quarta-feira, 15 de março de 2017

Wetico II - Um Golpe de Mestre

Eu ainda não havia encontrado formas de expressar o que sentia, quando de repente leio um artigo sobre wetico na revista New Dawn deste bimestre março/abril de 2017, publicado em outro post. Procurando mais sobre esta palavra absolutamente estranha até dias atrás, achei este outro texto mais claro que traduzi aqui embaixo.

Tá com medo de enxergar?
Agora entendo porque é que tanta gente pensa de forma parecida, ou melhor, pensa errado, não só no Brasil, o que me preocupava muito, mas no mundo inteiro também. Eu sabia que havia algo por trás de toda esta "armação" civilizatória, mas não havia pensado na coisa como uma doença ou virose. Uma doença da mente cuja arma mais moderna e sofisticada chama-se rede social.

Me parece que, de alguma forma, vim escapando desta doença, e hoje em dia já estou bem avançado, mas um belo dia, anos atrás, eu era justamente assim como a maioria das pessoas. Um amigo me chamava de "alienado", e ele estava certo. Depois que ele me rotulou assim, começou a minha mudança, porque fui alertado para o problema. A partir dalí passei a ficar atento a muitos assuntos que não valorizava e tirava tudo por menos, como se fossem normais, mas eram distorções de todos os tipos, parte da rede de mentiras das sociedades em geral.

Capitalismo não está funcionando, um outro mundo é possível
Não era normal. Era tão anormal que cheguei a achar que não me encaixava, e tive que parar para decidir continuar, numa decisão consciente e bem clara: "vou pagar pra ver no que vai dar, e de agora em diante não me importo mais com qualquer coisa que venha a acontecer". Foi a decisão mais acertada da minha vida, e é claro que foi "iluminada" por anjos da guarda.

E agora está acontecendo o que eu também estava "sentindo", ou seja, as pessoas normais estão "acordando". Já não era sem tempo, porém está no tempo mais do que certo. Estão acontecendo coisas que ninguém jamais poderia supor quando se leva em consideração o grau de manipulação das populações mundiais. E tudo só pode ser parte de um plano muito bem engendrado por seres muito inteligentes, acima daqueles que tentaram controlar o mundo através da mídia, em termos de sabedoria. As pessoas possuem algo mais do que simplesmente consciência aristotélica. Trata-se de consciência cósmica.

Consciência cósmica
Então, basicamente a conspiração da humanidade ocidental é obliterar sua consciência cósmica para ela só viver com a  consciência lógica, linear aristotélica. Em outras palavras, não desenvolver os poderes espirituais através do lado direito do cérebro, o lado da intuição, não lógico, só desenvolvendo o lado esquerdo que pensa logicamente e é praticamente obliterado em termos espirituais. 

Dessa foram o homem torna-se facilmente manipulável porque ele só acredita no que vê, no que pega, no materialismo, e tem a "ciência" do seu lado para lhe dar razão e fazê-lo irredutível, inabalável e sem mais argumentos. Em outras palavras, ele não pensa, ele desvaloriza a intuição, o sexto sentido, os poderes extras que lhes são dados, por Deus ou pela inteligência suprema e infinita, como você quiser chamar. 

Sem conhecer a "verdade" espiritual, ele não se "salva", ou seja, não se liberta e permanece escravo de quem o manipula. É tudo tão sutil quanto inacreditável, mas se você liga os pontos, em cerca de 10 anos de estudos e pesquisas, você começa a desconfiar que tem sido feito de palhaço por quase toda a sua vida. Mas quando muita gente acorda ao mesmo tempo, as coisas mudam. 

Vamos ao artigo.

Enxergando Wetiko: No Capitalismo, o Vírus da Mente e os Antídotos para um Mundo em Transição

By Alnoor Ladha, Martin Kirk, Spring/Summer 2016

Wetiko: A Maior Doença Epidêmica Conhecida pela Humanidade. 

Por Paul Levy

É delicado confrontar estes sacerdotes do boi de ouroEles pregam a partir de um púlpito em forma definitivaSuas mentes farfalham com notas de milhões de dólaresVocê diz que prata faz um buraco no seu bolsoE ouro faz um buraco em sua almaBem, o urânio faz um buraco maior e para sempreDe um jeito que tudo acaba saindo do controle.

Buffy Sainte-Marie, "Os Sacerdotes da Boi de Ouro"¹ (artista e ativista social indígena canadense)

Escute a música de Buffy aqui com a letra inteira em Inglês:



E se nós lhe disséssemos que a humanidade está sendo levada à beira da extinção por causa de uma doença? Que toda a pobreza, a devastação do clima, a guerra perpétua e o fetichismo do consumo que vemos ao nosso redor abrigam raízes em uma infecção psicológica em massa? 

O que aconteceria se disséssemos que esta infecção não é apenas altamente transmissível, mas também auto-replicante, de acordo com as leis da evolução cultural, e que ela permanece clandestina na nossa psique de modo que muitos anfitriões vão, tal como uma condição de seus estados infectados, negar veementemente que estão infectados? 

Meio de contaminação: não, nem se atreva a me dizer tal coisa,
prefiro morrer sem isso
E se nós lhes disséssemos então que este "vírus da mente" pode ser descrito como uma forma de canibalismo? Sim, canibalismo. Não necessariamente no sentido literal de comer a carne, mas sim a idéia de consumir outros humanos e não-humanos como meio de garantir a própria riqueza pessoal e a supremacia.

Você pode descartar essa linha de pensamento como mais uma doideira New Age, ou pior, mais uma teoria da conspiração da esquerda. Mas esta abordagem de como visualizar a transmissão de idéias como sendo um fator determinante da realidade emergente está sendo cada dia mais validada por vários ramos da ciência, incluindo a teoria evolutiva, a física quântica, a lingüística cognitiva e a epigenética.


A história desta infecção é longa, estranha e obscura. Mas é capaz de nos dar uma esperança.


