quarta-feira, 15 de março de 2017

Wetico I - Querido Vício Sócio-psico-espiritual

Existem teorias da conspiração e também muitos filmes de ficção científica onde nano-objetos são introduzidos no corpo humano de diversas formas, bem como outras teorias alertam para a possibilidade do controle da mente humana por fontes fora dos indivíduos. 

Quem pode dizer em que estágio chegou a nano-tecnologia ou se já fomos picados por algum inseto bio-engenheirado, ou até que tais objetos não tenham passado à nossa rede sanguínea através das constantes vacinas contra vírus de gripe oferecidas de graça no início de cada inverno, ao que somos informados que tais vacinas se modificam todo ano por causa das novas mutações de tais vírus? Quem sabe o estágio da tecnologia nas mãos dos bilionários se não for denunciado por um Julan Assange ou Edward Snowden?

Este texto que achei na revista New Dawn de Março/Abril divulgou um nome para o tal bug sendo introduzido na psique humana e, ao que parece, os brasileiros foram eleitos como cobaias de primeira classe, em meio a outras populações do mundo. É muito bem bolado.

Me levou a lembrar da trilogia Espírita O Reino das Sombras, onde os espíritos do mal agem sobre a humanidade subrepticiamente desse jeito.

Nós, Humanos, Estamos em Estágio Terminal de Insanidade ou Apenas Despertando?

"O mundo de hoje está pendurado por um fio fino, e esse fio é a psique do homem".

C. G. Jung


Surto psíquico sortido e sórdido
Como alguém possivelmente expressa em palavras o estado de loucura coletiva em que a humanidade tem caído neste momento da nossa história? 

Como em um transe hipnótico, nossa espécie está decretando um suicídio ritual em massa em uma escala global, correndo o mais rápido que podemos para nossa própria autodestruição. Estamos destruindo os sistemas biosféricos de apoio à vida do planeta de tantas maneiras diferentes que é como se estivéssemos determinados a fazer essa tentativa de suicídio funcionar de qualquer jeito - usando uma variedade de métodos como uma perversa apólice de seguro, caso alguns deles não funcionem. 

O que a humanidade moderna está sendo confrontada, para citar o autor e monge Trapista (da Ordem Cistercian francêsa) Thomas Merton, é com "uma crise de sanidade, pra começo de assunto".

Alienígenas
Ao tentar encontrar uma maneira de escrever sobre esse estado de coisas, me vejo saindo "fora de órbita", imaginando como seria se alguns alienígenas iluminados, em suas viagens pelo universo, viessem a dar no nosso planeta. 

Observando à distância, veriam naturalmente todos os vários seres vivos que chamam o planeta Terra de casa como membros relacionados com um organismo maior - um único eco-sistema - literalmente dependendo uns dos outros para a sobrevivência. A partir deste ponto de vista, imagino que eles ficariam totalmente confusos com a razão pela qual os seres humanos - a espécie aparentemente mais inteligente que já apareceu no planeta Terra - estão agindo com seus impulsos destrutivos praticamente sem restrições em todos os cantos do globo. Contemplando o estado da humanidade, eu imagino esses seres despertos se perguntando, "Que raios está acontecendo com neles?"

Cine Jandaia em decadência, Baixa dos Sapateiros, Salvador,
foto de Dario Guimarães Neto
Imagino que esses alienígenas iluminados, de acordo com Merton, concluam rapidamente que os seres humanos tenham sido afligidos por algum tipo de doença psicológica, uma doença da mente e da alma que nos levou a nos transformarmos em autodestruição. 

Aparentemente em um "estado de decadência", perdemos o nosso rumo, ficamos desorientados e, em nossa confusão, nos tornamos totalmente perturbados. É como se nossa loucura coletiva fosse tão avassaladora - e agora tão familiar e tão normalizada - que a maioria de nós, seus sofredores, não tem idéia de como pensar nela, e muito menos como lidar com ela. Não sabendo o que fazer, muitos de nós nos dissociamos interiormente - o que só exacerba a loucura coletiva - e em nosso estado fragmentado e destituído de poder, passamos nossas vidas em um transe de zumbi, tirando o melhor partido do que parece ser uma má situação.

A pergunta surge naturalmente: como esses seres iluminados conspirariam conosco para nos ajudar a acordar? Só podemos ficar imaginando mesmo. Por nossa parte, parece essencial que façamos perguntas como: qual é a natureza dessa loucura e como ela pode ser conscientemente dominada para que a humanidade possa voltar ao caminho certo?


Corpo fechado
Visto como um organismo, há uma doença psico-espiritual sistêmica que infectou todo o corpo político da humanidade. Atualmente estamos tendo uma inflamação aguda e potencialmente mortal da doença. 

Como com qualquer doença, a fim de curar a patologia que nos aflige devemos descobrir o diagnóstico certo. Sob as circunstâncias atuais, é uma resposta saudável para nós assumir um nível adequado de alarme. 

Se não estamos "alarmados" com o que está acontecendo no nosso mundo, é porque ainda estamos dormindo.

ECONOMIA


É difícil entender como nosso comportamento pode parecer estranho - e mais ainda completamente insano - para um observador imparcial. Mas imaginar um experimento de pensamento como se fôssemos um "espectador benevolente" - neste caso, através dos insights imaginados por aliens iluminados - nos proporciona uma perspectiva bastante interessante. Mesmo a partir deste ponto de vista, porém, a loucura coletiva a que a humanidade está acometida atualmente é difícil de ser imaginada. É tal como se os presos estivessem gerenciando a penitenciária.


