sábado, 3 de outubro de 2015

Quem Te Engana, Alfred Schutz?

A MTV pode não estar com essa bola toda no Brasil mas seu seriado de TV norte-americano Catfish (Bagre ou Peixe-Gato) está bem vivo a 4 anos e é especializado em desmascarar perfis falsos do Facebook na internet. 

Nev adora Max
Pessoas inocentes que caem nos contos do vigário da era da informação eletrônica, e muitas vezes passam anos "namorando" outras que se fazem passar por alguém que elas não são, enviam solicitações para o programa a fim de que os dois protagonistas investiguem e descubram porque aquelas pessoas continuam fora de alcance depois de tanto tempo. Geralmente isso acontece porque elas estão se passando por outras pelos mais diversos motivos, entre eles alguns até plausíveis e desculpáveis.

Foi o caso do episódio que assisti ontem sobre um casal chamado Jeff e Megan.

Jeff é um tímido engenheiro de estaleiro da Marinha americana na Flórida que foi envolvido com uma bela enfermeira chamada Megan há mais de um ano, moradora de outro estado, Texas. Ele acredita que Megan é a garota perfeita por compartilhar seu amor por cães, especialmente huskies siberianos. Exceto que ele nunca a viu pessoalmente.

Esta página da internet fala sobre este penúltimo episódio da série 3, num Inglês difícil:

http://www.pleasewatchclickhere.com/blog/jeff-and-megan

"Pare de inventar desculpas pra tocar em mim!" "Mas nós terminamos
as frases um do outro, cara, isso é adorável". Nev não pode abraçar
Max como deseja porque o outro tem a síndrome anglo-saxônica do
não-me-toque. Você tem essa síndrome?
Como a coisa nunca se resolve e quando marcou com ele e ele viajou para o Texas para vê-la, ela não apareceu e deu uma desculpa esfarrapada, ele então decidiu pedir ajuda ao programa a fim de descobrir o que estava acontecendo. O programa descobre que ela criou o perfil falso porque estava lidando com problemas pessoais na área de relacionamento abusivo e daquela forma ela conseguia se abstrair deles e obter resultados mais positivos na vida para quem andava tão deprimida que chegava a contemplar medidas extremas. Através de um ato destes guiados por Deus, ela adicionou o militar em sua lista de amigos sem querer, mas acabaram se apaixonando e encontrando os parceiros ideais por meios distorcidos. Nesse caso tudo deu certo, ela realmente se parecia com a imagem que divulgava, apenas sendo gordinha, mas como ele era também, então nessa área deu tudo certo igualmente.


Peixe-gato de 60 quilos
Mas outros episódios mostram vários tipos diferentes de casos, entre eles gays que se passam por beldades a fim de atrair rapazes ou garotas, rivais querendo distanciar as vítimas de seus objetos de desejo passando-se por alguém mais atraente, pessoas que se passam por atletas para encobrirem suas deficiências físicas, em geral gordura apenas, e até celebridades que realmente não tem tempo (e naquele caso o lance era real, mas o romance não prosseguiu). São muitos casos de decepcão, porém, o que é sempre bom, a lição é bem dada pelo programa e invariavelmente em todos os casos desvendados, as pessoas tomam seu rumo e deixam pra trás o lance que as consumiu, principalmente os perpretores que se arrependem, fecham a conta e decididamente partem pra outra, em geral em termos de recuperação de suas próprias vidas, parando de zombar dos outros, o que frequentemente envolve voltarem a estudar.

Peixe-gato ou bagre estacionado
Dos produtores do aclamado documentário "Catfish" em 2010, vem esta versão para a TV, que segue a jornada de casais que formaram um relacionamento online, mas nunca se encontraram pessoalmente. O cineasta Yaniv "Nev" Schulman - cujo próprio drama de amor online foi o tema do filme "Catfish" que deu origem à série - viaja com o companheiro Max Joseph em todo o país para contar as histórias desses parceiros românticos esperançosos, e cada episódio de uma hora está cheio de mistério, surpresas e revelações, chocantes às vezes, até o ponto em que um parceiro descobre a verdade significativa sobre o outro. O que vai acontecer quando eles se encontrarem na vida real pela primeira vez? Este é o ponto alto de cada episódio. Lançada em 2012, a quinta série está sendo mostrada em 2015, mas o episódio que assisti foi da reprise da série 3.