Essa imagem é um meme!
Nota do Tradutor: O que É um Meme?

Meme é um termo grego que significa imitação.

O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

A ideia de meme pode ser resumida por tudo aquilo que é copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas. Como a internet tem a capacidade de atingir milhões de pessoas em alguns instantes, os memes de internet podem também ser considerados como "informações virais".

Alguns exemplos de memes muito populares são as rage faces "Forever Alone" e "Troll Face", cujas imagens representam, respectivamente, o indivíduo que será sempre solitário e o indivíduo que gosta de trollar os outros.

Particularmente, como não gosto destas tal faces porque acho trabalho de jardim da infância e não de pessoas adultas, eu as ignoro na internet. Além disso, também me pus fora do alcance do que circula nas redes sociais simplesmente não participando. Bem, ainda estou vivo, então você também pode sobreviver sem redes sociais.

O que aconteceu é que agora todo mundo faz parte da mesma aldeia, e só eu estou de fora, com algumas excessões de alguns amigos e do núcleo da família que formei.

Voltando ao artigo.

O Vírus da Mente

A Nova Ordem não caiu por causa de uma espada, mas por causa de um meme (do valor da palavra).

Por Daniel Quinn²


Uma das teorias científicas mais bem aceitas que ajuda a explicar o poder da propagação das ideias é a memética.


Os memes estão para a cultura como os genes estão para a biologia: a unidade base da evolução. O termo foi originalmente cunhado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins em seu livro de 1976, The Selfish Gene (O Gene Egoísta). Dawkins escreve: "Eu acho que um novo meio replicador surgiu recentemente... Ele ainda está vagando desajeitadamente em seu caldo primitivo, mas já está alcançando uma mudança evolutiva a uma taxa que deixa o velho gene ofegante muito para trás." E continua,"Exemplos de Memes são melodias, idéias, pegadinhas, roupas da moda, formas de fazer potes ou de construção de arcos e flechas. Assim como os genes se propagam na piscina genética saltando de corpo em corpo através de espermas ou ovos, então os memes se propagam na piscina de meme saltando de cérebro em cérebro, através de um processo que, em sentido amplo, pode ser chamado de imitação.³


Wynwood Art District Miami, Photo C. Rappich
Um dos sumos sacerdotes do racionalismo, do método científico e do ateísmo é também o pai do meme dos 'memes'. No entanto, como todos os memes ou idéias, não pode haver propriedade em um sentido tradicional, apenas o emaranhamento que, como a física quântica nos lembra, caracteriza as nossas intra-ações.

Naturalmente, noções semelhantes de como as idéias se movem entre nós têm ocorrido por aí em tradições ocidentais por séculos. Platão foi o primeiro a articular plenamente isso através de sua Teoria das Formas, que argumenta que as formas não físicas - isto é, as Idéias - representam a realidade perfeita da qual a realidade material é derivada.


As articulações modernas da Teoria das Formas podem ser vistas na idéia de Pierre Teilhard de Chardin sobre a Noosfera (a esfera do pensamento humano) e sobre o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, onde estruturas do inconsciente são compartilhadas entre seres da mesma espécie. Para Jung, a idéia do canibal saqueador seria primeiro um arquétipo que se manifesta no mundo material através das ações daqueles que o canalizam ou encarnam.


A manufatura dos genes na epigenética
Para aqueles que preferem sua ciência mais empírica, o crescente campo da epigenética fornece alguma base intelectual mais concreta. A epigenética estuda mudanças nos organismos causadas pela modificação da expressão do gene em vez de qualquer alteração física do gene ele próprio. Em outras palavras, como os traços variam de geração para geração não é apenas uma questão de biologia material, mas é parcialmente determinada por fatores ambientais e contextuais que afetaram nossos ancestrais.

O Vírus Wetiko


Não pensávamos nas grandes planícies abertas, nas belas colinas ondulantes e nos riachos sinuosos com crescimento emaranhado como "selvagens". Somente para o Homem Branco a natureza era um "deserto" e só para ele a terra era infestada por animais "selvagens" e pessoas "bárbaras". Para nós ela era mansa. A Terra era abundante e estávamos cercados com as bênçãos do Grande Mistério. Não até que o homem peludo do leste veio e com o frenesi brutal amontoou injustiças em cima de nós e das famílias que nós amamos tornaram-se "selvagens" para nós.


Cacique Luther em Pé (Chief Luther Standing Bear),
Oglala Sioux
Urso Luther em Pé, Terra da Águia Malhada

Wetico


Muitas tradições espirituais, incluindo o budismo, o sufismo (o ramo místico do Islã), o taoísmo, o gnosticismo, bem como muitas culturas indígenas, há muito compreendem a natureza mental da criação. Essas visões de mundo têm em seu núcleo um reconhecimento do poder das formas de pensamento para determinar o curso dos eventos físicos.


Várias tradições das Primeiras Nações da América do Norte têm uma tradição específica e há muito estabelecida relacionada ao canibalismo e um termo para a forma de pensamento que a causa: wetiko. Acreditamos que a compreensão oferece uma forma poderosa de entender as raízes mais profundas de nossa atual policrise global.


Wetiko é uma palavra algonquina (indígena do Canadá) usada para descrever um espírito canibal que é conduzido pela ganância, excesso e consumo egoísta (em Ojibwa é windigo, ou wintiko em Powhatan). Ele ilude seu hospedeiro a acreditar que canibalizar a força de vida dos outros (outros no sentido amplo, incluindo animais e outras formas de vida Gaiana - de Gaia) é uma maneira lógica e moralmente correta de se viver.


