domingo, 1 de março de 2015

Mentira Deslavada

A palavra "moody" em Inglês quer dizer quem muda de humor a todo momento, temperamental, rabugento, mal-humorado, macambúzio, Maria vai com as outras, mas também é o nome de uma empresa norte-americana que classifica os negócios do mundo em escalas de investimento. Seria esse nome uma ironia, sátira ou sarcasmo?

Pois então a agência de classificação de “risco” Moody´s acaba de rebaixar a nota de crédito da Petrobras de Baa2 para Ba2, fazendo com que ela passe de “grau de investimento” para “grau especulativo”.

Veja este seguinte artigo aqui se quiser entender o que está acontecendo no Brasil atualmente: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25031

Todo mundo sabe do drama atual da Petrobras sofrendo acusações de corrupção que envolvem até a Rolls-Royce britânica, fábrica de motores de avião que um dia produziu os carros mais caros e suntuosos do planeta. Não é preciso falar aqui de lava-jato nenhum.

Mas ainda tem pessoas que implicam com o governo atual mesmo apesar das evidências. É algo assim como, "tenho raiva de você e pronto". Criança gosta muito de fazer isso.

Deste artigo, "pincei" as seguintes frases.
A Moody’s  fala o que os ouvidos do “mercado” querem ouvir, ponto.
O Brasil é o quarto maior credor dos Estados Unidos atualmente.
A Moody's é mais importante que a Petrobras, olha que metal chique
O quê? Impossível, que mentira mais deslavada. 
A Moody´s é daquelas estruturas criadas para vender ao público a ilusão de que a Europa e os EUA ainda são o centro do mundo, e o capitalismo um modelo perfeito para o desenvolvimento econômico e social da espécie. 
O que faz a Petrobras? 
Produz conhecimento, combustíveis, plásticos, produtos químicos, e, indiretamente, gigantescos navios de carga, plataformas de petróleo, robôs e equipamentos submarinos, gasodutos e refinarias.
O quê? Impossível, que mentira mais deslavada. 
De que vive a Moody´s?
Basicamente, de “trouxas” e de conversa fiada, assim como suas congêneres ocidentais, que produzem, a exemplo dela, monumentais burradas, quando seus “criteriosos” conselhos seriam mais necessários.
Quem é melhor?

A Moody, é claro, porque é norte-americana. Brincadeirinha...
Afinal, as agências de classificação europeias e norte-americanas agem, antes de tudo, com solidariedade de “classe”. Quando se trata de empresas e nações “ocidentais”, e teoricamente desenvolvidas – apesar de apresentarem indicadores macro-econômicos piores do que muitos países do antigo Terceiro Mundo – as agências “erram” em suas previsões e só vêem a catástrofe quando as circunstâncias se impõem, inapelavelmente, seguindo depois o seu caminho na maior cara dura, como se nada tivesse acontecido.
Quando se trata, no entanto, de países e empresas de nações emergentes, com indicadores econômicos como um crescimento de 400% do PIB, em dólares, em cerca de 12 anos, reservas monetárias de centenas de bilhões de dólares, e uma dívida pública líquida de menos de 35%, como o Brasil, o relho desce sem dó, principalmente quando se trata de um esforço coordenado, com outros tipos de abutres, como o Wall Street Journal, e o Financial Times, para desqualificar a nação que estiver ocupando o lugar da “bola da vez”.
Em um mundo normal, nenhum investidor acreditaria mais na Moody´s, ou investiria um centavo em suas ações, para deixar de apostar e aplicar seu dinheiro em uma empresa da economia real que, com quase três milhões de barris por dia, é a maior produtora de petróleo do mundo, entre as petrolíferas de capital aberto, produz bilhões de metros cúbicos de gás e de etanol por ano, é a mais premiada empresa do planeta – receberá no mês que vem mais um “oscar” do Petróleo da OTC – Offshore Technologies Conferences – em tecnologia de exploração em águas profundas, emprega quase 90.000 pessoas em 17 países, e lucrou mais de 10 bilhões de dólares em 2013, por causa da opinião de um bando de espertalhões influenciados e teleguiados por interesses que vão dos governos dos países em que estão sediados aos de “investidores” e especuladores que têm muito a ganhar sempre que a velha manada de analfabetos políticos acredita em suas “previsões”.
O quê? Impossível, que mentira mais deslavada. 
Neste mundo absurdo que vivemos, que não é o da China, por exemplo, que – do alto da segunda economia do mundo e de mais de 4 trilhões de dólares em ouro e reservas monetárias – está se lixando olimpicamente para as agências de “classificação” ocidentais, o rebaixamento da “nota” da Petrobras pela Moody´s, absolutamente aleatória do ponto de vista das condições de produção e mercado da empresa, adquire, infelizmente, a dimensão de um oráculo, e ocupa as primeiras páginas dos jornais.
E o pior é que, entre nós, de forma ridícula e patética, ainda tem gente que, por júbilo ou ignorância, festeja e comemora mais esse conto do vigário – destinado a enfraquecer a maior empresa do país – que não passa de um absurdo e premeditado esbulho.
Esbulho: É o ato pelo qual o possuidor se vê privado da posse, violenta ou clandestinamente, e ainda por abuso de confiança. Apropriação ilegal de alguma coisa. Espoliação.