Aqui o site oficial do programa Catfish, em Inglês, certamente:


Inseparáveis amigos e colegas de trabalho, Nev e Max. Ambos 
também foram vítimas de "catfish".
O casal de amigos Nev e Max usam de suas capacidades de surfar as redes sociais na net para descobrirem dicas sobre o impostor. Entre suas armas está a pesquisa por fotos similares às divulgadas, que muitas vezes os levam a alguém diferente, que não tem nada a ver com a estória. Finalmente eles conseguem um telefone ou endereço que os leva a contactar o perpretor do conto do vigário, que acaba se explicando.

Bagre Por Quê?

Os bagres enganam os pescadores?

Não é bem isso. Existe uma história sobre bacalhaus vivos enviados para a Ásia vindos da América do Norte, em que a inatividade dos peixes em seus tanques resultou em carne muito mole nos mercados asiáticos. Eventualmente, os pescadores descobriram que colocar bagres ou peixes-gatos nos tanques com os bacalhaus os mantinham ativos. Desse modo o apelido de bagre caiu como uma cacapuça naqueles que fingem ser outras pessoas na internet bulindo com as outras a fim de mantê-las em atividade.

Esse Jaguar C-X75 não é a cara de um peixe-gato? Tem gente
que passa fome para enganar os outros usando um carro destes
como se fosse um milionário, sem sequer pagar o financiamento
e muito menos os impostos. Um carro destes com cara de peixe-
gato perturba muita gente...
Então, na Internet, "peixe-gato" é uma pessoa que cria perfis pessoais falsos em sites de mídia social usando fotos de alguma outra pessoa e informação biográfica mentirosa para fingir ser alguém diferente de si mesma. Estes "peixes-gatos" geralmente têm a intenção de enganar pessoas crédulas ou fazer pessoas se apaixonarem por eles. O termo Catfish ("peixe-gato") é derivado do título do documentário de 2010 em que o cineasta Schulman descobre que a mulher com quem ele estava levando um relacionamento online não tinha sido honesta ao descrever a si mesma.

A MTV e os produtores do filme Catfish, Schulman e Joseph, ajudam as pessoas que estão emocionalmente envolvidas com alguém que nunca conheceram na vida real. Cada episódio é uma investigação sobre se o outro participante no relacionamento virtual é legítimo ou se ele é, de fato, um "peixe-gato". Alguns casais têm se comunicado por alguns meses mas outros têm feito isso durante anos, com muita exposição de si mesmos.

Fora dos programas outros casos tem sido denunciados na mídia australiana como os de senhoras enganadas por playboys que acabam lhes enviando muito dinheiro para consolá-los de seus problemas pessoais, os coitadinhos.

Nev Schulman explica mais sobre a engenharia reversa em uma entrevista de agosto de 2014:
História de pescador, nem todo bagre é enorme assim
"Uma porção de histórias que mostramos vêm a partir do próprio peixe-gato. São pessoas que se sentem tão horríveis [...] porque têm mentido para um amigo ou um amante na internet durante longo tempo. Elas querem se limpar, mas temem que se simplesmente disserem a verdade, a outra pessoa vá [...] ficar muito chateada porque foram enganadas e iludidas, e provavelmente irão descartá-las. E assim elas permanecem esperançosas de que ao darem de cara com o programa de TV [...] talvez estes cineastas possam facilitar algum tipo de intercâmbio amigável, onde elas podem ser ouvidas, podem se explicarem de forma mais objetiva e sem pré-julgamento. Então [os produtores] orquestram tudo muito delicadamente, e tentam colocar-se fora do drama tanto quanto possível, num cenário em que [...] a pessoa esperançosa chega a estende a mão para a minha [...]. E assim [Max e eu] então podemos continuar. [A esperançosa] ainda não tem idéia, é claro, de que a outra pessoa já expressou interesse em reunir-se. E o [bagre] não sabe que nós estamos realmente trabalhando em promover o encontro. Eles apenas imaginam que talvez isso possa acontecer. Assim, eles não sabem quando, por que nem como. Por isso é complicado, mas tudo é real. Os sentimentos são reais, as relações são reais. Nós não criamos nenhum cenário, nós não dizemos às pessoas o que devem dizer ou fazer. É tudo imprevisível".

Cabeça de bagre segurando peixe-gatinho
Coincidência ou não, o brasileiro é conhecido como dos maiores usuários de Facebook no mundo justamente por ser um povo social e adorar a companhia dos outros. 