Curto circuito cerebral
wetiko causa um curto-circuito na capacidade do indivíduo de se ver como uma parte enredada e interdependente de um ambiente equilibrado e eleva o ego egoísta à supremacia. É esta falsa separação do eu da natureza que causa este canibalismo, ao invés de um simples assassinato. Ela permite - e de fato, comanda - a entidade infectada a consumir muito mais do que precisa em um atordoamento cego e assassino de auto-engrandecimento. O autor Paul Levy, em uma tentativa de encontrar uma linguagem acessível para o público ocidental, descreve-a como "egofrenia maligna" - o ego desacorrentado da razão e dos limites, agindo com a lógica malévola de uma célula cancerosa. Usaremos o termo wetiko como usado originalmente, e lembrar-nos-emos da sabedoria encontrada nas culturas indígenas, para aqueles que têm ouvidos para ouvir.

wetiko pode descrever a infecção e o corpo infectado; Uma pessoa pode ser infectada pelo wetiko ou, nos casos em que a infecção é muito avançada, pode personificar a doença: "um wetiko". Isto é válido para culturas e sistemas; Todos podem ser descritos como sendo wetiko se eles rotineiramente manifestarem estas características.


Em seu clássico livro, Colombo e Outros Canibais (Columbus and Other Cannibals), o historiador indígena americano Jack D. Forbes descreve como havia uma crença comum entre muitas comunidades indígenas de que os colonizadores europeus estavam tão crônica e uniformemente infectados com wetiko que devia ser uma característica definidora da cultura de onde vieram. Examinando a história dessas culturas, Forbes lamenta, "Tragicamente, a história do mundo nos últimos 2.000 anos é, em grande parte, a história da epidemiologia da doença wetiko".

Lutando contra o terrorismo desde 1492
Presumivelmente, todos concordam que o comportamento dos colonialistas europeus na América do Norte pode ser descrito como canibalístico. Seu impulso de conquista e de acumulação material foi um ato violento de consumo. O motor da cultura invasora consumiu vidas e recursos de milhões de outros e transformou-os em riqueza e poder para si. Os números ainda são disputados, mas é seguro colocar os números de mortos em dezenas de milhões, certamente um dos genocídios mais brutais da história. E o impacto na vida não-humana foi igualmente vasto. Além disso, tudo foi feito com a certeza moral de que toda a destruição era justificada em nome do "progresso" e da "civilização".

Este enquadramento desmente a extensão da infecção wetiko na cultura invasora. Tão cegos eram, por ambição auto-referencial, que não podiam enxergar outra vida tão importante quanto a deles. Eles não podiam ver as máscaras ideológicas do passado sobre o valor intrínseco da vida ou a natureza interdependente de todas as coisas, apesar de esta ser a perspectiva dominante das populações indígenas que encontraram. Sua capacidade de ver e conhecer as maneiras diferentes da sua foi, ao que parece, amputada.

Não se trata de um discurso anti-europeu. Esta é a descrição de uma doença cujo vetor foi determinado por padrões profundos da história, incluindo aquelas que capacitaram os europeus a conduzirem a "exploração global" à medida que emergiam certas tecnologias.


Os Pais Fundadores. ilustração, Nativos Americanos
O memo wetiko quase certamente existiu nos indivíduos desde o início da humanidade. Afinal, é uma doença que vive e nasce da psiquê humana. Mas a origem das culturas wetiko é mais identificável.

Memes podem se espalhar na velocidade do pensamento, mas eles geralmente exigem gerações para mudar as características fundamentais das culturas. O que podemos dizer é que as impressões digitais de crenças de tipo wetiko podem ser traçadas pelo menos até a Revolução Neolítica, quando os seres humanos no Crescente Fértil aprenderam a dominar seu ambiente pelo que o autor Daniel Quinn chama de "agricultura totalitária" - isto é, estabeleceram práticas agrícolas que produziam mais alimento do que o estritamente necessário para a população, e que vêem a destruição de qualquer entidade viva que interfira com a produção (excessiva) - seja com outros seres humanos, "pragas" ou paisagismo - não só como legítimo mas como moral.


Cristo Consumista, Banksy Bildschirmfoto-2016
Esta forma inicial da lógica wetiko recebeu um poder amplificador de magnitude indescritível com a chegada do cristianismo. "Façamos a humanidade... governar sobre os peixes no mar e as aves no céu, sobre o gado e todos os animais selvagens, e sobre todas as criaturas que se movem ao longo da terra", disse uma autoridade não menor do que Deus em Gênesis 1:26. 

Depois de 8.000 anos de agricultura totalitária espalhando-se lentamente por toda a região, talvez não seja surpreendente que a lógica encontre voz nos textos sagrados que surgiram ali. Não obstante, foi conduzido através da Europa na ponta das espadas romanas nos 200 anos após a morte de Cristo. Não é por acaso que, para que o cristianismo se tornasse dominante, o sistema de crenças pagãs existente, com a sua compreensão do lugar da humanidade dentro da natureza acima da natureza, teve de ser quase aniquilado.


O ponto é que a epidemiologia de wetiko deixou claros indicadores de sua linhagem. E embora não possa ser patologizado ao longo de linhas geográficas ou raciais, a tensão cultural que conhecemos hoje certamente tem muitas das suas raízes mais profundas na Europa. Afinal, projetos europeus - do Iluminismo à Revolução Industrial, ao colonialismo, ao imperialismo e à escravidão - desenvolveram a tecnologia que abriu os canais que facilitaram a difusão da cultura wetiko em todo o mundo. Desta forma, somos todos herdeiros e herdados do colonialismo wetiko.


Nós somos todos portadores anfitriões do wetiko agora.

Capitalismo Wetiko: Removendo os Véus do Contexto

Eu não sei quem descobriu água, mas posso dizer-lhe que não foi um peixe.


Atribuído a Marshall McCluhan


Querer mais
Quando os antropólogos ocidentais começaram a estudar o wetiko, acreditavam que ele era apenas uma doença do indivíduo e uma forma literal de canibalismo carnívoro. Em ambos os casos, como discutido, seu entendimento era, se não errado, certamente limitado. Contudo, eles isolaram com precisão dois traços que são relevantes ao se pensar sobre culturas: (1) o ato inicial, mesmo quando impulsionado pela necessidade, cria um desejo residual e antinatural de querer mais; (2) o portador hospedeiro, que eles chamaram de "vítima", acabou com um "coração gelado" - ou seja, sua capacidade de empatia e compaixão foi amputada.

