segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jornalistas Livres

Este post já tem algumas semanas que comecei mas não publiquei. É que são tantas as prioridades que vou escrevendo e armazenando para depois dar acabamento e publicar, e por vezes esse processo demora e as notícias saem atrasadas. Contudo, o que importa mesmo é o conteúdo, não a urgência, pois não sou jornalista.

Adianta escrever sobre a manipulação da população contra este governo? Bem, nem todo mundo que está nele é justo ou decente, mas isso não quer dizer que a orientação não seja, e o que prova são as realizações. 

Descobri tarde o movimento da mídia livre. Já não era sem tempo, algo para contrapor-se ao reinado da mídia bilionária brasileira que, segundo o El País, pertence a 4 famílias. 4 famílias fazendo a cabeça de milhões de pessoas ingênuas e bem intencionadas, coitadinhas. Porque você deixa que isso aconteça com você? 

Pode dizer, estou atrasado. Também, não é pra menos, moro do outro lado do planeta, dêem o desconto.

Semanalmente vou lá no Google, digito "Brazil" e depois clico no "News". Vem tudo quanto é notícia divulgada no estrangeiro em Inglês (e eu ainda acredito no Google, minha gente!). No dia em que comecei este post fui lendo os títulos e passando. Passei mais de 20 más notícias de cada vez pra ir parando em algumas que mereciam minha atenção. Dentre aqueles sites que exigem cadastramento e que eu nunca me cadastro, vou lançando alguns no internet browser pra depois consultá-los. 

Era um sábado de manhã, mas tive tempo durante a semana, no trabalho ou à noite, para tentar achar notícias positivas sobre o Brasil e achei.

A melhor delas foi esta, A Ascensão dos Jornalistas Livres no Brasil, aparentemente escrita por um não-brasileiro segundo seu nome, ou seja, mais passível de ter credibilidade (tenho criticado a ascensão dos jornalistas brasileiros contratados pela mídia internacional os quais têm corrompido a credibilidade da mesma sem que elas suspeitem, ou melhor, talvez de propósito, claro, para espalhar a campanha de destruição do futuro do Brasil como potência mundial, acabando com a concorrência aos poderosos de hoje), em Inglês:

https://www.opendemocracy.net/helton-levy/rise-of-free-journalists-brazil's-alternative-media-scene

Proibido para homens, mesmo pai solteiros, como trocar a fralda de
 uma menina sem ser pedófilo?
Desculpem se algumas vezes me escapa diferenciar os artigos em Inglês daqueles em Português. Ontem fui responder a uma pesquisa na empresa e quando estava na metade foi que percebi que o texto estava em Português. De alguma forma o sistema da empresa "sacou" que eu era brasileiro e "decidiu" me abrilhantar com a pérola. O problema era que eu estava preenchendo o formulário para um "conselheiro" de carreira australiano, ou seja, muitas vezes não me dou conta quando a língua mudou e continuo fazendo minhas tarefas como se isso não tivesse acontecido, ao mesmo tempo em que os sistemas de hoje se acham muito espertos mas acabam dando com a cara na porta ou escorregando na maionese. Já ocorreu de eu responder às pessoas em Português quando elas me perguntaram alguma coisa em Inglês, e só sacar que tinha feito aquilo pela cara de espanto delas.

Democracia Aberta, pensamento livre para o mundo
Uau, era isso o que eu estava esperando (e será que havia alguém mais esperando também?), uma reação ao domínio ignominioso da mídia na média brasileira! Esperando ou não, tem muita gente se mexendo, pelo menos. Trata-se do movimento Jornalistas Livres, e como sempre, de gente de muita coragem, que se pronuncia assim: #JornalistasLivres em defesa da democracia: Cobertura colaborativa contra a manipulação política da mídia tradicional; pelas narrativas independentes. 

Ainda bem que não fui eu quem escreveu isso, tem mais gente pensando assim.

Sobre este artigo que achei, eles falam: Olha a "Open Democracy" falando dos Jornalistas Livres aí! E da Mídia Ninja, e do Geledés e de tantos outros que estão construindo a nova mídia! "Free Journalists" é nóiz!

