sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Opinião e Justiça

Como é impossível eu escrever do jeito que o brasileiro de classe média tradicional está pensando atualmente, resolvi publicar uma troca de emails entre eu e um primo que mora no Brasil. Afinal é uma boa forma de comparar nossos raciocínios e adquirir, quem sabe, uma "pulga atrás da orelha" daquelas que gosto de espalhar pra você se coçar.

As classes médias do Chile, ilustração do site
http://diario.latercera.com/2012/02/04/01/contenido/tendencias/
26-99401-9-la-clase-media-vive-su-momento-mas-heterogeneo.
shtml
A troca de emails começou porque eu lhe havia falado que, com certas pessoas, agora não conseguíamos mais sequer conversar por causa da intransigência delas e da expressão de ódio que tem nos deixado atônitos, sem ação e sem poder para acalmar a pessoa, numa situação absolutamente insólita. Em resposta, ele me enviou o seguinte email. 

Mesmo assim, existe uma grande diferença entre o jeito como este primo aborda os acontecimentos, de uma forma madura, com relação às outras pessoas em geral, da mesma classe social, que agem com a emoção acima do raciocínio lógico. Ele não se deixa arrastar pelos sentimentos de ódio gratuitos e nem deixa a controvérsia abalar nossa amizade, independente do parentesco.

Discutindo futebol
Caro primo:

Há um ditado que diz que de futebol e política  não se discute. Porque envolve paixão e a paixão acaba ofuscando a razão e levando a desentendimentos e afastamentos, divisões.

Assim, eu prefiro o diálogo, buscando conhecer a sua opinião e respeitando-a, seja ela qual for. 

No diálogo não busco convencê-lo de nada, só de conhecer sua opinião e dar a minha opinião, assim vou colhendo o que cabe na minha razão e respeitando aquilo que posso não concordar.

Desculpe o gesto obsceno, se toda unanimidade é burra, então seja
do contra só para ser inteligente
Não sei quem falou que "toda unanimidade é burra..." [Nota: foi Nelson Rodrigues] Assim, todos somos diferentes e devemos buscar os pontos de vista que nos unem e não os que nos separam. Desta forma construímos um bom relacionamento, sem intrigas ou desapontamentos.

Na minha opinião, existe sim vários interesses das sombras em criar o caos sobre este país que é a Terra da Santa Cruz e pátria do evangelho, onde surgirá o modelo da regeneração vindoura.

O governo do PT, diga-se de passagem, do Lula, foi um governo que trouxe grande progresso econômico e social para o Brasil, como nunca antes se viu. Mas, pecou ao se aliar às forças da corrupção, seja por quais motivos forem, mesmo que os fins justifiquem os meios. 

Heterodoxo é o que ou quem se manifesta contrário à uma doutrina
ortodoxa ou a uma opinião tradicional. Hetero = diferente
A Dilma só errou em dar continuidade a uma política econômica heterodoxa que levou à desarrumação da macroeconomia e gerando um desequilíbrio fiscal que nada tem a ver com a situação internacional, pois esta veio como um coadjuvante para piorar o que já estava em desequilíbrio. 

É como um pai de família que venha gastando mais do que ganha e por cima se depara com bancos que não querem mais lhe fazer empréstimos senão com juros altíssimos, aumentando ainda mais as suas dívidas. 

Equilíbrio
Agora estamos aí. Para voltarmos ao equilíbrio das contas é preciso cortar gastos, investimentos, muitos dos quais importantíssimos para o país. Mas, não existe almoço de graça. Se você gastou demais num banquete, paciência, agora vai ter que arrumar dinheiro para pagar. 

O resultado é ou cortar gastos e/ou aumentar impostos, gerando mais recessão ainda. Mais impostos, menos gastos, menos empregos. É o desequilíbrio fiscal a que chegamos. E a economia é o fator mais importante na aprovação de um governo. A economia vai bem, o povo está feliz e o governo está com alta aprovação, haja o que houver. O Lula se reelegeu mesmo com o escândalo do mensalão. 

Mas, com a Dilma, a economia mal gerida, baixos índices de aprovação. Devido à baixa aprovação, falta-lhe o apoio político. Some-se a este quadro o escândalo da lava-jato, com vários petistas sendo implicados e a maior de todas as crises está pronta. 

Para a direita reacionária o prato está pronto para a desestabilização do governo e alimentar sonhos golpistas. Mas, a maioria do povo, mesmo em desagrado com tudo isso, não deseja um retrocesso e o que vemos é um esvaziamento contínuo das manifestações.