Civilização ameaçadora
A primeira coisa que esses alienígenas poderiam perceber é um único organismo vivo que está em crise. 

O que torna a vida possível é que cada célula e órgão de um organismo vivo desempenha um papel vital na vida e na saúde do organismo maior; cada parte trabalha em conjunto como parte de um sistema inteiro integrado e interdependente. Nosso planeta e sua biosfera é um sistema inteiro perfeitamente interconectado que funciona como um macro-organismo, e ainda assim suas espécies supostamente mais inteligentes criaram um sistema global para gerenciar sua rica diversidade de recursos naturais o qual matariam um organismo vivo em qualquer momento se tal sistema fosse implementado dentro dos órgãos individuais de qualquer um dos seus membros. Se o corpo humano fosse organizado e operado de maneira semelhante à economia global - onde certas partes do sistema exigem ações desproporcionais e cada vez maiores dos recursos existentes - o corpo morreria em pouco tempo.

Chupando tudo seu
No coração dessa realidade está o fato de que a forma como o sistema econômico global foi criado primordialmente serve aos interesses de muito poucos. 

Como uma máquina, "o sistema" implacavelmente, e cada vez mais, suga, drena e redistribui a riqueza da maioria da população - cada vez mais empobrecida e praticamente escravizada - nas mãos dos já impensáveis milionários. 

Os poderes existentes então usam o poder coercitivo para não apenas negar às pessoas os meios de levarem até mesmo uma vida de subsistência, mas lhes nega até mesmo o direito humano básico à vida em escala maciça. Este sistema não apenas permite passivamente que as pessoas caiam abaixo da linha de pobreza, mas também empurra-lhes ativamente, como se as pessoas pobres fossem intencionalmente "deixadas para trás". As instituições financeiras mais poderosas e bem sucedidas assumiram a forma de empresas parasitas que têm se unido a governos e pessoas em todo o mundo, a partir dos quais eles sem vergonha e vorazmente engordam. 

Estes aliens iluminados, com sua visão clarividente, certamente descobrirão que aqueles que possuem a riqueza estão - como vampiros - energeticamente "alimentando" aqueles que mal têm o suficiente para comer.

Evidência esmagadora da existência dos gigantes bíblicos neflins,
os anjos caídos, no vilarejo Pingyan chinês. Será?
A evidência é esmagadora. O atual sistema econômico global nos levou a um ponto em que uma minoria incrivelmente reduzida de seres humanos possui uma porcentagem grosseiramente desproporcional dos recursos do planeta. 

De acordo com dados recentes, as 62 pessoas mais ricas do planeta têm mais riqueza do que a metade mais pobre da população global combinada e, com o tempo, esse desequilíbrio está cada vez piorando. Isso é globalização no trabalho. Grande parte dessa crescente desigualdade é resultado direto do fato de que a globalização é o processo pelo qual as corporações multinacionais estão assumindo governos soberanos - das 100 maiores economias do mundo, mais da metade são corporações.

Estes tempos econômicos desafiadores em que vivemos são simultaneamente os tempos dos maiores lucros de toda a história para certos conglomerados corporativos selecionados. Aqueles que estão no topo da pirâmide econômica usam então essa diferença cada vez maior entre os ricos e os pobres para promover o jogo do sistema - ele mesmo cheio de corrupção - de modo a protegerem suas vantagens ainda mais. 


O governo dos Estados Unidos em particular, ao invés de ser um "governo do povo, pelo povo, para o povo", tornou-se uma plutocracia - um governo "dos ricos, pelos ricos, para os ricos". Devia nos ser chamada atenção para o fato de que tal estratificação econômica entre os que têm e os que não têm historicamente tem desempenhado um papel crucial no colapso das civilizações.

Colapso num lapso psíquico
Esses alienígenas reconheceriam que a maneira atual da terra "fazer negócios" é insustentável. 

Em vez de criar valor e riqueza para o bem de todos, a forma como os negócios são feitos no planeta Terra está realmente destruindo a verdadeira riqueza e saúde de todo o sistema, com as pessoas, as comunidades e o ambiente considerados nada mais do que danos colaterais - em benefício de uma pequena minoria. Se a humanidade é vista como uma família, há abuso de poder perpetrado dentro do sistema familiar pela simples razão de que aqueles que estão nas posições de poder podem agir com total impunidade e, em um caso de "insanidade moral", podem e conseguem literalmente escapar do crime.

Esses alienígenas benignos descobririam que uma porcentagem tão grande de recursos da Terra - incluindo a ingenuidade intrínseca da humanidade - em vez de ser usada para cuidar uns dos outros e enriquecer a vida, está sendo usada para criar armas de destruição em massa cada vez mais potentes e mais mortais. Em outras palavras, o gênio divinamente inspirado da humanidade está sendo canalizado para formas cada vez mais eficientes de assassinar-se um ao outro! 


Fomos condicionados a aceitar esta crueldade e destruição surpreendentes como normal. Nós gastamos trilhões de dólares para sustentar um estado de guerra sem fim contra Deus sabe quem, enquanto ao mesmo tempo inúmeros dos nossos irmãos e irmãs estão empobrecidos e morrendo de fome todos os dias. Esses seres espiritualmente despertos perceberiam que a destruição que a humanidade está fazendo no mundo é um reflexo não mediado de um desequilíbrio profundo dentro da psique humana coletiva.