Pois bem, não é à toa que um sócio fundador do Facebook foi um brasileiro chamado Eduardo Luiz Saverin cujo papel no filme A Rede Social foi representado pelo ator Andrew Garfield que não tem parentesco com aquele gato pardo gordo famoso e mal humorado.

Pois bem, deve também ser por acaso que o programa Catfish, tão envolvido com os problemas sociais das pessoas de um segmento da populacão, venha a ter algo a ver com brasileiros também, mas tem. Pode ser o cúmulo da casualidade, mas Max é casado com a brasileira chamada Priscila (que tem seu próprio site de moda aqui: http://www.majobrasil.com/). As línguas maldosas já estavam cogitando que ele e Nev seriam um casal e que Max era gay por defender os direitos dos gays, quando eles apenas têm um bromance como outros quaisquer.

Ator Andrew Garfield que fez Eduardo Luiz Severino... 
no filme A Rede Social
Mensagens do Além

Pois bem, assim como você não sabe a princípio quem é bagre ou não na sua vida, sem ser preciso nem ser online pois afinal quantos maridos ou mulheres enganam-se uns aos outros por aí enquanto filhos mentem para pais e vice-e-versa, isso também ocorre com os espíritos quando eles se comunicam com os vivos como nós, ou enviam mensagens.

Assim deve ser encarada esta mensagem espiritual divulgada em 19 de setembro de 2015, Mensagem Espiritual Revela Esperanças no Futuro do Brasil: 


Deste post reproduzo aqui sua mensagem inicial:
Em meio a crises sociais de todos os gêneros surgem dezenas de mensagens espirituais sobre o futuro planetário, em especial no Brasil, que passa por um momento de grande dificuldade politica e economicamente. Na mensagem a seguir do espírito Alfred Schutz, o sociólogo, que desencarnou no final da década de 50, vem a nós deixar suas impressões sobre o momento de transição planetária que vivemos. Convido aos nossos leitores a uma leitura crítica e um debate sadio em que ganharemos muitas experiências em boas vibrações e esperança num futuro melhor.
Alfred Schutz
O blog Espiritismo da Alma começou no Facebook como um meio de se divulgar a doutrina cristã espírita codificada por Allan Kardec, tudo dentro de padrões de respeito e muito aprendizado. 

Isso nos mostra que as redes sociais são apenas o início de trabalhos mais sérios cuja etapa seguinte pode ser um livro, em e-book, um blog ou um web site na internet, ou seja, as redes sociais não substituem estes meios como tanta gente apregoa por aí. Eles são antes complementares, como por exemplo, a notícia do assassinato de dois homens nas calçadas da rua Charles no bairro de Parramata, em Sydney, na frente de uma delegacia de polícia esta semana, abriu canais no Twitter e Facebook a fim de obter-se mais informações e engajar as pessoas na discussão sobre o que teria ocorrido.

A mensagem espiritual recebida em trabalho espiritual no GFA-Grupo Francisco de Assis está reproduzida aqui para lhe dar menos trabalho de clicar no link e abrir outra página, já que ela é curtinha.
Depois que desencarnei, estou trabalhando na área de planejamento reencarnatório na colônia espiritual de Alvorada Nova. Falei aqui, há uns meses atrás, que os europeus iriam pagar pelo imperialismo contra os povos da África, Ásia e Oriente Médio. Essa Crise de refugiados é só um começo antes da grande invasão militar organizada que os deserdados do mundo farão naquele continente.
Muitos desses navios de refugiados afundam não por causas naturais, mas por submarinos em missões secretas. A Europa está decrepta do ponto de vista espiritual e caberá à América do Sul oxigenar a sociedade mundial.
E vocês que questionam sobre o Brasil? Lhes digo que haverá anarquia e caos antes de uma nova organização da sociedade. Os trevosos nos dois planos de vida, depois de estarem fortes, brigam entre si e se exterminarão. A atual classe política do Brasil deve ser renovada, pois os seus métodos se assemelham na mentira, corrupção e engano.
[Um meu aparte aqui: a classe política já está se renovando desde que o povo elegeu Lula]
Jovens estão reencarnados para mudar este país, depois da instabilidade política. O Brasil sairá mais forte e encontrará seu destino, fiquem tranquilos!
O número de acidentes automobilíscos, patologias mentais e suicídios crescerá pela ofensiva da espiritualidade inferior que sabe que tem seus dias contados. Recomendo aos encarnados muita cautela nas distrações noturnas aonde a bebida ou as drogas criam um campo magnético deletério.
Meus amados, levem uma vida mais simples e sem ostentação. Tenham em mente que neste período de transição planetária, precisamos ser cautelosos, prudentes e sóbrios. Por favor, cobrem deste Médium a mensagem da Semana que vêm, Domingo, aonde falarei como se dá a avaliação da suas reencarnações na atual conjuntura. Saibam que o Mestre Jesus está no Comando da barca terrestre, não há que temer!
Um abraço deste sociólogo no Plano Espiritual, Alfred Schutz.
O texto supostamente original e publicado naquele site apresenta muitos erros de Português. De acordo com Allan Kardec, os espíritos mais evoluídos dominam as linguagens inteiramente e não incorrem em tais erros, portanto podemos dar o desconto de que os erros foram produzidos por quem transcreveu a mensagem, ao invés de optar por não acreditar nela.

