sábado, 4 de março de 2017

Presença e Persona

Achei um texto que tenta explicar porque os brasileiros andam tão afastados uns dos outros, tendo construído muros de lógica até dentro de suas próprias casas, como diz o ator e diretor Alexandre Guimarães em sua entrevista a Paulo Henrique Amorim para a TV Afiada no Youtube sobre a peça O Açougueiro, agora em cartaz em São Paulo, de Samuel Santos, em 17/02/2017.

Alexandre Guimarãoes, foto de Bob Souza
Alexandre magnificamente diz que estamos atualmente vivendo o "absolutismo da razão, onde cada um tem a sua e não se discute, um fala vermelho, o outro fala amarelo, e acabou, pára ali, ninguém discute mais, cria-se uma barreira, um muro entre as pessoas que não se entendem mais. É uma surdez generalizada, onde as pessoas não se escutam."

Aproveitando a deixa, "O Açougueiro" é uma tragédia grega no Nordeste do Brasil: a peça explora temas como o amor e a compaixão em tempos de intolerância, além de trazer ao público elementos da cultura sertaneja.

Apesar da peça ser um monólogo, Alexandre Guimarães interpreta, ao todo, nove personagens diferentes, incluindo... um boi!

O Açougueiro é um monólogo com imersão no teatro físico, ou seja, o foco principal do espetáculo é a performance do ator Alexandre Guimarães. O pernambucano é revelação masculina do 25º Festival de Teatro de Curitiba, interpretando os personagens de maneira fascinante.

"Antônio, personagem da trama é o Romeu de Shakespeare; o Cyrano de Bergerac; o Dom Quixote de Cervantes. E os moinhos? A intolerância de uma sociedade cada vez mais fundamentalista e preconceituosa.", relata Samuel Santos, autor do espetáculo. Uma história de paixão e intolerância que pode se passar na aridez do Sertão Pernambucano ou em qualquer lugar onde a dor e o preconceito são o prato principal das relações.

"O Açougueiro" é tragédia grega no sertão, Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim


Presença

O texto a que me referi acima é da Dra. Synthia que consegue explicar o que não consegui até agora, como é que sabemos se Lula é ladrão ou não. Como é que sabemos se o governo brasileiro atual é resultado de um golpe ou não. 

É simples: pela Presença.

Isso explica porque temos o hábito de dizer que alguém "marcou Presença", ou alguém tem ou não "Presença".

Existe aquela teoria de que só a Presença de Jesus Cristo, fazia todos calarem e até soldados romanos cairem de joelhos diante de tal irradiação do poder da bondade. Você já viu alguém assim? Silvio Santos? Mas com certeza você já viu aquela figura que, quando vem em sua direção, você perde a respiração e tem que se controlar para não ter ataque de pânico. É a Presença poderosa da tal pessoa sobre você.

Tenho sempre na ponta da língua cenas que me provaram que a minha Presença é forte, que diz muito de quem sou eu, e é respeitada por causa da minha atitude, do meu porte, do que emana do meu corpo e do meu ser. E até do jeito de andar. O que é um alívio.

Quando eu era jovem e andava pela noite do Brasil, de vez em quando esbarrava em blitz policiais ou gangues de vândalos delinquentes. 

Numa certa ocasião, os policiais viraram uns para os outros e disseram, "deixa ele passar que é gente fina". 

Em outra ocasião, passei pelo meio de uma blitz de policiais atrás de drogas na frente de uma boate, impassível, sem modificar em absolutamente nada a minha atitude normal, enquanto eles estavam detendo quem quer que saísse da boate naquela hora, e eles me deixaram passar sem sequer fixarem o olhar em mim. 

Guardando-se as devidas proporções, seria algo assim a gangue,
mas sem balaclavas pois antigamente não se usava isso para se
esconder das câmeras
Em uma terceira ocasião, numa cidade estranha e no meio da noite, ao virar a esquina dou de cara com uma gangue de couro arrastando correntes e penso comigo mesmo, eu vou em frente ou atravesso pra outra calçada? Ora, atravessar para outra calçada daria provas de que eu estava com medo e tentando fugir, e essa atitude geralmente insufla caras daquela marca a abusarem do transeunte, portanto resolvi enfrentar e passei pelo meio deles que nem sequer pestanejaram. Eu provavelmente fixei meu olhar no deles com firmeza, mas realmente não lembro. Provavelmente não passei por eles cabisbiaxo, pois essa jamais seria minha atitude, mas encarar talvez tenha evitado além de ter apenas olhado como se eles fossem "normais". Suponho que minha "humanidade" transpareceu naquele caso porque realmente eu considero todo mundo "normal", e quem não é, trata-se apenas de uma condição passageira e passível de "cura".

Mas não me esqueço da proteção dos anjos da guarda, claro.

Algumas vezes na vida vieram me dizer que eu era uma pessoa boa, honesta, decente, porque estava escrito na minha cara.

Isso é o que a Dra. Synthia denomina de Presença.

Você tem Presença, ou não?