O leitor pode provavelmente já sentir dos dois traços mencionados acima relativos à natureza wetiko do capitalismo moderno. Sua fome insaciável por recursos finitos; Seu desprezo pela dor dos grupos e das culturas que consome; Sua crença no consumo como salvação; Sua obsessão primordial com seu próprio crescimento material; E sua propagação viral através da superfície do planeta. É absolutamente preciso descrever o capitalismo neoliberal como a canibalização da vida neste planeta. Não é a única verdade - o capitalismo também facilitou a explosão da vida humana e da engenhosidade -, mas, tomado como um todo, o capitalismo certamente está acabando com tudo através da força vital deste planeta a serviço de seu próprio crescimento.

Naturalmente, o capitalismo é uma concepção humana e por isso também podemos dizer que somos anfitriões fenomenais do vírus da mente wetiko. Para entender o que nos torna tais e quais, é útil considerar um par de traços que orientam a evolução das culturas humanas.

Temos décadas de evidência das ciências sociais descrevendo exatamente quais são os seres altamente contextuais que somos. Quase todos os aspectos de nosso comportamento, incluindo nossos juízos e limites morais, são significativamente moldados em resposta às significações culturais que nos rodeiam. Os estudos do Bom Samaritano, por exemplo, mostram que, mesmo quando as pessoas estão instruídas com a idéia de altruísmo, elas ignorarão outras pessoas em necessidade quando estiverem com pressa ou outras mudanças contextuais variarem.¹⁰ E os infames experimentos de Stanley Milgram mostram como uma grande maioria das pessoas é capaz de chocar outro ser humano a um ponto que eles sabem que podem causar a morte simplesmente porque uma figura de autoridade metida num jaleco branco de laboratório insiste que eles façam assim e assado.¹¹

Nós realmente somos produtos do nosso ambiente, e por isso deve ser tomado como inevitável que aqueles que vivem em uma cultura wetiko vão manifestar, em um grau ou outro, crenças e comportamentos wetico.


Moderna lente contextual mais ampla...
Olhando através da lente contextual mais ampla, devemos também explicar a natureza auto-perpetuadora dos sistemas complexos. Qualquer rede viva que se torne suficientemente complexa se tornará auto-organizadora e, a partir daí, demonstrará um instinto de sobrevivência. Em termos práticos, isso significa que distribuirá seus recursos para apoiar um comportamento que melhor imite sua própria lógica e garanta sua sobrevivência.¹²

Em outras palavras, qualquer sistema que esteja suficientemente infectado pela lógica wetiko recompensará o comportamento canibal. Ou, na linguagem evocativa de Jack Forbes, "Aqueles que se contorcem para o alto [em um sistema wetiko] são, ou se tornam, wetiko, e simplesmente perpetuam o sistema de corrupção ou opressão. Assim, os líderes comunistas da União Soviética sob Stalin eram pelo menos tão viciosos, enganadores e exploradores quanto seus predecessores czaristas. Eles obtiveram o 'poder' sem mudar sua cultura wetiko.¹³

Autos organizados
Isso garante que a lógica essencial das culturas se espalhe através de gerações, bem como através delas. E explica por que elas auto-organizam recursos para manterem um alto grau de continuidade nas distribuições de poder, quando essas distribuições servem eficientemente à sua sobrevivência e crescimento. Quando esta continuidade é interrompida ou quebrada, ocorrem revoluções e o sistema é ameaçado.

No entanto, como a citação acima sugere, a ruptura deve acontecer no nível correto. Simplesmente negociar um wetiko por outro no topo de uma infra-estrutura wetiko de outra forma inalterada (como no caso de Stalin substituindo os czars ou, mais contemporaneamente, Obama substituindo Bush) é em grande parte inútil. Na melhor das hipóteses, pode resultar no amolecimento das bordas mais cruéis de uma máquina wetiko. Na pior das hipóteses, não faz nada, exceto nos distrair de enxergar a verdadeira infecção.


A questão, então, para qualquer pessoa interessada em excisar a infecção wetiko de uma cultura é, onde está ele? Em um aspecto, porque é um fenômeno psíquico que vive potencialmente em todos nós, ele é não-local. Mas isso, embora fundamentalmente importante para se entender, não é toda a verdade. Também é verdade que há um lugar conceitual onde a lógica wetiko mais poderosa é mantida e que, pelo menos em teoria, a torna vulnerável.

Abelha rainha
Da mesma forma que uma colônia de abelhas instintivamente vai abrigar sua rainha nas câmaras mais profundas da colmeia, assim um complexo sistema adaptativo enterra sua lógica operacional mais importante mais distante das forças que podem desafiá-las. Isso significa duas coisas: primeiro, significa situar a lógica nas regras profundas que governam o todo. Não apenas essa economia nacional ou aquela, esse governo ou aquele, mas o sistema-mãe - o sistema operacional global. E, segundo, significa fazer com que essas regras se sintam tão inacessíveis ​​e inevitáveis ​​quanto possível.

Então, qual é essa lógica profunda do sistema operacional global?

Ela vem em duas partes. Primeiro, há o objetivo final, que poderíamos chamar de Diretriz Principal, que é aumentar o capital.


Costumamos revestir isso em uma narrativa que diz que a geração de capital não é o fim, mas os meios, o motor do progresso. Isso faz com que a idéia de destroná-la se sinta perigosa e até mesmo contrária ao senso comum. Mas a verdade é que criamos um sistema que trata artificialmente o dinheiro como sagrado. Neste ponto da história do capitalismo, a vida é controlada, mais do que controla, pelas forças do capital. A pista está realmente no nome. Mas se você precisar de mais provas, não procure mais do que a forma como definimos e medimos o progresso: PIB. Mais sobre isso abaixo.