Acreditando ou não nestas mensagens espirituais, elas na realidade não nos ajudam muito a não ser em termos de levantar o moral com conselhos positivos, porque em matéria de realidade apalpável, elas não falam nada. Por exemplo, não falam sobre o principal, quem é quem ou cada detalhe de nomes, endereços ou cifras econômicas. Tudo é tratado muito por cima e sem profundidade. Diríamos que o motivo disso é que, como mencionado no seriado norte-americano "Medium" pela atriz Patricia Arquette, os espíritos não têm permissão de interferirem no livre-arbítrio de cada um, determinando o que eles devem fazer ou não, apesar deles saberem de antemão o que o futuro nos aguarda. Eles não podem até por um princípio que defende o tal livre-arbítrio, aquele que, dependendo das nossas vontades e das nossas atitudes, o futuro pode mudar, apesar de previsto. É como aquelas séries de TV produzidas com vários finais alternativos, sendo escolhido aquele que mais se adaptar às decisões da audiência que expressa seus interesses através de ligações telefônicas para a emissora de TV.

Orações Inócuas?

Diante do exposto acima, o mesmo site que parece ser bastante iluminado e dar boas dicas, divulga outra mensagem, desta vez atribuída ao falecido ex-presidente (ou quase) Tancredo Neves. O texto realmente não é esclarecedor, trata-se apenas de mais um conselho bem intencionado para as pessoas religiosas, até porque sua ênfase é em uní-las através das orações para o bem da nação.

Cada um ora como sabe
Daí eu me pergunto, qual é realmente o poder das orações?

Para início de conversa, em se tratando de mim mesmo, quando faço uma oração com bastante força porque o assunto atinge a mim profundamente, geralmente consigo bons resultados. Minha impressão é que meus guias espirituais acorrem a mim e providenciam qualquer solução para resolver o quiprocó sobre o qual estou pedindo ajuda na oração. E provavelmente eu mereço. 

Alguém poderia dizer que isso seria a força do meu pensamento. Pode ser, porque não? Muitas vezes os tais guias podem apresentar oportunidades totalmente diferentes do que eu pedi, resolvendo o problema de outro jeito que eu não havia pensado. Por isso é importante para nós estarmos prontos para identificarmos e aproveitarmos as oportunidades que aparecem nas nossas vidas, porque elas não ocorrem assim por total acaso. É preciso ter uma mente muito limpa para lidar com isso, ou seja, livre de preconceitos, de vícios, de ódios ou rancores. É preciso ser fresco... (!), ou melhor, estar-se fresquinho da cabeça.

Jogadores do Fluminense fazem corrente de oração para o falecido
Ézio nas Laranjeiras, Rio, em 2011
Em seguida, para continuação da conversa, a oração une as pessoas numa corrente positiva, mesmo que elas façam cada uma num horário diferente. O poder da união dos pensamentos dos seres humanos ou espíritos se multiplica muito como forças magnéticas, e correntes de orações pedindo por melhoras realmente podem angariar o engajamento de muitos espíritos do bem e os guias de cada um, pois cada um de nós tem pelo menos um "amigo lá em cima" nos ajudando, que não é "apenas" Deus, mas espíritos mais avançados do que nós cujo trabalho é zelar por nós, o que não é difícil de entender quando temos a oportunidade de zelar pelos nossos filhos ou entes queridos, pois o sentimento é o mesmo.

Este é o poder da oração o qual Tancredo sugestionaria em sua mensagem, caso ela fosse verdadeira. Decidir se ela é verdadeira ou não cabe a cada um de nós. 