À saída para a crise passa pela busca de um ajuste fiscal sério, uma repactuação política, com reforma ministerial. Para o paciente grave as soluções têm que ser radicais. Postergar soluções somente fará a doença se prolongar e trazer novas complicações mais sérias ainda.

Justiça tarda mas não falta...
Abraços.

Minha resposta.

Primo,

Interessante colocação a sua. Obrigado por deixarmos as "paixões" de lado.

Na realidade, não concordo exatamente porque, quando falo sobre política, é sem paixão e com lógica. Considero-me uma pessoa bastante fria no aspecto das minhas escolhas, sem falar que esportes estão fora das minhas conversas por serem irrelevantes diante da política e do social. Não "deixo as paixões de lado", pois minha paixão é por justiça e lógica.

E minhas justiça e lógica me levam a valorizar coisas como esta, Ministério Público Brasileiro É Elogiado Durante Encontro de Promotores na Suiça:

http://globotv.globo.com/globonews/jornal-das-dez/t/todos-os-videos/v/ministerio-publico-brasileiro-e-elogiado-durante-encontro-de-promotores-na-suica/4467132/

O Brasil do PT está sendo capaz de inspirar e mover o mundo num esforço concentrado para investigar e perseguir a corrupção internacionalmente. Acorde para a grandiosidade e esqueça as picuinhas dos cães que ladram.

Linhas tortas, "a very short story" (uma estória muito curta), por Fred 
Eerdekens, belga: escultura de luzes e sombras, em cobre, 2005
Seja como for, a direita está fazendo a coisa certa indo atrás da corrupção, porém com motivos errados que é implicar Dilma e Lula. Sempre repito que Deus escreve certo por linhas tortas. 

Vai acabar caindo pra cima dos promotores, sem falar que a Polícia Federal nunca trabalhou tanto nem descobriu tantas redes de criminosos. Ela só trabalhava de verdade quando entrava em greve, por mais polêmico que isso pudesse parecer para um país estrangeiro observando a vida exótica dos trópicos.

Não adianta o que disserem, simplesmente não acredito, não tem a menor lógica. Enquanto a maioria da classe média tradicional brasileira se recusa a ouvir a verdade, eu me recuso a ouvir as mentiras, então estamos quites. 

Linhas tortas de tortas em linha
E se for provado indiscutivelmente que o PT, Lula e Dilma se envolveram com objetivos de tirar vantagens materiais, o que é impossível mas não se pode menosprezar o poder da mentira dos poderosos, também não vou achar nada diferente a corrupção nestes governos do que nos dos outros, então não vejo o menor sentido em punir-se estes, que trouxeram tantos bons resultados, e não punir-se os outros primeiro, já que estes vêm de um longo estabelecimento quase impossível de ser desmontado sem ver o país destruído por uma guerra civil, além dos lucros que, se houveram, jamais chegarão à escala dos outros políticos de outrora, não há de exisitr a menor comparação.

Quando você sabe das coisas, lembra das coisas, você compreende muito melhor a realidade atual. Por exemplo, o imposto CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira) cogitado de ser ressuscitado por este governo, iniciou-se em 1997 no governo do idolatrado FHC, mas ninguém lembra disso e faz questão de não citar na mídia. O que é isso, é burrice, irresponsabilidade, ignorância ou de propósito? Claro que é de propósito. Mas isso é pouco, ele começou com 0.25 de alíquota e subiu até 0.38, Lula o derrubou em 2007, e se for ressuscitado agora, será com alíquota 0.02. Dá pra sacar a imensa diferença? E se FHC pode, porque Dilma não pode?

Será que dá pra sacar o drama, meu senhor? Não tem muita, mas muita diferença mesmo não? 

Segure o calção, ou melhor, cuidado: invasão de imigrantes e 
refugiados ilegais
Agora vamos examinar a situação mundial que você diz não ter nada a ver com o Brasil. À parte a situação real do mundo totalmente em recessão, a começar pela Europa e principalmente com os demais países da América Latina que circundam o Brasil, países com quem o país tem feito muitos acordos de negócios, o principal motivo da recessão brasileira ainda não é esse, e sim o ataque internacional dos poderosos.