Então, há a lógica de como nós, os componentes vivos deste sistema, devemos nos comportar, o que resumiríamos no seguinte epíteto:

Um Lamborghini Egoista 2013 desenhado pelo italiano Walter da
Silva, inspirado no helicóptero Apache, é tudo...
O egoísmo é racional e a racionalidade é tudo; portanto, o egoísmo é tudo.¹

Isso dita que se todos priorizarmos a nós mesmos e maximizarmos a nossa própria riqueza material, uma mão invisível (ah, que meme sedutor!) criará um estado de equilíbrio e a vida em toda parte será melhorada. Nós somos confrontados uns contra os outros em uma forma de fascismo distribuído onde nós nos enclausuramos nos problemas imediatos de nossas próprias circunstâncias e consumimos o que podemos. Em seguida, cantamos esse comportamento na linguagem benigna dos assuntos de família, interesses nacionais, criação de empregos, crescimento do PIB e outros esforços honestos.


Coloque essas duas partes do quebra-cabeça juntas e é fácil ver por que o banqueiro que gera excesso de capital recebe grandes recompensas e é rotulado como "produtivo" e "bem sucedido", quase que independentemente dos danos que ele / ela causa. Aqueles que são menos "bem sucedidos" na produção de excesso de capital, entretanto, são recompensados ​​muito menos, independentemente do bem à vida que eles estejam fazendo. Enfermeiras, mães, professores, jornalistas, ativistas, cientistas - recebem muito menos recompensa porque são menos eficientes em obedecerem à Diretriz Principal e podem até mesmo anular o princípio de funcionamento do "interesse próprio". E quanto àqueles que são realmente pobres - bem, eles são rotulados sem esforço, não apenas como falhas práticas, mas também morais.


Assuma a diretriz principal do Egoista
Esta infecção está tão avançada que o sistema agora requer crescimento de capital exponencial. O Banco Mundial nos diz que temos que fazer crescer a economia global em pelo menos 3% ao ano para evitar a recessão.¹ Vamos pensar no que isso significa. O PIB mundial em 2014 (o último ano com dados completos) foi de aproximadamente US $78 trilhões.¹ Crescemos esse bônus em 2,4% em 2015, o que resultou na mercantilização e subseqüente consumo de aproximadamente US $2 trilhões em mão-de-obra humana e recursos naturais. Isso é aproximadamente o tamanho de toda a economia global em 1970. Isso levou-nos desde o alvorecer da civilização até 1970 para chegar a US $2 trilhões em PIB global, e agora precisamos exatamente deste diferencial para que todo o castelo de cartas não desmorone. A fim de atingir esta taxa de crescimento anual, estamos destruindo nosso planeta, assegurando a extinção de espécies em massa, e deslocando milhões de nossos irmãos e irmãs (que comumente chamamos de "pessoas pobres") em todo o mundo.

Grafiti de Banksy
Assim, quando as pessoas nos dizem que o mercado é quem manda, ou que a tecnologia nos salvará, ou que o filantrocapitalismo redistribuirá as oportunidades (em passo com Bill Gates), temos que entender que todos esses truísmos de aparente senso comum estão embutidos em um sistema operacional mais amplo, uma wetikonomia, com tudo o que isso significa. E quanto mais eles são apresentados como "imutáveis", quanto mais vezes nos dizem que "não há alternativa", mais devemos questionar. Há realmente uma bela ironia no fato de que, quando sabemos o que devemos combater, tais declarações são nossas indicações para onde direcionar o olho investigativo.

Não é que sejamos contra os mercados, a tecnologia ou a filantropia - todos eles podem ser maravilhosos, no contexto correto -, mas somos contra a forma como eles estão sendo usados ​​como álibis para justificar a insanidade do paradigma wetiko de que eles são inseparáveis. Lembremo-nos das pesadas palavras de Jack Forbes; "Não é lógico permitir que os wetikos executem seus atos malignos e então aceitemos sua avaliação da natureza da vida humana. Pois, afinal, os wetiko possuem um preconceito criado por suas próprias vidas perversas, por seu próprio comportamento amoral ou imoral. E no entanto, se estou correto, eles eram, e são, também insanos."¹

Enxergando o Wetiko: A Lógica do Antídoto

Lançe seu meme ousadamente e veja se ele se replicará - assim como os genes se replicam, e infectam, e se movem dentro do organismo da sociedade. E acreditando, como eu, que a sociedade opera em uma espécie de economia biológica, então eu acredito que esses memes são a chave para a evolução da sociedade. Mas, a menos que os memes sejam liberados para jogarem o jogo, não haverá progresso.


Por Terrence McKenna, Memes, Drogas e Comunidade¹


Você pode ser apenas um Bill Gates negro em construção.


Por Beyoncé, Formação¹


Janela
Uma lição chave da teoria do meme é que, quando estamos conscientes dos vírus meméticos, temos menos probabilidade de aderir a eles cegamente. A consciência consciente é como a luz solar através das frestas de uma janela.

Assim, um dos pontos de partida para a cura é o simples o ato de "enxergar o wetiko" em nós mesmos, nos outros, e em nossa infra-estrutura cultural. E uma vez que enxerguemos, podemos dar nomes aos bois, o que é crítico porque palavras e linguagem são um campo de batalha fundamental. Para citar McKenna novamente:


O mundo não é feito de quarks, pacotes de ondas eletromagnéticas, ou dos pensamentos de Deus. O mundo é feito de linguagem. A Terra é um lugar onde a linguagem literalmente se tornou viva. A linguagem matéria investida; está se replicando, se definindo e se construindo. E está em nós.²⁰

Sua última linha é crítica por explorar nossa própria participação na replicação de wetiko. Estamos todos emaranhados no desenrolar da realidade que está acontecendo tanto conosco como através de nós. Em lugar das certezas tradicionais e da lógica linear de causa e efeito, podemos reformular-nos "como seres vivos espontaneamente responsivos, em movimento e encarnados - dentro de uma realidade contínua de mistura, linhas flúidas ou séries em desdobramento, atividade de agenciamento em que nada (coisa nenhuma) existe em separação de qualquer outra coisa, uma realidade dentro da qual estamos imersos tanto como agentes participantes quanto aos quais também devemos aspectos significativos de nossa própria natureza".²¹


Se wetiko existe, é porque está dentro de nós. Ele também está emaranhado com a superestrutura, as relações e a arquitetura de escolha mais ampla com as quais somos confrontados dentro de um sistema neoliberal à beira do colapso.