Belos alienígenas kaminonianos no filme Ataque dos
Clones, Guerra nas Estrelas Episódio II. Tucumia?
A partir da meta-perspectiva dos alienígenas esclarecidos, os financistas por trás das cenas que, na superfície, estão se beneficiando mais com essa configuração diabólica, são meramente fantoches nas mãos de algumas forças mais escuras que estão qualificando todo o empreendimento. 

Para usar a frase infame do escritor Matt Taibi, um "polvo vampiro" está correndo desenfreado e festejando dentro do corpo vivo da humanidade. 

Para citar o teólogo eminente David Ray Griffin, "Parece que estamos possuídos por algum poder demoníaco que está nos conduzindo, num transe, para a auto-destruição." Da mesma forma, a Bíblia indica que nossa luta não é contra "carne e sangue" (ou seja, as forças humanas), mas, em vez disso, contra "poderes e principados" (forças espirituais). Essas forças não estão apenas atuando em nosso mundo, mas estão simultaneamente interagindo e operando secretamente através de nossas próprias mentes.

É como se tivéssemos sido possuídos por um monstro Frankenstein auto-criado que se encontra extraviado, causando estragos incalculáveis em todo o planeta. Este monstro Frankenstein aparentemente ganhou uma quase-vida e vontade autônoma, independente da de seu criador - nós - que ele mantém como seus escravos, uma vez que somos incapazes de escapar do inferno fora de controle de nossa própria criação. Em todo caso, certamente parece como se houvesse uma força que se empenhasse em nos impedir - individual e coletivamente como espécie - de atingir nosso pleno potencial criativo.


Estamos em um ponto crítico de "crise" em nosso mundo, que, em termos médicos, isso nos diz que nossa doença atingiu um clímax perigoso. Nossa espécie está sofrendo com o que o grande médico da alma CG Jung chama de "doença de dissociação", que é um estado de fragmentação profunda dentro do inconsciente coletivo que aparentemente foi transbordado para fora de nossos crânios e está se reproduzindo em massa no mundo. 


Esta ruptura primordial, que é uma forma de trauma em escala cósmica, tornou-se a força formadora por trás da própria história humana, condicionando a experiência de cada indivíduo, bem como a nossa espécie inteira como um todo. Visto como uma pessoa inteira, é como se a inteireza total do universo se dividisse em múltiplas sub-personalidades cósmicas dissociadas e aparentemente separadas uma da outra, necessitando desesperadamente de reconhecer sua conexão para se unirem e se reintegrarem. Nossa doença de dissociação e a crise mundial que enfrentamos como resultado podem ser vistas, como observa Jung, como as dores do parto de um novo nascimento.

Wetico é consciência global, de acordo com os peles-vermelhas
nativos norte-americanos (Canadá)
WETIKO

O autor e ativista ambiental Derrick Jensen escreve em seu prefácio ao livro clássico Columbus and Other Cannibals (Colombo e Outros Canibais) do estudioso nativo americano Jack Forbes, que é "o livro mais importante já escrito sobre um dos temas mais cruciais já enfrentados pelos seres humanos: por que é que a cultura dominante existe de forma tão excruciante, incansável, insana, genocida, ecocida e suicida destrutivamente? 


"Muitas vezes, a matéria mais importante para encontrar-se uma solução para um problema é fazer-se a pergunta certa; a pergunta de Jensen parece ser a pergunta certa, uma pergunta exigente o bastante para ser respondida.

O livro de Forbes elucida perfeitamente a idéia dos americanos nativos a respeito da "psicose de wetiko," que pode ser comparada a um vírus da mente que infectou a psique humana. 


Jung nunca se cansou de apontar que o maior perigo que ameaça a humanidade vem da psique. Estamos vivendo com a possibilidade muito real de que milhões - talvez até bilhões - de nós possam cair em nosso inconsciente juntos, reforçando a loucura uns dos outros de tal forma que nos tornemos involuntariamente cúmplices em nossa própria autodestruição. 

Como uma doença interior da alma, o wetiko saboreia nossas percepções através do sigilo e do subterfúgio, de modo a agir através de nós, ao mesmo tempo em que se escondendo das vistas. Sendo uma doença que aflige a própria psique, wetiko - um termo de conotação associada ao espírito do mal - é uma doença psico-espiritual da alma, uma desordem de consciência existente no interior do inconsciente coletivo da humanidade que está se desenvolvendo em grande escala no palco do mundo. Como um canibal, aqueles acometidos pelo wetiko - também chamado de "doença canibal" - consomem a força vital de outros, tanto dos humanos como dos não-humanos, para fins privados ou lucrativos, e o fazem sem devolver nada de valor real proveniente de suas próprias vidas.

Insanidade, arte de athuz47 em DeviantArt
A idéia de wetiko pode ser extremamente útil na criação de um contexto mais amplo que pode nos ajudar a ter um pé da insanidade em massa que está ocorrendo em nosso mundo de hoje. 

Embora usando os indivíduos como seus instrumentos, o wetiko - uma "psicose coletiva" - não pode se auto-replicar; ele precisa das massas inconscientes para sua gênese e proliferação no cenário mundial. 

A psicose de wetiko é altamente contagiosa, se espalhando pelo canal de nossa inconsciência compartilhada, tornando-nos alheios à nossa própria loucura. Este bug movendo-se como um nômade errante, reciprocamente, reforça e se alimenta de cada um de nossos pontos cegos inconscientes, que é como ele se propaga não localmente mas através de toda parte. Como uma epidemia psíquica, o wetiko está no fundo, na própria raiz da destruição aparentemente interminável que estamos causando a nós mesmos, uns aos outros e à própria biosfera de que dependemos para nossa sobrevivência como espécie.