A Austrália pode ser considerada um estado norte-americano bastardo, é um membro do Commonwealth Britânico como o Canadá e Nova Zelândia, e praticamente uma extensão da Inglaterra sem direito a visto. Aqui na Austrália temos o GST (Goods and Services Tax - Imposto Sobre Mercadorias e Serviços), um imposto de 10% sobre a maioria das compras, que este ano também começou a incidir nas compras online (Nota: E ainda se afirma que o imposto GST da Austrália é um dos mais baixos entre os países desenvolvidos e consiste em cerca da metade da taxa média dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Ele começou pouco depois que chegamos na Austrália, no ano 2000, para durar 1 ano, e está vivo até agora, 17 anos depois, sem que ninguém sequer o questione embora todos o odeiem. 

Impondo impostos impostores
Ao contrário, pensa-se aqui também em aumentar-se os impostos extraídos dos contribuintes, um país em que o imposto de renda já está entre os mais altos do mundo sem que haja contrapartida de boa educação e saúde, em franco retrocesso social e degeneração. Por conta disso acabaram de trocar de primeiro-ministro esta semana, de um dia para o outro, porque o anterior estava anunciando o aumento dos impostos com muita frequência na mídia. Isso não quer dizer que o novo ministro não vá impor as mesmas penalidades ao povo australiano.

Trocaram de primeiro ministro de um dia para o outro. O antigo primeiro ministro, Tony Abbott, estava com menos de 50% de aprovação no partido, e entre 8 e 11% pelo público, o mesmo de Dilma. Você ainda não vê nenhuma relação? (Nota: o novo primeiro ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, realmente vira a cabeça dos bois (turn bull - torna touro) porque é um dos milionários nacionais que mora numa mansão em Point Piper, Sydney, onde o preço médio das residências é 6 milhões de dólares, ou 15 milhões de reais, sem falar na sua "outra" casa de 50 milhões de dólares... sim, isso mesmo que você leu; o povo brasileiro deve achar que Lula e Dilma têm mansões de 15 milhões também). Se eles tiverem, eles pelo menos merecem.

Turning Bull, ou Boi Virado, impressão giclê em papel Hahnemühle
pérola, autor desconhecido, pode ser adquirido aqui:
http://madeup.tictail.com/product/bull-turning-a4
Outra diferença é que os dois primeiros-ministros daqui são da direita, o que saiu, e o que entrou. Está sendo considerado como um golpe dentro do mesmo partido, exatamente o que aconteceu com o partido anterior, no governo anterior, alguns anos atrás, com o outro partido de oposição. Uma cachorrada como no Brasil. A política de intransigência contra os exilados políticos e imigrantes ilegais é o principal calcanhar de Aquiles da direita australiana. 

Na semana passada o ministro anterior havia decidido receber um número destes imigrantes que invadem a Europa, mas é para enfiá-los nas detenções que foram construídas em Christmas Island, no oceano Índico, que pertence à Austrália mas fica mais perto da Indonésia, ou em Nauru sob acordo, minúscula nação da Micronésia, no meio do Pacífico, ou em várias detenções espalhadas pela Austrália, que já estão lotadas e onde rola de tudo quanto é miséria de penitenciárias, desde abuso sexual de crianças até drogas, greves de fome, suicídios e queima de colchões no telhado, bem ao estilo brasileiro, apesar de toda a extensão deste continente-ilha. O Brasil não tem este problema de imigração ilegal mas tem outros. Ao contrário, o Brasil está surpreendendo a comunidade mundial mais uma vez por estar pegando o maior contingente de imigrantes fugidos da Síria em guerra e abrigando-os.

Sobre corrupção, ela é tão grande na Austrália e tão espalhada que não dá nem pra mencionar os escândalos sem citar cada caso, inclusive um semelhante ao do mensalão. Mas que coisa, não é? Nem se atreva a dizer que estou mentindo que faço pesquisa e mostro os artigos.

Quem vai enxergar?
Uma coisa eu sei, e nem você nem a grande maioria dos brasileiros quer saber: se não fosse o ataque da "oposição" bancada pelos estrangeiros e a começar por eles, o Brasil não teria entrado nesta situação, ou seja, ela é totalmente artificial e programada com sacanagem a fim de tirar o Brasil da jogada internacional pois afinal, devido à nossa maravilhosa cultura, praticamente todo brasileiro tem calcanhar de Aquiles, ou seja, moral vulnerável. 

Não adianta inventar estas desculpas que você repetiu, é tudo mentira, tudo manipulação da verdade, lavagem cerebral, palavreado chique de economista vendido pra enrolar gente ignorante, parte da operação Lava Cérebros da mídia mlionária. Tudo o que dizem está certo, certíssimo, mas a verdadeira razão cujo resultado é isso o que você mencionou não é esta, porém quem é capaz de enxergar tal coisa?