Novo lema do Vasco da Gama para superar o rebaixamento criado
em agosto deste ano pelo torcedor Magno Rocha
Por exemplo, apesar da minha desconfiança "genética", eu escolhi acreditar e levar em conta sua atitude positiva em termos de levantar a moral dos brasileiros que anda tão baixa atualmente (não a minha moral, particularmente, pois estou fora da região de ataque dos seres das "sombras" e posso raciocinar melhor fora do contexto de quem vive no berço esplêndido do Brasil). O fato de ser Tancredo ou não, não me influencia tanto quanto o teor da mensagem, tivesse ela sido enviada até pelo engraxate de Tancredo.

Quem Me Engana

Depois de muito tempo de vida em que constituí minha família, acabei minha tarefa e agora me dedico (também) ao meu blog onde exponho muitos assuntos ligados ao meu jeito de ser, pesquisando e descobrindo novas coisas quase diariamente, finalmente chego à conclusão de que... meus pais me enganaram.

Ah se mentira pudesse ser medida pelo pau da venta!
Demorei para descobrir e me convencer disso, mas hoje em dia, cada vez mais a desconfiança se confirma.

Imagino o que deve acontecer com o resto da humanidade inteira, pois no meu caso o lance não foi assim tão radical nem tão destruidor quanto ocorre em tantos casos reportados em parte da mídia que ainda é responsável e confiável, sem falar nas estórias que cada um de nós conhece dos outros.

O fato é que doenças foram omitidas do meu conhecimento assim como episódios da vida de cada um dos meus familiares mais ligados, provavelmente com a intenção de me protegerem pela inocência ou ignorância dos fatos.

Diante do que finalmente me convenci de ter vivido, e depois que você desconfia, você passa a lembrar-se dos fatos e fazer as conexões que finalmente acabam por lhe desenharem em sua mente o que realmente acontecia à sua volta na época, posso afirmar com categoria que as pessoas não devem perder a oportunidade de esclarecerem as desavenças o quanto antes possível em suas vidas com as outras pessoas, por mais que tais conversas pareçam impossíveis de acontecerem ou venham a causar dor momentânea, ou ainda grandes decisões a tomar, as quais, o quanto antes, melhor serem tomadas, evitando os problemas de progredirem e no final afetarem muito mais os envolvidos de forma praticamente irreversível de serem resolvidos sem grande quantidade de dor e sofrimento. Que tal esta frase de um fôlego só?

Ligando os pontos...
Ao estar-me tornando especialista em "ligar os pontos", esta mensagem ou conselho acima me veio ontem também através de um filme de romance simples e engraçado que assisti na TV sem ter visto o começo, chamado Separados Pelo Casamento (The Break-Up), de 2006, com a doce ex-namorada do Brad Pitt antes da Angelina Jollie, Jennifer Aniston, e com o ator Vince Vaughn.

Separados pelo casamento. Neste filme, na alegria do momento, 
Gary quer abraçar o irmão Dennis que o enxota com nojo porque 
também apresenta a síndrome do "não-me-toque" anglo-saxônica. 
Você também tem essa síndrome? Eu me curei...
Brooke (Jennifer Aniston) e Gary (Vince Vaughn) estão juntos há dois anos e moram no mesmo apartamento. A vida a dois já não tem a mesma paixão do início e os detalhes da rotina fazem com que eles terminem o relacionamento. Entretanto há um problema: nenhum deles aceita deixar o apartamento em que vivem, o que faz com que continuem morando juntos. Inicialmente eles tentam viver pacificamente, mas logo descobrem que a melhor saída é tornar a vida do outro um inferno, de forma que um saia do apartamento o mais rapidamente possível.

Durante a guerra de egos, a mulher sucumbe e acaba mostrando ao marido o quanto ainda se importa com a relação, o fazendo acordar para seu sofrimento, causado por ele sem querer, pois ele agia exatamente ao contrário do que sentia e deveria agir, por força do ego e das influências dos amigos machistas. 

Uma diversão com uma mensagem profunda de amor, características em geral de quase todos os filmes realizados no mundo. Um amor com que todo mundo se identifica nos filmes mas nem todo mundo é capaz de identificar que já possui dentro de casa...

Aqui um trailer de baixa resolução mas legendado em Português:


Aqui a cena mais importante, dublada em Português:


Nosso Futuro

E finalmente, para onde vamos? Veja aqui a evolução dos mundos in a nutshell (numa casca de noz, ou seja, num sumário).