Em Busca da Presença

Por Dra. Synthia Andrews, ND (Naturopathic Doctor)

Suspeito que não estou sozinha em me sentir um bocado perdida no mundo de hoje. Fico perturbada com líderes políticos que incentivam o medo e a raiva ao ignorar assuntos muito mais importantes; pela invasão da tecnologia em nossas vidas; e pelo surgimento de ações aleatórias de violência doméstica e terrorismo. Acho-me perturbada com o nível de raiva que anda dirigindo os eventos atuais.

Parece os ovários, o útero e... mas é um tetraedro ideológico
O que é mais desafiador, no entanto, é que valores comuns como bondade, compaixão, tolerância e cooperação parecem estarem sendo considerados sinais de fraqueza nos níveis dominantes da América. Em nenhuma época isso foi mais evidente do que nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA. Enquanto palavras de quatro letras inundam a conversação diária, a única palavra de quatro letras que parece uma vergonha de se ouvir nas ondas de rádio ou de se falar em público é AMOR.

Eu compreendo a agitação social e política de hoje: as pessoas querem fazer a diferença, desafiar a crença de que simples indivíduos não importam. No entanto, um impacto poderoso não provém de ações baseadas em raiva. O poder verdadeiro vem do coração. Através do coração, nossa Presença é investida com força inabalável criando uma onda de impacto enorme no ambiente. Lembre-se da metáfora das asas de uma borboleta criando um furacão do outro lado do mundo. Se nossa Presença pessoal é transformacional ou aumenta o mal-estar desses tempos depende de como estamos conectados ao nosso eu autêntico e centrados no coração.


... mas você entendeu. Não se faça de burro, pela cara dá pra ver 
que Lula e Dilma não são corruptos.
A Presença transmite nossa essência, comunicando o turbilhão ou a serenidade de nossos pensamentos, a turbulência ou coerência de nossas emoções e a convicção da nossa verdade. Reflete como processamos, integramos e usamos a força vital. A presença é transmitida mais pela vibração que emanamos do que pelo que realmente dizemos e fazemos. Podemos falar palavras doces, controlar nossas expressões faciais e ajustar o quanto de firmeza empregamos num aperto de mão, mas é impossível manipular a energia que transmitimos. O que comunicamos através de nossa Presença é quem somos por dentro.

Cultivando nossa força interna transmite uma Presença poderosa e transmite uma força palpável para a mudança. Considere figuras históricas como Madre Teresa ou Mahatma Gandhi. Considere a fotografia recente de uma mulher afro-americana de pé antes do ataque de forças armadas durante os motins depois de mais um tiro da polícia sem sensibilidade nos EUA. As ações nos levam ao lugar certo na hora certa; a Presença traz nossa mensagem.


Navegando no turbilhão
Desenvolver a Presença é diferente de criar uma persona (pessoa), a impressão glorificada de nós mesmos que queremos que os outros acreditem. Enquanto a Presença comunica nossa verdade interior, a persona esconde quem somos por trás de uma pretensão. Desconfortável é a quantidade de tempo gasto nos relacionando uns com os outros através de personas. Relacionamentos baseados no Twitter e Facebook, e as percepções da realidade com base em reality shows, criam confusão entre Presença e persona. A tecnologia corta circuitos nas nossas faculdades internas de consciência de modo que o glamour e o brilho parecem mais reais do que nossa própria luz interna.

A verdade interna é baseada em informações


Recebemos através de percepções pelos sentidos, uma combinação de percepção mental ligada a sensações corporais, emoções e sentimentos. As percepções sentidas são a faculdade interior que forma nossas intuições, sentimentos profundos e sabedoria interior. Elas são os meios através dos quais o Coração se comunica com a mente consciente. Quando a comunicação entre o Coração e a mente é bloqueada, a Presença diminui. Quando substituímos relacionamentos face a face pela mídia eletrônica, perdemos comunicação entre Coração e mente; perdemos conexão com a realidade.

A Presença desenvolvida é o fator "X" necessário para esclarecer a agitação desses tempos. Atualmente, o pior do que somos está sendo elevado como o melhor que temos a oferecer. Em um recente artigo publicado no The Huffington Post, Deepak Chopra dá uma explicação para o quadro político atual que também descreve o mal-estar geral de hoje. Chopra aponta que quando as emoções carregadas são suprimidas, elas se transformam no que Carl Jung chamou de Sombra Interna. Chopra diz: "A sombra combina todos os impulsos escuros - ódio, agressão, sadismo, egoísmo, ciúme, ressentimento, transgressão sexual - que estão escondidos fora da vista". A Sombra não pode ser suprimida para sempre. Eventualmente, a pressão interna se combina com a circunstância externa, de modo que as sociedades "bem ordenadas e racionais, tolerantes e justas, cultivadas e refinadas, repentinamente irrompem em exibições horríveis de tudo o que não são: violência, preconceito, caos e irracionalidade ingovernável.1

A santa Demi Moore no filme Ghost e 25 anos depois, o que mudou?
Como detectar o psicopata através de sua expressão facial quando
ele é um artista exímio? Pegue-o fora da guarda... o bom ator é o 

melhor mentiroso do mundo.
Embora possamos querer negar que a Sombra tem algo a ver conosco pessoalmente, considere a gama de emoções em exposição durante a campanha eleitoral dos EUA de 2016. Independentemente de qual candidato endossado, não importava onde as emoções fossem direcionadas, a raiva, o medo, o ódio, a desconfiança, o ridículo e a divisão experimentada são parte de nossa Sombra coletiva. A justiça, a crença de que nossas visões pessoais são invioláveis, dá permissão para exaltar o pior de nossos impulsos como se fossem as partes mais nobres do eu. Embora esta situação seja perturbadora, externar emoções suprimidas representa uma oportunidade de ouro para nossa cura.