E vocês, o que estão fazendo aí parados olhando a vida passar?
Toda tradição de sabedoria ao longo da história tem apontado para o wetiko em sua própria maneira original. Os gnósticos ("os que sabem"), por exemplo, estavam se referindo ao wetiko quando falavam dos "Arcontes", que eles pensavam serem "parasitas mentais" que se infiltravam na mente humana. 

O texto de Nag Hammadi chamado O Apócrifo de João II descreve esses Arcontes: "Eles procuravam dominar a humanidade através de suas funções psicológicas e perceptivas... seus triunfos ocorriam através do engano". 

Os Wetiko / Arcontes nos ocluem de tal forma que essa oclusão se torna auto-perpetuada, e o resultado é que nem sequer podemos dizer que estamos ocluídos. O wetiko nos elude, nos enfeitiça, e nos atormenta a consciência de modo que ficamos cegos com relação aos pontos de vista subjacentes através dos quais percebemos, evocamos e damos sentido à nossa experiência do mundo e de nós mesmos. 

Um desafio intrínseco à nossa investigação do vírus wetiko, portanto, é que ele está encarnando em e através da própria psique, que é ela mesma o significado de nossa investigação. Em nosso encontro com o wetiko, nos encontramos em uma situação em que somos confrontados - praticamente cara a cara - com o inconsciente.

Encarnado na psique
Como observou Jung, quando se trata de psicose de massa, nada além de "novas idéias simbólicas", isto é, concepções novas, criativas, redentoras e arquetípicas, trazidas das profundezas - que abraçam, expressam e ajudam a re-contextualizar o caos e a desordem emergentes - pode nos salvar da iminente catástrofe. 

Isso quer dizer que, à luz da atual crise mundial, uma nova conquista criativa se tornou uma necessidade. 

O conceito de wetiko e tudo o que ele representa é precisamente essa "nova idéia simbólica". 

No que Platão chama de os "olhos da alma", idéias têm poder real, pois são os meios pelos quais enxergamos o mundo e criativamente imaginamos e damos sentido às nossas vidas.

Sendo uma doença da alma, todos nós possivelmente temos wetiko, do modo como ele permeia e forma o cerne do campo subjacente da consciência. 


Qualquer um de nós, a qualquer momento, pode cair na inconsciência e involuntariamente tornar-se um instrumento para o mal do wetiko, fazendo ele agir por si próprio através de nós e encarnar em nosso mundo, o que é uma realidade que cultiva a humildade ao mesmo tempo servindo como uma inoculação contra seus efeitos perniciosos. Se vemos alguém que parece estar tomado por wetiko e pensamos que eles têm a doença e nós não, então caímos sob o feitiço do vírus, uma vez que o wetiko se alimenta do processo interno e psicológico de projeção de sombra que internaliza e promove nossa experiência de separação, polarização, medo - e terror paranóico - do "outro".

Psicose das masssas (obra de Peu Mello - Macarronada de Sisal no
Largo da Carioca para o festival gastronômico do Rio, foto de
Guillermo Giasanti para O Globo
wetiko pode ser concebido como um câncer da psique que lentamente metastiza, gradualmente absorvendo todas as partes saudáveis da psique em si mesma, a fim de servir à sua agenda sinistra. 

A personalidade torna-se então unilateral, auto-organizadora, uma demonstração externa de coerência em torno deste núcleo patogênico, que mascara a disfunção interna, tornando-a difícil de reconhecer. 

Em um golpe de estado psíquico, o bug wetiko pode usurpar e desnortear uma pessoa, que se torna seu fantoche e marionete. Como um parasita, o vírus wetiko pode assumir e subverter a vontade de um animal mais evoluído que ele próprio, alistando essa criatura no serviço de sua agenda nefasta. O fato psicológico de ser tomado por algo "diferente" do que nós mesmos encontra expressão na crença em demônios e sua capacidade de possuir seres humanos, uma crença encontrada entre todos os povos desde os tempos imemoriais.

Uma vez que o vírus wetiko se torna suficientemente enraizado dentro da psique, a diretriz principal que coordena o comportamento de uma pessoa vem da doença, que passa a ser quem senta no assento do motorista. 


À medida que comanda e coloniza o poder e o controle centralizadores da psique no processo - o wetiko eventualmente incorpora um regime aparentemente autônomo dentro do maior corpo político da psique. Uma vez que ganha soberania suficiente, o wetiko forma algo como um "governo da sombra" totalitário dentro da psique que dita regras ao ego. Sendo uma energia arquetípica, transpessoal e demoníaca, o wetiko não só pode assumir um indivíduo, mas também um grupo de pessoas, uma nação ou mesmo - potencialmente - uma espécie inteira.

Enraizada, jogada aos seus pés, eu sou mesmo enraizada (arte de
Boris Vallejo)
wetiko é especialmente singular, na medida em que, embora seja uma doença interior da alma, é capaz de informar, dar forma e configurar eventos no mundo exterior de modo a sincronicamente expressar-se - e revelar-se. 

Por exemplo, como se o limite se dissolvesse entre o interior e o exterior, a paisagem interna da psique wetikoizada é espelhada no mundo externo através do "governo da sombra" totalitário - com sua crescente centralização de poder e controle - o qual assumiu a nossa aparente democracia. 