Não se trata nem dessa populacão que acha que anda fazendo alguma coisa pintando a cara como mandou a Globo nos anos rebeldes das diretas já, repetidas quando pediam a cabeça do ex-presidente Fernando Collor, e agora saindo na rua a grasnar uma palavra que nem sabem o que significa, "impeachment". Trata-se de manipulação mesmo, por agentes que só mesmo o livro A Marca da Besta, de Robson Pinheiro, consegue explicar de uma forma que eu suspeitava mas não tinha meios de formular o que ia pela minha mente. 

Faça amor, não faça guerra, Revolução dos
Cravos, soldados portuguêses se beijando,

autor desconhecido... ou de como manipular a
significância de uma foto...
Eu sabia que tinha alguém ou algo manipulando as elites, mas não sabia onde se escondia, e não me parecia que uma elite de humanos extratificados com reuniões na Suiça fosse bastante capaz desse nível de manipulação, tinha que ser algo mesmo fora da nossa dimensão humana, hiper-inteligente, dobremo-nos a eles que eles merecem. 

A parte humana está toda descrita na série de artigos que publiquei traduzida do jornalista francês no meu blog na série Revolução Azeda. As técnicas são mais modernas, mas a estratégia é a mesma de interferência dentro dos países a fim de desestabilizá-los como a Síria, conforme os planos de dominação das tais elites e suas poderosas corporações a fim de obterem o controle global da humanidade na Nova Ordem Mundial.

Está tudo muito claro, tudo ia bem até quando começaram os protestos contra o aumento ridículo das passagens de ônibus e a Copa em junho de 2013. Porque isso é tão claro para mim mas não é para ninguém mais, nem mesmo você?

Afinal, como foi que começaram os tais protestos? É preciso relembrar aqui? Facebook e WhatsApp ajudando a fazer cabeça dos filhos das elites, coisa muito simples, o tal do vídeo que ninguém sabe quem montou, de voz sintética e cara de "anônimo", muito providencialmente. Tinha-se acabado de publicar que o Brasil era o segundo maior mercado do Facebook no mundo por serem os brasileiros muito sociáveis. Seu calcanhar de Aquiles, sua fraqueza.

Chris Isaak
É fácil levantar uma onda dessa de ódio na mídia social. Chris Isaak, um cantor que gosto muito e que está sendo juiz da série "X Factor" australiana na TV, é macho demais para usar mídia social, então foram ensinar a ele como usar. Ele então disse, quer dizer que agora eu não odeio meu vizinho, eu odeio a humanidade inteira, referindo-se à amplitude das simples atitudes de cada um apliadas por esta mídia. Isso bem usado para os objetivos de uns seres "das sombras" é um prato cheio.

Eu testemunhei quando a mídia mundial mudou de tom naquela mesma época dos protestos no Brasil, uma incrível coincidência para quem não liga os pontos, o que me surpreendeu e me deixou incrédulo sobre o que eu estava presenciando, o concerto de fios de marionetes. Falei isso várias vezes neste blog quando o teor das notícias internacionais que eu lia sobre o Brasil semanalmente mudou como da água para o vinho (tem tanta diferença assim? Os dois são líquidos...). Alí havia nascido as coordenadas da defamação do Brasil, e consequentemente do BRICS inteiro. Não conseguiram derrubar ainda, mas foram muito eficientes em tornar o próprio povo brasileiro contra si mesmo bem como inventar sanções contra a Rússia.


Só eu não caio numa destas, mas infelizmente tenho que engolir todo mundo caindo e repetindo baboseiras para nós, eu e minha mulher, sem o menor sentido, mas com muita emoção sabe-se lá obtida de onde, o que só podemos explicar pelo poder do Facebook e das redes sociais tipo Twitter, dos quais não participamos de sã consciência (ainda).

Telefone celular? Que é isso? Será que você está querendo
dizer iPhone? Isso eu sei o que é...
O aniversário da minha mulher sempre foi um excelente medidor da "aprovação popular dela" pela quantidade e qualidade das mensagens que recebe das pessoas do Brasil. Por causa desta onda de ódio inexplicável, cerca de meia dúzia de pessoas deixaram de lhe enviar mensagens este ano, porque ela andou ficando indignada com certos parentes e amigos que repetiam as mensagens de ódio beócio e sem o menor sentido, e elas devolveram sumindo.