Não é um acidente ou um erro que a Sombra esteja emergindo neste momento. A sensação cada vez maior de perda de poder individual alimenta o desejo de fazer a diferença. Embora seja fácil culpar leis injustas e um sistema político injusto, fazê-lo dá às personalidades políticas algo para manipular ao favorecer um grupo de pessoas contra outro. Quando nos movemos sob o preconceito superficial, medo e raiva, para o desejo mais profundo de fazer uma diferença, encontramos o potencial para nossa cura.


A Presença é o antídoto para a Sombra. A Presença reconhece que os sentimentos destrutivos nascem da dor. Em vez de lutar com esses sentimentos ou suprimi-los, eles são reconhecidos e engajados. Na cura, descobrimos que a fonte de nosso fracasso não é o sistema externo, mas nosso desconforto interno com essa palavra de quatro letras, Amor. Isto pode soar falso, mas considere o seguinte: a essência de quem nós somos é o amor. Todo mundo que já teve uma experiência extrema, uma epifania (revelação manifestada a partir de algo inesperado) ou um despertar místico, descobriu esta verdade. O amor é o ponto final de cada avenida da auto-realização. É a essência do universo e a essência do eu. Negar o Amor é negar a si mesmo.

Sombra (Presença por Grougrou)
Nosso desconforto com o Amor é suportado pelas profundezas da decepção e traição que encontramos na vida. Através de nosso desencantamento, duvidamos que o Amor existe, ou se ele existe, e muito menos que tenha algum poder diante da turbulência. Acreditamos que o Amor é meramente uma emoção sem substância. Conseqüentemente, negamos nossa essência. Duvidamos que nossa Presença faça qualquer diferença e acreditamos que a maneira de criar uma mudança é através da raiva e da violência. Gandhi disse que se acreditarmos que somos impotentes, o único caminho para a auto-defesa é mesmo a violência, mas se acreditarmos que somos poderosos, criamos a mudança através da "força-da-alma". Isto é o que eu chamo de Presença.

A necessidade de fazer a diferença é uma das mais fortes motivações humanas, embora continuamente detonemos a nossa própria influência. David Bohm, pai da Física Quântica, disse: "Existe uma dificuldade quando apenas uma pessoa se modifica: as pessoas chamam essa pessoa de grande santo ou grande místico ou grande líder, e dizem: "Bem, ele é diferente de mim - O que está errado com a maioria das pessoas é que ela tem esse bloqueio - ela sente que nunca poderia fazer a diferença e, portanto, nunca enfrenta a possibilidade, porque esta é muito perturbadora, muito assustadora".

Aliviar os problemas em nossa vida e do mundo exige que mudemos mais do que apenas nossa maneira de pensar. Exige que mudemos nossa maneira de ser.


A forma como usamos nossos sentimentos e intuições, a maneira pela qual perseguimos nossos sonhos, determina a qualidade da Terra presente e futura. Somos chamados a participar conscientemente no momento presente na criação do futuro. Através da Presença, criamos mudanças de dentro para fora e atos simples de bondade, compaixão e cooperação são revelados como força e poder.

É hora de parar de olhar externamente para a fonte de nossa falta de poder, e olhar para dentro, para a fonte de nosso verdadeiro poder, encontrada naquela palavra de quatro letras, Amor.


Para saber como você pode desenvolver a Presença, leia o novo livro do Dr. Synthia Andrews, Path of Presence: 8 Awareness-Expanding Energy Practices to Ignite Your Purpose (New Page Books) (O Caminho da Presença: 8 Práticas de Expansão de Energia e Consciência para Incitar Seu Propósito de Vida (Editora Page Books), disponível em todas as boas livrarias internacionais.


Notas de Rodapé


1. 'America's Shadow: The Real Secret of Donald J. Trump' ('A Sombra da America: O Real Segredo de Donald J. Trump') por Deepak Chopra, The Huffington Post, 6 July 2016

2. www.goodreads.com/author/ quotes/9809.David_Bohm

DR. SYNTHIA ANDREWS é uma médica naturopata licenciada com mais de 30 anos de experiência como massagem e terapia de energia. Seu trabalho centra-se na dinâmica emocional e espiritual na saúde e cura. Ela é autora de O Caminho da Energia, O Caminho das Emoções e o novo livro O Caminho da Presença. Ela organiza workshops de conscientização de energia, oferece palestras ao redor do mundo e mantém uma prática privada de naturopatia orientada à energia sutil em Guilford, CT, EUA.

Website: www.andrewshealingarts.com


www.newdawnmagazine.com Revista NEW DAWN, Novembro-Dezembro 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.