Tanto dentro de nossa psique quanto em nossa suposta "democracia", somos permitidos ter a nossa aparente liberdade, mas somente enquanto não ameaçarmos a soberania e o domínio do poder "governante" (curiosamente, a palavra "Arconte", um sinônimo de wetiko, significa "régua").

wetiko secretamente trabalha através das tendências projetivas da mente para nos distrair, mantendo nossa atenção direcionada para fora de nós mesmos, impedindo-nos de encontrar e utilizar a imensa luz da consciência intrínseca interior, que "acabaria" com o wetiko, tornando-o impotente. 


O "Buda" (que significa alguém que despertou para a natureza onírica da realidade) percebeu em sua iluminação que a solução para a situação humana nunca poderia ser encontrada externamente, mas tinha de ser descoberta dentro da própria natureza da própria mente. 

Se não percebemos que nossa atual crise mundial tem suas raízes dentro de nós e é uma expressão da psique humana, estamos condenados a repeti-la inconscientemente, a recriar continuamente uma destruição sem fim de forma cada vez mais amplificada - como se nós estivéssemos tendo um sonho recorrente. Nosso pesadelo será então destinado a continuar com intensidade sempre alarmante até recebermos sua mensagem.

Buda
wetiko pode facilmente enganar e enganar-nos, materializando-se em, como, e através do mundo exterior, que então assumimos - como em transe - que é distinto de nossa psique. 

Uma vez que a insanidade sociopolítica sempre crescente se apresenta no palco mundial, temos todas as provas de que o conflito está fora de nós mesmos. 

Em seguida, torna-se quase impossível convencer alguém que a fonte do conflito deve ser encontrada dentro da psique de cada indivíduo. A psique então se exterioriza, como um conflito psíquico interno que ocorre por meio da projeção no mundo exterior em carne e sangue vivos (e moribundos). O patrocinador de toda a projeção, o bug wetiko, permanece nos bastidores, invisível e despercebido.

wetiko transforma subversivamente o nosso "gênio" para a criação da realidade contra nós de tal maneira que literalmente ficamos encantados com o nosso poder dado por Deus de criar nossa experiência de nosso mundo e de nós mesmos, de modo que ele retorne contra nós, minando nosso potencial individual e nossa evolução coletiva. Estranhamente, as pessoas sob o encantamento do wetiko tornam-se compulsivamente, mesmo fanaticamente, ligadas a apoiar uma agenda social ou política que muitas vezes é diametralmente oposta a servir seus próprios interesses. Esse comportamento de auto-sabotagem é um reflexo externo do estado interior de estar sob o domínio de - e involuntariamente servindo - o parasita wetiko autodestrutivo.


Uma aberração da psique, o wetiko não pode ser curado em última instância apenas por meio de reformas externas (embora tais reformas sejam bem-vindas e necessárias); ele deve ser tratado onde se origina - dentro da psique humana de cada indivíduo. O wetiko não pode ser "legislado" fora da existência por meios políticos ou sociais, só pode ser transformado dentro do indivíduo, que, como Jung nos lembra, é o verdadeiro portador da vida.

É um carro ou uma aberração da psique? São duas peruas
Mercedes-Benz 300TD W123 do finlandês-americano Antti Rahko
Na medida em que somos inconscientemente possuídos pelo espírito de wetiko, é como se uma tênia psíquica ou parasita tivesse tomado conta de nosso cérebro e nos enganou, seu hospedeiro, fazendo-nos pensar que estamos alimentando e capacitando a nós mesmos enquanto estamos só alimentando o parasita. 

wetiko é um patógeno virulento e psíquico que insinua formas de pensamento e crenças em nossa mente que, quando inconscientemente decretadas, alimentam-no e, finalmente, como um vício fatal, matam seu hospedeiro. Além de alimentar os nossos vícios, a psicose wetiko é em si o processo vicioso de tomar a forma viva a fim de tirar a vida.

Acometido pela ferocidade de sua fome interminável, os povos que são contaminados suficientemente pelo vírus do wetiko, como os fantasmas famintos da cosmologia budista, tornaram-se possuídos por um vazio insaciável que nunca pode ser preenchido. 


Não possuindo seu verdadeiro eu, eles tentam possuir algo fora de si para escapar e preencher o vazio interior - o resultado é uma compreensão fútil e sem fim. Tentar assegurar um eu que por sua própria natureza é ilusório e, portanto, nunca pode ser garantido, seus apetites nunca podem ser extinguidos, assim como uma ilusão nunca pode ser satisfeita.

Vazio insaciável
No nível coletivo, esse processo interior perverso é espelhado no mundo exterior pela sociedade de consumo em que vivemos, uma cultura que sempre alimenta as chamas de desejos infinitos e desnecessários, que nos condiciona a querer sempre mais. Como a fome, estamos em um frenesi de alimentação sem fim, tentando preencher um vazio espiritual sem fundo. A este respeito, o wetiko pode ser comparado a um transtorno alimentar psíquico.

Se o planeta fosse visto como um único organismo, e as pessoas fossem vistas como células no organismo maior do planeta, seria como se essas células se tornassem cancerosas ou parasitárias, e tivessem girado sobre si mesmas, destruindo o próprio organismo de que são uma parte. 


wetiko pode ser comparado a uma doença auto-imune da psique que está sendo coletivamente representada e escrita em grande escala no cenário mundial. 

Na síndrome da deficiência autoimune, o sistema imunológico do organismo, em sua tentativa de se proteger contra os ataques percebidos, ataca aspectos projetados de si mesmos que falsamente parecem ser "outros", levando, em última instância, à sua própria autodestruição. 

