro, ééhhh...
Um negro rasta-fari em cima de um trio elétrico gritava "somos mais de 1 milhão, 1 milhão... e repetiu isso umas 10 vezes" enquanto a câmera filmava (talvez mais fora da câmera). Tenho minhas dúvidas porque um milhão são as pessoas que atendem o Galo da Madrugada, e lá parece ter muito mais gente do que naquela avenida Paulista. (Ah, depois a Folha divulgou que alí eram 210.000 pessoas, assim proavelmente fora 1 milhão em todo o Brasil, o que é okay)

E o vídeo acaba assim, "um milhão, ééhhh..."

Claramente a maioria das pessoas era classe B, mas alguns entrevistados foram escolhidos a dedo como que para representar a passeata de forma misturada. Se pelo menos eles soubesse falar e exibir argumentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.