De lá, reproduzo aqui sem permissão mas no contexto da divulgação espiritual necessária. Mas não é que essa pirâmide ao lado se parece com a extratificação da sociedade humana atual?
Mundos Primitivos
Nos mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana, a vida, toda material, se limita à luta pela subsistência, o senso moral é quase nulo e, por isso mesmo, as paixões reinam soberanas. A Terra já passou por essa fase.
Mundos de Expiação e Provas
Oi cachorrada, ói a prova de nóis aqui expiando e querendo nos
regenerar!
Nesses mundos o mal predomina. É a atual situação da Terra, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias, tantas dores e sofreres. Para se elevar é preciso às vezes passar por situações difíceis, seja por provação ou por expiação de alguma falta pretérita cometida. Nesses mundos a lei de ação e reação se aplica constantemente de forma muito perceptível com relação à vida espiritual.
Mundos de Regeneração
São mundos em que as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta. Mundos onde o mal já não é tão comum e combatido de forma coerente. Nestes mundos a noção de diferenças tornam-se obsoletas, as raças não mais se vêem como diferentes e não existem mais divisões políticas ou sociais. São mundos voltados para a unidade planetária e o pleno auxílio mútuo em seus problemas. Ainda com suas dificuldades e seus problemas, os seres do mundo de regeneração são mais entendidos de suas limitações e necessidades e por isso é um mundo em que a maldade não é maioria. Ainda há mal mas que durante o passar do tempo será cada vez mais raro.
Mundos Ditosos ou Felizes
São os planetas onde o bem sobrepuja o mal e, por isso, a felicidade impera. A busca pela unidade se completa e estes planetas são de forma tão evoluída que encontram possibilidades de ajudar a outros planetas. O conhecimento espiritual se torna algo tão normal quanto a nossa ciência terráquea e neles o principal objetivo é a evolução moral.
lluminai-vos para evoluir-vos
Mundos Celestes ou Divinos
São as habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem, visto que todos que aí vivem já alcançaram o cume da sabedoria e da bondade. Espíritos de alto valor moral, são os futuros governantes de planetas, responsáveis por novos espíritos.
Você, ambicioso que tem ganas de presidir empresas, clubes, sociedades, ser professor das melhores universidades, ter muitos filhos, liderar vários times, contribuir com várias entidades beneficentes, ou governar o mundo, haverá que atingir este patamar para criar seus próprios mundos! Assim, finalmente, você poderá ser dono do mundo e governar o planeta. Portanto, trate de ser bastante bom pra isso!

E você aí, tem moral?

Apois então estamos em transição do mundo expiatório para o mundo em regeneração. Ainda falta muito... mas se não faltasse, também não teria graça... acho bom irmos guardando um dinheirinho pra comprarmos mais moral.

Verdadeiro hotel Rwanda, hoje Kempinski, em Kigali, capital do país
africano.
Hotel Rwanda

Como final do ato deste imenso post, uma dica para o filme Hotel Rwanda. Este filme é uma ilustração da miséria que ainda reina no nosso planeta de expiação e provas.

Paul Rusesabagina (Don Cheadle), um hutu, gerencia o Hôtel des Mille Collines e vive uma vida feliz com sua esposa tutsi (Sophie Okonedo) e seus três filhos. Mas quando as forças militares hutus iniciam uma campanha de limpeza étnica contra a minoria tutsi, Paul é obrigado a permitir que os refugiados se abriguem em seu hotel. Quando a ONU se retira, Paulo tem de lutar sozinho para proteger os refugiados tutsis em face da escalada de violência mais tarde, conhecida como o genocídio de Ruanda onde pereceram mais de 1 milhão de vítimas da guerra. Paul não consegue salvar todo mundo, mas salva muita gente com sua coragem.

Aparentemente a história se repete na Síria hoje em dia...

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário positivo, Franco. Por causa disso, fui ver o que você achou bom e dei boas risadas comigo mesmo, pois sou assim, rio das minhas próprias palhaçadas. Aproveitei e corrigi pelo menos 3 erros de digitação.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Amei as referências a alguns filmes. A vida é uma película, nossas cenas "malfeitas" só poderão ser "refilmadas" na próxima encarnação. Quem dera pudêssemos refazer na hora, como no cinema. Nos pouparia sofridas reencarnações. O que nos resta é consertar o que der nesta vida mesmo e aguardar a misericórdia Divina para a próxima. Agradei do blog!

    ResponderExcluir

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.