Enfeitiçado por suas próprias projeções - como que hipnotizando por si mesmo - o sistema auto-imune da psique wetikoisada caiu sob sua própria ilusão auto-criada e, em seu estado de confusão e trauma, é enganado para criar o próprio problema que ele está tentando resolver. Um exemplo flagrante de como esse processo interno está funconando no mundo externo: a forma como nossa nação (Estados Unidos) luta contra o terrorismo está criando cada vez mais terroristas, como se lutassem contra um incêndio derramando combustível nele.

Osteo-metáfora
Uma vez que o vírus wetiko enraiza-se em nossas mentes e se incorpora no mundo, ele "gerencia nossa percepção" enquadrando os termos de nosso diálogo interno e externo, determinando as metáforas que dominam a narrativa histórica aceita, controlando assim os parâmetros de nossa conversação e debate. 

As formas de pensamento consensualmente acordadas e as crenças atuam como um sistema de controle intrínseco e incorporado, definindo os limites do que imaginamos ser nossas possibilidades, como indivíduos, nações e como uma espécie. 

Se não podemos conscientemente aproveitar e usar o poder de nossa imaginação criativa, outros, particularmente "o estado", estarão mais do que felizes em fazê-lo por nós.

Assim como os vampiros, os wetikos sedentos têm sede de tudo o que lhes falta - a essência mística da vida - isto é, o "sangue" de nossa alma. O wetiko é um espírito enganoso que imita, finge e copia a coisa real - chamada Antimimon pneuma (literalmente, "espírito de falsificação") no Apócrifo de João (Apoc. João III, 36:17). 


Ao representar-nos, se nos identificarmos com a falsa versão de wetiko de nós mesmos, então nos identificamos com quem não somos, ao mesmo tempo em que nos desconectamos - e deixamos de mão - quem realmente somos. Nós nos tornamos uma duplicata, uma cópia de nós mesmos, perdendo contato com o original.

O melhor elogio é a imitação
wetiko é um especialista em imitação, mas não tem criatividade por conta própria. 

Uma vez que "se introduz em nós", ou seja, enganando-nos a comprarmos sua versão de quem somos, ele pode então pegar carona e colar-se em nossa criatividade intrínseca, cooptando nossa imaginação criativa para servir à sua agenda malévola. 

Quando caímos sob o feitiço do wetiko, nossa força de vida e criatividade dada por Deus se tornam vampíricamente drenadas, enquanto sangrados do que realmente vale à pena.

Esta situação é um reflexo do que acontece quando o wetiko infecta um organismo (seja ele uma pessoa ou uma espécie) - certos aspectos dentro de seu bio-sistema tornam-se famintos. 


Em essência, quando estamos sob a escravidão do wetiko, o espírito criativo dentro de nós, a própria função que nos conecta a algo além de nós mesmos, torna-se desnutrida e empobrecida. Nós então não podemos sequer imaginar as coisas serem de qualquer outra maneira, muito menos sermos capazes de ativamente imaginar uma maneira de sair do nosso dilema. Isso aponta para a profunda importância de cada um de nós se conectar intimamente com o espírito criativo que vive dentro de nós como uma forma de abolir a sentença de morte do wetiko.

Impostor não paga imposto
Muitas das instituições em nosso mundo são encarnações do vírus wetiko sem forma, assumindo a forma corpórea e incorporada. 

O espírito de contrafação de wetiko, um verdadeiro impostor, imita algo, mas - num processo conhecido como contramimética - com a intenção de fazer a cópia, a versão falsa, para servir um propósito contrário ao da coisa ou idéia original. 

Por exemplo, a entidade do sistema econômico global em si é um símbolo vivo da doença wetiko "nos negócios". 

Uma economia "real" tem a ver com a produção e distribuição de bens e serviços - gerando riqueza no processo - enquanto a virtual "economia de bolha" em que vivemos é principalmente um exercício de lucrar com a manipulação da riqueza real que drena dinheiro no processo. 

É como se wetiko tivesse conseguido criar uma simulação da economia real, substituindo a coisa real por uma versão copiada (o que eu chamo de "wetikonomia") que inverteu seu propósito original. Esta é uma reflexão no mundo exterior das operações secretas de wetiko dentro de nossas mentes.

Predições futurísticas de Philip K. Dick (Dick é apelido de Ricardão
em Inglês, e outra coisa mais...)
ACHANDO O NOME CERTO

Nossa psicose coletiva é invisível para nós, manifestando-se tanto na maneira como estamos vendo o mundo como nas formas não ditas a que fomos condicionadas - isto é, programadas - para não percebermos. 


wetiko tem o poder de induzir - tanto individualmente como em massa - o que o escritor Philip K. Dick chama de "alucinação negativa", ou seja, em vez de vermos o que não está lá, não podemos ver o que está lá. 

Quando estamos aflitos com o wetiko, literalmente somos incapazes de ver o que está bem na frente de nosso nariz. O wetiko é uma forma de cegueira psíquica que não só acredita ter visão, mas também que tem mais visão do que aqueles que realmente possuem a visão clara. Esse desviar do olhar, essa "conspiração da negação", que é endêmica na nossa cultura, é simultaneamente a causa e o efeito do wetiko.

Cegueira psíquica
Porque wetiko é uma cegueira psíquica, a cura para ele começa por enxergá-lo - tanto vendo-se como ele opera no mundo como também rastreando como ele secretamente opera dentro de nossas próprias mentes. 