Forbes nos lembra que não podemos "lutar" contra o wetiko em qualquer sentido tradicional: "Uma das características trágicas da psicose wetiko é que ela se espalha parcialmente através da própria resistência a ela. Ou seja, aqueles que tentam combater wetiko às vezes, a fim de sobreviver, acabam adotando os valores dele.

Meu primeiro meme!
Assim, quando eles 'ganham', perdem."²² Muitas iniciativas baseadas em reformas, desde a economia compartilhada até o microcrédito, sucumbiram à cooptação e retaliação do capitalismo wetiko.

No entanto, uma vez que estamos no modo de enxergar wetiko, podemos cortar os sistemas culturais que perpetuam sua lógica. Não é difícil descobrir por onde começar. Seguir a trilha do dinheiro geralmente nos leva aos pilares centrais da maquinaria wetiko. Aqueles de nós que estão dentro dessas estruturas, desde a mídia corporativa à filantropia, aos bancos ou à ONU, têm acesso ao coração do monstro wetiko.


Para aqueles de fora, podemos organizar nossas vidas de maneiras radicalmente novas a fim de minar as estruturas do wetiko. O simples ato de doação prejudica a lógica neoliberal da mercantilização e da extração. Usar moedas alternativas mina o sistema monetário baseado em dívida. Escolaridade desconstrutiva e modelos de educação alternativa podem ajudar a descolonizar e desfazer a wetikoisa da mente. Ajudar a criar comunidades alternativas fora do sistema capitalista suporta a infra-estrutura para a transição. E o ativismo direto, como a resistência à dívida, pode enfraquecer o vírus wetiko, se feito com a intenção e o estado de consciência certos.


Moeda alternativa de São Miguel do Gostoso, a 134km de Natal, RN
Através da contratação de novos relacionamentos com os outros, com a Natureza e com nós mesmos, podemos construir um novo complexo de enredos e formas de pensamento que se fundem com os valores pós-wetiko, pós-capitalistas.

Temos que ir simultaneamente dentro de nós mesmos e nos recessos profundos de nossas próprias psiquês para mudar a estrutura do sistema em torno de nós. Mantendo uma perspectiva estrutural e uma crítica não-apologética do capitalismo moderno - ou seja, atendo-se a uma cosmovisão constelacional que vê toda a opressão como conectada - serve à nossa capacidade de enxergar as alternativas e, na verdade, de todos nós, como intrinsecamente conectadas.


Em 2013, Brasil tinha 80 moedas sociais
Platão acreditava que as idéias eram os "olhos da alma". Agora que os véus que obscurecem o wetiko começam a ser levantados, vamos dar origem e tornamo-nos antígenos vivos, abraçando a policultura de idéias que desafiam a monocultura do capitalismo wetiko. 

Sejamos polinizadores de novas colônias meméticas construídas sobre altruísmo, empatia, interconectividade, reverência, comunalidade e solidariedade, desafiando as dualidades sujeito-objeto da lógica cartesiana / newtoniana / iluminista. 


Recuperemos nosso direito de nascer como entidades soberanas, livres de crenças iludidas em sistemas de mercado, mãos invisíveis, ganância justa, escolhidos, parafernália de marcas, utopismo tecnológico e até a auto-salvação da Nova Era. 


Nos harmonizemos com as formas de pensamento através de uma compreensão mais profunda da ética, do conhecimento, do ser²³ e da consciência íntima de que nossas mentes e corpos individuais são parte do campo de batalha coletivo para a alma da humanidade e, de fato, a vida neste planeta. 


E vamos re-abraçar o antigo futuro dos nossos ancestrais Indígenas que representam a única linha contínua de viver em simbiose com a Mãe Natureza. A dissolução de wetiko terá tanto a ver com lembrar quanto a ver com criação.


Notas finais

1 Estas são letras de uma canção intitulada "Os Sacerdotes do Touro Dourado" da cantora e compositora canadense Buffy Sainte-Marie em seu álbum de 1992 intitulado Coincidence and Likely Stories (Coincidência e Estórias Afins). Os autores acreditam que este foi seu primeiro encontro com o vírus memético da mente do wendigo (uma versão de wetiko). Tudo isso fará sentido no final deste artigo.