Mesmo que o número de mensagens foi muito maior este ano porque ela recentemente entrou para o WhatsApp que todo mundo usa no Brasil. A maioria desta meia dúzia de pessoas comprou briga gratuitamente, levou para o lado pessoal, e resolveu dar uma de grosseira, não enviando mais mensagens de aniversário que enviavam todo ano durante todos estes 17 anos em que estamos fora do Brasil, mostrando a pequenez da mente delas. Minha mulher só não ficou muito triste porque o número de pessoas a mais que não deixam tais ideias interferirem em suas amizades foi muito maior e ofuscou aqueles que permitiram tal ultrajante interferência em suas vidas.

É o mesmo que eu entrar na sua família, promover o descontentamento entre você e sua família, seus filhos, sua mulher, seus irmãos por meio de mentiras, e depois jogar a culpa para seus próprios problemas pessoais e psicológicos, querendo ajudar, sem ninguém saber que fui eu quem causei por baixo do pano. É isso o que está acontecendo no Brasil, mas a mim não me enganam, porque enganam a todo mundo?

Permanecer incólume e não se contaminar 
dá trabalho...
Se você acha que não estou respeitando sua opinião, fique sabendo que eu não acho que esta seja a sua opinião, como já disse várias vezes. É a opinião da sua classe social, que é a minha classe social também, mas que não me recuso e não me deixo contaminar pela opinião dela. Opinião de quem lê Veja toda semana e quem vê Jornal Nacional da Globo ou qualquer outro meio de comunicação brasileiro que seja cheio de propagandas. Como pessoa inteligente e principalmente bem acompanhada que você sempre tem sido, é minha hora de tentar abrir-lhe os olhos para o que talvez você jamais tenha pensado.

Na realidade não interessa a nossa opinião, interessa que a verdade é uma só, e cabe a nós identificá-la com a máxima precisão a fim de conseguirmos alguma coisa em termos de evolução, não só para nós, mas para todo o planeta. Não se trata de paixão por política ou esportes, trata-se de lógica, de mente aberta, desimpedida, cuca fresca para enxergar a realidade livre de influências, ambivalências ou máscaras. Como Deus quer.

Direção única, pela esquerda, por favor...
Para mim, como a verdade é uma só, se cada um é diferente é porque está fora da realidade (o que não quer dizer que eu seja o dono da verdade ou esteja mais próximo dela, apenas tento). O que eu vejo é que cada um de nós se encontra enredado num novelo de dificuldades que são únicas para cada um de nós, o que nos obscurece a visão e nos desvia da verdade, principalmente quando estamos fracos e vulneráveis, titubeantes e sem confiança em nós mesmos nem no futuro.

Daí nos ajoelhamos no chão, abaixamos a cabeça, dizemos "faça de mim o que quiser, meu superior" e expomos o nosso... calcanhar de Aquiles.

Tendo dito isso é o mesmo que dizer que todo mundo tem que pensar igual no final das contas, pois caso contrário, ainda não se chegou ao final. Então, a melhor forma de se aproximar ao máximo da verdade e deixar de ser feito de palhaço pelos outros é desimpedir nossa visão entendendo como as coisas se processam, desanuviando nossa mente e direcionando nosso nariz para onde nosso interior, nossos instintos, nossa inspiração mais sublime nos orienta. Para mim este caminho é o da lógica, e isso quem me ensinou foi meu pai, um grande legado. Lógica leva à justiça.

Aristaeus, 1817, deus de mármore dos jardins,
do barão François Joseph Bosio, Musée du 

Louvre
Seu discurso "... mas, pecou ao se aliar às forças da corrupção" é exatamente a estratégia usada pela Globo em seus jornais nacionais para desmerecer os feitos de quem eles não estão a fim de promoverem, a estratédia do "... mas, mas...". Quando os "... mas..." são insignificantes diante dos ganhos, eles costumam passar despercebidos, mas não quando se quer prejudicar e destruir os alvos das notícias. 

O ser positivo que quer ajudar não diz "mas", ele diz "mesmo que".

"Mais impostos, menos gastos, menos empregos" evidencia o poder das corporações globais desumanas e rende graças ao senhor deus de mármore. E apesar disso, as corporações continuam apostando no Brasil todo dia, mas nem você, nem a nossa classe média, sabe disso ou presta atenção. De nada valeu eu propagar o crescimento do número de empresas familiares nacionais, ou o crescimento absurdo de certos setores da economia, se a Globo e a Folha não publicarem em horário nobre, você não reconhece e nem ninguém vê. Não é que eles não publiquem, é apenas em horário plebeu (ou páginas internas com letra miúda).

De nada vale chamar atenção para a festa que está acontecendo no quarto da empregada quando o mato está cobrindo a mansão e não tem quem limpe a piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.