No modelo médico descrevemos os vários patógenos que nos fazem doentes como cânceres, bacilos, parasitas, pragas, vírus, etc. Devido à cultura materialista em que vivemos, estamos apegados à idéia de que para algo ter "realidade", deve ser feito de uma substância material. A implicação desta perspectiva é que se algo não é físico, não é real, isso desabilita nossa capacidade de ver wetiko. Embora "imaterial", wetiko é tão real como nós somos.

No entanto, temos de dar o nome a alguma coisa antes que ela possa ser vista, formalmente "descoberta" e trazida para nossa cartografia coletiva compartilhada. Citando Jung: "Para a humanidade sempre foi como um alívio de um pesadelo quando um novo nome foi encontrado." Mitologias e contos de fadas em todo o mundo vêm expressando isso desde tempos imemoriais - encontrar o nome do demônio ofensivo tira o seu poder sobre nós. É por isso que é importante introduzir a palavra "wetiko" - e a idéia que ela representa - em nosso diálogo planetário.

Antígeno, foto Shutterstock
Uma vez que nos tornamos mais familiarizados com a idéia de wetiko e tudo o que ela implica, podemos "espalhar a palavra" - criando um novo meme no processo - evocando assim um antígeno vivo para o vírus da mente até então não reconhecido como wetiko

Pois nada é mais poderoso do que uma idéia que se estabeleceu - wetiko é apenas uma idéia, impregnada de novas possibilidades. Semelhante a como um vampiro odeia a luz do dia, no entanto, o vírus wetiko não suporta ser iluminado, pois ao vermos como ele secretamente opera através de nossa própria consciência ou pela falta dela, não apenas tira a sua aparente autonomia e poder sobre nós, mas nos capacita também.

Enxergar a correlação entre o interior e o exterior - ou seja, considerar a natureza onírica da realidade - é a porta através da qual desenvolvemos a visão necessária para enxergar o wetiko

Em um sonho, a psique interna do sonhador é expressa através, e portanto não está separada, das formas externas do sonho. Semelhante a um sonho à noite, no sonho acordado chamado vida, eventos no mundo exterior simbolicamente - e sincronicamente - expressam a situação psicológica interior do sonhador, que somos todos nós. Nós não temos que tentar criar ou fabricar essa correlação entre o interior e o exterior; em vez disso, nós simplesmente temos que reconhecê-la, pois é sempre o caso. Uma vez que percebemos a natureza onírica de nossa situação, começamos a acostumarr os olhos para enxergar o wetiko, e, portanto, dissipar seus efeitos malévolos. 

Nós, então, quebramos a aparente maldição que temos sido vítimas (consulte meu livro Dispelling Wetiko: Breaking the Curse of Evil - Dissipando Wetiko: Quebrando a Maldição do Diabo).

Maldição do diabo, vai ouvir?
UM CATALISADOR PARA A EVOLUÇÃO HUMANA

As pessoas tomadas pelo wetiko - uma palavra que Jung nunca usou, mas que em seus escritos ele se referiu à mesma idéia pela expressão "psicose totalitária" - são muitas vezes atraídas por posições de poder, onde, como se fossem forçadas por forças além de si mesmas, não podem se conter em criar imagens queimadas como correlações externas à paisagem interior devastada de suas almas.


Insanamente, muitas das pessoas que são as mais tomadas por wetiko não estão em asilos, mas andando livremente (e dirigindo) o mundo, muitas vezes estabelecidas em posições de grande poder e capazes de influenciar eventos mundiais.

Abastecido pela visão míope que prioriza a linha de fundo dos lucros corporativos acima de qualquer outra coisa, as pessoas motivadas pela ganância do vírus wetiko têm pouca meta-consciência das implicações de longo prazo e do sistema inteiro de suas ações rapaces. 

Tudo o que o bug wetiko anseia é satisfazer seus desejos narcisistas, experimentar liberação orgástica, e a glória na aparente vitória dos lucros a curto prazo. Escondendo-se atrás da bandeira enganosa do "progresso", o monstro Frankenstein de um império cada vez maior, com sua incessante necessidade de crescimento infinito, é como uma locomotiva fugidia que ganha velocidade, aproximando-se do horizonte de eventos catastróficos de seu acidente inevitável. Enquanto isso, esse "progresso" destrói pessoas, famílias, comunidades e ameaça toda a nossa espécie, enquanto nós potencialmente desencadeamos um "sexto evento de extinção em massa."

Miragem letal (caça Dassault Mirage 2000 francês da Força Aérea 
Brasileira)
No coração de wetiko está nossa identificação com o subsequente apego a um "eu" ilusório, um eu aparentemente separado e independente que não existe de fato como pensamos. Apegando-se a esse falso senso de si mesmo - uma "miragem letal" que se torna um processo viciante auto-perpetuante com uma vida própria - nossa força vital então é continuamente investida em proteger, defender e manter uma ilusão. 

Identificar-se com uma ilusão autoconstruída cujas condições originárias permanecem obscuras é a matéria da qual a loucura é feita.

Reciprocamente co-surgindo com o subjetivamente convincente e sentimento de auto-validação de um "eu" separado é o sentimento de "meu", o sentido de que este "eu" pode possuir e ser dono das coisas. 

A humanidade moderna está, na expressão de Walt Whitman, "demente com a mania de possuir coisas". Nós dedicamos insanamente tanto do nosso tempo e energia - nossa preciosa vida humana - na tentativa de obter bens materiais de que realmente não precisamos e que não trazem nenhum benefício real para nós. 