2 Quinn, D. Beyond civilization: Humanity’s next great adventure (Além da Civilização: A Próxima Grande Aventura da Humanidade. Broadway Books (2008), p. 50.
3 Dawkins, R. The selfish gene (O Gene Egoísta). Oxford University Press (1990).
4 'Intra-ação' é um neologismo criado por Karan Barad e descrito em seu livro, Meeting the Universe Halfway (Meio Caminho ao Encontro do Universo) (2007). Barad escreve sobre intra-ação, em vez de interação, para ilustrar como o emaranhamento precede a coisa. Em outras palavras, não há coisas como tais, apenas relações - e essas dinâmicas relacionais em curso são co-responsáveis ​​pela forma como as coisas emergem.
5 Pesquisas recentes, por exemplo, mostraram como os netos de sobreviventes do Holocausto têm diferentes perfis do hormônio do estresse do que aqueles de circunstâncias muito semelhantes, mas cujos avós não sofreram com o Holocausto. Rodriguez, T. Descendants of Holocaust survivors have altered stress hormones (Descendentes de Sobreviventes do Holocausto Alteraram os Hormônios do Sstresse), Scientific American (março de 2015), acessado em: https://www.scientificamerican.com/article/descendants-of-holocaust-survivors-have-altered-stress-hormones/ 
6 Luther Standing Bear. Land of the spotted eagle. (Urso Luther em Pé, Terra da Águia Malhada). Bison Books (2006).
7 Forbes, Jack D. Columbus and other cannibals: The wetiko disease of exploitation, imperialism and terrorism (Colombo e Outros Canibais: A Doença Wetiko da Exploração, Imperialismo e Terrorismo), Seven Stories Press (2008), p.46.
8 See Not in His Image (Não Veja Nada em Sua Imagem) (2006) de John Lamb Lash, um relato abrangente da aniquilação sistemática do paganismo pela nova religião cristã.
9 Cooper, J.M. The Cree Witiko Psychosis in Primitive Man (A Psicose Cree Witiko no Homem Primitivo), vol. 6, No. 1 (Jan., 1933), pp. 20-24: The George Washington University Institute for Ethnographic Research (Instituto de Pesquisa Etnográfica da Universidade George Washington).
10 Darley, J. M., e Batson, C.D. From Jerusalem to Jericho: A study of situational and dispositional variables in Helping Behavior (De Jerusalém a Jericó: Um Estudo de Variáveis ​​Situacionais e Disposicionais no Ato de Ajudar". Journal of Personality and Social Psychology (Jornal da Personalidade e Psicologia Social) (1973), vol. 27, Número 1, pp. 100-108.
11 Consulte https://en.wikipedia.org/wiki/Milgram_experiment.
12 Capra F, Luisi P, A systems view of life: A unifying vision (Uma Visão dos Sistemas da Vida: Uma Visão Unificadora), Cambridge (2014), Capítulo 8.
13 Forbes, Jack D. Columbus e outros canibais: A doença wetiko de exploração, imperialismo e terrorismo (Colombo e Outros Canibais: A Doença Wetiko da Exploração, Imperialismo e Terrorismo), Seven Stories Press (2008), p.46.
14 Uma versão deste argumento foi publicada originalmente em Occupy.com pelos autores em um ensaio de duas partes intitulado Capitalism is Just a Story and Other Dangerous Thoughts (O Capitalismo É Apenas uma História e Outros Pensamentos Perigosos). Veja mais em (partes 1 e 2): http://www.occupy.com/article/capitalism-just-story-and-other-dangerous-thoughts-part-i#sthash.S6ytj6xD.dpbs.
15 Por exemplo, veja este relatório de previsão do Banco Mundial: http://www.worldbank.org/content/dam/Worldbank/GEP/GEP2016a/Global-Economic-Prospects-January-2016-Global-Outlook.pdf
16 Ver http://databank.worldbank.org/data/download/GDP.pdf
17 Forbes, Jack D. Columbus e outros canibais: A doença wetiko de exploração, imperialismo e terrorismo (Colombo e Outros Canibais: A Doença Wetiko da Exploração, Imperialismo e Terrorismo), Seven Stories Press (2008), p.37.
18 https://www.youtube.com/watch?v=NO6-1sqQme0.
19 Essas letras são da música de Beyoncé "Formation" (Formação), que originalmente estreou no Super Bowl de 2015. Para uma análise crítica, veja o artigo de Dianca London intitulado Beyoncé’s capitalism, masquerading as radical change (O Capitalismo de Beyoncé, Mascarado como uma Mudança Radical).
20 McKenna, T. The archaic revival: Speculations on psychedelic mushrooms, the Amazon, virtual reality, UFOs, evolution, shamanism, the rebirth of the goddess, and the end of history (O Ressurgimento Arcaico: Especulações Sobre os Cogumelos Psicodélicos, a Amazônia, a Realidade Virtual, os OVNIS, a Evolução, o Xamanismo, o Renascimento da Deusa e o Fim da História), Harper Collins (1992).
21 John Shotter, Agential realism, social constructionism, and our living relations to our surroundings: Sensing similarities rather than seeing patterns (O Realismo Agencial, o Construcionismo Social e Nossas Relações de Vida com o Nosso Entorno: Sensibilizar as Semelhanças ao Invés de Enxergar Padrões), Teoria e Psicologia, 2014.
22 Forbes, Jack D. Columbus e outros canibais: a doença wetiko de exploração, imperialismo e terrorismo (Colombo e Outros Canibais: A Doença Wetiko da Exploração, Imperialismo e Terrorismo), Seven Stories Press (2008), p.61.
23 Karan Barad fala da confluência da ética, do conhecimento e do ser como uma "onto-ético-política-epistemologia". A ontologia se refere ao que existe no mundo. Epistemologia é sobre como sabemos o que existe no mundo. E ética é como devemos nos engajar no mundo. Estes não são separados, mas emergem materialmente em uma dinâmica contínua. A natureza da realidade e a natureza do conhecimento estão emaranhadas - não fixas ou finais ou determinadas - e, portanto, não podem ser divorciadas do poder e do que achamos valioso ou justo.

https://www.kosmosjournal.org/article/seeing-wetiko-on-capitalism-mind-viruses-and-antidotes-for-a-world-in-transition/

Nó nas Tripas

De um comentário ao artigo acima reproduzido. Este comentário chama a atenção para assuntos interligados, mas parece que o autor contraiu apendagite epiplóica (vulgo deu um nó nas tripas) no cérebro. Se você não organiza sua cabeça, não pensa direitinho, dá nisso. 
Publiquei este comentário no meu blog com imagens e espelhei o artigo.

https://lipstick-and-war-crimes.org/source-economic-cannibalism-wetiko-disease/

Os autores do excelente artigo sobre o significado de Wetiko, abaixo (em sua página, o comentário aparece acima do artigo republicado), reconhecem que o sistema global é destrutivo e auto-destrutivo. Ao revisar a história, eles sentem falta de doença, não de espada, nem de meme, que conquistou o México e o Havaí e quase todos os outros lugares; Cortez trouxe varíola. Enquanto eles usam a palavra meme, eu uso valores de palavras. Na minha opinião, eles são categóricos sobre a exposição como o primeiro passo para a conscientização e correção. Isto é o que todos nós em busca da verdade queremos dizer. "Se é encoberto, é verdadeiro." Os criminosos cobrem suas trilhas. Nós descobrimos suas pegadas.