O quê? Impossível, que mentira mais deslavada...

P-36

Curtiss P-36 Mohawk 1935
Quem se lembra disso aqui?

P-36 não só foi um avião, mas também uma plataforma petrolífera brasileira que simplesmente afundou assim, matando 11 sem mais nem menos, e ficou tudo por isso mesmo. Ninguém se lembra mais.

Eu, que não tenho nada a ver com isso a não ser pelo fato de ser brasileiro, não esqueci.

http://inspecaoequipto.blogspot.com.au/2013/05/caso-004-naufragio-da-plataforma-p-36.html

Desta página da net, reproduzo as seguintes frases:
A P-36 foi a maior plataforma de produção de petróleo no mundo antes de seu afundamento em Março de 2001. A plataforma era da estatal brasileira Petrobras e custou 350 milhões de dólares.
Sua construção teve início na Itália em 1995 com um casco semi-submerso (com colunas estabilizadoras) e terminou no Canadá em 2000. A P-36 operava no Campo de Roncador, Bacia de Campos, distante 130 km da costa do estado do Rio de Janeiro, produzindo 84.000 barris de petróleo por dia.
Na madrugada do dia 15 de março de 2001 ocorreram duas explosões em uma das colunas da plataforma, a primeira às 0h22m e a segunda às 0h39m. Segundo a Petrobras, 175 pessoas estavam no local no momento do acidente das quais 11 morreram, todas integrantes da equipe de emergência da plataforma. Depois das explosões, a plataforma tombou em 16 graus, devido ao bombeio de água do mar para o seu interior, o suficiente para permitir alagamento que levou ao seu afundamento no dia 20 de março.
Times de resgate tentaram salvar a plataforma  injetando nitrogênio e ar comprimido nos tanques para tentar remover a água acumulada mas abandonaram as tentativas devido ao tempo ruim.
A plataforma repousou em uma profundidade de 1200 metros e com estimadas 1500 toneladas de óleo ainda a bordo. 
Veja como era a maior plataforma de petróleo do mundo. Olha que
glória afundar uma coisa destas. 11 falecidos é menos do que os do
World Trade Center, mas não menos importante.
http://en.wikipedia.org/wiki/Petrobras_36
O problema não foi o governo de FHC. Por acaso ele estava lá, mas podia ser qualquer um de direita. O que pode justificar tamanha irresponsabilidade?

Por outro lado, o que justifica a perseguição a uma empresa que gerou tais lucros no período do governo do PT? Estou eu perdoando a corrupção? Não, magina, de jeito nenhum. Apenas gostaria de dizer que corrupção sempre existiu no Brasil, é algo endêmico e impregnado na cultura burguesa deste país, e por consequinte prativamente impossível de erradicar.

Mas isso não é preciso dizer, todo mundo sabe, todo mundo tem rabo preso, todo mundo tem amigos que conseguiram emprego por favorecimento, todo mundo ganha qualquer coisa que seja por lamber o rabo de políticos desde que nasceu. E quem assim não o fez, continua pobre, ou seja, não conta. Não tem nem internet pra ler isso. Exceto que agora tem filhos no exterior estudando para poderem ler isso.

Coxinhas? Coxinha é um termo pejorativo usado na gíria e que serve para descrever uma pessoa "certinha", "arrumadinha", indicando um indivíduo conservador, que é politicamente correto e que se preocupa em adotar comportamentos que são aceitos pela maioria das pessoas.

Para quem não entende o quadro ao lado, e olha que tem gente que não entende mesmo, como se pode quebrar uma empresa que deu tanto lucro? O que é quebrar?

O quê? Impossível, que mentira mais deslavada...

Índio quer apito
A verdade? 

Verdade é doença no reino unido. 

Conheça os Whitleblowers (sopradores de apito, em outras palavra, os dedo-duros, ou ainda os espallha-brasa, aqueles que denunciam o que está errado). 

Este movimento está crescendo no mundo atualmente, o movimento das pessoas indignadas, e não é só no Brasil.

Leia aqui neste artigo:

https://fichacorrida.wordpress.com/2015/02/24/honestidade-doena-rara-no-reino-unido-ser-tratada-com-terapia/

Mas que mentira mais deslavada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.