Touro Sentado
Falando do homem branco, o Cacique Seattle disse: "Seu apetite devorará a terra e deixará para trás apenas um deserto." Ao longo de linhas semelhantes, Touro Sentado disse, "o amor da posse é uma doença deles." Este amor de possuir coisas para preencher um vazio que nunca pode ser preenchido é a doença wetiko, em poucas palavras.

wetiko é um fenômeno coletivamente "sonhado" em que todos nós estamos implicados. 


Isso significa que - pelo menos em teoria, se não na prática - temos a capacidade de sonhar de forma diferente. 

Em outras palavras, porque nós criamos wetiko, nós podemos "descriá-lo". Nós ainda não sabemos como fazer isso, contudo, ou não estaríamos continuando a criá-lo de uma forma que esteja nos destruindo. Nosso processo inconsciente de sonhar wetiko em toda sua destruição plena é o modo como estamos nos ensinando a não nos destruir, o que evidentemente ainda não aprendemos ou não estaríamos destruindo a nós mesmos. O fato de que não teríamos percebido como não nos destruir sem a chegada de wetiko em cena é dizer que a aparente maldição dele realmente tem uma bênção escondida secretamente codificada dentro dela.

Fenômeno quântico da consciência cósmica
wetiko é um fenômeno quântico, na medida em que contém sobreposto dentro dele tanto o mais profundo mal mais escuro imaginável, enquanto escondido dentro dele está o seu próprio remédio também. 

Codificado dentro da patologia wetiko não está apenas a sua própria cura, mas um dom precioso, como ele pode - no verdadeiro estilo quântico, "potencialmente" - introduzir-nos a nossa própria capacidade de evocar a nossa experiência do mundo e de nós mesmos. 

Em outras palavras, a epidemia wetiko está revelando a nossa natureza como co-sonhadores / criadores de um universo mais maleável, plástico e parecido com sonho do que imaginamos anteriormente.

Papel crucial
Semelhante a como o inconsciente compensa uma unilateralidade na psique através dos sonhos que envia no nosso caminho, a psicose / wetiko totalitária correndo desenfreada em todo o mundo de hoje é a maneira que a psique tem de nos revelar que estamos esquecendo o papel crucial que ela desempenha criando nossa experiência. 

Marginalizando nossa própria autoria e autoridade, então permitimos forças totalitárias para limitarem nossa liberdade e criarem nossa experiência para nós. 

A "psicose totalitária" conhecida como wetiko está, nas palavras de Jung, "forçando-nos a prestar atenção à psique e à nossa inconsciência abismal que temos sobre ela. Nunca antes a humanidade como um todo experimentou um número de fatores psicológicos em escala tão vasta." Literalmente exigindo que prestemos atenção à nossa própria psique, wetiko é, portanto, o maior catalisador para a evolução humana que nossa espécie já encontrou.

wetiko pode destruir literalmente nossa espécie através da pobreza arrebatadora, da guerra infinita e da destruição ambiental catastrófica. Ou, se confrontado, identificado e compreendido, pode nos introduzir na natureza onírica da realidade, que muda tudo. 


O wetiko é uma revelação viva que só revela seus dons para nós, no entanto, se reconhecermos que é um reflexo de dentro de nós mesmos. O modo como ele se manifesta depende de como o sonhamos. A escolha é verdadeiramente nossa.


É como se através do instrumento do wetiko, uma inteligência superior estivesse nos revelando a integração da nossa totalidade através do nosso lado mais sombrio. 

Esta escuridão é reveladora da luz em contraste consigo mesma. Ao reconhecermos que o mal que vemos acontecendo no mundo é um reflexo de nossa própria escuridão, percebemos que, paradoxalmente, com o nosso aumento de consciência, as características boas e positivas dentro de nós também vêm à luz. 

À medida que reconhecemos cada vez mais a correlação entre o mundo exterior e o que está acontecendo no fundo de nossa alma, os alienígenas iluminados, que nos estão sinalizando a natureza onírica de nossa situação ao organizarem sincronicamente os eventos no mundo com o fim de refletirmos sobre o que está acontecendo em profundidade dentro de nós, se escondem nos bastidores e ficam se divertindo.

Dezembro de 2016

Pioneiro no campo da emergência espiritual, Paul Levy é um curador de doenças na prática privada, auxiliando outros que também estão despertando para a natureza onírica da realidade. Ele é o autor de Awakened by Darkness: When Evil Becomes Your Father (Despertado pela Escuridão: Quando o Mal Se Torna Seu Pai) (Awaken in the Dream Publishing, 2015), Dispelling Wetiko: Breaking the Curse of Evil (Dissipando Wetiko: Quebrando a Maldição do Diabo) (North Atlantic Books, 2013) e The Madness of George W. Bush: A Reflection of Our Collective Psychosis (A Loucura de George W. Bush: Uma Reflexão de Nossa Psicose Coletiva) (Authorhouse, 2006). Ele é o fundador do “Awakening in the Dream Community” ("Despertar na Comunidade do Sonho") em Portland, Oregon. Um artista, ele está profundamente mergulhado no trabalho de C. G. Jung, e tem sido um praticante tibetano budista por mais de trinta anos. Ele também é o coordenador do Centro Budista Portland PadmaSambhava. Visite o Web site de Paul www.awakeninthedream.com. Você pode contatar Paul em paul@awakeninthedream.com; ele aguarda com expectativa suas reflexões. Seguindo os passos de Jung, usa a palavra "psique" em um sentido abrangente, significando a totalidade dos processos psíquicos, tanto conscientes quanto inconscientes.


http://www.awakeninthedream.com/terminal-insanity/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.