Siga a trilha do dinheiro para entender tudo
Os autores não entendem esta parte: "Seguir a trilha do dinheiro geralmente nos leva aos pilares centrais da maquinaria Wetiko. Aqueles de nós que estão dentro dessas estruturas, de 1) a mídia corporativa para 2) a filantropia para 3) o sistema bancário para 4) a ONU, tem acesso ao coração do monstro Wetiko.

Eles podem seguir o dinheiro para entender a criação de crédito e ver que os banksters geraram o resto da lista. Os Rothschild são os "pais das finanças modernas" e os (3) banqueiros centrais do mundo. Jacob Schiff, um Rothschild, criou (além da FED, NAACP, ADL e CFR) a Fundação Rockefeller e todos as falsas (2) filantropias. Os Roth-efellers criaram o Congresso de Viena em 1815, a Liga das Nações em 1921 e (4) a ONU em 1945. Todas essas instituições monopolizadoras seriam a solução para as próprias guerras que os Rothschild planejavam e financiavam. Tese-antítese-síntese. A (1) mídia corporativa é o símbolo da visão de todos os olhos, e é de propriedade do mesmo grupo de banksters que têm espiritual / demoníaca / raízes extraterrestres. Eu descobri em minha pesquisa que o Wetiko é mais organizado do que os autores podem perceber. O Wetiko é destrutivo da vida porque não é vida, é como um nano-robô invasor. O Wetiko é anti-orgânico. A origem é off planet de estações artificiais, se você quer saber. Se eu mencionar naves-mãe, as pessoas vão zombar, mas com o tempo, todas as provas serão expostas. Passamos da descoberta da eletricidade à inteligência artificial em apenas três gerações humanas. Isto é organizado e a fonte está fora do planeta.


Era possível que a simples presença de Cristo fizesse até soldados
se dobrarem ante o peso da bondade
Os autores identificam mal o Cristianismo. Jesus veio para corrigir (Gênesis), não habilitar. Sim, Roma criou a igreja, e os colonialistas eram supremacistas, mas estes cristãos assim chamados se arrastaram ao longo do Antigo Testamento. O importante trecho do Gênesis em seu artigo sobre o Wetiko não é o Novo Testamento, é o Judaísmo, que (não por coincidência) é a falsa etnia dos Rothschilds. Moisés era um canalizador, e o Gênesis é um meme extra-terrestre, como é a linguagem fora do planeta canalizada em sânscrito. Nossa ganância egoísta é alimentada por posições de autoridade. A estrutura da autoridade é a mesma coisa que a ganância. O sistema Brahman e o sistema monoteísta classificam pagãos e escravos como inferiores, o que justifica a supremacia, a ganância ou o "Wetiko". Tanto o bramanismo como o judaísmo foram canalizados, isto é, de origem fora do planeta. ET ou anjos / diabos é a mesma coisa. Fora do planeta.

Enquanto faz um bom trabalho de apontar a insanidade, os autores não identificaram a fonte do patógeno que está destruindo a vida na Terra. Não é a busca do Capitólio, mas é uma agenda extraterrestre que usa a ganância pessoal para realizar o "progresso" que é a centralização. O objetivo é um estado escravo controlado, não por seres humanos com corações, mas pela inteligência artificial. Software padrão conectado a cercas elétricas e aviões armados. A AI nunca pode ser auto-consciente, mas pode ser programada para se auto replicar e defender-se. Então chegamos a filmes como Terminator com a skynet e a guerra com máquinas. Drones são reais agora. Quando este filme foi feito, eles não eram.

Wetiko é mais do que um meme ou um sistema de crença, é um estilo de vida artificial que é parasita, não simbiótico. O parasita extraterrestre exaurirá este planeta e passará para outro. Isso tem acontecido desde há muito tempo. Nós somos os escravos lavados do cérebro para SUA máquina colher o orgânico para o artificial.

Pirei de vez
Na minha opinião, o antídoto não é um meme melhor, e eu discordo com os autores que a existência é um pensamento. Platão era um tripper (viajante da maionese). O antídoto está tocando a Terra, na minha opinião. Acredito que a Terra vai impor isso e as cidades vão esvaziar e tornarem-se sucata. Há uma corrida entre a descentralização local independente consciente e o canibalismo centralizado do robô escravo iluminado.

Nenhum pensamento do leitor importará em comparação com as ações. O que importa é se você apóia os agricultores locais ou a praga da biotecnologia. Orgânico ou Wetiko? O que importa será como você vai votar com sua carteira e como em breve você vai sair da cidade. Acordar significará desconectar. - Ray Songtree 23 de maio de 2016


Precisa Mente um Golpe de Mestre

Finalmente desvendada a utilidade das redes sociais, gratuitas e aparentemente sem um objetivo outro que promover a fraternidade mundial: propagar os memes e multiplicar milhares de vezes o poder da manipulação das mentes através da palavra reforçando as mentes a permanecerem no nível material-capitalista. Finalmente identificada precisamente a tal arma do controle da mente. Precisa mente! Mas diga se não é um golpe de mestre?

O vídeo charmoso e com excelente "timing" do canal do garoto brasileiro Gabriel Feitosa, chamado Capa a Capa, dá uma ideia sobre a dimensão do vício que atualmente alimenta ainda mais o seu wetico de estimação bem como dicas de como reduzir o efeito deste tipo de droga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.