Jornalistas Livres estão aqui:

https://www.facebook.com/
jornalistaslivres?fref=photo

Mídia ninja está aqui:

https://ninja.oximity.com/

Geledés aqui:

http://www.geledes.org.br/
#gs.ed4704998f3f4b3eb130
caa6676e2430

Para entender só um pouco mais sobre a manipulação das cabeças brasileiras, veja isso, Quando Coisas Estranhas Acontecem:

https://medium.com/jornalistas-livres/quando-coisas-estranhas-acontecem-965d46f732f9

O artigo foi re-publicado no blog da Dilma:

http://dilmarousseff.org/redes-sociais/quando-coisas-estranhas-acontecem/

De igual importância é a reportagem do El País e principalmente o artigo do Observatório de Imprensa a seguir, Twitter, Emoção e Despolitização

http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/_ed842_twitter_emocao_e_despolitizacao/

Click para aumentar e ver melhor o que
significa este gráfico.
Deste artigo reproduzo (sem permissão) este lindo gráfico ou mapa aí ao lado, elaborado por Fábio Malini em 9/3/2015, editado por Sergio da Motta e Albuquerque em 14/3/2015 que fala por si só, mas se querem saber mais, acionem o link acima.

A reportagem do El País é a seguinte, de 2013, início dos protestos de rua num Brasil até então quieto, O Jornalismo Alternativo se Populariza no Brasil no Calor dos Protestos:

http://internacional.elpais.com/internacional/
2013/07/31/actualidad/1375299861_203631.html

É sempre bom saber o que as pessoas de fora acham sobre o que ocorre no nosso país. Assim como eu vejo a sociedade australiana sob um ângulo novo e diferente, do mesmo jeito os outros países julgam nossas atividades no Brasil, e a tendência é que vejam muito além do que a mentalidade viciada daqueles que vivem no mesmo lugar e fazem as mesmas coisas todo dia.

Todos os links aqui vêm da página do "Open Democracy, Free Thinking for the Word" (Democracia Aberta - ou para todos - Pensamento Livre para o Mundo), artigo de Helton Levy em 3 de agosto de 2015. 

Cafezinho à brasileira
O Cafezinho

Como este, por exemplo, Investir em Mídia Alternativa É a Única Saída:

http://www.ocafezinho.com/
2015/03/02/investir-em-midia-alternativa-e-a-unica-saida/

O blog "O Cafezinho" é bom para esquentar nossa cuca e refrescar nossa mente e sairmos da mesmice, quando você não aguenta mais a sobre-carga das mesmas notícias odientas espalhadas em toda parte, uma pausa para respirar, vir à tona e acordar para as esperanças de que nem tudo está perdido nesse mundo. Saber das coisas sob outro ângulo não contaminado é sempre refrescante.

Links

Aqui estão outros links daquela página do Open Democracy, uma viagem curiosa.

Viva Favela:

http://www.vivafavela.com.br/

Observatório de Favelas:

http://observatoriodefavelas.org.br/

Gênero, Mídia e Sexualidade:

http://ggemis.blogspot.com.br/

Mídia Periférica:

http://midiaperiferica.blogspot.com.au/

Lista de Contemplados com Passagens Aéreas e Diária para Hospedagem no Rio de Janaieor para o Encontrol de Midialivriesmo e Juventude, 15 e 16 de Maio de 2015:

http://cultura.gov.br/documents/10883/1251389/11.05.2015+Selecionados.pdf/a3983551-24f0-4f79-95fd-e0bc9ee3d8c2

Governo Dilma Aplica 70% da Verba Publicitária na Imprensa Conservadora e Veta Jornal Independente. Bem, sempre foi assim...

http://sindjufe-ba.jusbrasil.com.br/noticias/100061040/governo-dilma-aplica-70-da-verba-publicitaria-na-imprensa-conservadora-e-veta-jornal-independente

O Guardian britânico no Brasil, dando voz aos olvidados (Olvidar ou Ouvidarhttp://duvidas.dicio.com.br/olvidar-ou-ouvidar/), Descobrindo Vozes Não Ouvidas no Brasil:

http://www.theguardian.com/global-development/guardianwitness-blog/2015/may/22/uncovering-unheard-voices-of-brazil

Cafe au Lait à australiana, num caneco chamado "mug"
Mas se vocês ainda insistem em ler a mídia milionária, aqui vai mais.

Governo Beneficia Sites Progressistas na Distribuição de Verbas:

http://noticias.uol.com.br/politica/
ultimas-noticias/2013/07/03/governo-
beneficia-sites-progressistas-na-
distribuicao-de-verbas.htm

PT Quer Investigação Sobre Blogueiro que Recebe do Governo Paulista:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/
2015/04/1620648-pt-quer-investigacao-
sobre-blogueiro-que-recebe-do-governo-
paulista.shtml

Lembro aqui da nossa série de posts do jornalista francês Gearóid Ó Colmáin, que começa aqui na Revolucão Azeda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.